Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quinta-feira 14/04/2011



Quinta-feira, 14 de abril de 2011


“A vida é um BBB e eu quero ser o último a sair.”(Oscar Niemeyer- 102 anos)






EVANGELHO DE HOJE

Jo 8,51-59

Em verdade, em verdade, vos digo: se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte". Os judeus então disseram: "Agora estamos certos de que tens um demônio. Abraão morreu, e os profetas também, e tu dizes: 'Se alguém guardar a minha palavra, jamais provará a morte'. Porventura és maior do que nosso pai Abraão, que morreu? E também os profetas morreram. Quem tens a pretensão de ser?" Jesus respondeu: "Se eu me glorificasse a mim mesmo, minha glória não valeria nada. Meu Pai é quem me glorifica, aquele que dizeis ser vosso Deus. No entanto, vós não o conheceis. Mas eu o conheço; e se dissesse que não o conheço, eu seria um mentiroso como vós. Mas eu o conheço e guardo a sua palavra. Vosso pai Abraão exultou por ver o meu dia. Ele viu e se alegrou". Os judeus disseram-lhe então: "Ainda não tens cinqüenta anos, e viste Abraão?!" Jesus respondeu: "Em verdade, em verdade, vos digo: antes que Abraão existisse, eu sou". Então, pegaram pedras para o apedrejar; mas Jesus escondeu-se e saiu do templo.






