Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 25/11/2011




Sexta-feira, 25 de novembro de 2011


"A pessoa que concorda com tudo o que você diz, ou é tolo, ou está se preparando para enganá-lo."  (Kin Hubbard )




EVANGELHO DE HOJE
Lc 21,29-33



E Jesus contou-lhes uma parábola: "Olhai a figueira e todas as árvores. Quando começam a brotar, basta olhá-las para saber que o verão está perto. Vós, do mesmo modo, quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Reino de Deus está perto. Em verdade vos digo: esta geração não passará antes que tudo aconteça. O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão.







MEDITANDO O EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


Quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Reino de Deus está perto.
Neste Evangelho, Jesus continua nos falando a respeito do final dos tempos.
“Essas coisas”, a que ele se refere, são os problemas sociais e cósmicos citados um pouco antes, neste mesmo discurso: guerras, mortandades, terremotos, maremotos...
Quando as folhas das árvores caem, e começam a aparecer os brotinhos das novas folhas e dos frutos, esses brotinhos são os sinais pelos quais sabemos que a primavera está chegando. Da mesma forma, aquelas calamidades são os sinais de que a nossa salvação está próxima.
Quando Jesus fala: “Tudo isso vai acontecer antes que passe esta geração”, ele se refere, não ao fim do mundo, mas à queda de Jerusalém e à abertura do Evangelho e do Reino de Deus aos não judeus.
Jesus exclui toda tentativa de precisão cronológica do fim do mundo. Isso desqualifica qualquer especulação adventista nesse sentido.
A segunda vinda de Jesus será tão clara como um relâmpago, desses relâmpagos grandes que brilham de um ao outro lado do horizonte. Portanto, ninguém deve preocupar-se com isso. Naquele tempo, havia uma idéia muito generalizada de que o fim do mundo estava próximo, por isso que Jesus faz essas explicações.
“O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.” Essa afirmação vai além da questão de quando será o fim do mundo. A nossa esperança, baseada no Evangelho, é eterna e ultrapassa esse mundo material e provisório em que vivemos. O verdadeiro fim do mundo acontece para quem não segue a Jesus, pois está ao léu deste mundo, que tem como fruto a destruição e a morte. O cristão fiel sempre vê uma luz no fim do túnel, e essa luz chama-se ressurreição, que lhe abre as portas para o mundo novo e eternamente feliz.
Devemos andar sempre vigilantes, a fim de percebermos as vindas de Jesus ao nosso encontro, que acontece das mais diversas formas. A tecnologia tem receptores de mensagens dos mais diversos tipos. Mas, para captarmos essa mensagem, que é a vinda de Jesus, o mundo não está preparado nem nos prepara. Entretanto, é aí que reside o segredo da felicidade!
Certa vez, no século passado, um padre foi a uma Comunidade rural muito distante da sede da paróquia, para a festa de S. Sebastião, o padroeiro da Comunidade. O padre foi a cavalo.
Ele chegou à Comunidade dia 19 de janeiro de 1935. A Comunidade chama-se S. Sebastião do Formoso, que fica atualmente no município de Jaborandi – BA. O nome do padre é Oto Maria Gonçalves. Ao chegar, Pe. Oto atendeu às confissões, fez os batizados e foi descansar para, no dia seguinte, presidir a um casamento, celebrar a Missa festiva e dirigir a procissão. Mas, ao anoitecer, Pe. Oto começou a vomitar sangue. Vomitou muito sangue mesmo.
Os noivos pediram a ele que fizesse logo o casamento, pois ele podia não agüentar até o dia seguinte. Pe. Oto respondeu: “Podem ficar tranqüilos. Amanhã eu vou fazer o casamento de vocês, vou celebrar a Missa e dirigir a procissão, tudo direitinho”.
De fato, no outro dia ele se levantou, fez o casamento, rezou a Missa e dirigiu a procissão, tudo na maior alegria e festa. E naquela tarde morreu. Quantas vezes nós, porque uma unha está doendo, já não saímos de casa para levar a Eucaristia a um doente!
O Pe. Oto cumpriu a missão dele direitinho, até o fim, e Deus o apoiou na última hora.
Maria Santíssima era uma mulher vigilante, e vivia sempre preparada para o encontro com o Senhor. Santa Mãe de Deus, rogai por nós!
Quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Reino de Deus está perto.



