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LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 08/04/2011



Sexta-Feira, 08 de abril de 2011


“Alguns homens melhoram depois dos 40. E eu mesmo só comecei a me sentir mais gato depois dos 90.” (Oscar Niemeyer- 102 anos)





EVANGELHO DE HOJE



Jo 7,1-2.10.25-30


Depois disso, Jesus percorria a Galiléia; não queria andar pela Judéia, porque os judeus procuravam matá-lo. Estava próxima a festa dos judeus, chamada das Tendas. Depois que seus irmãos subiram para a festa, Jesus subiu também... em segredo. Alguns de Jerusalém diziam: "Não é este a quem procuram matar? Olha, ele fala publicamente e ninguém lhe diz nada. Será que os chefes reconheceram que realmente ele é o Cristo? Mas este, nós sabemos de onde é. O Cristo, quando vier, ninguém saberá de onde é". Enquanto ensinava no templo, Jesus exclamou: "Sim, vós me conheceis, e sabeis de onde eu sou. Ora, eu não vim por conta própria; aquele que me enviou é verdadeiro, mas vós não o conheceis. Eu o conheço, porque venho dele e foi ele quem me enviou!" Eles procuravam, então, prendê-lo, mas ninguém lhe pôs as mãos, porque ainda não tinha chegado a sua hora.





MEDITANDO O EVANGELHO (1)
Pe. Antônio Queiroz CSsR


Queriam prendê-lo, mas ainda não tinha chegado a sua hora.
Este Evangelho mostra que Deus é o Senhor do mundo e dos acontecimentos. Nada foge ao seu poder e controle. Também com Jesus foi assim: “Queriam prendê-lo, mas ninguém pôs a mão nele, porque ainda não tinha chegado a sua hora”.
Neste momento duro de forte perseguição, vemos dois sentimentos, quase que opostos, em Jesus. O primeiro é que ele não queria morrer; pelo contrário, queria continuar vivendo ainda muitos e muitos anos na terra, a fim de trabalhar pelo Reino de Deus e fazer o bem. Esse sentimento aparece quando o evangelista diz: Jesus “evitava andar pela Judéia, porque os judeus procuravam matá-lo”. O evangelista fala ainda: “Também ele subiu para a festa, não publicamente mas sim como que às escondidas”.
O segundo sentimento, muito maior que o primeiro, era o seu grande amor ao Pai, concretizado no desejo de ser fiel à missão que recebera dele. Este sentimento aparece nos comentários do evangelista: “Aproximava-se a festa das Tendas... também ele subiu a Jerusalém”. Jesus era um homem religioso e via na festa uma ocasião para louvar a Deus Pai.
Aparece também quando o evangelista fala: “Em alta voz, Jesus ensinava no Templo, dizendo...” Era cutucar a onça com vara curta. Mas ele não suportou ouvir os comentários errados das pessoas que diziam: “Este, nós sabemos donde é. O Cristo, quando vier, ninguém saberá donde é”. No Templo, em alta voz, Jesus desmente, dizendo: “Vós sabeis de onde sou... No entanto, eu vim do Pai e a ele vós não conheceis”.
Foi devido a essa afirmação que queriam matá-lo, e só não o fizeram porque Deus Pai interveio, libertando-o. Jesus falava sem medo porque confiava em Deus Pai e sabia que ele domina e controla todos os acontecimentos, de modo que só permitiria a morte de Jesus quando chegasse a sua hora, isto é, quando esse pecado contribuísse para a realização dos planos do Pai.
O profeta é corajoso. Ele anuncia abertamente a verdade e denuncia a mentira, pois sabe que Deus o protege. Ele não provoca a perseguição sobre si, pelo contrário, procura evitá-la, mas isso sem abrir mão do seu amor maior, que é a Deus, e da sua missão recebida de Deus.
A oração de Jesus no Jardim das Oliveiras reflete os seus dois sentimentos: a vontade de continuar vivendo, e a vontade muito maior de ser fiel ao Pai: “Meu pai, se possível, que este cálice passe de mim. Contudo, não seja feito como eu quero, mas como tu queres” (Mt 26,39).
É interessante observar que Deus Pai não fez a vontade de seu Filho, envolvido nas limitações humanas, na hora em que ele pediu, mas a fez de modo pleno e definitivo, três dias depois, pela ressurreição. O que Deus quer é sempre melhor do que o que nós queremos. Por isso que rezamos no Pai Nosso: “Seja feita a vossa vontade, assim na terra como nos céus”.
O importante é que Jesus, mesmo sem entender direito os acontecimentos, foi fiel a Deus Pai. “Tornei o meu rosto duro como pedra. Ofereci minhas costas aos que queriam me bater, e o meu rosto aos que me arrancavam a barba. Porque sei que meu Pai me ajuda” (Is 50,4-7).
Certa vez, um homem telefonou, do serviço, para a sua esposa e disse: “Querida, eu quero avisar a você que hoje eu vou levar um amigo para o jantar aí em casa”. “Tudo bem” – disse ela. Isto era pelas quatro da tarde. A mulher largou o programa que estava vendo na televisão e se pôs logo a preparar um delicioso jantar.
Às dezoito e trinta, chegou o esposo sozinho. Na mesa estava um verdadeiro banquete. Ela estranhou e perguntou logo: “Onde está o seu amigo?”
O esposo a abraçou e disse: “Querida, hoje me deu vontade de comer umas coisas diferentes, por isso inventei esta mentira. Desculpe!”
No fundo ele não mentiu, porque o maior amigo dela era ele mesmo, que merecia, pelo menos de vez em quando, depois de um dia estafante de trabalho, comer algo diferente do que a comida esquentada de sempre.
Nós precisamos ser fiéis a Deus Pai, que quer que os esposos se amem muito. Ele deve amar o seu marido acima de todos os amigos, e vice versa. Quaresma é tempo de rever e renovar a nossa maneira de amar as pessoas mais próximas de nós.
Maria Santíssima foi também uma mulher muito firme nas adversidades que sofreu. Basta ver o seu comportamento nas sete dores. Que ela nos ensine como seguir o seu Filho nas horas difíceis.
Queriam prendê-lo, mas ainda não tinha chegado a sua hora.






