Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 22/11/2011




Terça-feira, 22 de novembro de 2011

“Todas as manhãs, quando abro a janela do meu quarto, é como se abrisse o mesmo livro numa página nova.” (Mario Quintana)





EVANGELHO DE HOJE
Lc 21,5-11


Algumas pessoas estavam falando de como o Templo era enfeitado com bonitas pedras e com as coisas que tinham sido dadas como ofertas. Então Jesus disse:
- Chegará o dia em que tudo isso que vocês estão vendo será destruído. E não ficará uma pedra em cima da outra.
Aí eles perguntaram:
- Mestre, quando será isso? Que sinal haverá para mostrar quando é que isso vai acontecer?
Jesus respondeu:
- Tomem cuidado para que ninguém engane vocês. Porque muitos vão aparecer fingindo ser eu, dizendo: "Eu sou o Messias" ou "Já chegou o tempo". Porém não sigam essa gente. Não tenham medo quando ouvirem falar de guerras e de revoluções. Pois é preciso que essas coisas aconteçam primeiro. Mas isso não quer dizer que o fim esteja perto.
E continuou:
- Uma nação vai guerrear contra outra, e um país atacará outro. Em vários lugares haverá grandes tremores de terra, falta de alimentos e epidemias. Acontecerão coisas terríveis, e grandes sinais serão vistos no céu.





MEDITANDO O EVANGELHO
Jailson Ferreira


Estamos no finalzinho do Ano Litúrgico da nossa Igreja Católica, às portas do Tempo do Advento, no qual iremos nos preparar para o Natal do Senhor e também para a sua segunda vinda. No Evangelho desse domingo Jesus nos traz uma profecia e uma promessa. A profecia é sobre o fim dos tempos. E a promessa é sobre como Ele recompensará aqueles que se mantiverem fiéis a sua Palavra.
O povo cristão passou por uma fase de grande tribulação nos primeiros anos do cristianismo. Muitos foram martirizados por causa de Jesus. E a Igreja só sobreviveu por causa da coragem dessas pessoas, que resistiram e mantiveram a fé, apesar de todas as adversidades. E como Jesus disse... não foi o fim, ainda.
Estamos aguardando a segunda vinda de Jesus, e essa, de fato, será definitiva. Ele diz que deverão acontecer guerras, países irão guerrear entre si, e em meio a tantas tribulações irão aparecer pessoas dizendo que Jesus está aqui ou ali. Não deveremos segui-los. Só precisamos nos manter fiéis ao que Ele já nos ensinou, e deixarmos que o Espírito Santo nos conduza.
Serão tempos difíceis... Não sabemos se essa profecia acontecerá logo ou vai demorar... Mas temos uma promessa: "Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça. É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida." Tomemos o exemplo do próprio Jesus, que quando estava sendo julgado injustamente, permaneceu firme, sereno, humilde e amou até aqueles que machucaram seu corpo e seu espírito... Que saibamos ser assim na nossa casa, no nosso trabalho, no nosso estudo, no nosso namoro, nas nossas amizades, no nosso quarto...
Quer saber o tamanho da sua fé? Veja o quanto você consegue suportar essas tribulações se mantendo firme no propósito de seguir os ensinamentos de Jesus. Quanto mais você se manter fiel, maior a sua fé. Fé, portanto, não é dom de Deus... é uma decisão pessoal. Na última palestra de Padre Léo, ele disse: "Eu já tinha pena de gente feia, agora eu tenho pena mesmo é de gente que não tem fé... Esse pode ter todos os bens materiais, mas não tem NADA. E aquele que tem a FÉ, pode não ter nenhum bem material... pode perder até a saúde, mas tem TUDO!" E essas foram palavras de um verdadeiro santo, de alma jovem, que estava em fase terminal de câncer e se manteve fiel até o fim. Ele perdeu todos os cabelos da cabeça... mas Deus guardou um por um, para devolvê-los lá no céu...

jailsonfisio@hotmail.com




           
VIDA SAUDÁVEL

As 10 estratégias importantes para aumentar sua saúde e bem estar


Aprender a estabelecer prioridades e dizer "não" sem sentimentos de culpa pode ajudá-lo a reduzir o estresse em sua vida...

