Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 25/03/2011




Sexta-feira, 25 de março de 2011

“Amizades são coisas frágeis, e requerem muito mais cuidado que todas as outras coisas frágeis que existem.” (Randolph S Bourne)





EVANGELHO DE HOJE


Lc 1,26-38


Quando Isabel estava no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem prometida em casamento a um homem de nome José... A virgem se chamava Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: "Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo"... Não tenhas medo, Maria! Encontraste graça junto a Deus. Conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus... Maria, então, perguntou ao anjo: "Como acontecerá isso, se eu não conheço homem?". O anjo respondeu: "O Espírito Santo descerá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na sua velhice. Este já é o sexto mês daquela que era chamada estéril, pois para Deus nada é impossível". Maria disse: "Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra". E o anjo retirou-se.






MEDITANDO O EVANGELHO (1)
Pe. Antônio Queiroz CSsR


Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!
Hoje é com muita alegria que nós celebramos a solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora. O Evangelho narra a cena da Anunciação, em que o anjo Gabriel lhe fala: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”
Deus quis que uma mulher contribuísse bem de perto na redenção da humanidade, já que uma mulher, Eva, havia contribuído no pecado. E a mulher que Deus escolheu não podia ser vítima de pecado, pois seria um sinal de fraqueza de Deus, diante das forças do mal. Como Davi venceu o gigante Golias (1Sm 17,49), Jesus derrotou o tentador. Não só derrotou, mas arrasou com ele completamente. Nem junto à sua mãe ele teve vez. Após o dilúvio, uma pomba trouxe em seu bico um raminho verde para Noé (Gn 8,11). Aquela pomba não estava suja de barro, ela não fora atingida pelo dilúvio.
Nós também somos chamados a colaborar na redenção. Deus não gosta de gente manchada, suja. Como podemos anunciar a vitória de Cristo, se até nós, os anunciadores, somos vítima do tentador? Pecadores todos nascemos. Mas temos condições de nos purificar, usando os meios que Jesus nos deixou, entre os quais se destaca a Igreja, da qual Maria é Mãe. Assim, tirando a trave do nosso olho, temos condições de tirar o cisco que está no olho do nosso irmão.
A concepção imaculada de Maria nos mostra que Deus não quer conviver com pecado. Ele quer o pecado longe dele. Ele nos suporta, quando pecamos, mas não queria isso, como qualquer pai que não quer ver o filho ou filha no caminho errado. Como podemos dizer a Deus: “Senhor, eu vos amo sobre todas as coisas”, e depois viramos as costas e já começamos a colocar outras coisas acima dele? Por isso que Deus fala na Bíblia: “Estou para vomitar-te da minha boca” (Ap 3,16).
A Imaculada Conceição foi um fruto antecipado da redenção realizada por Jesus, o seu Filho. E o fato de ela ter sido isenta do pecado, já na sua concepção, mostra que a força da graça redentora supera infinitamente a força do pecado. “Onde abundou o pecado, superabundou a graça” (Rm 5,20).
“Quando éreis escravos do pecado, praticáveis ações das quais hoje vos envergonhais. Agora, porém, libertados do pecado e como servos de Deus, produzis frutos para a vossa santificação, tendo como meta a vida eterna. Com efeito, a paga do pecado é a morte, mas o dom de Deus é a vida eterna no Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rm 6,20-23). Antes, quando reinava o pecado, o carro estava na frente dos bois, e dava tudo errado. Cristo veio, colocou os bois na frente do carro, e na direção certa, que é a nossa felicidade.
Deus realizou plenamente a redenção na Mãe do seu Filho, para nos mostrar o que ele quer de todos nós. Ela se tornou assim a estrela da esperança, que nos anima a sempre nos levantar a caminhar.
Santo Agostinho, quando estava mergulhado no pecado, leu, por sugestão de sua mãe, muitas biografias de santos. Um dia ele disse para si mesmo, em latim, que era a sua língua: “Potuerunt ii, potuerunt ee; cur non tu, Agostiné?” Em português é: “Puderam estes, puderam aquelas, por que não tu, Agostinho?” Impulsionado por este lema, venceu.
Daqui a exatamente nove meses, celebraremos o nascimento de Jesus. Rezemos, neste tempo, pelos nascituros, a fim de que sejam protegidos por suas mães.
Havia, certa vez, um rapaz que trabalhava no centro de uma cidade grande e morava na periferia.
Numa tarde, ao voltar para casa, enquanto atravessava um bairro de classe alta, viu numa lixeira uma caixa preta, parecida com caixa de sanfona. Ficou curioso, abriu a caixa, era mesmo uma sanfona! E estava boa de tudo. Tocava direitinho.
Ele se lembrou de um vizinho, que sabia tocar sanfona e não possuía o instrumento, e levou-a para ele. O vizinho se alegrou com o presente, e começou a tocar belas canções. A casa toda se alegrou. Até algumas crianças apareceram na porta.
À noite, algumas pessoas se reuniram na casa, e foi aquela festa. Daí para frente, de vez em quando o tocador de sanfona era chamado, seja para tocar em festinha de aniversário, em reza, até na Santa Missa. A sanfona tornou aquele bairro mais alegre.
A sanfona representa a graça de Deus, que une as pessoas e alegra o ambiente. O rapaz que a achou somos nós que recebemos a graça no batismo, e a levamos a outros.
Muitos jogam no lixo a graça batismal, e vivem tristes por aí, procurando a felicidade na riqueza, no prazer, no poder etc. Nós não queremos ser assim.
Uma pergunta: com qual desses personagens você mais se identifica? Com o rapaz? Com o homem que ganhou a sanfona? Com os vizinhos que acorreram, ao som da sanfona? Ou com aquele ou aquela que a jogou no lixo?
Nossa Senhora da Conceição, rogai por nós!
Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!



