Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sábado, 30/04/2011

Sábado, 30 de abril de 2011

“Casamento não é o paraíso nem o inferno; é apenas o purgatório.” (Abraham Lincoln)


EVANGELHO DE HOJE

Mc 16,9-15

Ressuscitado na madrugada do primeiro dia depois do sábado, Jesus apareceu primeiro a Maria Madalena, de quem tinha expulsado sete demônios. Ela foi anunciar o fato aos seguidores de Jesus, que estavam de luto e choravam. Quando ouviram que ele estava vivo e tinha sido visto por ela, não acreditaram. Depois disso, Jesus apareceu a dois deles, sob outra aparência, enquanto estavam indo para o campo. Eles contaram aos outros. Também não acreditaram nesses dois. Por fim, Jesus apareceu aos onze discípulos, enquanto estavam comendo. Ele os criticou pela falta de fé e pela dureza de coração, porque não tinham acreditado naqueles que o tinham visto ressuscitado. E disse-lhes: "Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda criatura!".






MEDITANDO O EVANGELHO(1)
Pe. Antônio Queiroz CSsR

Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho.
Este Evangelho narra três aparições de Jesus após a Ressurreição. Apareceu primeiro a Maria Madalena, que foi logo anunciar aos discípulos, mas estes não acreditaram nela. Apareceu aos discípulos de Emaús, que em seguida contaram aos demais discípulos, mas estes não deram crédito. Por fim, apareceu aos onze durante uma refeição e os repreendeu pela falta de fé.
E Jesus lhes dá a grande ordem: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura”.
Podemos pensar: Se o Espírito Santo não tivesse vindo em Pentecostes, teria sido muito difícil o projeto de Jesus ir para frente.
Nós precisamos apegar-nos firmemente com Deus pela oração, a fim de cumprirmos esta ordem de Jesus, que hoje continua soando em nossos ouvidos. Soa até com um ar de pedido de perdão, pois vinte e um séculos se passaram, e a Igreja de Jesus, una, santa, católica e apostólica, abrange no máximo trinta por cento da humanidade.
Um dos motivos é que cada um de nós deixa para os outros esse trabalho evangelizador. Os leigos deixam para os padres e as religiosas. Os padres e as religiosas deixam para os bispos, estes deixam para o Papa. Pronto, todo mundo lava as mãos como Pilatos, enquanto a cizânia vai tomando conta da lavoura de Deus. Sendo que o trabalho de anunciar o Evangelho é de todos nós, e Deus cria as oportunidades para isso.
A Comunidade cristã é uma semente lançada por Deus no meio do bairro. Ela é luz, sal, e fermento que deve transformar toda a massa.
“Eu vim trazer fogo à terra. E como gostaria que ele já estivesse aceso!” (Lc 12,49). É o fogo do amor que perdoa e que constrói a vida. Este amor que cada um de nós recebeu no batismo não pode ficar restrito ao nosso coração, mas devemos levá-lo aos outros. Jesus quer ver o mundo todo ardendo nesse fogo.
A missão evangelizadora é acompanhada da cruz, mas Jesus está junto e nos protegerá em tudo. Foi o que aconteceu com S. Paulo: “Cinco vezes, recebi dos judeus quarenta chicotadas menos uma; três vezes, fui batido com varas; uma vez, apedrejado; três vezes naufraguei; passei uma noite e um dia em alto mar; fiz inúmeras viagens, com perigos de rios, perigos de ladrões, perigos da parte de meus compatriotas, perigos da parte dos pagãos, perigos na cidade, perigos em regiões desertas, perigos no mar, perigos por parte de falsos irmãos... fome e sede... frio e nudez... sem falar de outras coisas. Em Damasco, o governador mandou por guardas em toda a cidade, para me prender. Mas, por uma janela, me desceram num cesto, muralha abaixo. E, assim, escapei das mãos deles” (2Cor 11,24-33).
Havia, certa vez, um avô que era muito alegra e brincalhão com seus netos. A visita dele era a maior alegria das crianças. Afinal, todas as crianças adoram a visita do avô ou da avó.
Este avô sempre levava balas no bolso. Mas as crianças já sabiam: antes da dar a bala, ele fazia uma pergunta do catecismo. A criança que sabia ganhava além da bala um abraço. Nenhuma criança ficava sem bala, mas as que não sabiam só ganhavam depois dos outros.
Foi a maneira que este senhor inventou para evangelizar os seus netos. Deus é criativo e sempre nos inspira um jeito adequado a cada situação.
Maria Santíssima é a Rainha dos missionários, por ter trazido para nós o grande Missionário do Pai, Jesus Cristo. Que ela nos ajude a cumprir bem a ordem de Jesus.
Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho.






