Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Domingo 11/12/2011






Domingo, 11 de dezembro de 2011



"Uma vez perguntei : O que é mais importante ? Amar ou ser amado ? E então me respoderam : O que é mais importante para um pássaro? A asa esquerda ou a direita?"




EVANGELHO DE HOJE
Jo 1,6-8.19-28



Houve um homem chamado João, que foi enviado por Deus para falar a respeito da luz. Ele veio para que por meio dele todos pudessem ouvir a mensagem e crer nela. João não era a luz, mas veio para falar a respeito da luz.
Os líderes judeus enviaram de Jerusalém alguns sacerdotes e levitas para perguntarem a João quem ele era. João afirmou claramente:
- Eu não sou o Messias.
Eles tornaram a perguntar:
- Então, quem é você? Você é Elias?
- Não, eu não sou! - respondeu João.
- Você é o Profeta que estamos esperando?
- Não! - respondeu ele.
Aí eles disseram a João:
- Diga quem é você para podermos levar uma resposta aos que nos enviaram. O que é que você diz a respeito de você mesmo?
João respondeu, citando o profeta Isaías:
- "Eu sou aquele que grita assim no deserto: Aplainar o caminho para o Senhor passar."
Os que foram enviados eram do grupo dos fariseus; eles perguntaram a João:
- Se você não é o Messias, nem Elias, nem o Profeta que estamos esperando, por que é que você batiza?
João respondeu:
- Eu batizo com água, mas no meio de vocês está alguém que vocês não conhecem. Ele vem depois de mim, mas eu não mereço a honra de desamarrar as correias das sandálias dele.
Isso aconteceu no povoado de Betânia, no lado leste do rio Jordão, onde João estava batizando.






MEDITANDO O EVANGELHO
Jailson Ferreira



Estamos iniciando a terceira semana do Advento, e este domingo é dedicado a mensagem trazida por João Batista. O que quer dizer para você a frase: "Aplainai o caminho do Senhor." Será que esta é uma missão restrita apenas àquele homem que antecedeu Jesus, e não tem nada a ver conosco? Será que "aplainar o caminho" é tão somente nivelar o terreno, para que o Senhor caminhe com tranqüilidade? O que está nas entrelinhas da missão de João Batista e o que ela tem de especial para ser relembrada logo hoje?
Estamos a 10 dias do Natal. Você já deve ter percebido que em quase todos os lugares por onde Jesus iria passar, Ele enviava discípulos para anunciar a sua chegada, a fim de que as pessoas daquele lugar começassem a se preparar psicologicamente para algo importante. Em 10 dias irá acontecer algo muito importante, o nascimento do nosso Senhor! Por isso foi necessário alguém ser enviado antes: para nos preparar psicologicamente. João veio para aplainar o caminho de Jesus. E o que significa "aplainar" nessa linguagem metafórica utilizada pelo profeta Isaías, e depois por João Batista?
Aplainar um caminho não é trabalho fácil... Há alguns anos foi iniciada a obra de duplicação da rodovia que liga Recife – João Pessoa – Natal. São quase 300 quilômetros de estrada. A previsão inicial de término era de 4 anos. Já estamos no final do 3º ano de obras, e ainda não foi entregue nem um pedaço de pista duplicada! Será que não estão trabalhando? Pelo contrário! Trabalham dia e noite! O que acontece é que não é fácil aplainar o caminho. A estrada tem muitos altos e baixos, partes que o solo é impróprio para suportar o asfalto e o peso dos carros, lugares onde são necessárias pontes, aterros, viadutos, redutores de velocidade... enfim, é um trabalho difícil, mas extremamente necessário, pois é através desses caminhos que as pessoas poderão circular com mais segurança, e as longas distâncias poderão ser percorridas em menos tempo.
Mas que caminho João tinha a missão de aplainar? O caminho que leva ao nosso coração e à nossa mente. Quantas vezes estes caminhos estão completamente obstruídos por culpas, preconceitos, raivas, ressentimentos, orgulho... Sentimentos assim não permitem o acesso a nós, e isso é muito grave!!!
A culpa nos leva à auto-condenação, e antes que alguém nos condene, nós já nos excluímos, nem dando a oportunidade da outra pessoa se aproximar! O preconceito nos impede de conhecer outra realidade: "Não conheço e não gostei!" E nos torna limitados, presos em uma redoma. A raiva e o ressentimento nos deixam cegos... o tempo que durar a raiva ou o ressentimento, nós não conseguimos aproveitar plenamente as coisas boas que nos acontecem. Não conseguimos nem sorrir de verdade... E o orgulho é o contrário da humildade, e quem não é humilde para reconhecer que também é passível de erros, não é livre para receber a grande Novidade que está para chegar!
E então, o que está obstruindo a passagem para a sua mente e o seu coração? Qual o obstáculo que lhe impede de aproveitar o Natal que está se aproximando? Se sente culpado por algo que fez (ou deixou de fazer)? Deixe para trás o que passou, procure tirar as lições, e faça o possível para remediar o problema, na medida do possível. Seu problema é o preconceito? Procure não condenar mais, muito menos sem antes conhecer a outra realidade. Você está ressentido, chateado? Liberte-se dessa prisão que você criou para você e para a outra pessoa! Seu problema é o orgulho? Não tem coragem de admitir suas fragilidades? Lembre-se que os materiais mais duros são também os mais frágeis, e os mais flexíveis são os mais difíceis de quebrar...
Mas você acha que os caminhos em torno de você estão livres e acessíveis? Então tome para si o papel de João, e procure aplainar os caminhos de outras pessoas, para que quando o Senhor chegar, Ele tenha acesso mais fácil... Há muitas pessoas precisando de nós, esperando ajuda para preparar o terreno... inclusive dentro de nossas casas...





