Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 16/11/2011




Quarta-feira, 16 de novembro de 2011


"Um professor não educa indivíduos. Ele educa uma espécie."
( Georg Christoph Lichtenberg )





EVANGELHO DE HOJE
Lc 19,11-28


Jesus contou uma parábola para os que ouviram o que ele tinha dito. Agora ele estava perto de Jerusalém, e por isso eles estavam pensando que o Reino de Deus ia aparecer logo. Então Jesus disse:
- Certo homem de uma família importante foi para um país que ficava bem longe, para lá ser feito rei e depois voltar. Antes de viajar, chamou dez dos seus empregados, deu a cada um uma moeda de ouro e disse: "Vejam o que vocês conseguem ganhar com este dinheiro, até a minha volta."
- Acontece que o povo do seu país o odiava e por isso mandou atrás dele uma comissão para dizer que não queriam que aquele homem fosse feito rei deles.
- O homem foi feito rei e voltou para casa. Aí mandou chamar os empregados a quem tinha dado o dinheiro, para saber quanto haviam conseguido ganhar. O primeiro chegou e disse: "Patrão, com aquela moeda de ouro que o senhor me deu, eu ganhei dez."
- "Muito bem!" - respondeu ele. - "Você é um bom empregado! E, porque foi fiel em coisas pequenas, você vai ser o governador de dez cidades."
- O segundo empregado veio e disse: "Patrão, com aquela moeda de ouro que o senhor me deu, eu ganhei cinco."
- "Você vai ser o governador de cinco cidades!" - disse o patrão.
- O outro empregado chegou e disse: "Patrão, aqui está a sua moeda. Eu a embrulhei num lenço e a escondi. Tive medo do senhor, porque sei que é um homem duro, que tira dos outros o que não é seu e colhe o que não plantou."
- Ele respondeu: "Você é um mau empregado! Vou usar as suas próprias palavras para julgá-lo. Você sabia que sou um homem duro, que tiro dos outros o que não é meu e colho o que não plantei. Então por que você não pôs o meu dinheiro no banco? Assim, quando eu voltasse da viagem, receberia o dinheiro com juros."
- E disse para os que estavam ali: "Tirem dele a moeda e dêem ao que tem dez."
Eles responderam:
- "Mas ele já tem dez moedas, patrão!"
- E o patrão disse:
- "Eu afirmo a vocês que aquele que tem muito receberá ainda mais; mas quem não tem, até o pouco que tem será tirado dele. E agora tragam aqui os meus inimigos, que não queriam que eu fosse o rei deles, e os matem na minha frente."
Depois de dizer isso, Jesus foi adiante deles para Jerusalém.




MEDITANDO O EVANGELHO
Padre Queiroz


Por que tu não depositaste meu dinheiro no banco?
Esta parábola das moedas de prata é parecida com a dos talentos. Um patrão, antes de viajar, chamou dez empregados e entregou a cada um dez moedas de prata, pedindo-lhes que, na sua ausência, as fizessem render.
As moedas simbolizam os nossos dons e qualidades, que chamamos também de talentos: Saúde, estudo, inteligência, dom artístico, aptidão profissional, amor, boas maneiras, as virtudes cristãs...
A parábola foi uma resposta de Jesus aos discípulos que, pelo fato de estarem se aproximando de Jerusalém, pensavam que o Reino de Deus ia chegar logo. Portanto, o que Jesus quis dizer é que a chegada do Reino de Deus depende de nós mesmos, do uso que fizermos dos nossos dons.
Reino de Deus é a Vida Nova projetada por Jesus, que tem seu início aqui na terra e a plenitude no Céu. É uma vida na verdade, na justiça, na graça de Deus, no amor, na vida plena para todos sem que haja excluídos, e na paz.
Isso não cai pronto do céu; nós é que temos de construí-lo, com os dons e recursos que temos.
A referência ao ódio que os concidadãos tinham do patrão, e à vitória dele, sendo coroado rei, simboliza a morte e ressurreição de Jesus. Nós também encontramos obstáculos e perseguições, ao desenvolvermos os nossos talentos.
“A todo aquele que já possui, será dado mais ainda; mas àquele que nada tem, será tirado até mesmo o que tem.” Sentido: no julgamento final de Deus, aquele que foi fiel no pouco, nos pequenos serviços da vida terrena, receberá uma grande recompensa, como o empregado que fez as dez moedas renderem dez vezes mais; mas o que não teve essa fidelidade, e foi preguiçoso, será castigado severamente.
Na prática, cada um de nós deve usar bem os dons que recebeu de Deus, sejam quais forem, grandes ou pequenos. Assim, seremos premiados por Deus. Mais que uma honra, nossos dons são uma responsabilidade para nós!
Havia, certa vez, uma jovem de família classe média que estava ficando cada vez mais doente. Por fim, ela não queria mais nem levantar-se da cama. Era uma doença misteriosa, que nenhum médico descobria.
Um dia, após os exames, o médico chamou os pais dela e disse: “Quero tentar ainda um recurso. Se vocês me permitirem, levarei a sua filha comigo para um passeio”. Os pais concordaram.
No dia seguinte, logo de manhã, o médico parou seu carro na frente da casa deles, a jovem entrou e saíram. Atravessaram a cidade e seguiram por ruas de terra, num bairro bem pobre. Pararam junto a um barraco.
O doutor disse: “Chegamos. Vamos fazer uma visitinha”. Ao entrarem no barraco, o médico foi recebido naturalmente, sinal que ia lá com freqüência. Ele apresentou a garota e fez perguntas sobre a saúde da viúva e dos filhos.
A mocinha observava tudo. O médico deixou alguns medicamentos e despediu-se. Na volta, a menina perguntou se iam voltar. “Sim” respondeu ele.
Dois dias após, o médico encontrou o carro junto à porta da casa da jovem. Ela já o esperava, com várias sacolas plásticas. Durante o percurso, conversou animadamente.
Chegando ao barraco, foi ela que mais conversou. O médico estava satisfeito. Seu novo método de cura estava surtindo efeito.
Voltaram mais vezes. Depois ela passou a ir sozinha, com as amigas, que alargaram o seu círculo de amizades na favela.
Algumas semanas depois, a moça estava curada, bonita e bem disposta.
Os nossos dons foram feitos para serem usados e não guardados só para nós. E o principal dom que temos é o amor.
Maria Santíssima usou e usa muito bem os dons que recebeu de Deus, especialmente o de Mãe. Vamos pedir a ela que interceda junto de seu Filho por nós, a fim de que façamos render dez vezes mais as nossas dez moedas de prata.
Por que tu não depositaste meu dinheiro no banco?