MEDITANDO O EVANGELHO (2)
Frei Carlos Mesters, O.Carm




* Ao longo dos capítulos 1 a 12 do Evangelho de João, vai acontecendo a progressiva revelação que Jesus faz de si mesmo aos discípulos e ao povo. Ao mesmo tempo e na mesma proporção, vai crescendo o fechamento e a oposição das autoridades contra Jesus a ponto de elas decidirem a condenação e a morte de Jesus (Jo 11,45-54). O capítulo 7, que meditamos no evangelho de hoje, é uma espécie de balanço no meio do caminho. Já faz prever como será o desfecho final.


* João 7,1-2.10: Jesus decide ira à festa dos Tabernáculos em Jerusalém. A geografia da vida de Jesus no evangelho de João é diferente da geografia nos outros três evangelhos. É mais completa. Conforme os outros evangelhos, Jesus foi apenas uma única vez a Jerusalém, aquela em que ele foi preso e morto. Conforme o evangelho de João, Jesus foi no mínimo duas ou três vezes a Jerusalém para a festa de Páscoa. Por isso sabemos que a vida pública de Jesus durou em torno de três anos. O evangelho de hoje informa que Jesus se dirigiu mais uma vez para Jerusalém, mas não publicamente. Foi às ocultas, pois na Judéia os judeus queriam matá-lo.


* Tanto aqui no capítulo 7 como nos outros capítulos, João fala de “judeus”, e de “vocês judeus”, como se ele e Jesus não fossem judeus. Esta maneira de falar reflete a situação da trágica ruptura que ocorreu no fim do primeiro século entre os judeus (Sinagoga) e os cristãos (Ecclesia). Ao longo dos séculos, esta maneira de falar do evangelho de João contribuiu para fazer crescer o anti-semitismo. Hoje, é muito importante tomar distância desta polêmica para não alimentar um antissemitismo. Nunca podemos esquecer Jesus é judeu. Nasceu judeu, viveu como judeu e morreu como judeu. Toda a sua formação é da religião e da cultura dos judeus.