MEDITANDO O EVANGELHO(1)
Pe. Antônio Queiroz CSsR


Vosso pai Abraão exultou, por ver o meu dia.
Neste Evangelho, Jesus, numa argumentação judicial com as autoridades de seu país, prova que é o Messias. Ao esperar o nascimento do seu filho Isac, Abraão esperava com alegria, uma descendência bendita de Deus, que é o Cristo. Abraão viu em Isac a cumprimento da promessa de Deus de que o Messias nasceria da sua descendência.
E mais: o nascimento de Isac era mais uma vinda da Sabedoria ou do Verbo de Deus, que séculos mais tarde se encarnaria. Diz o livro dos Provérbios: “O Senhor me gerou no início de suas obras, antes de ter feito coisa alguma, no princípio; desde a eternidade... Eu estava brincando no globo terrestre, e alegrando-me em estar com os filhos dos homens” (Prov 8,22-31). Abraão não viu Jesus como homem. Mas Jesus é uma Pessoa com o Verbo eterno, e Abraão viu a manifestação desse Verbo. Por isso que Jesus fala: “Vosso pai Abraão exultou, por ver o meu dia”.
“Antes que Abraão existisse, eu sou”. Mais uma vez, Jesus declara a sua divindade. Ele é a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade que se encarnou, conforme diz J1,1-5: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus, e o Verbo era Deus. Ele existia, no princípio, junto de Deus. Tudo foi feito por meio dele, e sem ele nada foi feito de tudo o que existe. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz brilha nas trevas, e as travas não conseguiram dominá-la”.
Na pessoa de Jesus, as duas naturezas, a humana e a divina, eram estanques, isto é, não se comunicavam uma com a outra, a não ser que quisessem. A natureza divina só se comunicava com a humana quando era necessário e útil à missão de Jesus. Fora isso, Jesus agia apenas com os recursos humanos. Era homem como nós em tudo, exceto no pecado.
Só assim a gente entende todo o sofrimento que Jesus teve, no corpo e no espírito (Cf Hb 4-7). Entendemos também por que ele disse que não sabia a data do fim do mundo: “Quanto a esse dia e a essa hora, ninguém sabe nada, nem os anjos do céu, nem o Filho. Somente o Pai é quem sabe” (Mt 24,36).
A natureza divina deixava a natureza humana se virar, com os recursos e as limitações humanas. Esse é o mistério da união hipostática.
Entretanto, nós sabemos que “em Cristo habita, de forma corporal, toda a plenitude da divindade” (Cl 2,9).
“O que é da terra, pertence à terra e fala das coisas da terra. Aquele que vem do céu está acima de todos” (Jo 3,31). Só quem era do céu podia reabrir a porta do céu para a humanidade, porta que fora fechada após o pecado de Adão e Eva.. Quem não veio do céu não tem credencial nem competência para isso. Os fundadores de religiões, por exemplo, são, como nós, da terra, pertencem à terra. Portanto, eles não têm nenhuma competência para fundar uma religião. Com exceção, é claro, de Jesus que veio do céu e fundou a Igreja. “Eu e o Pai somos um” (Jo 10,30).
Justamente devido à sua condição divina, Jesus fala e garante: “Se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte”. Morre fisicamente, mas permanece vivo em Deus, na vida eterna.
Como é importante nós ouvirmos e guardarmos a Palavra de Jesus, sendo aquela terra fértil, onde a semente cai e produz fruto!
Havia, certa vez, um rapaz, que tinha a memória um pouco fraca. Esquecia facilmente as coisas. Como na quaresma ele queria se confessar, começou logo a marcar em um pau os seus pecados. Cada vez que ele fazia um pecado, fazia um pique no pau.
Numa tarde em que o padre estava de plantão para atender as confissões, ele foi para a igreja. Chegando lá, colocou o pau atrás da porta e ajoelhou-se no banco a fim de se preparar para a confissão.
Depois foi para a salinha onde estava o padre, e se esqueceu de levar o pau. Ele era um rapaz bem forte. Ao chegar lá, o padre lhe disse: “Fale os seus pecados”. Ele falou: “Espere aí, padre, eu vou buscar o pau ali atrás da porta”. O padre disse: “Não, não precisa não, moço! Já está tudo perdoado. Pode ir tranqüilo” Já pensou, um rapaz daquele querendo ir pegar pau!
Quaresma é tempo de fazermos uma boa confissão. Nós não precisamos ter medo do padre nem o padre de nós, pois o que prevalece ali é a misericórdia de Deus. Não precisamos também anotar os pecados. Na hora, nós falamos aquilo de que nos lembramos e o resto fica tudo perdoado. O principal na confissão não é falar pecados, pois na confissão comunitária nós nem falamos os pecados. O principal é o perdão de Deus e, da nossa parte, o arrependimento.
Campanha da fraternidade. No Sermão da Montanha, Jesus nos mostra que devemos quebrar a rede de ódio e vingança que existe na sociedade porque violência gera mais violência. Se quisermos viver a justiça do Reino, devemos pagar o mal com o bem, buscar não a vingança, mas a sua superação. Os que querem ser discípulos de Jesus devem assumir essa atitude.
Nos caminhos do Mestre Jesus, os primeiros cristãos vendiam seus bens. O resultado das vendas era colocado em comum e distribuído de acordo com as necessidades de cada um (cf. At 2,42-44).
A atuação de São Paulo, através de seus escritos, pregações e atividade missionária, levou para o mundo os fundamentos que garantiram comunidades novas, totalmente voltadas para os princípios pregados por Jesus e dando início a um considerável esforço no sentido de conquistar a paz verdadeira e duradoura. Para ele, o amor é a plenitude da Lei e a fonte de toda segurança e paz.
Maria Santíssima é Mãe de Deus, porque é Mãe de Jesus que é Deus. Que ela interceda por nós, já que tem tanto credencial junto da Santíssima Trindade.
Vosso pai Abraão exultou, por ver o meu dia.





MEDITANDO O EVANGELHO (2)
Frei Carlos Mesters, O.Carm


* O capítulo 8- parece uma exposição de obras de arte, onde se podem admirar e contemplar famosas pinturas, uma ao lado da outra. O evangelho de hoje traz mais uma pintura, mais um diálogo entre Jesus e os judeus. Não há muito nexo entre uma e outra pintura. É o expectador ou a expectadora que, pela sua observação atenta e orante, consegue descobrir o fio invisível que liga entre si as pinturas, os diálogos. Deste modo vamos penetrando aos poucos no mistério divino que envolve a pessoa de Jesus.

* João 8,51: Quem guarda a palavra de Jesus jamais verá a morte. Jesus faz um solene afirmação. Os profetas diziam: Oráculo do Senhor! Jesus diz: “Em verdade, em verdade vos digo!” E a afirmação solene é esta: “Se alguém guardar minha palavra jamais verá a morte!” De muitas maneiras este mesmo tema aparece e reaparece no evangelho de João. São palavras de grande profundidade

* João 8,52-53: Abraão e os profetas morreram. A reação dos judeus é imediata: "Agora sabemos que estás louco. Abraão morreu e os profetas também. E tu dizes: 'se alguém guarda a minha palavra, nunca vai experimentar a morte'. Por acaso, tu és maior que o nosso pai Abraão, que morreu? Os profetas também morreram. Quem é que pretendes ser?" Eles não entenderam o alcance da afirmação de Jesus. Diálogo de surdos..