MEDITANDO O EVANGELHO (2)
Fr. Edilei Silva

Rezando com Maria
(...) Assim como hoje o evangelista Lucas narra a visita do Anjo Gabriel a uma cidade, percebemos que todos os demais santos/anjos/profetas/ dentre outros e, em especial hoje Nossa Senhora do Rosário são enviados de Deus; seja a uma cidade, a um lugar, a um coração.
Maria ao receber a visita do Anjo ouve a sua mensagem: “alegra-te, cheia de graça, o Senhor esta contigo!” Maria – assim como os demais missionários de Deus – ficou perturbada e com medo, porém, o Anjo disse: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus...”. O missionário de Deus não fala por si, mas por obra do Espírito divino.
Aquele ou aquela que é batizado/a recebe o espírito de Deus, ‘não um espírito de timidez, mas de fortaleza, de amor’ para ser mensageiro/a de Deus em nosso tempo e espaço atual.
Temos muito que aprender com a mãe de Deus. Da fé de Maria nasce sua esperança. Mulher de fé, é também pessoa de esperança. Ela entendeu as promessas dos profetas e as esperanças do povo de Deus, apoiou-se na força do Espírito Santo, sabendo ser a virgem da esperança, não atropelou os planos de Deus. Pelo contrário, em plena atitude de fé, aceitou ser a mãe do Messias esperado.
Sobre o Messias, nas palavras do Evangelho que foram proclamadas: “Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”. Seu nome é Jesus Cristo, o qual reina a mais de 2000 anos. De uma forma ou de outra, desde o início, o povo cristão cultivou a devoção aos santos e sempre consagrou uma especial devoção a Virgem Maria.Como exemplo, temos a reza do terço onde todos aprendem e aprofundam a mensagem do Evangelho, pois ele narra à história da salvação: Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.
Por fim, se veneramos a mãe de Deus, procuremos imitar e demonstrar as atitudes que ela viveu em sua experiência de fé. Que a reza do terço, a novena, o culto mariano e demais realidades do gênero nos ajude em nossa peregrinação terrestre, para a glória de Deus Pai, amém.