De acordo com um estudo do Departamento de Saúde americano, dois terços das mortes prematuras e incapacidade são causadas por escolhas inadequadas no estilo de vida. Através de um estilo de vida saudável, pode-se reduzir os riscos de desenvolver doenças. Aqui estão as dez maiores estratégias para aumentar sua saúde, bem estar e qualidade de vida:
NÃO FUME: O fumo é o fator que mais contribui para mortes causadas por câncer pulmonar, doenças do coração, enfisema e outras doenças de alto risco. Evidências mostram que o fumo passivo causa altas taxas de problemas respiratórios. Assim, se você fuma, faça um grande favor a você mesmo e aos que estão ao seu redor - pare agora!

ALIMENTE-SE BEM: Evite alimentos gordurosos, preferindo frutas e vegetais. Limite seu consumo de gorduras a menos de 30% do seu consumo calórico diário e coma frutas ou vegetais freqüentemente - dois passos simples que podem melhorar bastante sua dieta no dia-a-dia.

EXERCITE-SE: Exercício não precisa doer para ser benéfico. Se é feito regularmente, mesmo de modo leve - como subir escadas, andar, dançar ou fazer jardinagem - pode fazer muito pela sua saúde, energia, disposição e aparência pessoal.

CONTROLE SEU PESO: Excesso de peso pode sobrecarregar seu coração e sua coluna; contribui para o desenvolvimento de diabetes e alguns tipos de câncer; danifica as articulações do quadril, joelhos e tornozelos; e coloca um sério obstáculo no seu estilo de vida. Excesso de peso pode também afetar sua aptidão física para realizar os exercícios necessários para manter-se saudável. Proteja seu bem-estar. Gerencie seu stresse, trate estados de depressão e insônia, e mantenha boas relações pessoais.

CONTROLE O ESTRESSE: Um grau elevado de stresse - ou a incapacidade de lidar com o mesmo - pode causar acidentes e problemas de saúde. Aprender a estabelecer prioridades e dizer "não" sem sentimentos de culpa pode ajudá-lo a reduzir o stresse em sua vida.

TENHA UM SONO TRANQUILO: O sono repara as energias gastas durante o dia. Uma boa quantidade de sono por noite contribui para seu bem estar físico e emocional.

MANTENHA BONS CONTATOS SOCIAIS: Quando nos vemos divididos entre as demandas profissionais e da vida familiar, é fácil perder contato com amigos e familiares. Estas relações são essenciais para nosso bem estar. Trabalhe para "estar em contato". Construa uma rede de relações. Quando você se sente sobrecarregado, ou sofre de depressão, ansiedade ou insônia, é importante ter o suporte de amigos e familiares. Se isto não for possível, estas condições devem ser efetivamente tratadas com apoio profissional.

NÃO ABUSE DO ÁLCOOL: Para muitas pessoas, tomar um drinque aqui ou ali não é prejudicial. Porém, uma incapacidade de controlar o consumo de álcool pode causar sérios problemas de saúde, aumentar acidentes, e estragar relações. Se você acha que tem um problema de alcoolismo, peça ajuda profissional, ou a um grupo de suporte.

DIRIJA COM SEGURANÇA: Pratique direção defensiva, use sempre o cinto de segurança e deixe outra pessoa dirigir, se você tiver bebido. Nunca pegue carona de alguém que esteja alcoolizado. Faça exames preventivos. Converse com seu médico sobre exames preventivos para evitar sérios problemas de saúde no futuro. Os tipos de exames a realizar dependem de sua idade, sexo, e história pessoal de doenças. Seu médico pode recomendar o melhor programa para você.