* João 8,54-56: Quem me glorifica é meu Pai. Sempre de novo Jesus bate na mesma tecla: ele está de tal modo unido ao Pai que nada do que ele diz e faz é dele. Tudo é do Pai. E ele acrescenta: "Quem me glorifica é o meu Pai, aquele que vocês dizem que é o Pai de vocês. Vocês não o conhecem, mas eu o conheço. Se dissesse que não o conheço, eu seria mentiroso como vocês. Mas eu o conheço e guardo a palavra dele. Abraão, o pai de vocês, alegrou-se porque viu o meu dia. Ele viu e encheu-se de alegria." Estas palavras de Jesus devem ter sido como uma espada a ferir a auto-estima dos judeus. Dizer às autoridades religiosas: “Vocês não conhecem o Deus que vocês dizem conhecer. Eu o conheço e vocês não o conhecem!”, é o mesmo que acusa-las de total ignorância exatamente naquele assunto no qual eles pensam ser doutores especializados. E a palavra final encheu a medida: “Abraão, o pai de vocês, alegrou-se porque viu o meu dia. Ele viu e encheu-se de alegria”.

* João 8,57-59: Não tens 50 anos e já viu Abraão! Tomaram tudo ao pé de a letra mostrando assim que não entenderam nada do que Jesus estava dizendo. E Jesus faz nova afirmação solene: “Em verdade, em verdade digo a vocês: antes que Abraão existisse, EU SOU!” Para quem crê em Jesus, é aqui que alcançamos o coração do mistério da história. Novamente pedras para matar Jesus. Nem desta vez o conseguiram, pois a hora ainda não chegou. Quem determina o tempo e a hora é o próprio Jesus.

Para um confronto pessoal

1) Diálogo de surdos entre Jesus e os judeus. Você já teve alguma vez a experiência de conversar com alguém que pensa exatamente o oposto de você e não se dá conta disso?
2) Como entender esta frase: “Abraão, o pai de vocês, alegrou-se porque viu o meu dia. Ele viu e encheu-se de alegria” ?
Oração final

Procurai o SENHOR e o seu poder,não cesseis de buscar sua face.
Lembrai-vos dos milagres que fez, dos seus prodígios e dos julgamentos que proferiu. (Sl 104, 4-5)














MENSAGEM DA SEMANA PELO PADRE REGINALDO MANZOTTI





Filhos e Filhas


Encerro hoje uma viagem muito cansativa e longa, uma semana na estrada e já com evento na diocese de Palmas sexta-feira à noite. Nessas ocasiões, me lembro da música A Barca, um clássico católico que eu fiz questão de colocar no CD Sinais do Sagrado. Na letra, o autor fala: "Tu, minhas mãos solicitas, meu cansaço que a outros descanse, amor que almeja seguir amando". Meu cansaço que a outros descanse, porque Evangelizar é Preciso! Meu cansaço que a outros descanse porque é o meu desejo ser um instrumento na mão de Deus e que ele me use o quanto e como quiser, pois sou apenas um servo dele. E claro, neste boletim, não poderia deixar de agradecer a oração feita por todos que rezaram por mim durante as viagens, pelo carinho e acolhimento que senti em todos os locais que estive. Muito obrigado. Com tudo isso, sinto um ânimo novo para continuar evangelizando e propagando o amor de Deus que sempre nos socorre.


Deus abençoe você!


