Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quinta-feira 22/12/2011




Quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

"O fundamento de nossa esperança é Cristo no mundo, e a evidência de nossa esperança é Cristo no coração" (Matthew Henry).




EVANGELHO DE HOJE
Lc 1,46-56



Então Maria disse:
- A minha alma anuncia a grandeza do Senhor.
O meu espírito está alegre por causa de Deus, o meu Salvador.
Pois ele lembrou de mim, sua humilde serva!
De agora em diante todos vão me chamar de mulher abençoada, porque o Deus Poderoso fez grandes coisas por mim.
O seu nome é santo, e ele mostra a sua bondade a todos os que o temem em todas as gerações.
Deus levanta a sua mão poderosa e derrota os orgulhosos com todos os planos deles.
Derruba dos seus tronos reis poderosos e põe os humildes em altas posições.
Dá fartura aos que têm fome e manda os ricos embora com as mãos vazias.
Ele cumpriu as promessas que fez aos nossos antepassados  e ajudou o povo de Israel, seu servo.
Lembrou de mostrar a sua bondade a Abraão e a todos os seus descendentes, para sempre.
Maria ficou mais ou menos três meses com Isabel e depois voltou para casa.





MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Voltando…
Na segunda-feira ficamos com a seguinte reflexão: Deus esta contente comigo! Na terça-feira, descobrimos que o motivo da felicidade Dele para conosco advinha da nossa fé, pois em meio a um mundo tão descrentes ainda resistimos em acreditar. E hoje?
Meu filho trás da escola umas tarefinhas bem simples para eu e a mãe vermos, mas para ele é uma grande realização pessoal. Ao ver o “Ótimo” da tia estampado no canto superior da folha é motivo de sobra para ficarmos contentes com ele, mesmo parecendo, aos nossos olhos, que poderíamos ter feito bem melhor.
Caramba como deve ser chato para uma criança do JARDIM fazer todo dia contornos de letras, colagens, círculos nos azuis e quadrados nos vermelhos e ainda por cima ficar boa parte de sua tarde ou manhã SENTADA numa cadeira sem poder brincar, gastar sua energia, explorar… Se nem nós mesmos conseguimos ficar parados por um longo tempo.
Quanto tempo o povo esperou por essa noticia? Quantas gerações se passaram desde Malaquias e Isaias? Quantas horas “sentados” ficamos a esperar por uma resposta do céu, para que Deus transformasse em laranja o limão que plantei? Sim! Erramos muito, mas por que Deus estaria ainda contente com esse filho que ainda cobre a lápis os pontilhados das letras da santidade?
O que o MAGNIFICAT representa? Ele é o ÓTIMO no canto superior do nosso coração que mesmo tropeçando ainda opta por ter fé.
“(…) Considerai que é suma alegria, meus irmãos, quando passais por diversas provações sabendo que a prova da vossa FÉ PRODUZ A PACIÊNCIA. Mas é preciso que a paciência efetue a sua obra, a fim de serdes perfeitos e íntegros, sem fraqueza alguma“. (Tiago 1, 2-4)
Maria cantava por um povo, por um sonho, por uma promessa… Qual é o seu canto hoje?
Durante o ano, Deus agiu profundamente no meu limoeiro o tornando mais doce, e mesmo eu achando que não merecesse o ÓTIMO, Ele ainda insiste e tem paciência comigo. Me deu tantas missões e um povo para ajudar a cuidar. Abençoou-me com um bom casamento, um filho muito carinhoso e uma filha que habita ha seis meses na barriga da mamãe.
Permitiu-me ver um palhaço, um homem do povo, quase analfabeto chegar a ser deputado federal e também toda a população de um morro no Rio de Janeiro a ver seus opressores fugirem sem marra. Permitiu-me ver a força da fé do Sr. José de Alencar (Vice presidente) em sua enésima cirurgia na luta contra o câncer; permitiu-me ver entre tantas coisas que não tenho problema nenhum, que Ele exulta os humildes e fortalece aquele filho que tem fé. “(…) O seu nome é santo, e ele mostra a sua bondade a todos os que o temem em todas as gerações. Deus levanta a sua mão poderosa e derrota os orgulhosos com todos os planos deles. Derruba dos seus tronos reis poderosos e põe os humildes em altas posições. Dá fartura aos que têm fome e manda os ricos embora com as mãos vazias”.
Tenha fé e Deus fará o resto no seu limoeiro.
Um imenso abraço fraterno.