* João 7,25-27: Dúvidas dos habitantes de Jerusalém a respeito de Jesus. Jesus está em Jerusalém e fala publicamente às pessoas que querem ouvi-lo. O povo fica confuso. Sabe que querem matar Jesus e ele anda solto aos olhos de todos. Será que as autoridades reconheceram que ele é o Messias? Mas como é que Jesus pode ser o messias? Todos sabem que ele vem lá de Nazaré, mas do messias, assim se ensinava, ninguém sabe a origem.


* João 7,28-29: Esclarecimento da parte de Jesus. Jesus fala da sua origem. “Vocês sabem de onde eu sou”. Mas o que o povo não sabe é a vocação e a missão que Jesus recebeu de Deus. Ele não veio por própria vontade, mas como todo profeta veio obedecendo a uma vocação, que é o segredo da vida dele. “Eu não vim por mim mesmo. Quem me enviou é verdadeiro, e vocês não o conhecem. Mas eu o conheço, porque venho de junto dele, e foi ele quem me enviou."
* João 7,30: Ainda não chegara a hora. Quiseram prender Jesus, mas ninguém pôs a mão nele, “porque ainda não chegara a sua hora”. No evangelho de João quem determina a hora e o rumo dos acontecimento não são os que detêm o poder, mas é o próprio Jesus. Ele é que determina a hora (cf. Jo 2,4; 4,23; 8,20; 12.23.27; 13,1; 17,1). Mesmo pendurado na cruz, é Jesus quem determina até a hora de morrer (Jo 19,29-30).

Para um confronto pessoal

1) Como eu vivo o meu relacionamento com os judeus? Descobri alguma vez um pouco de antissemitismo dentro de mim? Consegui elimina-lo?
2) Como no tempo de Jesus, hoje em dia, há muitas idéias e opiniões novas sobre as coisas da fé. Como faço? Eu me agarro às idéias antigas e me fecho nelas, ou procuro entender o porque das novidades?

Oração final
O SENHOR está perto de quem tem o coração ferido, salva os ânimos abatidos. Muitas são as desventuras do justo, mas de todas o SENHOR o livra. (Sl 33)






DICAS DE SAÚDE
Ressaltamos que as Dicas de Saúde enviadas por este Diário, não equivalem a uma receita médica; são apenas "dicas".  Os exames preventivos são sempre indispensáveis! Para mais informações consulte o seu médico.



Transtorno afetivo bipolar


O que é?
O transtorno afetivo bipolar era denominado até bem pouco tempo de psicose maníaco-depressiva. Esse nome foi abandonado principalmente porque este transtorno não apresenta necessariamente sintomas psicóticos, na verdade, na maioria das vezes esses sintomas não aparecem. Os transtornos afetivos não estão com sua classificação terminada. Provavelmente nos próximos anos surgirão novos subtipos de transtornos afetivos, melhorando a precisão dos diagnósticos. Por enquanto basta-nos compreender o que vem a ser o transtorno bipolar. Com a mudança de nome esse transtorno deixou de ser considerado uma perturbação psicótica para ser considerado uma perturbação afetiva. A alternância de estados depressivos com maníacos é a tônica dessa patologia. Muitas vezes o diagnóstico correto só será feito depois de muitos anos. Uma pessoa que tenha uma fase depressiva, receba o diagnóstico de depressão e dez anos depois apresente um episódio maníaco tem na verdade o transtorno bipolar, mas até que a mania surgisse não era possível conhecer diagnóstico verdadeiro. O termo mania é popularmente entendido como tendência a fazer várias vezes a mesma coisa. Mania em psiquiatria significa um estado exaltado de humor que será descrito mais detalhadamente adiante. A depressão do transtorno bipolar é igual a depressão recorrente que só se apresenta como depressão, mas uma pessoa deprimida do transtorno bipolar não recebe o mesmo tratamento do paciente bipolar.