edileip@yahoo.com.br







COMENTÁRIO DO EVANGELHO (3)
Fr.Denis Francisco Rosa Oliveira CSsR

DEUS CONOSCO
“Deus por seus desígnios quis precisar de uma pessoa, frágil, como somos todos nós. Mas é a fragilidade e na humildade que Maria responde “sim” à vontade de Deus, e participa na realização da redenção do mundo. Assim a vontade de Deus encontra a plena aceitação de Maria, e Ele pôde propor-se ao mundo. Assim Deus escolheu o caminho para se aproximar de nossa humanidade”. Com fervor de fé, aproximo-nos de Deus, assim como Maria se aproximou. Celebrar a festa da Anunciação do Senhor é celebrar a esperança para uma nova vida; esperança para a salvação do nosso planeta terra.
A PALAVRA
“Que Deus faça em mim segundo a tua vontade”. Essa humilde e simples frase de Maria trouxe a salvação do mundo, ou melhor, do ser humano. Deus poderia utilizar outras formas para vir ao mundo, mas quis vir de uma forma sensível: Encarnando-se num seio feminino.
No tempo de Maria, as mulheres tinham uma vida muito privada, nem podiam se comunicar até mesmo com o vizinho ou com um estranho, sem estar à presença do esposo. Entretanto, aparece a Maria um anjo. Anjo pode ser a forma de um homem, ou Deus em forma de homem: “Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus ele o criou, homem e mulher ele os criou” (Gên 1, 27). Certamente, Maria ficou surpresa por aquela inesperável visita: “Maria ficou perturbada com as palavras do anjo e começou a pensar qual seria o significado da saudação” (Lc 1,29).
Maria estava prometida em casamento a José, pertencente à linha familiar davídica. Se caso ela engravidasse sem se casar, seria condenada à morte, apedrejada. Tudo indica que ficou assustada, pensando como seria sua vida a partir do momento que aceitasse a proposta divina. “Deus proverá! Ele planejou salvar os meus antepassados do poder opressor egípcio, contando com mãos humanas!”. E ela disse sim com prazer! Tudo pelo amor do homem e da mulher. Ela se tornara a mulher do Éden, porém imaculada, isto é, sem a mancha do pecado. Deus já havia planejado tudo, antes de enviar seu filho ao mundo, num seio puro. Vejamos, irmãos, o amor do Pai por Adão e Eva!
Para que Maria não fosse julgada por se engravidar antes de se casar, Deus Pai desce do céu mais uma vez, aparecendo como anjo a José, em sonho; pedindo para cuidar de Maria e do primogênito, que está para vir ao mundo.
Vejamos como Deus Pai é humano! Ele tornou-se humano por amor à humanidade: “Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus ele o criou, homem e mulher ele os criou” (Gên 1, 27); outra prova de amor do Pai se resulta na redenção: “Pois Deus amou tanto o mundo, que entregou o seu Filho único, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”(Jo 3, 16).
Hoje, Deus se encarna outra vez em nossos corações, com intuito de proteger e de trazer a salvação ao planeta terra, à mãe natureza, e ainda aos nossos irmãos oprimidos, na ilusão da fome. Que tenhamos um ventre como o de Maria. Ventre bendito entre todas as criaturas! Dizendo sim ao que Deus espera de nós e do futuro de nossa geração. Vamos abrir nosso coração, e sermos os redentores do mundo, porque “a criação geme em dores de parto” (Rm8,22). Assim seja, meus irmãos. Amém!






