Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 06/04/2011




Quarta-feira, 06 de abril de 2011


“Segredo da Longevidade: Não viva cada dia como se fosse o último. Viva
como se fosse o primeiro.” (Oscar Niemeyer- 102 anos)





EVANGELHO DE HOJE


Jo 5,17-30


Jesus, porém, deu-lhes esta resposta: "Meu Pai trabalha sempre, e eu também trabalho". Por isso, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, pois, além de violar o sábado, chamava a Deus de Pai, fazendo-se assim igual a Deus. Jesus então deu-lhes esta resposta: "Em verdade, em verdade, vos digo: o Filho não pode fazer nada por si mesmo; ele faz apenas o que vê o Pai fazer. O que o Pai faz, o Filho o faz igualmente. O Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que ele mesmo faz. E lhe mostrará obras maiores ainda... Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho também dá a vida a quem ele quer... Em verdade, em verdade, vos digo: quem escuta a minha palavra e crê naquele que me enviou possui a vida eterna e não vai a julgamento, mas passou da morte para a vida. Em verdade, em verdade, vos digo: vem a hora, e é agora, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus e os que a ouvirem viverão...






MEDITANDO O EVANGELHO (1)
Pe. Antônio Queiroz CSsR

Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho também o faz.
Neste Evangelho, Jesus responde aos que o criticavam porque, segundo eles, violara o sábado curando o paralítico da piscina de Betesda. Na resposta, Jesus acrescenta mais um motivo ao escândalo, chamando a Deus de seu Pai e fazendo-se igual a Deus: “Meu Pai trabalha sempre e eu também trabalho... O que faz o Pai, o Filho faz igualmente, pois o Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que faz”. O Evangelho é um ótimo tratado sobre a união hipostática, isto é, sobre a união, na pessoa de Jesus, da natureza divina com a humana.
Segundo o Gênesis, Deus descansou ao sétimo dia, depois de completar a criação. Daí a instituição judaica do sabbat, que significa descanso. Mas o seu repouso não foi inatividade, mas manutenção da vida de tudo o que criou. Do mesmo modo, Jesus dá saúde e vida, inclusive ao sábado, porque ele é o senhor do sábado, que foi instituído para o homem, e não o homem para o sábado.
A obra principal de Jesus é revelar o amor que Deus tem ao homem e transmitir-lhe a vida divina. E ele a faz porque tem poder para isso. Esse amor de Deus cria vida, transforma e regenera. Experimenta-lo é passar da morte para a vida, isto é, a vida eterna. Por isso que Jesus disse: “Quem ouve a minha palavra e acredita naquele que me enviou, possui a vida eterna e não será condenado, porque passou da morte para a vida”.
Deus se comunica com o homem, como faz todo mundo, através da linguagem. E a Palavra de Deus é Cristo. Aí está o motivo da Encarnação. Em Cristo, Deus Pai mostrou-nos o seu rosto. Assim, Jesus salva a humanidade a partir de dentro dela, como homem que é.
O principal anúncio de Jesus como Palavra de Deus foi a Boa Notícia da salvação. Através de parábolas, ele nos falou do Reino de Deus, que é o caminho para a salvação.
Deus continua transmitindo a sua Palavra hoje, através da Igreja. É a Encarnação da Palavra de Deus estendida a todos os tempos e lugares.
Deus sempre procurou dar-nos a vida, e o fez principalmente através da ressurreição. Ressuscitar, para os que crêem, é levantar-se para começar uma vida nova. A ressurreição parte do poder e do amor do Pai e do Filho, no Espírito Santo.
O principal trabalho de Deus no mundo é zelar pela vida humana. Foi para isso que ele fez, para o homem morar, uma casa, a terra, e o jardim o universo.
“Não podeis servir a Deus e ao dinheiro”. Nós não podemos agradar a dois senhores, nem ficar em cima do muro. A exemplo de Jesus, o nosso compromisso é com a vida.
Certa vez, na Europa, na noite do Natal, aconteceu o seguinte fato: Estava muito frio e caía muita neve, junto com rajadas de vento. De repente, o dono da casa ouviu um barulho no vidro da janela. Era um passarinho que tentava entrar a fim de não morrer no frio, já que a casa estava aquecida. Várias vezes ele voou, bateu no vidro e caiu no chão. O homem ficou com dó. Abriu a janela, mas ao ver o homem o pássaro não entrou. O senhor foi lá fora, tentou pegá-lo, mas ele fugia. Tinha medo.
Naquele momento lhe veio um enorme desejo de se tornar um pássaro. Assim, não só aquele, mas todas as aves que estavam por ali, não teriam medo dele e seriam protegidas da tempestade. Nesse momento, tocou o sino da igreja convidando todos para Missa do Galo. Ó noite feliz, noite abençoada!
O que aquele homem não conseguiu, Deus o fez: tornou-se um de nós para nos proteger da grande tempestade em que a humanidade havia mergulhado.
Moisés sentiu medo de Deus, o que não aconteceu com os Apóstolos que conviveram com Jesus. Isso por causa da Encarnação.
Agradecemos a Maria Santíssima ter sido o grande instrumento de Deus para que acontecesse a Encarnação. Que ela nos ajude a entender quem é Jesus e a amá-lo, do jeito que ela o amou.
Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho também o faz.