Características
O início desse transtorno geralmente se dá em torno dos 20 a 30 anos de idade, mas pode começar mesmo após os 70 anos. O início pode ser tanto pela fase depressiva como pela fase maníaca, iniciando gradualmente ao longo de semanas, meses ou abruptamente em poucos dias, já com sintomas psicóticos o que muitas vezes confunde com síndromes psicóticas. Além dos quadros depressivos e maníacos, há também os quadros mistos (sintomas depressivos simultâneos aos maníacos) o que muitas vezes confunde os médicos retardando o diagnóstico da fase em atividade. Tipos Aceita-se a divisão do transtorno afetivo bipolar em dois tipos: o tipo I e o tipo II.

O tipo I é a forma clássica em que o paciente apresenta os episódios de mania alternados com os depressivos. As fases maníacas não precisam necessariamente ser seguidas por fases depressivas, nem as depressivas por maníacas. Na prática observa-se muito mais uma tendência dos pacientes a fazerem várias crises de um tipo e poucas do outro, há pacientes bipolares que nunca fizeram fases depressivas e há deprimidos que só tiveram uma fase maníaca enquanto as depressivas foram numerosas.

O tipo II caracteriza-se por não apresentar episódios de mania, mas de hipomania com depressão. Outros tipos foram propostos por Akiskal, mas não ganharam ampla aceitação pela comunidade psiquiátrica. Akiskal enumerou seis tipos de distúrbios bipolares. Fase maníaca Tipicamente leva uma a duas semanas para começar e quando não tratado pode durar meses. O estado de humor está elevado podendo isso significar uma alegria contagiante ou uma irritação agressiva. Junto a essa elevação encontram-se alguns outros sintomas como elevação da auto-estima, sentimentos de grandiosidade podendo chegar a manifestação delirante de grandeza considerando-se uma pessoa especial, dotada de poderes e capacidades únicas como telepáticas por exemplo. Aumento da atividade motora apresentando grande vigor físico e apesar disso com uma diminuição da necessidade de sono. O paciente apresenta uma forte pressão para falar ininterruptamente, as idéias correm rapidamente a ponto de não concluir o que começou e ficar sempre emendando uma idéia não concluída em outra sucessivamente: a isto denominamos fuga-de-idéias.. O paciente apresenta uma elevação da percepção de estímulos externos levando-o a distrair-se constantemente com pequenos ou insignificantes acontecimentos alheios à conversa em andamento. Aumento do interesse e da atividade sexual. Perda da consciência a respeito de sua própria condição patológica, tornando-se uma pessoa socialmente inconveniente ou insuportável. Envolvimento em atividades potencialmente perigosas sem manifestar preocupação com isso. Podem surgir sintomas psicóticos típicos da esquizofrenia o que não significa uma mudança de diagnóstico, mas mostra um quadro mais grave quando isso acontece.

Fase depressiva :É de certa forma o oposto da fase maníaca, o humor está depressivo, a auto-estima em baixa com sentimentos de inferioridade, a capacidade física esta comprometida, pois a sensação de cansaço é constante. As idéias fluem com lentidão e dificuldade, a atenção é difícil de ser mantida e o interesse pelas coisas em geral é perdido bem como o prazer na realização daquilo que antes era agradável. Nessa fase o sono também está diminuído, mas ao contrário da fase maníaca, não é um sono que satisfaça ou descanse, uma vez que o paciente acorda indisposto. Quando não tratada a fase maníaca pode durar meses também. Exemplo de como um paciente se sente ...Ele se sente bem, realmente bem..., na verdade quase invencível. Ele se sente como não tendo limites para suas capacidades e energia. Poderia até passar dias sem dormir. Ele está cheio de idéias, planos, conquistas e se sentiria muito frustrado se a incapacidade dos outros não o deixasse ir além. Ele mal consegue acabar de expressar uma idéia e já está falando de outra numa lista interminável de novos assuntos. Em alguns momentos ele se aborrece para valer, não se intimida com qualquer forma de cerceamento ou ameaça, não reconhece qualquer forma de autoridade ou posição superior a sua. Com a mesma rapidez com que se zanga, esquece o ocorrido negativo como se nunca tivesse acontecido nada. As coisas que antes não o interessava mais lhe causam agora prazer; mesmo as pessoas com quem não tinha bom relacionamento são para ele amistosas e bondosas.

