Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Segunda-feira 12/12/2011




Segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

“Perdoe e doe como se fosse sua última oportunidade. Ame como se não houvesse amanhã, e se houver um amanhã, ame novamente.”(Max Lucado)




EVANGELHO DE HOJE
Lc 1,39-47




Naqueles dias, Maria partiu apressadamente dirigindo-se a uma cidade de Judá. Ela entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou de alegria em seu ventre, e Isabel ficou repleta do Espírito Santo. Com voz forte, ela exclamou: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Como mereço que a mãe do meu Senhor venha me visitar? Logo que a tua saudação ressoou nos meus ouvidos, o menino pulou de alegria no meu ventre. Feliz aquela que acreditou, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido!". Maria então disse: "A minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador.




MEDITANDO O EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!
Hoje é com alegria que nós celebramos a festa de NOSAS SENHORA DE GUADALUPE, a Padroeira da América Latina. O Evangelho nos apresenta a solicitude de Maria, indo apressadamente ajudar a prima Isabel, e a saudação de Isabel: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!” Essa sua solicitude não parou na sua Assunção, pelo contrário, ela se multiplicou e se estendeu pelos séculos, especialmente nos seus santuários.
Vejamos um pouquinho da história deste título da Mãe de Jesus e nossa. No Séc. XVI, o México ainda era colônia da Espanha, havia, em um lugarejo chamado Gradalupe, um jovem índio asteca, cristão católico, chamado Juan Diego Cuauhtlatoatzin, que hoje é santo canonizado. Juan Diego foi o nome que ele ganhou no batismo. Guadalupe ficava pertinho da capital mexicana. Hoje faz parte da Grande México.
Dia nove de dezembro de 1531, Juan Diego estava em cima de uma colina, Maria Santíssima lhe apareceu e disse: “Filho, vá até a cidade e peça ao bispo que construa para mim um santuário aqui neste local”.
Juan foi, transmitiu o recado ao bispo, mas este não deu importância.
Passado um bom tempo, Juan vê novamente a Virgem, no mesmo local. Ela repetiu o pedido. O jovem voltou ao bispo e insistiu chorando para que atendesse Nossa Senhora.
O bispo então lhe falou: “Se ela aparecer de novo, peça-lhe um sinal, a fim de sabermos se o pedido vem mesmo da mãe de Jesus”.
Dias depois, Diego estava indo apressadamente à cidade do México, que naquele tempo era bem pequena, a fim de chamar um padre para atender o seu tio que estava muito mal.
Quando passava em cima da colina Maria lhe aparece novamente e diz: “Caro filho, não se preocupe com a saúde do seu tio, ele sarou”.
Diego então tirou o seu manto e o estendeu aos pés dela, para lhe prestar homenagem. Era assim que os astecas homenageavam as pessoas.
Logo depois, ficou deslumbrado. De um momento para outro, o seu manto ficou coberto de flores belíssimas, perfumadas e recém desabrochadas. Isso, apesar de ser inverno, tempo em que não existem flores na região.
Maria então lhe falou: “Leve este seu manto, com as flores, e o estenda na frente do bispo, como prova”.
Diego levou e, para surpresa de todos, quando abriu o manto na frente do bispo, havia nele uma belíssima estampa de Maria Santíssima, exatamente como lhe aparecia! Todos os que estavam ali ficaram impressionados com o prodígio.
Pegaram o manto com cuidado e o colocaram na capela da casa do bispo, até que fosse erguido o santuário. Depois de construído, o manto foi levado para lá.
O afluxo de peregrinos foi aumentando, aumentando... E continua aumentando até hoje. Atualmente recebe catorze milhões de peregrinos por ano.
É difícil comparar o Santuário de Guadalupe com o de Aparecida, em termos de peregrinos. Porque Aparecida tem menos visitantes, nove milhões por ano, mas a cidade é pequena e os romeiros têm de fazer longas viagens. Ao passo que Guadalupe faz parte da Grande México, que tem quase vinte milhões de habitantes, e tem metrô que leva ao santuário.
O quadro de N. Sra. de Guadalupe mostra a Mãe de Jesus de corpo inteiro e grávida, combinando com o tempo em que apareceu: o advento.
Ela tem o mesmo rosto das índias mexicanas. Usa um vestido vermelho e um manto azul cheio de estrelas. Tem as mãos postas como quem está rezando. E carrega no braço um pano marrom, que era o distintivo das índias mexicanas grávidas.
Maria está pisando em cima da lua. Os índios astecas adoravam a lua. Foi naturalmente um pedido a eles para que não adorassem a lua, e sim o seu Criador.
Ela está cercada de nuvens e é sustentada por um anjo, indicando a sua assunção ao céu.
O quadro lembra a segunda vinda de Cristo, que é uma das marcas do advento. Jesus veio no Natal, há mais de dois mil anos, mas voltará. A nível cósmico, esta sua segunda vinda acontecerá no fim do mundo. Mas, a nível pessoal, ela será após a nossa morte, quando nos encontraremos com Cristo Juiz.
Outro detalhe: Naquela época, no México, os índios estavam sendo cruelmente escravizados pelos espanhóis. Não aparecendo para um espanhol, e sim para um índio, Maria está condenando a escravatura. Tanto nos Evangelhos como nas várias aparições, Maria nos mostra um coração cheio de amor pelo seu Filho, pelas mulheres e pelos excluídos.
O primeiro milagre de N. Sra. de Guadalupe foi a cura de um enfermo, o tio de Juan Diego.
No quadro, ela tem as mãos postas, em oração.
Peçamos a N. Sra. de Guadalupe que, assim como conseguiu de Deus a saúde para o tio de seu querido Juan Diego, que interceda por nós também, a fim de que tenhamos a saúde do corpo e da alma.
Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 






