Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quinta-feira 08/12/2011




Quinta-feira, 08 de dezembro de 2011


"A beleza das coisas existe no espírito de quem as contempla."(David Hume)



EVANGELHO DE HOJE
Lc 1,26-38



Quando Isabel estava no sexto mês de gravidez, Deus enviou o anjo Gabriel a uma cidade da Galiléia chamada Nazaré. O anjo levava uma mensagem para uma virgem que tinha casamento contratado com um homem chamado José, descendente do rei Davi. Ela se chamava Maria. O anjo veio e disse:
- Que a paz esteja com você, Maria! Você é muito abençoada. O Senhor está com você.
Porém Maria, quando ouviu o que o anjo disse, ficou sem saber o que pensar. E, admirada, ficou pensando no que ele queria dizer. Então o anjo continuou:
- Não tenha medo, Maria! Deus está contente com você. Você ficará grávida, dará à luz um filho e porá nele o nome de Jesus. Ele será um grande homem e será chamado de Filho do Deus Altíssimo. Deus, o Senhor, vai fazê-lo rei, como foi o antepassado dele, o rei Davi. Ele será para sempre rei dos descendentes de Jacó, e o Reino dele nunca se acabará.
Então Maria disse para o anjo:
- Isso não é possível, pois eu sou virgem!
O anjo respondeu:
- O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Deus Altíssimo a envolverá com a sua sombra. Por isso o menino será chamado de santo e Filho de Deus. Fique sabendo que a sua parenta Isabel está grávida, mesmo sendo tão idosa. Diziam que ela não podia ter filhos, no entanto agora ela já está no sexto mês de gravidez. Porque para Deus nada é impossível.
Maria respondeu:
- Eu sou uma serva de Deus; que aconteça comigo o que o senhor acabou de me dizer!
E o anjo foi embora.






MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Quais são seus planos? Quais são os seus projetos para os próximos cinco ou dez anos? Será que Maria não tinha outros planos? Como seria essa história que conhecemos sem o “sim” de Maria?
Um parêntese… Como entender o repúdio e às vezes a agressividade dos nossos irmãos evangélicos a pessoa de Maria? Como entender a veneração explicita a profetisas como Hulda, Mirian, ou a mulheres como Sara, Raquel, Ester, (…)? Mulheres que mudaram a história de seu povo através da ação e da fé em Deus, mas nenhuma delas foi a agraciada perante aos olhos de Dele como Maria. “(…) Que a paz esteja com você, Maria! Você é muito abençoada. O Senhor está com você”
Quando pergunto se Maria tinha planos é por que todo ser humano sadio tem. Temos planos desde a hora que acordamos, pois desde o planejamento diário do que farei inicialmente naquele dia a sucessão de acontecimentos que deverão acontecer para se alcançar algo maior como, por exemplo, para me formar, inicia com todo um processo longo de estudo e avaliações até sua conclusão final. E no caso de Maria, Deus não muda seus sonhos, apenas lhe acrescenta um novo projeto.
Grave isso: Deus não muda nossos sonhos, Ele apenas acrescenta novos projetos a eles. Repare que enquanto Maria meditava a gravidez, o anjo visita as aflições dela quanto ao pensar de José e revela a ele o desígnio de Deus quanto a sua jovem esposa. Dizia um amigo que quando o projeto é de Deus, porta a porta, janela a janela vão se abrindo a nós TESTEMUNHAR COM A FÉ.
Quantas pessoas foram convidadas por Deus a abraçar causas que pareciam inalcançáveis? Quantos como Isabel, Deus gerou já na velhice um novo projeto como a guarda ou a proteção de um neto? Quantos também questionaram a Deus o porquê de sua escolha para um serviço se tantos outros mais competentes, ou nosso olhar, existem?
Frei Alceu dizia certa vez, ao olhar para o presépio, que o local escolhido por Deus para Jesus nascer se construía com muito pouco. A manjedoura foi algo que representava a simplicidade daquele que estaria por vir e que fazendo uma analogia para o dia de hoje, creio eu que nosso coração, para receber Jesus nesse natal, não precise de grandes mudanças, mas de um “sim” sincero como o de Maria.
O nosso querer fica pequeno quando fazemos algo de coração. Ele se transforma numa manjedoura, talvez naquela época o local que “restou” para acolher a sagrada família, e quantos de nós em meio a sonhos e projetos pessoais para o futuro, “restou” também somente o nosso coração para receber Jesus?
Deus conhece as nossas correrias do dia-a-dia, sabe e nos vê levantar as cinco da manhã e dormir depois da meia noite. Ele não vai mudar nossos sonhos, Ele quer acompanhá-los olhando de dentro. Ao aceitar ao chamado, Deus vai preparando o caminho, a mudança, a conversão. Assim foi com Abraão, que talvez não tivesse o reconhecimento de sua fé e confiança no Senhor se não aceitasse sair de Harã. Abraão tinha um projeto, Deus potencializou.
“(…) O Senhor disse a Abrão: “Deixa tua terra, tua família e a casa de teu pai e vai para a terra que eu te mostrar. Farei de ti uma grande nação; eu te abençoarei e exaltarei o teu nome, e tu serás uma fonte de bênçãos. ‘Abençoarei aqueles que te abençoarem, e amaldiçoarei aqueles que te amaldiçoarem; todas as famílias da terra serão benditas em ti’. Abrão partiu como o Senhor lhe tinha dito, e Lot foi com ele. Abrão tinha setenta e cinco anos, quando partiu de Harã” (Gênesis 12, 1-4).
Entreguemos como Maria, os nossos projetos nas mãos de Deus. Tenhamos fé, pois nenhum deles fracassará ou será deixado, a não ser que Deus, já vislumbre algo ainda maior. Tenhamos no natal a fé nas mudanças, pois até o coração mais soberbo, egoísta ou difícil, quando recebe Jesus dentro de si com o “sim” sincero, se torna uma humilde manjedoura. “(…) Porque para Deus nada é impossível”
Imaculada Conceição, Roga por nós!
Obs.: Esse texto foi escrito ano passado, mas serve para refletir como uma carta do tempo… O que mudou do ano passado para o que vivo hoje?
Um imenso abraço fraterno.