ADOTE NORMAS DE SEGURANÇA: Faça de sua casa uma zona livre de acidentes, colocando remédios, venenos e armas de fogo em locais fechados, guardando escadas e ferramentas em locais apropriados, e ensinando às crianças normas de segurança em relação ao fogão. Pratique sexo seguro. Se você é sexualmente ativo, tome os cuidados apropriados (como o uso da camisinha) para proteger sua saúde e de seu parceiro contra doenças sexualmente transmissíveis. Os riscos de saúde de cada indivíduo são decorrentes de muitos fatores relativos a idade, sexo, grupo étnico, história familiar e pessoal e estilo de vida. As estratégias apresentadas aqui podem reduzir seus riscos, mas não estão necessariamente na ordem de importância para você.


Fonte: Lincx - Serviços de saúde






MOMENTO DE REFLEXÃO

Seis homens ficaram bloqueados numa caverna por uma avalanche de neve e teriam que esperar até o amanhecer para receberem socorro. Cada um deles trazia um pouco de lenha e havia uma pequena fogueira ao redar da qual se aqueciam. Se o fogo apagasse, todos morreriam de frio.
Chegou a hora de cada um colocar mais lenha na fogueira.
  O primeiro homem, um racista, olhou demoradamente para os outros cinco e descobriu que um deles tinha a pele negra. Então raciocinou: Aquele negro!! Jamais darei minha lenha para aquecer um negro!!! E guardo-as para protege-las dos demais olhares.
O segundo homem era um avarento. Ele estava ali porque esperava receber o juros de uma dívida. Olhou ao redor, em torno do fogo bruxuleante e viu um homem da montanha, que mostrava sua pobreza no aspecto rude do semblante e nas roupas velhas e remendadas. Ele fez as contas do valor de sua lenha e enquanto mentalmente sonhava com o seu lucro, pensou: Eu, dar minha lenha para aquecer um preguiçoso?
  O terceiro homem era o negro. Seus olhos faiscavam de ira e ressentimento. Não havia qualquer sinal de perdão e seu pensamento era muito prático: É bem provável que eu precise dessa lenha para me defender. Além disso, eu jamais daria minha lenha para salvar aqueles que me oprimem. E guardou sua lenha com cuidado.
  O quarto homem era o pobre da montanha. Ele conhecia mais do que os outros caminhos, os perigos e os segredos da neve. Ele pensou: Essa nevasca pode durar vários dias, vou guardar minha lenha.
O quinto homem parecia alheio a tudo. Era um sonhador. Olhando fixamente para as brasas, nem lhe passou pela cabeça oferecer da lenha que carregava. Ele estava preocupado de mais com suas próprias visões para pensar em ser útil.
O último homem trazia nos vincos da testa e nas palmas da mão, os sinais de uma vida de trabalho. Seu raciocínio era curto e rápido: Esta lenha é minha. Custou o meu trabalho. Não darei à ninguém nem mesmo o menor de meus gravetos. Com esses pensamentos, os seis homens permaneceram imóveis.
A última brasa da fogueira se cobriu de cinzas e finalmente apagou. Ao alvorecer, quando os homens do socorro chegaram na caverna, encontraram seis cadáveres congelados, cada qual segurando um feixe de lenha.
Olhando para aquele triste quadro, o chefe da equipe de socorro disse: O frio que os matou, não foi o frio de fora, mas sim o frio de dentro!!





Clique aqui para fazer seus comentários 
ou inscrever-se e receber nossos Diários 
em sua caixa de e-mail.


TAGS: EVANGELHO, LITURGIA DIÁRIA, COMENTÁRIO DO EVANGELHO DO DIA, REFLEXÕES DO EVANGELHO DO DIA, MOTIVAÇÃO NO TRABALHO, VIDA SAUDÁVEL, CURIOSIDADES, MEIO AMBIENTE, DICAS DE SAÚDE, CASA,LAR,FAMÍLIA, VÍDEOS, MUNDO ANIMAL.



Nenhum comentário:

Postar um comentário