Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Segunda-feira 19/12/2011






Segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

‎" O que torna comovedora a dedicação do cão, é que ele a manifesta apenas com provas." (Condessa Diane)




EVANGELHO DE HOJE
Lc 1,5-25


Quando Herodes era o rei da terra de Israel, havia um sacerdote chamado Zacarias, que era do grupo dos sacerdotes de Abias. A esposa dele se chamava Isabel e também era de uma família de sacerdotes. Esse casal vivia a vida que para Deus é correta, obedecendo fielmente a todas as leis e mandamentos do Senhor. Mas não tinham filhos porque Isabel não podia ter filhos e porque os dois já eram muito velhos.
Certo dia no Templo de Jerusalém, Zacarias estava fazendo o seu trabalho de sacerdote, pois era a sua vez de fazer aquele trabalho diário. Conforme o costume dos sacerdotes, ele havia sido escolhido por sorteio para queimar o incenso no altar e por isso entrou no Templo do Senhor. Durante o tempo em que o incenso queimava, o povo lá fora fazia orações. Então um anjo do Senhor apareceu em frente de Zacarias, de pé, do lado direito do altar. Quando Zacarias o viu, ficou com medo e não sabia o que fazer. Mas o anjo lhe disse:
- Não tenha medo, Zacarias, pois Deus ouviu a sua oração! A sua esposa vai ter um filho, e você porá nele o nome de João. O nascimento dele vai trazer alegria e felicidade para você e para muita gente, pois para o Senhor Deus ele será um grande homem. Ele não deverá beber vinho nem cerveja. Ele será cheio do Espírito Santo desde o nascimento e levará muitos israelitas ao Senhor, o Deus de Israel. Ele será mandado por Deus como mensageiro e será forte e poderoso como o profeta Elias. Ele fará com que pais e filhos façam as pazes e que os desobedientes voltem a andar no caminho direito. E conseguirá preparar o povo de Israel para a vinda do Senhor.
Então Zacarias perguntou ao anjo:
- Como é que eu vou saber que isso é verdade? Estou muito velho, e a minha mulher também.
O anjo respondeu:
- Eu sou Gabriel, servo de Deus, e ele me mandou falar com você para lhe dar essa boa notícia. Você não está acreditando no que eu disse, mas isso acontecerá no tempo certo. E, porque você não acreditou, você ficará mudo e não poderá falar até o dia em que o seu filho nascer.
Enquanto isso, o povo estava esperando Zacarias, e todos estavam admirados com a demora dele no Templo. Quando saiu, Zacarias não podia falar. Então perceberam que ele havia tido uma visão no Templo. Sem poder falar, ele fazia sinais com as mãos para o povo.
Quando terminaram os seus dias de serviço no Templo, Zacarias voltou para casa. Pouco tempo depois Isabel, a sua esposa, ficou grávida e durante cinco meses não saiu de casa. E ela disse:
- Agora que o Senhor me ajudou, ninguém mais vai me desprezar por eu não ter filhos.







MEDITANDO O EVANGELHO
Jailson Ferreira


Zacarias e Isabel: Deus quer precisar dos idosos
O Evangelho de hoje narra os acontecimentos que antecederam o nascimento de João Batista. São Lucas nos dá a oportunidade de conhecer os pais de João. E é sobre esse casal que nós vamos falar hoje e tentar aprender um pouco, partindo da sua história.
Primeiro ponto importante: era um casal idoso, e ainda por cima, ela era estéril. Na palestina daquela época era costume se ter muitos filhos. Isso era um sinal de fertilidade e era considerada uma bênção de Deus. Quando um casal não tinha filhos, era como se Deus não tivesse abençoado o casal. E isso era motivo de vergonha e humilhação, principalmente para a mulher. Veja só: Deus poderia ter escolhido um casal jovem para ser a família de João Batista, mas preferiu um casal de idosos. E esse não foi o primeiro casal de idosos que Deus confiou tão grande missão... o Antigo Testamento está cheio de casos assim. Daí podemos tirar a primeira lição de hoje: para servir a Deus, idade não é desculpa! Zacarias ainda tentou se esquivar dizendo: "Mas como isso pode acontecer? Eu sou um velho, e minha mulher também..." Do mesmo jeito que muitos velhos de hoje preferem ficar no seu cantinho, com a boca aberta, cheia de dentes (ou não), olhando o tempo passar, e esperando a morte chegar... E quando eu digo "velho", não estou me referindo aos que têm idade avançada não, mas principalmente àqueles que acham que já passou o seu tempo, que já deu o que tinha que dar...
O segundo ponto que acho importante frisar hoje é a superação de João Batista frente aos problemas que ele teve que superar desde antes do seu nascimento. Vá enumerando aí... Ser criado por pais idosos... a mãe que foi se esconder nas montanhas quando engravidou... a provável morte dos pais ainda durante a sua infância ou adolescência (já que eram idosos)... ter que aprender a se virar sozinho (por isso foi morar no deserto, e aprendeu a comer gafanhotos, mel do campo, e se vestir com a pele de animais)... João Batista tinha tudo pra ser um coitadinho, mas aprendeu a superar as dificuldades desde pequeno. Provavelmente, pelos pais serem idosos, ele passou a ajudá-los nos afazeres da casa desde que aprendeu a andar... Isso, para uma criança, poderia ser traumatizante, mas João não se deixou abater por nada. Como já dizia Padre Léo, "João Batista foi um trator de esteira: veio aplainar o terreno pra Jesus!"
A mensagem de hoje é de incentivo, de ânimo! Não se deixar abater pelas dificuldades, e enfrentar os obstáculos! ÂNIMO!!!

