Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quinta-feira 29/12/2011





Quinta-feira, 29 de dezembro de 2011



"Ter saudades não é só dizer "nostalgia", para traduzir saudade em outra língua. Saudade, conforme diz a canção, "é uma tristeza que não sabemos de onde vem".Antonio Carlos Affonso




EVANGELHO DE HOJE
Lc 2,22-35



Chegou o dia de Maria e José cumprirem a cerimônia da purificação, conforme manda a Lei de Moisés. Então eles levaram a criança para Jerusalém a fim de apresentá-la ao Senhor. Pois está escrito na Lei do Senhor: "Todo primeiro filho será separado e dedicado ao Senhor." Eles foram lá também para oferecer em sacrifício duas rolinhas ou dois pombinhos, como a Lei do Senhor manda.
Em Jerusalém morava um homem chamado Simeão. Ele era bom e piedoso e esperava a salvação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele, e o próprio Espírito lhe tinha prometido que, antes de morrer, ele iria ver o Messias enviado pelo Senhor. Guiado pelo Espírito, Simeão foi ao Templo. Quando os pais levaram o menino Jesus ao Templo para fazer o que a Lei manda, Simeão pegou o menino no colo e louvou a Deus. Ele disse:
- Agora, Senhor, cumpriste a promessa que fizeste e já podes deixar este teu servo partir em paz.
Pois eu já vi com os meus próprios olhos a tua salvação, que preparaste na presença de todos os povos:
uma luz para mostrar o teu caminho a todos os que não são judeus e para dar glória ao teu povo de Israel.
O pai e a mãe do menino ficaram admirados com o que Simeão disse a respeito dele. Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus:
- Este menino foi escolhido por Deus tanto para a destruição como para a salvação de muita gente em Israel. Ele vai ser um sinal de Deus; muitas pessoas falarão contra ele, e assim os pensamentos secretos delas serão conhecidos. E a tristeza, como uma espada afiada, cortará o seu coração, Maria.






MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Quantas vezes, também nós, Deus chamou para o Egito? Imaginávamos que seriam esses nossos planos, mas um novo projeto surge, dando uma guinada na nossa vida. Quantos momentos de silêncio tivemos que fazer, quando na verdade, queríamos falar, discutir, esbravejar?
Uma vez afirmei que Deus não muda nossos sonhos, que Ele apenas os potencializa.
A sagrada família ao partir para o Egito não mudava os planos divinos quanto a vinda e o propósito de Seu filho, mas oferecia subsídios para que meta a meta, fossem cumpridas.
Muito mais que o cumprimento de uma profecia ou promessa, a ida de Jesus ao Egito, era um gesto concreto e carinhoso de Deus em escolher um local, dentre tantos outros possíveis, local este que outrora escravizou seus filhos e também viu perecer os seus próprios primogênitos. De certa forma a ida de Seu primogênito vinha revelar o retorno da confiança do Senhor no Egito, outrora perdida, como lembra o livro do Êxodo. Quantas vezes Deus deixou claro que nos havia perdoado e mais uma vez nos confiava algo de grande valor? Adoro esse exemplo, quantos avôs e avós foram curados através dos netos?
A ida de Jesus para o Egito reflete muito bem que não há mal que não possa ser curado pelo tempo; que não há perdão que se possa ser retido por parte de Deus para aquele que se arrepende e segue o caminho da retidão. Se assim posso dizer, silenciar, afastar-se, esconder-se no Egito, poderá ser um prêmio, pois talvez lá, afastado dos olhares, dos refletores, dos dedos nos apontando, eu, você, nós, possamos dar de cara com a sagrada família também, e no seio desse jovem casal e do seu precioso filho, ser acolhido e lavado.
Aquele que outrora havia perdido a confiança por seus erros, hoje, através do Deus menino recebe o perdão.
Como não lembrar aquela música:
“(…) nenhum problema, nem meus pecados poderão superar o amor de Deus.
(refrão) Deus é maior que tudo que me acontece, Deus é grande Supremo Rei.
Nem a tristeza, nem mesmo à dor poderá Superar o amor de Deus”.
Vamos ter que aprender ou reaprender a deixar que Ele deixe conduzir nossos planos para aquilo que é melhor. Acho prudente e bem cabível a eterna ideia de barro nas “mãos do oleiro”.
“(…) Vens ao encontro daquele que, alegre, pratica a justiça, daqueles que, seguindo teus caminhos, sempre te celebram. FICASTE IRRITADO QUANDO NÓS PECAMOS, MAS NOS † CAMINHOS DE SEMPRE SEREMOS SALVOS. (…) Não há quem invoque o teu nome, quem acorde para em ti se apoiar, pois escondeste de nós a tua face, deixaste que, como onda, a força dos nossos pecados nos arrastasse. Mas, agora, SENHOR, tu és o nosso pai! NÓS SOMOS O BARRO, TU ÉS O NOSSO OLEIRO! SOMOS, TODOS NÓS, TRABALHO DE TUAS MÃOS”. (Isaias 64, 4; 6-7)
2012 esta a nossa porta, receba o ano novo, as novidades, as mudanças de coração novo, remodelado.
Um imenso abraço fraterno.