           
DICAS DE SAÚDE
Ressaltamos que as Dicas de Saúde enviadas por este Diário, não equivalem a uma receita médica; são apenas "dicas".  Os exames preventivos são sempre indispensáveis! Para mais informações consulte o seu médico.


Dor nos ombros é coisa séria               



A dor nos ombros, além de ser corriqueira, acomete pessoas de todas as idades. Porém, o fato de ser tão comum preocupa os especialistas. “Este tipo de desconforto está tão presente em nosso cotidiano que nem sempre nos atentamos ao sinal de que pode ser um indício de problema mais grave”, preocupa-se o Osteopata Gabriel Boal, da Clínica Reacciona de Piracicaba.
O fisioterapeuta Felipe Yamaguchi também alerta para a possível gravidade do problema. Segundo ele, “dores nos ombros devem ser sempre bem avaliadas por um especialista, pois a continuidade dos sintomas pode levar a uma piora do quadro inicial, gerando lesões mais graves e até difíceis de tratar”, explica.

O que ocasiona a dor nos ombros?

A dor no ombro pode ser proveniente de alterações musculares ou articulares do local ou mesmo de outras regiões, como por exemplo, a região cervical que envia as informações (através de nervos) para os músculos do ombro.
“A origem da dor pode estar em uma lesão inflamatória nos tendões (tendinite), em virtude de movimentos repetitivos ou excesso de uso, traumas na região e em esforços feitos de forma errada. Além disso, podem vir também de lesões degenerativas com o avanço da idade e o desgaste das articulações, ou até quando as mesmas sofrem o que chamamos de calcificação”, salienta Dr. Gabriel Boal.

E acrescenta: “Muitos pacientes nem imaginam, mas outro fator causador pode ser o fígado. Alterações de funcionamento do fígado podem ocasionar sintomas na região do ombro por dor referida (à distância). Nesses casos a dor piora a noite (madrugada), devido ao pico de funcionamento do fígado ser nesse horário”.
Por isso, algumas pessoas com predisposição ao incômodo devem ficar atentas. “Indivíduos que possuem alterações degenerativas na coluna cervical, mau funcionamento visceral e que trabalham realizando grandes esforços com os braços, têm uma tendência a ter maiores problemas na região”, diz Dr. Boal.
Quando questionado sobre o momento certo do paciente buscar ajuda, o osteopata da Clínica Reacciona, Felipe Yamaguchi não hesita: “A hora certa de procurar auxílio é sempre no início dos sintomas da dor, pois quanto mais cedo diagnosticado e tratado, melhor e mais rápido será o resultado”, esclarece Dr. Felipe.
“Na Osteopatia é feita uma avaliação de forma geral do indivíduo, principalmente, na região cervical, ombros e vísceras e mais um histórico completo da dor com as características e dados sobre o início do aparecimento dos sintomas. Só assim é possível realizar um diagnóstico preciso”, afirma Dr. Boal.
Para Dr. Felipe, “a técnica manual, por avaliar o indivíduo como um todo, é capaz de tratar todas as alterações que estejam relacionadas com a dor no ombro. Sendo assim, o diagnóstico é feito de forma precisa e o tratamento torna-se duradouro e eficaz em menor tempo”.
E os especialistas deixam bem claro: “No geral, as dores nos ombros apresentam ótimos resultados ao tratamento osteopático, mas é preciso avaliar cada caso. Mais do que correção, antes de tudo, o que deve ser feito é a prevenção. Uma boa alimentação e atividade física regular podem precaver as lesões em questão”, completam.
Para quem já apresenta os primeiros sinais de lesão os osteopatas da Clínica Reacciona aconselham: "é fundamental tratá-las desde o início, evitando que o problema se repita e gere lesões mais graves, que podem até terminar em cirurgia, como o caso de rompimento dos tendões dos músculos, por exemplo.”

Sobre a Clínica Reacciona
Coordenada pelos fisioterapeutas Felipe Yamaguchi e Gabriel Boal, a Clínica Reacciona foi idealizada e projetada para oferecer um atendimento de qualidade em um ambiente tranqüilo e aconchegante. Sinônimo de bem estar, o espaço conta com todas as ferramentas necessárias e os equipamentos mais modernos para proporcionar um tratamento eficaz e definitivo. A equipe da Clínica Reacciona é composta por profissionais formados e especializados nas áreas de Osteopatia, Fisioterapia, RPG (Reeducação Postural Global), Acupuntura e Nutrição. Todos, com um amplo currículo, estão prontos e aptos a apresentarem os melhores resultados dentro das funções estabelecidas, sempre visando o bem estar e a melhora do paciente. A ética profissional, a competência e o conhecimento adquirido através de anos de estudo e dedicação, fazem da Clínica Reacciona um espaço completo e totalmente capacitado.