jailsonfisio@hotmail.com





MOTIVAÇÃO NO TRABALHO

Vale a pena o esforço

Se aproxima o final de nossos artigos sobre Liderança, e a sensação que fica é trabalho demais. O esforço que é necessário para estabelecer influência, o trabalho de prestar atenção, amar, doar-se aos outros, e a disciplina para aprender novas práticas e comportamentos levam a uma dúvida que incomoda. Aqui cabe uma pergunta: Vale a pena todo esse esforço para ser um líder com autoridade? É uma pergunta que vai nos acompanhar muitas vezes e por muitos anos.
O líder que opta pela autoridade e influência precisa fazer muitas escolhas e sacrifícios. É necessário muita disciplina. Mas na minha opinião quando nos candidatamos voluntariamente a ser líderes, foi para isso. Um treinador líder deve sempre dizer aos seus atletas que a disciplina exige dedicação e trabalho duro, mas em compensação sempre traz prêmios. Por exemplo, você faz exercício regularmente? Quais os prêmios que recebe pelo esforço e disciplina de fazê-lo? A mente fica mais clara, ajuda a manter a forma, e se for mulher ajuda até no controle da tensão pré-menstrual.
Há até benefício espiritual pois algo que faz muito bem ao espírito, é por exemplo, uma caminhada meditativa. Os treinadores líderes ensinam aos seus atletas que os ganhos obtidos se aplicam a qualquer disciplina assumida. Pense nos prêmios pelo treinamento, seja lá o que você for aprender a fazer. No caso da liderança, a disciplina exigida para liderar com autoridade nos trará ganhos e benefícios.
De fato, há muitos prêmios, ou se preferir pode chamar de “recompensa”. Aqui cabe uma pergunta: Alguém pode citar alguma? Podemos começar pelo óbvio: quando optamos por doar-nos servindo e nos sacrificando pelos outros nós construímos influência. Um líder que sabe exercer influência é um líder cujas habilidades estão se desenvolvendo. Mas e o que mais?
Isso nos dá uma missão na vida, poderia nos dizer um militar. E eu poderia perguntar: O que você quer dizer com isto? E como resposta ele poderia me dizer: Uma das razões pelas quais eu gosto da vida no Exército é que ela nos dá uma missão, um objetivo, uma visão ou seja, uma razão para acordar pela manhã. E há várias recompensas pelo esforço disciplinado, inclusive a disciplina exigida para ser um militar...
A missão de construir autoridade servindo aqueles pelos quais o líder é responsável poderia dar ao líder uma visão real da direção que ele vai tomar. E quando se tem esta visão a vida passa a ter um propósito e um significado.

Luiz Antonio Silva, palestrante e facilitador da PHAROL-RH




MOMENTO DE REFLEXÃO

Era inverno e elas entraram às pressas pela porta dos fundos – duas crianças em casacos surrados e pequenos para o seu tamanho.
"A senhora tem aí uns jornais velhos?"
Eu estava ocupada. Queria dizer não, mas olhei para os seus pés e vi que usavam sandálias abertas, cheias de gelo.
"Entrem, que eu faço uma xícara de chocolate para vocês."
Suas sandálias encharcadas deixaram marcas na pedra da lareira, mas eu não consegui reclamar.
Servi o chocolate quente acompanhado de torradas com geléia e voltei para a cozinha, onde retornei meu trabalho.
Estranhando o silêncio na sala da frente, fui até lá ver o que estava acontecendo.
A menina segurava a xícara vazia e a olhava atentamente. O menino me perguntou numa voz sem emoção:
"Moça, a senhora é rica?"
"Rica? Eu? Misericórdia!" Olhei para meus estofados gastos.
A menina pôs a xícara sobre o pires, cuidadosamente.
"Suas xícaras combinam com os pires."
Sua voz era a de uma pessoa mais velha, com uma fome que não vinha do estômago.
Eles saíram, segurando os maços de jornal, lutando contra o vento. Nem agradeceram, mas não era necessário. Tinham feito muito mais do que isso. Xícaras e pires tão simples, de louça azul. Mas combinavam. Virei o assado e coloquei as batatas no molho. Batatas com molho ferrugem, um teto sobre a cabeça, meu marido com um emprego estável – essas coisas também combinavam.
Tirei as cadeiras de perto da lareira e limpei a sala. As pegadas cheias de lama ainda estavam por ali e eu as deixei ficar. Quero que permaneçam no mesmo lugar, caso eu me esqueça novamente de como sou rica.


Marion Doolan - Histórias para Aquecer o Coração II - Jack Canfield e Mark Victor Hansen - Editora Sextante




Clique aqui para fazer seus comentários 
ou inscrever-se e receber nossos Diários 
em sua caixa de e-mail.


TAGS: EVANGELHO, LITURGIA DIÁRIA, COMENTÁRIO DO EVANGELHO DO DIA, REFLEXÕES DO EVANGELHO DO DIA, MOTIVAÇÃO NO TRABALHO, VIDA SAUDÁVEL, CURIOSIDADES, MEIO AMBIENTE, DICAS DE SAÚDE, CASA,LAR,FAMÍLIA, VÍDEOS, MUNDO ANIMAL.




Nenhum comentário:

Postar um comentário