Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 15/11/2011




Terça-feira, 15 de novembro de 2011


“A vida é maravilhosa se não se tem medo dela.” (Charles Chaplin)





EVANGELHO DE HOJE
Lc 19,1-10


Jesus entrou em Jericó e estava atravessando a cidade. Morava ali um homem rico, chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos. Ele estava tentando ver quem era Jesus, mas não podia, por causa da multidão, pois Zaqueu era muito baixo. Então correu adiante da multidão e subiu numa figueira brava para ver Jesus, que devia passar por ali. Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e disse a Zaqueu:
- Zaqueu, desça depressa, pois hoje preciso ficar na sua casa.
Zaqueu desceu depressa e o recebeu na sua casa, com muita alegria. Todos os que viram isso começaram a resmungar:
- Este homem foi se hospedar na casa de um pecador!
Zaqueu se levantou e disse ao Senhor:
- Escute, Senhor, eu vou dar a metade dos meus bens aos pobres. E, se roubei alguém, vou devolver quatro vezes mais.
Então Jesus disse:
- Hoje a salvação entrou nesta casa, pois este homem também é descendente de Abraão. Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar quem está perdido.




MEDITANDO O EVANGELHO
Jailson Ferreira


Como preencher o vazio que há dentro de nós?
O Evangelho de hoje conta a história de Zaqueu, chefe dos cobradores de impostos. A maior lição que devemos levar para a nossa vida, partindo desse Evangelho é que nada que venha de fora poderá substituir o vazio que tem dentro do nosso coração, a não ser Jesus.
Zaqueu era um homem muito rico, que conseguiu parte dessa riqueza por meios ilícitos, roubando. Mas lá no fundo, Zaqueu queria conhecer Jesus, porque ele tinha chegado a uma conclusão: toda essa riqueza que ele acumulou, não tinha o poder de torná-lo feliz... não preenchia o vazio de dentro do seu coração. Muitas vezes nós temos essa falsa impressão: quando eu for rico, serei feliz. Que triste ilusão... Zaqueu percebeu isso, e resolveu dar metade de seus bens para os pobres. Era o excesso... E também decidiu devolver 4 vezes mais, aos que tinha roubado. Realmente, ele entendeu a mensagem. Desta vida não levaremos nada que esteja fora de nós...
Mas então é pecado possuir bens? Não! Desde que sejam fruto do trabalho honesto, e também sirvam para fins sociais, ou seja, para tentar diminuir o estado de pobreza do mundo em que vivemos. Jesus mesmo disse que sempre existirão pobres no mundo, então mesmo que muitos ricos se decidam em dar metade dos seus bens, a pobreza continuará a existir... Então por que fazer isso? Porque o que você tem em excesso, é o que está faltando na mesa, no prato de um pobre. Daí surgem os marginalizados que, por falta de condições dignas de vida, entram no submundo do crime, da prostituição...
A grande lição de hoje é: não buscar preencher o vazio que tem dentro de nós com coisas materiais, mas com as coisas do alto. E que aprendamos a compartilhar, pois já dizia Jesus: há mais prazer em dar, do que em receber... Só quem sente realmente esse prazer, é que pode dizer que não tem apego às coisas materiais...