MEDITANDO O EVANGELHO (2)
Alexandre Soledade


Bom dia!
Esses dias um colega relatou-me um fato intrigante: Um homem, pertencente a sua comunidade, vendo que os bancos da igreja precisavam de uma reforma tomou uma atitude interessante. Como é de oficio carpinteiro, resolveu arrumar os bancos. Não queria gerar alarde, chegou cedo à igreja, começou a concertar os defeitos.
Surpreendentemente, outro homem, da coordenação da comunidade, o impediu que fizesse o concerto, pois este não era “coordenador de nada” na igreja. Na verdade, o veto se deu, pois não havia lhe pedido. Sim! O rapaz deveria ter falado com o administrador antes, mas vendo e sendo explicado o zelo daquele rapaz, por que impedir a boa ação?
Acho incrível o número de relatos de “síndrome do pequeno poder” nas comunidades. Pessoas que vivem total ou parcial desarmonia consigo mesmo assumindo cargos de coordenação ou de liderança para poder “mandar nas pessoas”. Tentam a qualquer custo que a graça só aconteça se tiver a sua autorização, sua benção! Quando não atuam pela negação ou pela retaliação, atuam pela pratica do terrorismo. (risos). “eu já tentei fazer isso e não deu certo”; “não adianta fazer, pois o povo não vem”.
Eu sempre digo: Sempre existirão esses personagens pitorescos! Coloque-os em suas orações para que amadureçam, no entanto, pra quem o servo trabalha mesmo?
Outro ponto…
Lembremo-nos do questionamento de ontem: “Será que ainda acreditamos que o problema era ter curado no sábado? Será que o problema era carregar a cama no dia de descanso”?
É um fato: Inevitavelmente Jesus morreria! Nunca aceitava ou se renderia essa idéia centralizadora que foi concebida pelos fariseus.
Jesus, ao não se curvar ao orgulho ferido dos fariseus, compromete a estrutura (ou pilar) humana com foco no poder e no status. A coerência e a simplicidade nas ações são as coisas que mais me chamam atenção no homem de Nazaré.
O evangelho narra Jesus revelando sua divindade. É maravilhoso constatar, alguém tão nobre e tão poderoso, no entanto simples e prático: “(…) NÃO PROCURO FAZER A MINHA PRÓPRIA VONTADE, MAS A VONTADE DAQUELE QUE ME ENVIOU”.
E nós? O que esse evangelho vem nos ensinar? Permitimos sugestões, novas opiniões, idéias? Conseguimos sair de um modelo de anos e anos para uma nova idéia? Quantos ministérios de música se desfizeram pela desmotivação provocada pela resistência as mudanças? Bateria? Contrabaixo? Pra que? Teatro, encenação, data show? (risos). Esse comentário também se estende a nosso trabalho, nossas atribuições, (…) Aonde foi parar o nosso dom da criatividade?
“(…) E o senhor elogiou o administrador desonesto, porque agiu com esperteza. De fato, os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz”. (Lucas 16, 8)
Precisamos estar abertos a enxergar que às vezes a NOSSA VONTADE não seja a vontade de Deus. Fazer da igreja uma continuação FORÇADA de sua casa pode ser perigoso sem o discernimento. POIS NEM TODA DECISÃO QUE SERVE PRA MINHA VIDA SE APLICA AO IRMÃO OU A COMUNIDADE. Não podemos nos comportar como o Zangado da história da Branca de Neve!
“(…) Quanto a nós, desde que tivemos conhecimento dessas coisas, não cessamos de orar por vós e de suplicar para que chegueis a conhecer plenamente a vontade de Deus, com toda a sabedoria e discernimento espiritual. Assim, levareis uma vida digna do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra e crescendo no conhecimento de Deus. Suplicamos também a Deus que vos fortifique com todo o vigor pelo seu poder glorioso, para que vos firmeis na constância e na paciência. E, com alegria, dai graças ao Pai que vos tornou dignos de participar da herança dos santos, na luz”. (Colossenses 1, 9-12)
Um imenso abraço fraterno!