           
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO

União de corpo e alma

                  
Narra-se que Sócrates, considerado o maior filósofo grego, detestava conversas inúteis e fofocas. A história conta que um dia alguém veio contar algo de outra pessoa à ele, que olhou para o narrador e perguntou: "Antes de você me conte tenho três perguntas para você: a primeira, o que você vai me contar é bom pra você?... Diante da indecisão da resposta, emendou a segunda pergunta: "È bom pra mim?" ...A outra pessoa ainda se refazia da segunda quando ele fez a terceira: "O que você vai me contar é bom para alguém?"... Diante das negativas arrematou: "Então não precisa me contar, já tenho o subconsciente cheio de lixo, não preciso mais! "
Um dos itens que compõe o perfil de um candidato a líder é a visão. Para saber se você tem visão quando se trata de comunicação faça três perguntas: O que estou falando ou fazendo vai "desenterrar" o passado? Vai ajudar no presente? Como refletirá no futuro?
Um dos itens que necessitamos para respeitar o ser humano é a sensibilidade, principalmente para perceber o momento que o outro está atravessando, usar a empatia para se ver e se sentir no lugar do outro e principalmente a humildade para aceitar o outro como ele é.
Até a pouco tempo um supervisor, ou líder, se mantinha no cargo pelo vínculo com seus gerentes ou diretores, hoje é o contrário! É pelo apoio dos que estão na base! Para conquistar esta base lembre-se que a conquista está nos detalhes! Foi assim que você conquistou sua namorada, que conquistou sua mulher, não foi? Outra atitude é a de incentivar sempre a cooperação, e não a competição!
Líder deve fugir sempre do egoísmo, o narcisismo não combina com o desafio de ser um formador de pessoas!
Nesta formação está o líder incentivar sempre a união do grupo. Uma união de pedras dá um edifício. Uma união de tábuas dá um navio. Uma união de homens dá um exército. Uma união de profissionais dá uma empresa. Uma união de amor dá uma família. Sem união tudo se transforma ....e muda de nome. O edifício vira ruínas. O navio vira náufrago. O exército vira despojo. A empresa vira falência. A família vira abandono! ...
O ser humano é composto da união de corpo e alma, mas sem essa união é apenas um cadáver que anda!

Luiz Antonio Silva, palestrante e facilitador da PHAROL-RH






MOMENTO DE REFLEXÃO

Malcolm Forbes conta que uma senhora,usando um vestido de algodão já desbotado, e seu marido trajando um velho terno feito à mão, desceram do trem em Boston, EUA, e se dirigiram timidamente ao escritório do presidente da Universidade Harvard. Eles vinham de Palo Alto, Califórnia e não haviam marcado entrevista.
A secretária, num relance, achou que aqueles dois com aparência de caipiras do interior, nada tinham a fazer em Harvard.
"Queremos falar com o presidente" , disse o homem em voz baixa.
"Ele vai estar ocupado o dia todo" , respondeu rispidamente a secretária "Está bem, respondeu o homem, nós vamos esperar."

A secretária os ignorou por horas a fio, esperando que o casal finalmente desistisse e fosse embora. Mas eles ficaram ali, e a secretária, um tanto frustrada, decidiu incomodar o presidente, embora detestasse fazer isso.
"Se o senhor falar com eles apenas por alguns minutos, talvez resolvam ir embora" , disse ela.
O presidente suspirou com irritação, mas concordou.
Alguém da sua importância não tinha tempo para gente desse tipo,
e ele detestava vestidos desbotados e ternos puídos em seu escritório.
Com o rosto fechado, ele foi até o casal.
"Tivemos um filho que estudou em Harvard durante um ano   disse a mulher. Ele amava Harvard e foi muito feliz aqui, mas, há um ano atrás ele morreu num acidente e gostaríamos de erigir um monumento em honra a ele em algum lugar do campus".
"Minha  senhora , disse rudemente o presidente , não podemos erigir uma estátua para cada pessoa que estudou em Harvard e morreu, se o fizéssemos, este lugar pareceria um cemitério".
"Oh, não , respondeu rapidamente a senhora. Não queremos erigir uma estátua. Gostaríamos de doar um edifício à Harvard."
O presidente olhou para o vestido desbotado da mulher e para o velho terno do marido, e exclamou:
"Um edifício! Os senhores têm sequer uma pálida ideia de quanto custa um edifício? A Harvard tem mais de sete milhões e meio de dólares em prédios".
A senhora ficou em silêncio por um momento, e então disse ao marido: "Se é só isso que custa uma universidade, por que não termos a nossa própria"?  O marido concordou.
O casal Leland Stanford levantou-se e saiu, deixando o presidente confuso.
Viajando de volta para Palo Alto, na Califórnia, eles fundaram ali a Universidade Stanford, uma das melhores do mundo, em homenagem a seu filho, ex-aluno da Harvard.




Clique aqui para fazer seus comentários 
ou inscrever-se e receber nossos Diários 
em sua caixa de e-mail.


TAGS: EVANGELHO, LITURGIA DIÁRIA, COMENTÁRIO DO EVANGELHO DO DIA, REFLEXÕES DO EVANGELHO DO DIA, MOTIVAÇÃO NO TRABALHO, VIDA SAUDÁVEL, CURIOSIDADES, MEIO AMBIENTE, DICAS DE SAÚDE, CASA,LAR,FAMÍLIA, VÍDEOS, MUNDO ANIMAL.






Nenhum comentário:

Postar um comentário