Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 09/11/2011





Quarta-feira, 09 de novembro de 2011


“Quem pensa que a distância faz esquecer, esquece que a saudade faz lembrar.”




EVANGELHO DE HOJE
Jo 2,13-22


Alguns dias antes da Páscoa dos judeus, Jesus foi até a cidade de Jerusalém. No pátio do Templo encontrou pessoas vendendo bois, ovelhas e pombas; e viu também os que, sentados às suas mesas, trocavam dinheiro para o povo. Então ele fez um chicote de cordas e expulsou toda aquela gente dali e também as ovelhas e os bois. Virou as mesas dos que trocavam dinheiro, e as moedas se espalharam pelo chão. E disse aos que vendiam pombas:
- Tirem tudo isto daqui! Parem de fazer da casa do meu Pai um mercado!
Então os discípulos dele lembraram das palavras das Escrituras Sagradas que dizem: "O meu amor pela tua casa, ó Deus, queima dentro de mim como fogo."
Aí os líderes judeus perguntaram:
- Que milagre você pode fazer para nos provar que tem autoridade para fazer isso?
Jesus respondeu:
- Derrubem este Templo, e eu o construirei de novo em três dias!
Eles disseram:
- A construção deste Templo levou quarenta e seis anos, e você diz que vai construí-lo de novo em três dias?
Porém o templo do qual Jesus estava falando era o seu próprio corpo. Quando Jesus foi ressuscitado, os seus discípulos lembraram que ele tinha dito isso e então creram nas Escrituras Sagradas e nas palavras dele.





MEDITANDO O EVANGELHO
Pe. Antonio Queiroz

O zelo por tua casa me consumirá.
Hoje nós celebramos o aniversário da inauguração da primeira igreja católica construída no mundo. Ela fica em Roma e chama-se Igreja do Latrão. Isso porque fica no Bairro Latrão.
No fundo, é a festa da nossa igreja matriz, ou da nossa capela, apesar de geralmente não sabermos o dia em que ela foi inaugurada.
O Evangelho narra a expulsão dos vendilhões do Templo. O gesto de Jesus, de expulsar aquele pessoal que estava transformando a casa de Deus em local de comércio, mostra o seu amor a Deus Pai e o zelo em proteger as coisas mais ligadas a ele. Daí a lembrança dos discípulos, da frase que está no Salmo 69,10: "O zelo por tua casa me consumirá".
Nós precisamos zelar pelo bom ambiente da nossa igreja ou capela. Que tudo favoreça a oração: o silêncio, a limpeza, boa ornamentação e decoração... Assim manifestar o nosso amor a Deus.
“Estava próxima a Páscoa dos judeus.” É assim que o evangelista João começa a narrar a cena, para nos lembrar que a morte de Jesus aconteceria naquela Páscoa. Jesus foi corajoso; mesmo sabendo do perigo que corria, defendeu com energia a Casa de Deus.
Jesus deu um passo à frente, e lembrou que o principal templo de Deus é o nosso corpo, onde Deus habita, desde o nosso batismo. "Acaso não sabeis que sois templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá, pois o templo de Deus é santo, e esse templo sois vós" (1Cor 3,16-17).
E mais na frente, S. Paulo fala: “Como o corpo é um, embora tenha muitos membros, e como todos os membros do corpo, embora sejam muitos, formam um só corpo, assim também acontece com Cristo. De fato, todos nós, judeus ou gregos, escravos ou livres, fomos batizados num só Espírito, para formarmos um só corpo... Vós todos sois o corpo de Cristo e, individualmente, sois membros desse corpo” (1Cor 12,12-13.27).
É importante zelar pela Igreja viva, que é a Comunidade cristã, porque ela é o referencial de caminho, verdade e vida para o povo, mesmo para os que não a freqüentam. “Se o sal perde seu sabor, com que se salgará?” (Mt 5,13).
Certa vez, um missionário chegou a uma Comunidade rural, para iniciar as santas missões. Era bem distante da cidade.
A Irmã que havia preparado o povo para a missão escreveu no relatório: "Não existe capela nem qualquer local grande onde o povo possa se reunir. A Comunidade ficou de construir uma 'latada". Latada é um barracão coberto com folhas de buriti.
Mas quando o padre chegou, ficou surpreso, ao ver uma capela grande e bonita. Primeiro, ele perguntou o nome daquele local, porque pensava que tinha errado o bairro. Mas confirmaram que era ali mesmo.
Então ele mostrou o relatório da Irmã e perguntou qual o motivo daquela diferença. Um senhor explicou:
"Sr. Padre, depois que a Irmã foi embora, faltava ainda um mês para o início da missão. Um dia eu e três colegas estávamos almoçando, na roça, debaixo de uma árvore. Como sempre, estávamos criticando a nossa Comunidade, porque as pessoas são muito paradas aqui. A certa altura da conversa, eu me levantei e disse: 'Nós estamos criticando a nós mesmos, pois a Comunidade somos nós. Vamos fazer alguma coisa?’”
Nesta hora, o homem se emocionou e não conseguia continuar a explicação. O padre pôs a mão no ombro dele com carinho e disse: “Não precisa continuar. Já entendi tudo.” E, também emocionado, o padre olhou para cima a fim de contemplar a beleza daquela capela, construída em trinta dias.
O zelo por tua casa me consumirá.
Para que a nossa Comunidade cumpra a sua missão no bairro, ela precisa de uma casa de oração, bonita e bem cuidada.
Aquele desafio do homem – “Vamos fazer alguma coisa?” – vale também para nós, pois nós também somos Igreja.
Maria Santíssima, na Ladainha, é chamada de Casa de Ouro, porque o seu seio abrigou o Rei do universo, que é representado pelo ouro, o rei dos metais. Que ela nos ajude a zelar pela nossa igreja ou capela.
O zelo por tua casa me consumirá.