CURIOSIDADES




1-Existe uma diferença de alguns centímetros entre a altitude do nível do mar nas águas do sul e do norte do Brasil. Afrânio Rubens de Mesquita, professor de Física do Instituto Oceanográfico da USP, explica que isso ocorre porque no Sul do país as águas são mais frias do que no Norte e, conseqüentemente, são mais densas e têm um volume menor.


2-De acordo com Paulo Roberto dos Santos, professor do Instituto de Geociências da USP, se as geleiras dos Pólos Norte e Sul, subitamente derretessem os resultados seriam catastróficos. “A Flórida, nos Estados Unidos, por exemplo, ficaria reduzida a apenas quatro pequenas ilhas”, afirma. Segundo ele vastas áreas costeiras, hoje densamente povoadas, ficariam submersas e poderiam se tornar um gigantesco aquário, dominado por organismos marinhos que acompanhariam a subida do nível do mar por volta de 70 metros. Paulo Roberto dos Santos afirma ainda que a catástrofe e o custo desse evento estão muito além dos nossos cálculos e compreensão.


3- A chuva de granizo acontece porque é comum nevar e chover ao mesmo tempo. Se a temperatura perto do solo estiver muito alta para haver somente neve e muito baixa para haver somente chuva, as duas ocorrem ao mesmo tempo. Os flocos de neve que não se derretem se juntam, formando blocos de gelo. É a chuva de granizo.


4- O Triângulo Mineiro é uma região de Minas Gerais localizada na porção oeste do estado. Ele engloba as microrregiões de Uberlândia, Uberaba, Frutal e Ituiutaba, que por sua vez comportam mais de trinta municípios: Campina Verde, Iturama, Limeira do Oeste, Planura, União de Minas, Cachoeira Dourada, Capinópolis, Santa Vitória, Água Comprida, Campo Florido, Delta, Conquista, Araguari, Araporã, Canápolis, Cascalho Rico, Centralina, Indianópolis, Frutal, Ituiutaba, Uberlândia e Uberaba, entre outros.


5- "Marés" são oscilações periódicas do nível do mar, influenciadas pelo Sol e pela Lua. Quando esses astros estão em conjunção, ou seja em linha reta com a Terra, produzem a maré alta. Quando estão em quadratura, formando um ângulo reto, temos a maré baixa.


6- O manto, que é a camada superficial do nosso planeta, é formado por 20 placas, que se esbarram levemente. Quando isso acontece, há uma grande pressão nas rochas das bordas das placas; e às vezes, as rochas se prendem e a pressão aumenta. Quando se desprendem, produzem ondas de choque cujos movimentos se refletem na superfície da Terra. Esses movimentos são os terremotos, e são ondas tão fortes que poder ter a potência da explosão de 200 toneladas de dinamite.