MEIO AMBIENTE

Estimule o bike delivery onde você faz suas compras


Você já ouviu falar em bike delivery? As grandes cidades urbanas sofrem cada vez mais com congestionamentos e poluição sonora-atmosférica, apesar da alta nos preços dos combustíveis, que afeta mesmo quem aderiu ao uso dos transportes públicos.
Há muita gente na busca por soluções ou alternativas. A Federação Europeia de Ciclismo, que faz parcerias  para estimular o uso da bicicleta, lançou o Cycle Logistics, um incentivo para a retomada do uso de bicicletas para fazer pequenas entregas.
O projeto prevê a implantação em 12 países até 2014. Em comunicado oficial, Bernhard Ensink, secretário geral da Federação, diz que todas as empresas e cidades modernas e sustentáveis deverão incorporar a bicicleta para fazer a entrega de mercadorias.
A intenção é substituir carros, ônibus e caminhões por uma alternativa mais econômica, saudável e sustentável de transporte de produtos nos centros urbanos. De acordo com a Federação, o uso de 2 mil bicicletas na entrega de 10 mil encomendas poderá poupar 1.300 toneladas de combustível e evitar a emissão de 3.500 toneladas de CO2 na atmosfera.
“Atualmente, metade de todas as viagens na cidade estão relacionadas à entrega de encomendas, enquanto um terço delas representam entregas rápidas”, explica Randy Rzewnicki, diretor do projeto. “Por isso, há um grande potencial de que esse projeto incentive as viagens por bicicletas, desestimulando o uso de veículos motorizados.”
O foco do Cycle Logistics são os pequenos comerciantes e as empresas especializadas em delivery. Além disso, os órgãos públicos também serão incentivados a utilizar as bikes nos serviços municipais.
Algumas cidades da Europa já possuem a bicicleta como principal transporte para entrega de correspondências e compras de supermercado, por exemplo. E a tendência é que esse uso seja cada vez maior, já que o transporte por veículos motorizados pode se tornar cada vez mais lento se comparados às entregas feitas por bike delivery!







MOMENTO DE REFLEXÃO


Chegamos ao final de mais um ano! Pela graça do nosso bom Deus vencemos mais uma vez! As lutas vieram, mas triunfamos, no Senhor Jesus, sobre todas elas. Jesus nos fez vencedores em tudo! Atravessamos vales escorregadios, desertos causticantes, tempestades bravias, montanhas que pareciam intransponíveis e saímos ilesos porque o Senhor esteve conosco!
Este é um momento oportuno para refletirmos sobre o ano que passou. Com certeza muitas coisas boas e ruins aconteceram, mas em todas elas tivemos experiências que marcaram nossa vida para sempre. Para nós, que cremos na soberania de Deus, nada nos aconteceu por acaso, mas tudo teve um fim proveitoso. Como disse o apóstolo Paulo aos Romanos: “todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus”. Às vezes não entendemos certos acontecimentos, mas mesmo assim devemos ter o espírito de gratidão ao Pai, pois temos consciência de que Ele, com sabedoria infinita, controla todas as coisas.
Um novo ano nos espera e com ele a esperança de dias melhores. As expectativas são muitas. Porém, o que acontecerá só Deus sabe! No entanto, acreditamos que Deus continuará nos abençoando.
A passagem de ano é um bom momento para projetar nosso futuro, sabendo que “O homem faz planos, mas a resposta certa vem dos lábios do Senhor”, como diz a Palavra de Deus em Provérbios. Nesta oportunidade, queremos convidá-lo, juntamente com sua família, para fazer um projeto de vida. Um projeto a curto, médio e a longo prazo, colocando no papel aquilo que você deseja, não esquecendo sobretudo do lado espiritual, pois ele é fundamental. A Bíblia diz: “Buscai primeiro o Reino de Deus e as demais coisas serão acrescentadas”.
O problema de muitas pessoas é que costumam deixar Deus em segundo plano e o resultado é uma vida embaraçada, enrolada, atrapalhada em todos os sentidos. O salmo 34 diz: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle e o mais Ele fará”. Confia no Senhor Jesus e Ele cuidará dos detalhes de sua vida no ano vindouro! Que Deus nos abençoe e nos faça prosperar!

Pr. Florêncio Moreira de Ataídes - Assis, SP




Clique aqui para fazer seus comentários 
ou inscrever-se e receber nossos Diários 
em sua caixa de e-mail.


TAGS: EVANGELHO, LITURGIA DIÁRIA, COMENTÁRIO DO EVANGELHO DO DIA, REFLEXÕES DO EVANGELHO DO DIA, MOTIVAÇÃO NO TRABALHO, VIDA SAUDÁVEL, CURIOSIDADES, MEIO AMBIENTE, DICAS DE SAÚDE, CASA,LAR,FAMÍLIA, VÍDEOS, MUNDO ANIMAL.




Nenhum comentário:

Postar um comentário