MEIO AMBIENTE

Das 7 novas Maravilhas da Terra 2 são Brasileiras



De que o Brasil é um dos países mais bonitos do mundo, não temos dúvida. Novidade é a Amazônia e as Cataratas do Iguaçu serem escolhidas entre mais de 1 bilhão de votos como duas das sete novas maravilhas naturais do mundo. A votação foi promovida pela organização ‘new7wonders.com’ e teve o resultado divulgado neste mês.
Foram 440 locais inscritos, de mais de 220 países. Permaneceram 28 e depois 14 finalistas e, finalmente, os sete vencedores, segundo contagem de votos em 11 de novembro (11.11.11). O Brasil é o único país do mundo que tem duas maravilhas naturais escolhidas.
As Cataratas do Iguaçu, com seus 275 saltos ao longo do rio, é considerada a maior cortina de água do mundo e teve candidatura compartilhada com a Argentina. A linha fronteiriça entre os dois países passa pela Garganta do Diabo, o maior de seus saltos. Desde 2002, o Parque Nacional do Iguaçu é oficialmente declarado um dos mais importantes sítios ecológicos da América do Sul.
A Amazônia ocupa 5,5 milhões de km² que se espalham por nove países. O Brasil tem cerca de 60% da floresta, e o resto está dividido entre Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela. Dona da maior biodiversidade do planeta, uma única árvore pode abrigar mais de 1,5 mil tipos de invertebrados, de formigas a aranhas, de lagartixas a besouros. Isso sem falar que ela se desenvolve às margens do Rio Amazonas, o maior do mundo em volume de água e também de comprimento (maior que o Nilo segundo o Inpe, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
As outras paisagens escolhidas são:
Baía Halong no Vietnã
Parque Nacional de Komodo na Indonésia
Montanha da Mesa na África do Sul
Rio subterrâneo de Puerto Princesa nas Filipinas
Ilha de Jeju na Coréia do Sul
O resultado apesar de ainda não ser definitivo, já trás motivos de comemoração para o Brasil. De acordo com a coordenadora-geral de regionalização do Ministério do Turismo, Ana Clevia Guerreiro, essa conquista vem somar ao momento positivo que o país vive de exposição mundial com a chegada da Copa do Mundo e das Olimpíadas. “Isso dá visibilidade para o Brasil e não é só o turismo que se beneficia, mas todas as atividades econômicas que envolvem a belezas naturais”. Os votos serão validados no início de 2012.






MOMENTO DE REFLEXÃO

"Não aguento mais esperar!" Quantas vezes já dissemos isso?
Quando estamos esperando por algo que é muito importante para nós, e parece esta demorando, logo queremos reclamar, achando que já está  passando da hora.
Lembra quando você estava grávida? Sabia que tinha um tempo determinado para a chegada do bebê, e então ainda que a vontade de ver o rostinho do filho tão esperado fosse muito grande, sabia que devia esperar o momento certo para dar a luz.
Enquanto esperava, ia preparando o enxoval, escolhendo o hospital para o parto, preparando o quartinho, sabia que quando ele chegasse tudo deveria estar preparado para recebê-lo. E se engravidássemos em uma semana e na outra já déssemos a luz?
Não teríamos tempo para nada, nem para arrumar o enxoval, nem ver hospital preparar o quarto, nada, ficaríamos perdidas sem saber o que fazer. Se a criança nasce antes do tempo, fica  na incubadora, pois ainda não está perfeita. Se passa da hora de nascer pode ficar com alguma seqüela. É necessário que o tempo de gestação seja respeitado.
 Deus é perfeito e tudo o que Ele faz também é perfeito. Nada do que pedimos para Ele chegará antes ou depois do tempo certo. Muitas vezes parece estar demorando para acontecer, pois a nossa necessidade e ansiedade são  tão grandes,  que achamos que já é o momento. Mas o tempo que estamos esperando é o tempo que precisamos para que tudo fique pronto para a chegada da benção.
Parece estar demorando, mas é o tempo necessário para que o que pedimos a Deus chegue perfeito e sem seqüela.
Assim, com a mulher grávida espera pelo nascimento de seu filho na certeza de que na hora certa dará a luz, assim também devemos ter a certeza de que no momento certo ... e somente no momento certo,  Deus fará o milagre acontecer,  será tudo perfeito.
Lembre-se, não esta demorando, está sendo preparado para chegar perfeito.
Orando sempre!

Marilene Cardozo





Clique aqui para fazer seus comentários 
ou inscrever-se e receber nossos Diários 
em sua caixa de e-mail.


TAGS: EVANGELHO, LITURGIA DIÁRIA, COMENTÁRIO DO EVANGELHO DO DIA, REFLEXÕES DO EVANGELHO DO DIA, MOTIVAÇÃO NO TRABALHO, VIDA SAUDÁVEL, CURIOSIDADES, MEIO AMBIENTE, DICAS DE SAÚDE, CASA,LAR,FAMÍLIA, VÍDEOS, MUNDO ANIMAL.









Um comentário:

  1. Mãe, como vc é caprichosa, seu blog esta cada dia mais lindo! Beijos!

    ResponderExcluir