Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 28/12/2011




Quarta-feira, 28 de dezembro de 2011


“O degrau de uma escada não serve simplesmente para que alguém permaneça em cima dele, destina-se a sustentar o pé de uma pessoa pelo tempo suficiente para que ele coloque o outro um pouco mais alto.”




EVANGELHO DE HOJE
Mt 2,13-18


Depois que os magos se retiraram, o anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: "Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo". José levantou-se, de noite, com o menino e a mãe, e retirou-se para o Egito; e lá ficou até à morte de Herodes. Assim se cumpriu o que o Senhor tinha dito pelo profeta: "Do Egito chamei o meu filho". Quando Herodes percebeu que os magos o tinham enganado, ficou furioso. Mandou matar todos os meninos de Belém e de todo o território vizinho, de dois anos para baixo, de acordo com o tempo indicado pelos magos. Assim se cumpriu o que foi dito pelo profeta Jeremias: "Ouviu-se um grito em Ramá, choro e grande lamento: é Raquel que chora seus filhos e não quer ser consolada, pois não existem mais".






MEDITANDO O EVANGELHO
Padre Queiroz

Pega o menino e sua mãe e foge para o Egito.
Este Evangelho narra duas cenas: o massacre do rei Herodes a crianças inocentes, e a fuga de Jesus e Maria para o Egito, salvando o seu filho.
Esse ato cruel de Herodes, matando as crianças de Belém e da redondeza, para assim tentar matar Jesus, foi unicamente devido à sua ganância de continuar no poder, pois, conforme a informação dos reis magos e segundo as Escrituras, Jesus se tornaria rei. A tentação do poder cega a pessoa e, se alguém ameaça tirar-lhe o poder, a pessoa é capaz de tudo.
O crime do aborto, tão comum hoje, é mais bárbaro do esse que Herodes fez, pois a criança é totalmente indefesa.
Mas a parte principal do Evangelho é o exemplo de José e Maria que chegam a fugir para outro país, unicamente para proteger a vida do filho. A fuga foi fruto daquele “sim” que Maria deu na Anunciação, o que a levou a renunciar até a pátria. Que bom se assumirmos pela vida inteira os “sim” que dizemos!
Essa fuga para o Egito é uma das sete dores de Nossa Senhora.
Hoje, as crianças e jovens correm grandes risco: exploração sexual, drogas e outros vícios, violência... Os Herodes modernos estão aí, espalhados por toda parte. Daí a necessidade de acompanhar as crianças e jovens.
Jesus sempre acolhia e valorizava as crianças. Elas são o futuro da sociedade. O mundo de amanhã estará nas mãos das crianças de hoje. E a criança crescerá no caminho do bem ou do mal, dependendo da maneira como a educarmos, principalmente através do nosso exemplo. Toda criança, em si, é boa, pois foi criada por Deus.
A criança é o futuro da Igreja e da sociedade. Quantas crianças, em volta de nós, crescem sem a catequese! Compensa fazer todo esforço, até mudar de cidade ou de país, para preservar a vida e o bom comportamento das crianças. Dentro de cada criança existe um anjo ou um demônio; depende da maneira como nós a educamos e do exemplo que lhe damos.
Aquelas crianças de Belém, mesmo sem saber, são mártires, pois perderam a vida terrena por causa de Jesus Cristo. “Quem perder a sua vida por causa de mim, a encontrará” (Mt 10,39). “O sangue dos mártires é semente de novos cristãos”. O sangue daquelas crianças, unido ao sangue de Cristo, tornou-se redentor para nós. Por isso que a Igreja se alegra ao celebrá-las. Ninguém consegue barrar o plano de Deus.
Certa vez, por ocasião do dia da criança, uma catequista resolveu dar, no final da aula, para cada aluninho seu um saquinho de doces. O pai de um garotinho, um senhor muito rico e pouco freqüentador da igreja, estava lá fora, dentro de seu carro, esperando o filho.
De repente o menino aparece com os olhinhos brilhando de alegria. Mostrou para o pai o saquinho de doces e disse: "Pai, olhe aqui o que eu ganhei!" O pai viu o que estava dentro do saquinho, que eram apenas algumas balas das mais baratas e um pedaço de bolo de fubá, e falou surpreso: "Filho, lá em casa você tem tudo isso, e coisas muito melhores, todos os dias!"
Aquele homem não entendeu o sentido simbólico do presente. Ele viu apenas o lado material. Na verdade, o que a criança valorizava não era o doce em si, mas a catequese, na qual ganhou o presente. Aquela criança gostava de doce, mas apreciava muito mais a catequese, na qual ganha o valioso presente que é Jesus. Por isso que estava alegre. “O essencial é invisível aos olhos”.
Nós pedimos a Maria Santíssima, e aos santos inocentes, que intercedam pelas nossas crianças.
Pega o menino e sua mãe e foge para o Egito.    