Fonte: Guia dos Curiosos



MOMENTO DE REFLEXÃO


Há dias em que se tem a impressão de se estar dentro de um espesso nevoeiro.
Tudo parece monótono e difícil e o coração fica triste.
É a noite escura da alma.
Era meu aniversário e justamente um destes dias estranhos, quando uma voz interior me disse:- 'Você precisa tomar chá de alecrim!'
Fui ao jardim e lá estava nosso viçoso pé de alecrim. Interessante é que quase todos que visitam nossos jardins demonstram afeição e respeito pelo alecrim.
Confesso que nunca liguei muito para ele.
Mas, naquele dia, com toda reverência, colhi alguns ramos, preparei um chá e o servi em uma linda xícara. O aroma era muito agradável e, a cada gole que bebia, senti a mente ir clareando.
Uma sensação de bem-estar e alegria foi se espalhando pelo corpo e senti enorme felicidade no coração.
Fiquei muito impressionada com a capacidade dessa planta transmitir alegria.
Aliás, o nome alecrim já lembra alegria.
Resolvi pesquisar a respeito e - veja só que maravilha!
O alecrim - Rosmarinos officinalis, planta nativa da região mediterrânea -foi muito apreciado na Idade Média e no Renascimento, aparecendo em várias fórmulas, inclusive a 'Água da Rainha da Hungria', famosa solução rejuvenescedora.
Elizabeth da Hungria recebeu, aos 72 anos, a receita de um anjo (um monge?) quando estava paralítica e sofria de gota.
Com o uso do preparado, recobrou a saúde, a beleza e a alegria.
O rei da Polônia chegou a pedi-la em casamento!
Madame de Sévigné recomendava água de alecrim contra a tristeza, para recuperar a alegria.
Rudolf Steiner afirmava que o alecrim é, acima de tudo, uma planta calorífera que fortalece o centro vital e age em todo o organismo.
Além disso, equilibra a temperatura do sangue e, através dele, de todo o corpo.
Por isso é recomendado contra anemia, menstruação insuficiente e problemas de irrigação sangüínea. Também atua no fígado.
E uma melhor irrigação dos órgãos estimula o metabolismo.
Um ex-viciado em drogas revelou que tivera uma visão de Jesus que o tornou capaz de livrar-se do vício. Jesus lhe sugeria que tomasse chá de alecrim para regenerar e limpar as células do corpo, pois o alecrim continha todas as cores do arco-íris.
O alecrim é digestivo e sudorífero.
Ajuda a assimilação do açúcar (no diabetes) e é indicado para recompor o sistema nervoso após uma longa atividade intelectual
É recomendado para a queda de cabelo, caspa, cuidados com a pele, lesões e queimaduras; para curar resfriados e bronquites, para cansaço mental e estafa; ainda para perda de memória, aumentando a capacidade de aprendizado.

Existe uma graciosa lenda a respeito do alecrim:
Quando Maria fugiu para o Egito, levando no colo o menino Jesus, as flores do caminho iam se abrindo à medida que a sagrada família passava por elas.
O lilás ergueu seus galhos orgulhosos e emplumados, o lírio abriu seu cálice.
O alecrim, sem pétalas nem beleza, entristeceu lamentando não poder agradar o menino.
Cansada, Maria parou à beira do Rio e, enquanto a criança dormia, lavou suas roupinhas.
Em seguida, olhou a seu redor, procurando um lugar para estendê-las.
O lírio quebrará sob o peso, e o lilás é alto demais.
Colocou-as então sobre o alecrim e ele suspirou de alegria, agradeceu de coração a nova oportunidade e as sustentou ao Sol durante toda a manhã.
Obrigada, gentil alecrim! - disse Maria.
Daqui por diante, ostentarás flores azuis para recordarem o manto azul que estou usando.
E não apenas flores te dou em agradecimento, mas todos os galhos que
sustentaram as roupas do pequeno Jesus, serão aromáticos.
Eu abençôo folha, caule e flor, que a partir deste instante terão aroma de santidade e emanarão alegria.'
Bom chá de alecrim pra você!!!







Clique aqui para fazer seus comentários 
ou inscrever-se e receber nossos Diários 
em sua caixa de e-mail.

tags:liturgia diária comentada, reflexões bíblicas, comentários bíblicos,  evangelho di
rio, evangelho do dia,motivação no trabalho,vida saudável,dicas de saúde, curiosidades,vídeos,meio ambiente,an

Nenhum comentário:

Postar um comentário