Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Domingo 27/11/2011




Domingo, 27 de novembro de 2011


"Ao término do jogo, o rei e o peão voltam para a mesma caixa." Provérbio Italiano





EVANGELHO DE HOJE
Mc 13, 33-37



Disse Jesus: “Ficai de sobreaviso e vigiai, porque não sabeis quando será o momento. Será como um homem que, ao partir para o exterior, deixa a casa e delega autoridade aos escravos, indica o trabalho de cada um e dá ordens ao porteiro para vigiar. Vigiai, pois não sabeis quando o senhor da casa voltará, se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo ou pela manhã, para que não aconteça que, vindo de repente, vos encontre dormindo. O que eu vos digo, digo a todos: Vigiai!”




MEDITANDO O EVANGELHO
Jorge Lorente


Apesar de faltar ainda um mês para terminar o ano civil, estamos no início de um novo ano, pois começa hoje o ano "B" do calendário litúrgico. Feliz ano novo para você e para toda a sua família!!!
Já estamos vivendo o primeiro Domingo do Advento. Tempo de espera e de preparação para a chegada do Messias que veio para nos libertar da escravidão do pecado. Aniversário de Jesus, o Salvador da humanidade.
O evangelho de hoje sugere cuidado e atenção. É preciso vigiar, estar atento para não ser encontrado dormindo. Ai daquele que não estiver em seu posto de trabalho e ajudando na construção de um mundo novo.
Estar atento, vigilante e cumprindo a tarefa é o nosso compromisso batismal. Compromisso com os pobres, humildes, marginalizados e injustiçados. Nossa tarefa é levar esperança e dignidade aos menos favorecidos.
O desemprego, as favelas, a violência, a precariedade nas áreas de educação e saúde demonstram o descaso para com o próximo. Demonstram que alguns "empregados" não estão assumindo as tarefas deixadas pelo "Patrão".
Qualquer hora é hora, portanto "ficai atento e vigiai". O Dono da Casa poderá vir à tarde, à meia noite, de madrugada ou ao amanhecer... não sabemos a hora mas, que virá, virá! Virá de repente e poderá nos surpreender dormindo sobre um mundo de problemas sociais que procuramos não ver.
Poderá encontrar-nos com os olhos fechados para a superlotação das cadeias e com as costas voltadas para os milhares de menores abandonados. Poderá surpreender-nos fingindo não ver essas crianças cheirando cola e fazendo do "craque" o seu refúgio. Poderá ainda, nos questionar sobre aquele mundo de jovens segregados e amontoados sob as marquises.
Feliz daquele que, nesse dia, tiver respostas satisfatórias, que assumiu as suas tarefas, que lutou por mudanças, por dignidade e por justiça. Bem-aventurado aquele que se comportou como aquele porteiro que não foi flagrado cochilando e que, nunca foi surpreendido dormindo.
Ainda há tempo, é agora a hora de mudar! O mundo precisa de cidadania, de paz, de justiça e de amor; o mundo precisa de Deus. Ainda temos a tarde toda e a meia-noite, temos a madrugada e o amanhecer... isso é tempo mais que suficiente para acordar e partir para a luta em favor da vida.
Vamos promover a união e a partilha, essa é a tarefa para quem almeja a Glória Eterna.

jorgelorente@ig.com.br







VÍDEO DA SEMANA


A mensagem, Vinícius de Moraes na voz de Rolando Boldrin!!!

Mais uma vez o "poetinha" falou tudo o que gostaria de dizer, mas não sabia expressar com palavras! De Novo, Rolando Boldrin interpretou magnificamente um poema, que se fosse declamado por outra pessoa não teria sido tão brilhante!