CURIOSIDADES


Por que sentimos calor em temperaturas acima de 30 graus se a média do nosso corpo é 36 graus?

O organismo produz e libera calor quando realiza as atividades do cotidiano. Quando a temperatura externa é igual ou maior do que a do corpo, o organismo tem dificuldade em trocar calor com o ambiente. Nesse caso, o suor funciona como mecanismo de defesa, resfriando o corpo.

Por que sentimos mais fome no inverno?

O organismo usa sistemas reguladores para equilibrar o calor que o corpo produz e o que ele perde. No inverno, quando a temperatura é baixa, o organismo precisa agir rápido porque o ar frio faz o corpo perder mais calor. A fome ataca porque a alimentação serve para repor calor em forma da energia vinda dos nutrientes.

Por que suamos ao sentir calor?

Para refrescar o organismo. Quando o corpo sente calor depois de alguma atividade física ou quando estamos com febre, pequenas glândulas na pele soltam o suor. Ele é um líquido levemente salgado, composto por 99% de água. A água evapora e ajudar a absorver o calor da pele, deixando o corpo mais fresco. Mas se o lugar é quente e úmido, a água não evapora e suor acaba não refrescando.

Por que, quando faz frio, sai uma névoa da boca?

Durante a respiração, os pulmões expelem vapor d'água, geralmente invisível. Mas o frio condensa o pequeno vapor morno proveniente dos pulmões num acúmulo de partículas mais densas, próximas do estado líquido. É essa névoa de gotículas de água que vemos sair da boca ou do nariz nos dias mais frios.

Roupas e cobertores aquecem nosso corpo?

Não. Para se manter aquecido em 36 graus, nosso corpo produz calor. As roupas grossas de inverno e os cobertores apenas impedem que o calor se esvaia, mantendo-o junto ao corpo por mais tempo. Justamente por sermos produtores de calor, e as roupas não, em riscos de hipotermia é aconselhável que as pessoas abraçadas, pois assim os corpos trocarão calor uns com os outros e não com o ambiente frio.

Como a grafite é colocada no lápis?

Depois que a mistura de argila e grafite é comprimida e se torna bastões muito finos, ela é colocada na canaleta de uma ripa de madeira. Outra ripa, com o mesmo formato de canaleta, é encaixada em cima. A madeira de fora é desgastada para formar o lápis.







MOMENTO DE REFLEXÃO

Amigos!!

Que possamos pegar o trem do novo ano e levar conosco todos os aprendizados e coisas boas para serem utilizados no próximo ano.
Hoje trago uma pequena mensagem para pensarmos no ano que esta por vir.

Reflitam!!

Dentro de alguns dias, um Ano Novo vai chegar a esta estação.
Se não puder ser o maquinista, seja o seu mais divertido passageiro.
Procure um lugar próximo à janela desfrute cada uma das paisagens que o tempo lhe oferecer, com o prazer de quem realiza a primeira viagem.
Não se assuste com os abismos, nem com as curvas que não lhe deixam ver os caminhos que estão por vir.
Procure curtir a viagem da vida, observando cada arbusto, cada riacho, beirais de estrada e tons mutantes de paisagem.
Desdobre o mapa e planeje roteiros.
Preste atenção em cada ponto de parada, e fique atento ao apito da partida.
E quando decidir descer na estação onde a esperança lhe acenou não hesite.
Desembarque nela os seus sonhos...
Desejo que a sua viagem pelos dias do próximo ano, seja de

PRIMEIRA CLASSE

Feliz Ano Novo!

Amigos!! Que possamos ter coragem de embarcar nesse novo trem, que possamos ver o novo ano com os olhos de conquista. Vá em busca de seus sonhos, pratique o bem e tenha certeza que se assim o fizer, se você colocar a mão na massa para alcançar seus objetivos terá um ano realmente novo. Depende de nós!!
Forte abraço!!

Velho Sábio!!




Clique aqui para fazer seus comentários 
ou inscrever-se e receber nossos Diários 
em sua caixa de e-mail.


TAGS: EVANGELHO, LITURGIA DIÁRIA, COMENTÁRIO DO EVANGELHO DO DIA, REFLEXÕES DO EVANGELHO DO DIA, MOTIVAÇÃO NO TRABALHO, VIDA SAUDÁVEL, CURIOSIDADES, MEIO AMBIENTE, DICAS DE SAÚDE, CASA,LAR,FAMÍLIA, VÍDEOS, MUNDO ANIMAL.



Nenhum comentário:

Postar um comentário