Sintomas (maníacos): Sentimento de estar no topo do mundo com um alegria e bem estar inabaláveis, nem mesmo más notícias, tragédias ou acontecimentos horríveis diretamente ligados ao paciente podem abalar o estado de humor. Nessa fase o paciente literalmente ri da própria desgraça. Sentimento de grandeza, o indivíduo imagina que é especial ou possui habilidades especiais, é capaz de considerar-se um escolhido por Deus, uma celebridade, um líder político. Inicialmente quando os sintomas ainda não se aprofundaram o paciente sente-se como se fosse ou pudesse ser uma grande personalidade; com o aprofundamento do quadro esta idéia torna-se uma convicção delirante. Sente-se invencível, acham que nada poderá detê-las.

Hiperatividade: os pacientes nessa fase não conseguem ficar parados, sentados por mais do que alguns minutos ou relaxar. O senso de perigo fica comprometido, e envolve-se em atividade que apresentam tanto risco para integridade física como patrimonial. O comportamento sexual fica excessivamente desinibido e mesmo promíscuo tendo numerosos parceiros num curto espaço de tempo. Os pensamentos correm de forma incontrolável para o próprio paciente, para quem olha de fora a grande confusão de idéias na verdade constitui-se na interrupção de temas antes de terem sido completados para iniciar outro que por sua vez também não é terminado e assim sucessivamente numa fuga de idéias. A maneira de falar geralmente se dá em tom de voz elevado, cantar é um gesto freqüente nesses pacientes. A necessidade de sono nessa fase é menor, com poucas horas o paciente se restabelece e fica durante todo o dia e quase toda a noite em hiperatividade. Mesmo estando alegre, explosões de raiva podem acontecer, geralmente provocadas por algum motivo externo, mas da mesma forma como aparece se desfaz.

A fase depressiva: Na fase depressiva ocorre o posto da fase maníaca, o paciente fica com sentimentos irrealistas de tristeza, desespero e auto-estima baixa. Não se interessa pelo que costumava gostar ou ter prazer, cansa-se à-toa, tem pouca energia para suas atividades habituais, também tem dificuldade para dormir, sente falta do sono e tende a permanecer na cama por várias horas. O começo do dia (a manhã) costuma ser a pior parte do dia para os deprimidos porque eles sabem que terão um longo dia pela frente. Apresenta dificuldade em concentrar-se no que faz e os pensamentos ficam inibidos, lentificados, faltam idéias ou demoram a ser compreendidas e assimiladas. Da mesma forma a memória também fica prejudicada. Os pensamentos costumam ser negativos, sempre em torno de morte ou doença. O apetite fica inibido e pode ter perda significativa de peso.

Generalidades: Entre uma fase e outra a pessoa pode ser normal, tendo uma vida como outra pessoa qualquer; outras pessoas podem apresentar leves sintomas entre as fases, não alcançando uma recuperação plena. Há também os pacientes, uma minoria, que não se recuperam, tornando-se incapazes de levar uma vida normal e independente.

A denominação Transtorno Afetivo Bipolar é adequada? Até certo ponto sim, mas o nome supõe que os pacientes tenham duas fases, mas nem sempre isso é observado. Há pacientes que só apresentam fases de mania, de exaltação do humor, e mesmo assim são diagnosticados como bipolares. O termo mania popularmente falando não se aplica a esse transtorno. Mania tecnicamente falando em psiquiatria significa apenas exaltação do humor, estado patológico de alegria e exaltação injustificada. O transtorno de personalidade, especialmente o borderline pode em alguns momentos se confundir com o transtorno afetivo bipolar. Essa diferenciação é essencial porque a conduta com esses transtornos é bastante diferente.

Qual a causa da doença? A causa propriamente dita é desconhecida, mas há fatores que influenciam ou que precipitem seu surgimento como parentes que apresentem esse problema, traumas, incidentes ou acontecimentos fortes como mudanças, troca de emprego, fim de casamento, morte de pessoa querida. Em aproximadamente 80 a 90% dos casos os pacientes apresentam algum parente na família com transtorno bipolar.