Padre Reginaldo Manzotti
13/03/2011
www.padrereginaldomanzotti.org.br










MEIO AMBIENTE

A diferença




Falar é muito fácil. Criticar, mais ainda. Mas como é dificil agir e reconhecer que precisamos fazer mais. E a natureza precisa que façamos mais por ela, e por nós!
Que os políticos brasileiros (não sei do caráter da maioria dos politicos de outros países) são aproveitadores isso todos sabem. Que muito é prometido e pouco (ou nada) é cumprido, também não é novidade. Que o meio ambiente sempre foi colocado em segundo plano, isso todos devem ter percebido, ou sentido, mesmo que ainda não tenham percebido. Mas os problemas que os cidadãos enfrentam são culpa somente dos parlamentares e cia?
Não mesmo.  Vou até mais longe: o principal problema do país está na população. Sim, nos "pseudo-cidadãos", aqueles que pagam impostos, fazem compras modestas para não se endividarem e, na maioria, trabalham mais do que três dias por semana, mas esquecem da cidadania. O problema está naquele que joga o lixo nos córregos, na rua. Parece pouco jogar um papel na avenida, mas não é. Depois, quando tem enchente, reclama do governo, "que não faz nada pela população, deixa a cidade abandonada...". Como falei, eles também têm culpa, mas enquanto a população não começar a fazer a sua parte, as mudanças não virão. Esperar que o governo resolva todos os problemas é, digamos, excesso de inocência e ingenuidade.
Muito nos ajudamos ao evitar desperdiçar água, gastar menos energia elétrica, separar o lixo para auxiliar o processo de reciclagem. São medidas simples, mas muito eficazes. Nos sentimos até melhor por ver que não estamos cooperando com a degradação do nosso planeta. Não é ser antiquado levar uma sacolinha na mochila, na bolsa, para guardar o lixo, pelo contrário, é uma atitude louvável, exemplar, pois mostra o quão interessado você é com relação ao planeta em que você vive.
Esses dias, enquanto eu estava no ônibus, vi uma cena interessante. Dois rapazes estavam andando na calçada, do outro lado da avenida e chutaram uma garrafa, dessas de refrigerante, em cima do gramado, e continuaram a caminhada. Andando na direção deles, vinha uma garota que trabalha distribuindo panfletos nos faróis. Ao passar por eles, percebi que ela falou alguma coisa, brava, enquanto eles riam, como se ela tivesse falado algo engraçado. Achei que eles haviam
falado alguma "besteira" (traduza-se chaveco barato) para ela, e por isso a irritação da jovem. Mas, logo que ela terminou de esbravejar para os dois, ela se abaixou, pegou a garrafa e levou até o lixo, próximo ao farol onde ela fica. Achei uma atitude bonita, e que deveria ser seguida.
Se você quer viver num mundo melhor, faça sua parte e dê o exemplo. Não diga somente como fazer algo, faça! É muito mais útil. E necessário.
Por hoje é só. Sigo com a minha utópica missão de mudar e melhorar o planeta em que vivo.








MOMENTO DE REFLEXÃO

Na pausa não há música, mas a pausa ajuda a fazer a música . Na melodia da nossa vida a música é interrompida aqui e ali por “pausas”. E nós, sem refletirmos, pensamos que a melodia terminou…
Deus nos envia às vezes, um tempo de parada forçada. Pode ser uma provação, planos fracassados ou esforços frustrados. Mas na verdade, é preciso fazer uma pausa…
Mas, como o maestro lê a pausa? Ele continua a marcar o compasso com a mesma precisão e toma a nota seguinte com firmeza, como se não tivesse havido interrupção alguma.
Deus segue um plano ao escrever a música de nossa vida. A nossa parte deve ser aprender a melodia e não desmaiar nas “pausas”. Elas não estão ali para serem passadas por alto ou serem omitidas, nem para atrapalhar a melodia ou alterar o som, mas sim para aprimorar.
Se olharmos para cima, Deus mesmo marcará o compasso para nós. Não nos esqueçamos antes de tudo, de que “ela ajuda a fazer a música”.
Compor a música de nossa vida é geralmente um processo lento e trabalhoso. Com paciência, Deus trabalha para nos ensinar! E quanto tempo Ele espera até que aprendamos a lição!
Lembre-se, a pausa não dura muito, é apenas um tempo suficiente para que você se renove e continue… Ela apenas serve para continuar a música!
Olhe a sua volta…
Viva a vida! Pare e aceite a pausa, você merece ser mais amado e amar, sonhar, sorrir, cantar e ser feliz, muito mais feliz!






Clique aqui para fazer seus comentários 
ou inscrever-se e receber nossos Diários 
em sua caixa de e-mail.


TAGS: EVANGELHO, LITURGIA DIÁRIA, COMENTÁRIO DO EVANGELHO DO DIA, REFLEXÕES DO EVANGELHO DO DIA, MOTIVAÇÃO NO TRABALHO, VIDA SAUDÁVEL, CURIOSIDADES, MEIO AMBIENTE, DICAS DE SAÚDE, CASA,LAR,FAMÍLIA, VÍDEOS, MUNDO ANIMAL.





Nenhum comentário:

Postar um comentário