MEDITANDO O EVANGELHO (4)
Alexandre Soledade

Bom dia!
Quais são seus planos? Quais são os seus projetos para os próximos cinco ou dez anos? Será que Maria não tinha outros planos? Como seria essa história que conhecemos sem o “sim” de Maria?
Um parêntese… Como entender o repúdio e às vezes a agressividade dos nossos irmãos evangélicos a pessoa de Maria? Como entender a veneração explicita a profetisas como Hulda, Mirian, ou a mulheres como Sara, Raquel, Ester, (…)? Mulheres que mudaram a história de seu povo através da ação e da fé em Deus, mas nenhuma delas foi a agraciada perante aos olhos Dele como Maria. “(…) Que a paz esteja com você, Maria! Você é muito abençoada. O Senhor está com você”
Quando pergunto se Maria tinha planos é por que todo ser humano sadio tem. Temos planos desde a hora que acordamos, pois desde o planejamento diário do que farei inicialmente naquele dia a sucessão de acontecimentos que deverão acontecer para se alcançar algo maior como, por exemplo, para me formar, inicia com todo um processo longo de estudo e avaliações até sua conclusão final. E no caso de Maria, Deus não muda seus sonhos, apenas lhe acrescenta um novo projeto.
Grave isso: Deus não muda nossos sonhos, Ele apenas acrescenta novos projetos a eles. Repare que enquanto Maria meditava a gravidez, o anjo visita as aflições dela quanto ao pensar de José e revela a ele o desígnio de Deus quanto a sua jovem esposa. Dizia um amigo que quando o projeto é Deus, porta a porta, janela a janela vão se abrindo e a nós TESTEMUNHAR COM A FÉ.
Quantas pessoas foram convidadas por Deus a abraçar causas que pareciam inalcançáveis? Quantos como Isabel, Deus gerou já na velhice um novo projeto como a guarda ou a proteção de um neto? Quantos também questionaram a Deus o porquê de sua escolha para um serviço se tantos outros mais competentes, ou nosso olhar, existem?
Frei Alceu dizia certa vez, ao olhar para o presépio, que o local escolhido por Deus para Jesus nascer se construía com muito pouco. A manjedoura foi algo que representava a simplicidade daquele que estaria por vir e que fazendo uma analogia para o dia de hoje, creio eu que nosso coração, para receber Jesus nesse natal, não precise de grandes mudanças, mas de um “sim” sincero como o de Maria.
O nosso querer fica pequeno quando fazemos algo de coração. Ele se transforma numa manjedoura, talvez naquela época o local que “restou” para acolher a sagrada família, e quantos de nós em meio a sonhos e projetos pessoais para o futuro, “restou” também somente o nosso coração para receber Jesus?
Deus conhece as nossas correrias do dia-a-dia, sabe e nos vê levantar as cinco da manhã e dormir depois da meia noite. Ele não vai mudar nossos sonhos, Ele quer acompanhá-los olhando de dentro. Ao aceitar ao chamado, Deus vai preparando o caminho, a mudança, a conversão. Assim foi com Abraão, que talvez não tivesse o reconhecimento de sua fé e confiança no Senhor se não aceitasse sair de Harã. Abraão tinha um projeto, Deus potencializou.
“(…) O Senhor disse a Abrão: “Deixa tua terra, tua família e a casa de teu pai e vai para a terra que eu te mostrar. Farei de ti uma grande nação; eu te abençoarei e exaltarei o teu nome, e tu serás uma fonte de bênçãos. ‘Abençoarei aqueles que te abençoarem, e amaldiçoarei aqueles que te amaldiçoarem; todas as famílias da terra serão benditas em ti’. Abrão partiu como o Senhor lhe tinha dito, e Lot foi com ele. Abrão tinha setenta e cinco anos, quando partiu de Harã” (Gênesis 12, 1-4).
Entreguemos como Maria, os nossos projetos nas mãos de Deus. Tenhamos fé, pois nenhum deles fracassará ou será deixado, ao não ser que Deus, já vislumbre algo ainda maior. Tenhamos no natal a fé nas mudanças, pois até o coração mais soberbo, egoísta ou difícil, quando recebe Jesus dentro de si com o “sim” sincero, se torna uma humilde manjedoura. “(…) Porque para Deus nada é impossível”
Imaculada Conceição, roga por nós!
Obs.: Esse texto foi escrito ano passado, mas serve para refletir como uma carta do tempo… O que mudou do ano passado para o que vivo hoje?
Um imenso abraço fraterno.





DICAS DE SAÚDE



Ressaltamos que as Dicas de Saúde enviadas por este Diário, não equivalem a uma receita médica; são apenas "dicas".  Os exames preventivos são sempre indispensáveis! Para mais informações consulte o seu médico.



Higienização nasal previne crises alérgicas


Uso constante de soro fisiológico ajuda a descongestionar as vias aéreas superiores. Uma opção segura é a utilização do soro formulado em condições estéreis Pacientes alérgicos, mais sensíveis às mudanças bruscas de temperatura (típicas do outono), devem fazer higienização nasal com soro fisiológico diariamente, várias vezes por dia, mesmo quando não estão doentes (em crise). Esta é uma das recomendações dos médicos especialistas em alergia, os chamados alergologistas, além do controle ambiental (manter a casa o mais limpa possível para impedir a ação dos alérgenos, os causadores da alergia). Segundo eles, a higienização previne as crises alérgicas, pois ajuda a descongestionar as vias aéreas superiores, tornando o nariz livre de impurezas que normalmente irritam a mucosa, fazem o paciente espirrar e iniciar o processo alérgico. E toda a mãe de paciente com alergia sabe que esse processo pode culminar em uma crise, que pode se alongar durante semanas e prejudicar sensivelmente a qualidade de vida dos seus filhinhos ou filhinhas. A Dra. Renata Rodrigues Cocco, médica alergologista dos Hospitais Albert Einstein e Beneficência Portuguesa, explica que "o soro fisiológico aplicado no nariz diminui a viscosidade do muco e assim facilita sua eliminação. Com isso, melhora a função mucociliar do nariz, que tem como objetivo barrar organismos `invasores` do aparelho respiratório, como poluentes, bactérias etc". Segundo ela, a higienização regular é importante para limpar a cavidade nasal e seios paranasais das partículas filtradas e manter um ambiente o mais estéril possível para melhor ação das estruturas de defesa.