MEDITANDO O EVANGELHO (2)
Fr. Denis Francisco Rosa Oliveira

A palavra
O Evangelho de Marcos relata a ressurreição de Jesus e o testemunho daqueles a quem Ele se revelou primeiro.
Primeiramente, Jesus aparece a Maria Madalena, a quem Ele expulsou sete demônios. Ela foi ao túmulo para levar perfumes e vê que o túmulo, onde estava Jesus, está aberto. Enquanto ela está no túmulo, dois anjos aparecem para ela, dizendo que aquele a quem ela procura já não se encontra lá. Esse relato encontra-se no Evangelho de João, porém Marcos não conta os detalhes de como Maria Madalena soube que o mestre ressuscitou.
O primeiro testemunho é feminino. Ninguém dos primeiros seguidores de Cristo acreditou nas palavras de Maria Madalena. Claro, há grandes motivos para não acreditar: Um deles é que todos estavam abalados pela perda do mestre; outro motivo é que quem dá o testemunho é uma mulher, a quem Jesus havia libertado dos demônios; e por fim, certamente estavam com medo do poder romano e das autoridades religiosas.
No Evangelho de João, Maria Madalena não foi sozinha ao túmulo. Com ela haviam outras mulheres. Mas, Marcos interessa testemunhar que Jesus ressuscitou e que está aparecendo aos seus seguidores.
No versículo 12, o evangelista deixa de contar mais uma vez os detalhes sobre o aparecimento Jesus aos dois discípulos que vão ao campo. Os discípulos que Marcos se refere são de Emaús. Mais uma prova de que Marcos deseja apenas mostrar que Jesus ressuscitou e está se revelando aos seus seguidores. Após fazerem a experiência com o ressuscitado, os discípulos de Emaús retornam para o meio dos discípulos, contando a experiência realizada. Novamente a comunidade não acredita.
Enfim, Jesus ressuscitado aparece a todos, justamente no momento da comunhão, isto é, no instante em que estão partilhando. O mestre chama a atenção daqueles que não acreditaram naqueles a quem Ele se revelou. Ao dizer “falta de fé” e “dureza de coração” Jesus está referindo-se àqueles que não acreditam nos mistérios de Deus, e muito menos são capazes de acolher àqueles que fazem essa experiência divina, dando testemunho.

A realidade
Em nossa vida cotidiana encontramos pessoas que dão testemunhos vivos do Cristo Ressuscitado. Muitas dessas pessoas acreditam na vida, no futuro, na esperança, num mundo de justiça e de paz, e jamais desejam que o mundo se acabe, como muitos desejam, inventando certas profecias distorcidas. É possível perceber nessas pessoas um espírito de acolhida, um coração aberto e que vivem o que acreditam. Pessoas como essas encontram-se presentes em nossas sociedades, porém, muitas vezes, não somos capazes de acreditar nelas. Peçamos a Maria que nos ajude a sermos mais abertos aos outros e acreditar num mundo cheio de esperanças e de vida ressurgida.
 Eu vi Jesus

 (denisfcssr@gmail.com)








CASA, LAR E FAMÍLIA

1-Para retirar óleos em papéis, coloque um mata-borrão e por cima passe o ferro bem quente.

2- Retire os odores desagradáveis da geladeira molhando um algodão em baunilha e colocando dentro da geladeira .

3- Para que o pão fique deliciosamente crocante pincele com água salgada a massa já crescida antes de assá-la.

4- Para perfumar sua sala,vaporize um pouco de perfume nas lâmpadas das salas, banheiros e quartos. quando acesas, exalam um aroma agradável.

5- Retire o mau cheiro das garrafas térmicas limpando-as garrafas com borra de café e água quente.

6- Retire manchas de banha, manteiga, graxa e cera, aplicando benzina ou éter. Depois polvilhe talco e lave com água quente e sabão.







MOMENTO DE REFLEXÃO

Um guia simples para uma vida feliz:        
Goste de você mesmo.
É clichê, mas é clichê verdade. Você nunca será feliz se convive com quem não gosta – com você mesmo!

Valorize suas raízes.
Não tenha vergonha de seu passado. Utilize-o a seu favor.
Agradeça pelo que tem e pelo que não tem. Você não tem câncer? Agradeça! Você tem uma esposa fogosa? Agradeça!

Cuide de seu corpo.
Procure dormir e descansar a mente enquanto dorme. Evite o sedentarismo. Pratique algum esporte. Não guarde sentimentos negativos.

Faça bem aos outros.
Se a pessoa não gosta de apelido (dificilmente alguém gosta), use o nome dele. Trate todos com dignidade e singeleza.

Mantenha o foco.
Tome cuidado para não perder a objetividade de sua vida. Faça o que nasceu para fazer e faça o que deve ser feito. É melhor uma ação bem feita que muitas mal feitas.

Goste de dinheiro.
Tem gente que sabota a própria vida financeira, tendo ódio de dinheiro, achando que ser próspero é sinal de ser desonesto. Dinheiro é apenas um instrumento. Pode servir para nos tornar gananciosos ou para nos tornar mais generosos.

Seja ambicioso.
“Que é isso, pastor!?” Ambição não é cobiça. É o desejo de melhorar, crescer, ter, conquistar. Ninguém ora assim: “Senhor, que eu seja ninguém, que daqui a dez anos eu seja o mesmo de hoje. Não quero nada, não peço nada, quero ser um nada”. Deseje ser algo, em nome de Jesus!

Sorria.
O coração alegre aformoseia o rosto. Alegria pode acontecer quando a gente decide viver contente em toda e qualquer situação. Decida sorrir para as pessoas. O ambiente se ilumina com o seu sorriso.

Pr. Geraldo Magela



Nenhum comentário:

Postar um comentário