VÍDEO DA SEMANA

Uma história sobre generosidade, justiça e bom exemplo.
Não dê conselhos, Dê exemplos!






           
MUNDO ANIMAL

Porque não cortar o rabo do seu cachorro
                   
A técnica cirúrgica na qual parte da cauda de um animal é amputada é chamada de caudectomia. Essa prática, que é cada vez menos difundida, surgiu na antiguidade, quando os cães eram utilizados em batalhas e o corte da cauda e das orelhas se fazia necessário porque diminuía a área de contato com o atacante e também evitava ferimento, nos casos de animais que utilizavam armaduras.
“Se atualmente a maior parte das 400 raças de cães existentes se enquadra na categoria “animais de companhia”, antigamente os animais eram destinados para um tipo específico de trabalho”, explica Dr. Marcelo Quinzani, diretor clínico do Hospital Veterinário Pet Care. Este é o caso também das raças especializadas em caça, que tinham a cauda amputada porque ela podia atrapalhar espantando presa ou dificultando a locomoção em alguns tipos de terreno, como é caso da raça Yorkshire terrier, desenvolvida para caça de ratos, ou Poodle, para caça na água.
Hoje em dia a utilização de cães para trabalho fica restrita a um número pequeno de animais e a prática da caudectomia é considerada um recurso simplesmente estético, portanto desnecessário, salvo em alguns casos de doenças, conforme explica o veterinário. “Muitos donos que escolhem uma raça têm a imagem do adulto já com a cauda amputada como um padrão e ficam com medo de que o filhote fique feio quando crescer. É interessante como todos os que tomam a decisão de não amputar ficam satisfeitos, pois os cães eles continuam sendo lindos e, além de tudo, têm a possibilidade de melhor comunicação”, esclarece o doutor.
Apesar de não aconselhada, a caudectomia ainda não é proibida no Brasil. “Na Europa, alguns países já aboliram e proíbem o corte de cauda. Um exemplo é a Alemanha, que inclusive impede a entrada em suas fronteiras de animais com a cauda cortada”, afirma. Mesmo sem a proibição, muitos veterinários brasileiros estão deixando de praticá-la e vários canis, clubes de raça e sociedades de cinofilia do país apoiam o desuso.

Fonte: Bagarai / Autor: Murilo Roosch







MOMENTO DE REFLEXÃO

Essa é uma história verídica acontecida na Universidade de Chicago.
Na Universidade de Chicago “ Divinity School”, em cada ano, eles têm o que chamam de “ Dia Batista”.
Nesse dia cada um deve trazer um prato de comida e há um pic-nic no gramado. Sempre, no “Dia Batista”,a escola convida uma das grandes mentes da literatura no meio educacional teológico para dar uma palestra.
Num ano eles convidaram o Dr. Paul Tillich. Dr. Tillich falou durante 2 horas e meia, provando que a ressurreição de Jesus era falsa. Ele questionava estudiosos e livros e concluiu que, a partir do momento que não havia provas históricas da ressurreição, a tradição religiosa da igreja caía por terra, porque era baseada num relacionamento com um Jesus que havia ressurgido,
mas de fato, Ele nunca havia ressurgido literalmente dos mortos. Quando concluiu sua teoria, ele perguntou se havia alguma pergunta.
Depois de uns 30 segundos, um senhor negro de cabelos brancos se levantou no fundo do auditório. “ Dr. Tillich, eu tenho uma pergunta” ele disse enquanto todos os olhos se voltavam para ele. Ele colocou a mão na sua sacola, pegou uma maçã e começou a comer.
“ Dr. Tillich... Crunch, Munch... Minha pergunta é uma questão muito simples... Crunch, Munch... Eu nunca li tantos livros como o senhor leu... Crunch, Munch... E também não posso recitar as escrituras no original grego...
Crunch, Munch... Eu não sei nada sobre Niebuhr e Heidegger... Crunch, Munch... E ele acabou de comer amaçã. “ Mas tudo o que eu gostaria de saber é: essa maçã que eu acabei de comer... estava doce ou azeda?”
Dr. Tillich parou por um momento e respondeu com todo o estilo de um estudioso: “ Eu não tenho possibilidades de responder essa questão, pois eu não provei a sua maçã.”
O senhor de cabelos brancos jogou o que restou da maçã dentro do saco de papel, olhou para o Dr. Tillich e disse calmamente: “ O senhor também nunca provou do meu Jesus.Como pode afirmar o que está dizendo?” Mais de 1000 pessoas que estavam assistindo não puderam se conter.O auditório se ergueu emaplausos. Dr. Tillich agradeceu a plateia e rapidamente deixou o palco.
Você já provou Jesus???? “ Prove e veja que o Senhor é bom. Feliz do homem que Nele se refugia.” Salmo 34:8 Que Deus te proteja em nome de Jesus!!!





Clique aqui para fazer seus comentários 
ou inscrever-se e receber nossos Diários 
em sua caixa de e-mail.


TAGS: EVANGELHO, LITURGIA DIÁRIA, COMENTÁRIO DO EVANGELHO DO DIA, REFLEXÕES DO EVANGELHO DO DIA, MOTIVAÇÃO NO TRABALHO, VIDA SAUDÁVEL, CURIOSIDADES, MEIO AMBIENTE, DICAS DE SAÚDE, CASA,LAR,FAMÍLIA, VÍDEOS, MUNDO ANIMAL.




Nenhum comentário:

Postar um comentário