MOMENTO DE REFLEXÃO


A depressão por ser uma doença tão incompreendida é que muitos evitam falar.
Quem não experimentou, não sabe o que significa não ter forças emocionais para abrir a janela para ver o sol.
O depressivo busca refúgio no isolamento, ele não se sente abandonado, abandona-se, desiste de si, de uma certa forma.
Há pessoas que choram seu destino, mas ao depressivo isso não acontece, pois se chora é porque não consegue ver destino, nem bom, nem ruim, apenas um vazio instalado a alguns metros dos seus olhos.
Falta vontade pra levantar, pra andar, pra sair, pra viver... a única vontade que sobra é a de dormir, pois esta não pede esforço, não exige ajuda e não obriga ninguém a enfrentar o dia.
Na depressão só as lágrimas são companheiras, pois vêem sozinhas e ficam juntas sem tentar consolar e sem fazer perguntas ou exigências. Elas ficam, simplesmente, presentes.
Que a vida é bela eu sei! Ela é bela para quem ri e para quem chora, para quem espera e para quem desespera. Ela é bela quando é noite, quando é dia, quando a chuva canta na janela e os ventos assobiam estranhas canções.
Mas a beleza da vida não é atrativo bastante para encher uma alma de querer, para injetar nela a vida e novas perspectivas.
É preciso mais, muito mais que a luz do dia ou a suavidade de uma flor para dar a uma pessoa o desejo de se levantar e recomeçar o caminho.
É difícil buscar forças quando já utilizamos todas as reservas possíveis, mas é exatamente esse o momento de dirigir-nos a Deus, pois se nossas forças físicas parecem mortas, nosso pensamento está bem vivo.
E é quando abandonamos completamente nosso desejo ao desejo de Deus que nos tornamos mais fortes.
Que o depressivo não pense que chegou ao fim do caminho, ele apenas fez uma parada. Há ainda muita estrada pela frente, novas perspectivas e novos horizontes.
Quando Deus toma a direção das nossas vidas é que as janelas começam a se abrir, que nosso coração bate um pouco mais apressado e começamos a encontrar as soluções para o que antes parecia perdido.
Podemos atravessar a dolorosa estrada da depressão, mas chegaremos ao fim dela, pois se sozinhos nos sentimos, sós já não estamos.
A vida continua linda, continua bela. E se já não sabemos mais olhar, Deus nos ensina como abrir os olhos.
É preciso muita fé em Deus, muita força e coragem para enfrentar essa doença e acima de tudo pedir ajuda , pois sabemos que a depressão quando não tratada , muitas vezes com medicamentos e ajuda psicológica pode levar a pessoa ao suicídio.
Mas a vontade de sair dessa doença , a fé em Deus e uma religião que nos mostra o que é o amor, e o verdadeiro caminho no bem , nos ajuda a sair dessa tristeza da alma, que é a depressão...
Hoje posso dizer que sou uma pessoa muito feliz , e com muita vontade de viver e ajudar meus irmãos.
Pois, graças a Deus sai de uma depressão muito forte , no qual eu não queria levantar mais da cama e só chorava.
Deus é nosso Pai amantíssimo, nosso porto seguro, ele nunca abandona um filho seu.
Por isso é na fé que temos que buscar a cura para essa doença...
Que Deus nos guie sempre e nos dê muita coragem para vencer os obstáculos que a vida nos impõe!
Transforme suas lagrimas em sorrisos!





Clique aqui para fazer seus comentários 
ou inscrever-se e receber nossos Diários 
em sua caixa de e-mail.


TAGS: EVANGELHO, LITURGIA DIÁRIA, COMENTÁRIO DO EVANGELHO DO DIA, REFLEXÕES DO EVANGELHO DO DIA, MOTIVAÇÃO NO TRABALHO, VIDA SAUDÁVEL, CURIOSIDADES, MEIO AMBIENTE, DICAS DE SAÚDE, CASA,LAR,FAMÍLIA, VÍDEOS, MUNDO ANIMAL.





Nenhum comentário:

Postar um comentário