Espetacular! Confira abaixo









           
MUNDO ANIMAL



O adestramento adequado potencializa a capacidade de aprendizagem do cão


O que é socialização? O significado dessa palavra é muito deturpado pelos leigos que se dizem “experts” no assunto. A maioria das pessoas que procuram treinamento para seus cães, desconhecem o seu significado e a sua real necessidade. E, por incrível que pareça, a maioria dos cães possuem problemas. Quando procurado para adestrar algum cão, Sérgio Moro, logo pergunta se houve algum tipo de trabalho ou orientação nesse sentido, e a resposta é não. Em decorrência disso, geralmente depara com algum tipo de problema. Este experiente psicólogo canino, relata que na maioria das vezes, o proprietário do cão nem sequer sabe da existência do período de socialização, que é uma fase muito importante, com início na quarta semana de vida do animal, terminando entre a 14ª e a 16ª.
Segundo Sérgio Moro que é psicólogo canino da Dog´s House, formado pelo Instituto de Educação Aplicada, de Barcelona, na Espanha, é exatamente nessa fase, que o cérebro do filhote abre-se para colher informações do mundo em que irá viver. Também é uma fase propícia para potencializar a capacidade de aprendizagem do cão.
Essas informações devem ser colhidas da maneira mais branda possível, para evitar traumas, pois qualquer experiência negativa pode acarretar danos irreparáveis à personalidade do cão. Irreparáveis, por que qualquer trauma nessa idade nunca terá um tratamento que solucione 100% do problema, diferente de trauma adquirido após esse período.
Para entendermos melhor a situação, o cérebro do cãozinho funciona como um arquivo que se abre para colher informações, que são armazenadas em pastas, para que no futuro sejam utilizadas, não importando se são boas ou ruins. Ao término do período, esse arquivo se fecha e a chave é jogada fora e, dessa forma, as informações ali armazenadas ajudarão esse cão a sobreviver.
Quando esse cão passar por situações no seu dia-a-dia, seus sentidos, sejam eles quais forem auditivos, visuais, olfativos, etc, colhem informações que serão mandadas para seu cérebro, para serem cruzadas com as obtidas durante o período de socialização.
Ao procurar e não encontrar informações sobre um determinado tipo de experiência pelo qual está passando, o cão se deparará com uma pasta vazia, onde estará escondido o medo. Conseqüentemente, esse processo desencadeia uma descarga de adrenalina muito grande no organismo do animal, podendo provocar problemas gástricos.
Para evitar esse tipo de problema que é tão comum nos cães, pois é muito freqüente ver um animal com medo nas ruas, reagindo de forma excessivamente assustadora ou agressiva com outros de sua espécie, carros e até mesmo contra os seres humanos, é fundamental que o dono procure um profissional com especialização comprovada, que saberá como orientá-lo de forma adequada. É preciso ter muito cuidado com curiosos e supostos “experts” no assunto, pois uma má orientação poderá marcar toda vida do seu cão, afirma o psicológo canino.

Vininha F. Carvalho- Jornalista, administradora de empresas, economista e ambientalista, atuando como defensora do direito dos animais. http://www.animalivre.com.br






MOMENTO DE REFLEXÃO

O escritor moçambicano Mia Couto, também licenciado em Medicina e Biologia, fez o seguinte pronunciamento, na abertura do ano letivo do Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique.

Os Sete Sapatos Sujos.

- Não podemos entrar na modernidade com o atual fardo de preconceitos.

- À porta da modernidade precisamos de nos descalçar.

- Eu contei ?Sete Sapatos Sujos? que necessitamos de deixar na soleira da porta dos tempos novos.

- Haverá muitos. Mas eu tinha que escolher e sete é um número mágico:

- Primeiro Sapato:

- A idéia de que os culpados são sempre os outros.

- Segundo Sapato:

- A idéia de que o sucesso não nasce do trabalho.

- Terceiro Sapato:

- O preconceito de que quem critica é um inimigo.

- Quarto Sapato:

- A idéia de que mudar as palavras muda a realidade.

- Quinto Sapato:

- A vergonha de ser pobre e o culto das aparências.

- Sexto Sapato:

- A passividade perante a injustiça .

- Sétimo Sapato:

- A idéia de que, para sermos modernos, temos que imitar os outros.

Limpe seus sapatos!!!!!


Autor: Mia Couto





Clique aqui para fazer seus comentários 
ou inscrever-se e receber nossos Diários 
em sua caixa de e-mail.


TAGS: EVANGELHO, LITURGIA DIÁRIA, COMENTÁRIO DO EVANGELHO DO DIA, REFLEXÕES DO EVANGELHO DO DIA, MOTIVAÇÃO NO TRABALHO, VIDA SAUDÁVEL, CURIOSIDADES, MEIO AMBIENTE, DICAS DE SAÚDE, CASA,LAR,FAMÍLIA, VÍDEOS, MUNDO ANIMAL.





Nenhum comentário:

Postar um comentário