MEIO AMBIENTE

Dilma assina decreto para incentivar reciclagem nacional
Por Gabriela Machado

A presidente Dilma Rousseff assinou recentemente um decreto que incentivará a reciclagem nacional. O estipulado é que a partir de agora, empresas que usarem materiais reciclados como matéria-prima para a fabricação de seus produtos terão desconto no IPI, o Imposto sobre Produtos Industrializados.
A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, anunciou publicamente a notícia durante a cerimônia de abertura do 10º Festival do Fórum Lixo e Cidadania, acontecido em Belo Horizonte.
A implementação estimula  as cooperativas dedicadas ao serviço e pode ser uma boa oportunidade para que a regularização da atividade aumente. “Os resíduos sólidos deverão ser adquiridos diretamente de cooperativas de catadores de materiais recicláveis, constituídas de, no mínimo, 20 cooperados pessoas físicas, sendo vedada, neste caso, a participação de pessoas jurídicas”, destaca o decreto nº 7.619 assinado pela presidente.

A advogada Simone Nogueira, representante jurídica da Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública (ABLP), disse em reportagem divulgada pela Agência Brasil considerar o incentivo fiscal um facilitador para as compras feitas nas cooperativas.
“As transações diretas serão mais fáceis e as cooperativas se organizarão melhor para atender à demanda”, explicou. Para a jurista, o mecanismo melhora as condições de trabalho dos catadores organizados em cooperativas e reduz os custos do produto final.
Os descontos no imposto vão variar de acordo com o tipo e a quantidade de resíduos sólidos usados no produto final. O uso de plásticos e vidros pode proporcionar uma redução de 50%.
O desconto para papéis e resíduos de ferro ou aço é de 30%, enquanto os de cobre, alumínio, níquel e zinco permitem o desconto de 10% do valor do IPI. Será obrigatório que as empresas comprovem a compra do material reciclável por meio de nota fiscal.






MOMENTO DE REFLEXÃO

Natal é festival de esperança.
E o que mais o mundo necessita hoje é esperança autêntica. Temos posto a esperança em coisas erradas. Esperança no progresso humano, no gênio inventivo, no futuro melhor, no poderio militar, na segurança financeira, na eficiência do governo, nos movimentos, nos grandes líderes, nos partidos políticos, nas negociações de paz. Mas todos tem falhado em nos dar esperança. Temos descoberto que ter esperança em qualquer deles é conhecer desapontamento e finalmente experimentar o desespero.
A desesperança, contudo, é também profundamente pessoal. As pessoas nos desapontam quando nelas pomos a nossa esperança. Quando não podem ser a nossa fonte de felicidade, nosso coração se parte. Colocamos a esperança em nossas carreiras, em nosso planejamento financeiro e em nossas habilidades. Os revezes da vida nos chocam com a compreensão de que nossa esperança se encontra no lugar errado. Nossos planos para o futuro podem empurrar-nos para o amanhã com o anseio de que as coisas hão de acontecer como sonhamos. Mas as coisas raramente funcionam como planejamos. As circunstâncias, as pessoas, nós mesmos, e os nossos talentos não são fontes confiáveis de esperança.
Precisamos de algo mais que sonhar acordados ou esperar cegamente que tudo dê certo. Precisamos de uma esperança vibrante na dor, coerente no pesar, incansável no quebrantamento de coração, inatacável no desapontamento e imorredoura na pressão da vida. Você possui uma esperança assim? A sua esperança é confiável?
A verdadeira esperança não advém do planejamento, nem provém da procura da esperança. Ela cresce a partir de duas convicções básicas: que Deus está no controle e que Ele intervém. É por isso que uma verdadeira experiência do Natal nos traz esperança duradoura.




Clique aqui para fazer seus comentários 
ou inscrever-se e receber nossos Diários 
em sua caixa de e-mail.


TAGS: EVANGELHO, LITURGIA DIÁRIA, COMENTÁRIO DO EVANGELHO DO DIA, REFLEXÕES DO EVANGELHO DO DIA, MOTIVAÇÃO NO TRABALHO, VIDA SAUDÁVEL, CURIOSIDADES, MEIO AMBIENTE, DICAS DE SAÚDE, CASA,LAR,FAMÍLIA, VÍDEOS, MUNDO ANIMAL.




Nenhum comentário:

Postar um comentário