CURIOSIDADES




Como é que nasce um "galo"na cabeça?


Quando se leva uma pancada na cabeça, alguns dos vasos sanguíneos que irrigam a região se rompem, deixando vazar o plasma, parte líquida do sangue composta principalmente de água. Como logo abaixo deles está o crânio, esse líquido não tem por onde vazar, e forma uma saliência.


Como os irmãos siameses xifópagos nascem ligados e por que têm esse nome?


Eles nascem ligados entre si por uma membrana, normalmente na altura do peito ou do abdome, e têm órgãos em comum. Xifópagos vem das palavras gregas xifos, que significa "espada" ou "apêndice em forma de espada" e de pago, "unido", "ligado". O nome irmãos siameses é uma alusão aos gêmeos Chan e Eng. Eles nasceram em 1811, na Tailândia, então Sião, e tiveram seu caso estudado nos Estados Unidos.
Viveram até os 63 anos, ligados por uma membrana na altura do peito.


É verdade que nossas orelhas não param de crescer?


Nossas orelhas estão sempre crescendo porque são feitas de cartilagem. Ao contrário dos ossos, a cartilagem não depende de certos hormônios que com o tempo se tornam escassos. Por isso nunca param de crescer. O mesmo acontece com o nariz.


O lado direito do corpo é igual ao lado esquerdo?


Não, a simetria do corpo não é perfeita. Um braço de uma pessoa pode ser mais curto do que o outro, sem que isso seja um defeito físico. Mesmo nos órgãos internos, as diferenças existem. Os pulmões, por exemplo, são diferentes. O lado direito tem três divisões (ou lobos) e é maior que o esquerdo, que só tem dois lobos.


O que torna uma pessoa canhota?


De acordo com o médico neurologista Rogério Tuma, não se sabe ao certo o que faz uma pessoa ser canhota. Ele afirma conta que, entre os canhotos, o hemisfério direito domina as funções motoras, ao contrário do que acontece com os destros.


Para que serve a saliva?


A saliva tem várias funções: lubrifica e umedece o interior da boca para facilitar a fala e transformar os alimentos numa massa fácil de ser digerida; ajuda a controlar a quantidade de água no organismo (quando o corpo está com falta de água, a boca fica seca, surgindo a sede) e também tem a função de dificultar a cárie, ao circular na boca e remover restos de alimentos e bactérias. Diariamente, passam pela boca de 1 a 2 litros de saliva produzidos pelas glândulas salivares.






MOMENTO DE REFLEXÃO


- Que ninguém me feche no trânsito. Se fechar, que eu seja capaz de contar até 100.
- Que meu ciúme seja na medida certa pra ele(a) saber que eu gosto dele(a), nunca em excesso pra que me veja como a(o) chata(o) ciumenta(o).
- Que eu tenha paciência quando o elevador demorar, o táxi não parar, o telefone só der ocupado ou não atender, o vôo atrasar, o passageiro do meu lado roncar, o quarto do hotel for pior do que eu mereço.
- Que eu nunca fale mais do que as pessoas querem ouvir e seja capaz de ouvir o que elas querem dizer.
- Que eu consiga ser gentil mesmo quando tudo em volta estimula a indelicadeza.
- Que o “Law and Order” não reprise tanto. Que o “CSI” volte a ser bom. E que eu possa ver o “Life”, meu vício mais recente.
- Que o mercado não fique nervoso, a Bolsa não despenque, o dólar se comporte, a economia com seus caprichos não nos aborreça.
- Que as celebridades fiquem quietas em suas casas, pra gente não ter que saber em que castelo estão, com que príncipe ou princesa foram vistas, quanto puseram de silicone, que opinião emitiram sobre assuntos que não nos interessam.
- Que meus amigos tenham saúde, que minha família acorde bem todos os dias e que eu mereça ter os amigos e a família que tenho.
- Que eu deseje o bem daqueles que eu não conheço e até daqueles a quem não quero tão bem.
- Que eu não sinta um segundo de rancor ou mágoa.
- Que não feche portas e janelas.
- E que, ainda que o futuro nos dê o benefício da dúvida e o passado a ilusão do que achamos que vivemos, eu escolha viver no presente.


Leila Ferreira





Clique aqui para fazer seus comentários 
ou inscrever-se e receber nossos Diários 
em sua caixa de e-mail.


TAGS: EVANGELHO, LITURGIA DIÁRIA, COMENTÁRIO DO EVANGELHO DO DIA, REFLEXÕES DO EVANGELHO DO DIA, MOTIVAÇÃO NO TRABALHO, VIDA SAUDÁVEL, CURIOSIDADES, MEIO AMBIENTE, DICAS DE SAÚDE, CASA,LAR,FAMÍLIA, VÍDEOS, MUNDO ANIMAL.



Nenhum comentário:

Postar um comentário