jailsonfisio@hotmai.com





           
VIDA SAUDÁVEL

Barriga não combina com qualidade de vida

A "barriga" se forma basicamente por um motivo: a falta de atividade física, reflexo do estilo de vida atual, no qual a pessoa fica a maior parte do tempo em repouso — é o chamado sedentarismo. Outro ingrediente da "barriga" é a ingestão de alimentos com grande quantidade de calorias. Como o corpo não "queima" esta energia, ela se transforma em depósitos corporais, sob a forma de... gordura.
 O depósito de gordura na região abdominal é chamado de andróide, diferente da localizada nos quadris, coxas e glúteos —denominada ginecóide. Mas há também a gordura visceral, depósitos adiposos que se formam nas paredes de órgãos internos como o intestino, o fígado e o pâncreas e que podem provocar problemas cardiovasculares (hipertensão, enfarte) e deflagrar o diabetes.
Flacidez- Outra causa da barriga que literalmente "salta aos olhos" é o abdome fraco e flácido. Se a parede abdominal estiver fraca, não dará boa sustentação aos órgãos internos, que se projetarão para frente. Coluna- A situação pode chegar a um nível de descontrole que, devido ao tamanho da barriga, a pessoa pode ter problemas posturais. É quando a barriga se projeta para a frente, provocando uma hiperlordose. Essa postura é mais comum entre as mulheres, que assumem esta postura errada para arrebitar o bumbum ou até ao uso de salto alto, que naturalmente acentua esta postura. Assim, a região lombar fica hipertrofiada e a abdominal fraca.
O QUE FAZER? Os especialistas são unânimes em explicar que não há receitas milagrosas para acabar com a "barriguinha" e indicam duas estratégias fundamentais: reeducação alimentar e prática cotidiana de exercícios físicos aeróbios. Mas as duas em conjunto, pois são ações complementares.
NA ALIMENTAÇÃO, EVITE: • consumo de bebidas alcoólicas, devido à quantidade de calorias que possuem. • doces e frituras em excesso • fazer refeições muito calóricas, principalmente à noite • Alimentos causadores de gases como refrigerantes, feijão, frituras, pão, queijo, enlatados, carne vermelha e embutidos (Lingüiça, presunto, salame, salsicha etc). • Alimentos que retêm líquidos, como embutidos, sal em excesso e alimentos processados. • Transformar em hábito a ingestão de alimentos e líquidos em porções exageradas, pois resulta no aumento do estômago. Em conseqüência, para ter a sensação de estar saciado, a pessoa precisará ingerir uma quantidade maior de comida —boa parte desta energia não será gasta e se transformará em gordura.
COMA MENOS! • Procure fazer mais refeições (cinco a seis por dia), com menores porções e poucas calorias. O maior fracionamento da dieta também contribui para um melhor funcionamento intestinal, uma vez que com ele o estímulo da função intestinal será constante.
COMA MELHOR! • As fibras insolúveis associadas a uma ingestão adequada de líquidos permitem que o intestino funcione de forma regular, evitando que a barriga fique dilatada e dolorida. (Exemplos: farelo de trigo não processado ou farelo de arroz, cereais integrais, pão Integral; legumes/ervilha, vagem e nozes; raízes incluindo batata e cenoura; verduras como o espinafre; maçã, laranja e outras frutas. No entanto, as fibras são decompostas pelas bactérias do intestino e o organismo leva um tempo para se acostumar com isso. Assim, introduza-as devagar nas refeições). • Os alimentos diuréticos também contribuem para diminuir a retenção hídrica, reduzindo o inchaço (Exemplos: chás, suco de limão, melancia, morango, abóbora, agrião, beterraba, cenoura, escarola, folhas de beterraba, repolho, salsinha, tomate, broto de feijão, pepino)
ATIVIDADE FÍSICA • Incorpore ao seu dia-a-dia a prática de uma atividade física aeróbia (caminhada, corrida, natação, bicicleta etc...), pelo menos três vezes por semana, durante pelo menos trinta minutos. • Exercícios abdominais apenas não servem para perder barriga. Eles fortalecem a musculatura abdominal, mas deixam intacta a camada de gordura à sua frente. • Não esqueça que, antes de qualquer prática esportiva, é necessário um exame médico e o acompanhamento de um profissional de Educação Física.


Fonte: jornaldaorla







MOMENTO DE REFLEXÃO

Somos frutos de hábitos que criamos.
Somos os detalhes de situações já vividas; experiências repassadas pelos nossos pais, situações que assistimos ou que nos contaram.
Tudo isso, forma esse ser especial, mas, por vezes, tão cheio de problemas, que somos nós, os seres humanos.
Poucos estão realmente abertos para viver novas experiências.
A maioria de nós, já tem ideias e atitudes pré-concebidas, preconceitos e pré-julgamentos, quadros mentais, que juntamos, colecionamos e chamamos de "nossas verdades".
Eita coisa dura de modificar em alguém, é essa tal "verdade de cada um".
Aliás, desde o início da humanidade, ficou provado uma coisa:
- Ninguém muda ninguém que não está aberto para mudanças!
Por isso, carregamos dores pelo corpo quando nos preocupamos.
O reflexo direto das preocupações é no corpo físico.
E para complicar, carência afetiva não sai no Raio-X,
Raiva causa problemas em quase todo o organismo, mas não acusa no Tomógrafo.
Não existe remédio para "cabeça dura", para a intolerância, para a angústia de quem quer quem não lhe quer,  ou pior: nem sabe o que quer!.
Grave isso:
Todos aqueles que resolvem que vão modificar alguém, ou acreditam que possuem alguém, é Sofrimento na certeza!
Pare e reflita!
- ande por novos lugares,
- vista uma roupa diferente,
- assista um filme, uma peça de teatro,
- sai para rir com amigos,
- leia um bom livro,
- abra-se para o mundo,
- saia desse mundinho e vá ser feliz.

Viver não dói, não é castigo.,
Castigo é se fechar em suas "verdades", é ser intolerante, e ainda acreditar que é a vítima.
Abra-se  para o mundo e vá ser feliz, antes que o tempo se esgote, e de você, reste apenas, uma vaga lembrança.
Aproveite, o dia é todo seu e cheio de esperança.

Paulo Roberto Gaefke






Clique aqui para fazer seus comentários 
ou inscrever-se e receber nossos Diários 
em sua caixa de e-mail.


TAGS: EVANGELHO, LITURGIA DIÁRIA, COMENTÁRIO DO EVANGELHO DO DIA, REFLEXÕES DO EVANGELHO DO DIA, MOTIVAÇÃO NO TRABALHO, VIDA SAUDÁVEL, CURIOSIDADES, MEIO AMBIENTE, DICAS DE SAÚDE, CASA,LAR,FAMÍLIA, VÍDEOS, MUNDO ANIMAL.



Nenhum comentário:

Postar um comentário