Última Atualização: 15-10-2004 Ref. Bibliograf: Liv 01 Liv 19 Liv 03 Liv 17 Liv 13 Psychiatry Research 2001; 103: 229-235 Age of Onset of Bipolar






MENSAGEM


Filhos e Filhas

Evangelizar é Preciso, sempre compartilho, e é mesmo, essa Obra não é minha, é de Deus! E evangelizar é pescar fora do aquário, é resgatar aquela ovelha perdida, resgatar a fé adormecida de muitos. A evangelização não tem fronteiras, evangelizamos quem precisa ser evangelizado e não somente os nossos, por isso me alegra muito o evento de hoje no Paraguai, me alegra as oito emissoras internacionais que retransmitem os meus programas na Europa e nos Estados Unidos. Acredito muito na evangelização pela internet, aproximar quem está distante pela oração, em Deus. Evangelizar é preciso! Sempre e em todos os lugares.
"Jesus veio para anunciar a paz a vós que estáveis longe, e a paz também àqueles que estavam perto; " (Ef 2,17)

Deus abençoe você!

Padre Reginaldo Manzotti







MOMENTO DE REFLEXÃO


Nos primórdios de nossa civilização éramos tão vulneráveis a ataques de predadores que só sobrevivemos pela união. Sim, o homem vivia em grupos para poder defender-se dos inimigos. Em função do medo de virar alimento de dinossauros e outras feras, dominamos o fogo, criamos armas e desenvolvemos nossa inteligência. Descobrimos a necessidade da convivência e, por conseqüência, foi preciso um código para o entendimento. Surgiu a fala. No início, eram apenas sons para avisar algum perigo, tal qual fazem os macacos. Até então, éramos livres, podíamos optar por estar no grupo ou andar vagando solitários, sem fronteiras. Não tínhamos endereço e nem existia o correio. Mas aí surgiu a tal da posse. Alguém delimitou um espaço e disse que era seu. Não sei se foi um indivíduo ou um grupo, mas a seguir surgiu o oponente que resolveu querer exatamente aquele espaço de terra. De lá pra cá, além das feras, descobrimos a inimizade e nos armamos uns contra os outros na defesa de nosso território. Muitas e muitas guerras depois, em tempos de paz, criamos a concorrência e a individualidade. Vivemos hoje num mundo em que o coletivo ficou em segundo plano e o individual é a tônica da hora. Esquecemos a nossa origem comum e nos tornamos outra vez solitários, só que desta vez os limites nos prendem. Não podemos mais vagar de um lado a outro. Não é mais possível entrar no terreno do vizinho e colher uma fruta ou sentar na cadeira do colega de trabalho e tomar o seu lugar. Estamos presos em nós mesmos e o único patrimônio realmente nosso é o nosso corpo. Depois do fogo e outros etcéteras, o desenvolvimento gerou o telefone fixo, o celular e o computador.  Nossas relações interpessoais passaram a ser comandadas pela Internet ou pela operadora de celular e cada vez mais nos separamos do grupo. Estamos inventando o "individual compartilhado".
Falamos com pessoas do mundo todo sem nos tocar ou ver. Não sentimos o cheiro e nem compartilhamos o mesmo pão. Será que esquecemos nossas origens? Será que deixamos para o esquecimento o grupo e a necessidade de aconchego e conforto? Teríamos chegado até aqui sem o grupo? Eduardo Galeano, escritor uruguaio, falando sobre nosso passado distante, faz um questionamento no mínimo instigante:
"Essa humanidade de agora, esta civilização do salve-se quem puder e cada um na sua, teria durado algo mais que um instantinho neste mundo?
Pois é, mas ainda existe um resquício de nosso passado de colaboração e ajuda mútua. Está escondido, bem escondido por vezes, mas assume o controle quando desafiado.  Essa desgraça toda que assola Santa Catarina é de uma tristeza tão grande e tão chocante que conseguiu unir-nos em compaixão e solidariedade. Os irmãos catarinenses, quase em sua totalidade, desconhecidos para cada um de nós, entraram em nossos lares e em nossos corações e foram tantas as manifestações de solidariedade e despreendimento que chegam a emocionar-nos. Sofremos juntos, nos identificamos com as famílias desesperadas e pensamos o que faríamos naquelas condições. É, enfim, somos novamente uma grande família, somos outra vez uma única tribo em busca de soluções frente à desgraça.


IsarMariaSilveira







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