CURIOSIDADES


Por que nós nos emocionamos?

Todo ser humano têm esse tipo de sentimento. Não se emocionar indica um estado patológico grave, comum aos psicopatas. O choro, o riso e a emoção são respostas do corpo aos sentimentos e sensações experimentadas.

Por que se diz que alguém que está com medo vai fazer xixi na calça?

Porque uma situação que nos causa medo pode desencadear uma reação do sistema nervoso que aumenta a pressão sobre a bexiga, levando à contração involuntária do órgão e ao descontrole urinário.

Qual é o motivo biológico das risadas?

As risadas são reações comportamentais que envolvem componentes emocionais e cognitivos (relacionados à inteligência). Diante de determinados estímulos, algumas áreas do cérebro entendem as situações como engraçadas e uma resposta motora é desencadeada. Para que ela aconteça, contraem-se o diafragma, a glote e parte da musculatura facial.

As impressões digitais têm qual função em nosso corpo?

As pequenas saliências da pele, as cristas papilares, são úteis porque funcionam como antiderrapante. Se a palma e as pontas dos dedos fossem totalmente lisas, os objetos escorregariam da mão com muito mais facilidade. O mesmo vale para a planta e os dedos dos pés: aumentam a aderência ao chão.

As verrugas são contagiosas?

Apenas as verrugas causadas por vírus são transmitidas para outras pessoas. Ela podem ser identificadas pela elevação da pele, cor amarelada na superfície e pontos negros no centro. Mesmo assim, verrugas deste tipo só são adquiridas pelo contato direto com o portador do vírus ou pelo uso das mesmas roupas e utensílios.






MOMENTO DE REFLEXÃO

Outro dia, vi uma formiga que carregava uma enorme folha.
A formiga era pequena e a folha devia ter, no mínimo, dez vezes o tamanho dela.
A formiga a carregava com sacrifício. Ora a arrastava, ora a tinha sobre a cabeça.
Quando o vento batia, a folha tombava, fazendo cair também à formiga.
Foram muitos os tropeços, mas nem por isso a formiga desanimou de sua tarefa.
Eu a observei e acompanhei, até que chegou próximo de um buraco, que devia ser a porta de sua casa. Foi quando pensei: - "Até que enfim ela terminou seu empreendimento".
- Ilusão minha. Na verdade, havia apenas terminado uma etapa.
A folha era muito maior do que a boca do buraco, o que fez com que a formiga a deixasse do lado de fora para, então, entrar sozinha.
Foi aí que disse a mim mesmo: - "Coitada, tanto sacrifício para nada. "Lembrei-me ainda do ditado popular: "Nadou, nadou e morreu na praia."
Mas a pequena formiga me surpreendeu. Do buraco saíram outras formigas, que começaram a cortar a folha em pequenos pedaços.
Elas pareciam alegres na tarefa.
Em pouco tempo, a grande folha havia desaparecido, dando lugar a pequenos pedaços e eles estavam todos dentro do buraco.
Imediatamente me peguei pensando em minhas experiências.
Quantas vezes desanimei diante do tamanho das tarefas ou dificuldades? Talvez, se a formiga tivesse olhado para o tamanho da folha, nem mesmo teria começado a carregá-la.
Invejei a persistência, a força daquela formiguinha.
Naturalmente, transformei minha reflexão em oração e pedi ao Senhor: - Que me desse à tenacidade daquela formiga, para "carregar" as dificuldades do dia-a-dia.
Que me desse à perseverança da formiga, para não desanimar diante das quedas.
Que eu pudesse ter a inteligência, a esperteza dela, para dividir em pedaços o fardo que, às vezes, se apresenta grande demais.
Que eu tivesse a humildade para partilhar com os outros o êxito da chegada, mesmo que o trajeto tivesse sido solitário.
Pedi ao Senhor a graça de, como aquela formiga, não desistir da caminhada, mesmo quando os ventos contrários me fazem virar de cabeça para baixo; mesmo quando, pelo tamanho da carga, não consigo ver com nitidez o caminho a percorrer.
A alegria dos filhotes que, provavelmente, esperavam lá dentro pelo alimento, fez aquela formiga esquecer e superar todas as adversidades da estrada.
Após meu encontro com aquela formiga, saí mais fortalecido em minha caminhada.
Agradeci ao Senhor por ter colocado aquela formiga em meu caminho ou por meter feito passar pelo caminho dela!"






Clique aqui para fazer seus comentários 
ou inscrever-se e receber nossos Diários 
em sua caixa de e-mail.


TAGS: EVANGELHO, LITURGIA DIÁRIA, COMENTÁRIO DO EVANGELHO DO DIA, REFLEXÕES DO EVANGELHO DO DIA, MOTIVAÇÃO NO TRABALHO, VIDA SAUDÁVEL, CURIOSIDADES, MEIO AMBIENTE, DICAS DE SAÚDE, CASA,LAR,FAMÍLIA, VÍDEOS, MUNDO ANIMAL.





Nenhum comentário:

Postar um comentário