"Além disso, a higienização nasal alivia a irritação causada pelo ressecamento das narinas, que ocorre devido à baixa umidade do ar, típica das estações frias do ano e do clima de algumas regiões do País, como Brasília. Pessoas que passam muito tempo em ambientes com ar condicionado ou expostos à poluição das grandes cidades, mesmo não sendo alérgicas, também podem se beneficiar da higienização nasal, por esta mesma razão", acrescenta a Dra. Renata. A médica alerta, porém, que se deve tomar alguns cuidados na aplicação do soro, principalmente em crianças. Caso o contrário, a medida pode até agravar a alergia. "O soro deve ser mantido em geladeira para não haver contaminação bacteriana ou de impurezas do ar. Mas lembre-se que ele não deve ser usado gelado, por causa da sua capacidade de deflagrar reações desagradáveis no paciente", explica ela. Porém, a conservação em geladeira, segundo a médica, também não garante 100% a prevenção à invasão de bactérias ou outros microorganismos para o interior do conteúdo. "O soro fisiológico sem conservantes, depois de aberto, pode ser facilmente contaminado após 24 horas de exposição ao ar ambiente, mesmo se armazenado na geladeira", afirma a especialista. Uma opção segura para os alérgicos é utilizar o soro formulado em condições estéreis, disponível em embalagens de dose unitária ou em spray à prova de contaminação. Recentemente lançado no mercado brasileiro, o Salsep é o único descongestionante nasal à base de soro fisiológico puro, livre de conservantes. O produto traz uma nova tecnologia de frasco para spray que possui um mecanismo que possibilita a manutenção do produto estéril do início ao fim. Com isso, sua utilização pode ser feita a longo prazo, conforme a recomendação médica. Ao contrário do Salsep, a grande maioria dos descongestionantes nasais, fartamente vendidos nas farmácias, feitos à base de soro fisiológico, contêm em sua fórmula conservantes, considerados agentes irritantes da mucosa nasal. Vários trabalhos científicos comprovaram esse fato. O estudo mais recente, divulgado em setembro de 2003, na Arch. Otolaryngology Head Neck Surg., mostrou que o cloreto de benzalcônio, o conservante mais comumente utilizado, causa danos na atividade mucociliar e gera uma agressão que pode causar crises de broncoespasmo e asma, além de rinite medicamentosa.

Ana Carolina Prieto - Fonte: www.webmedicos.com.br







MOMENTO DE REFLEXÃO



Quando alguém te diz: “QUE DEUS TE ABENÇOE” não está só desejando o melhor para você, mas também atuando a seu favor. Pois quando bendizes a alguém, também estás atraindo a proteção de Deus para você
O efeito de abençoar é multiplicador, já que é dado por Deus a seus filhos.
A bênção invoca o apoio permanente de Deus para o bem estar da pessoa, fala de agradecimento, confere prosperidades e felicidade em toda pessoa que a recebe da nossa parte.
A benção começa com as relações de pais e filhos.
Os filhos que recebem a benção da parte dos seus pais têm um bom começo espiritual e emocional na vida. Recebem um firme propósito de amor e aceitação.
Este princípio também se aplica na intima relação de casais.
As amizades se aprofundam e se fortalecem, Trazendo companheirismo, saúde e esperança a todos que nunca receberam sequer uma palavra abençoada.
O poder da vida e da morte está na Palavra. Ao abençoares não só está outorgando a vida aquele que a recebe, mas também aquele que também a dá.
Por isso, hoje eu peço que Deus te abençoe, porque ao bendizê-lo de todo coração, estou bendizendo a mim mesmo.
Distribua bênçãos por onde vás, não só palavras, mas, ações. Elas retornarão a ti quando menos esperares.
Geralmente a pessoa que vive na presença de Deus, amando-O e obedecendo-O, tem o privilégio da sua Divina Benção sempre.
Abraços e que Deus te Abençoe!

Por Ami Manera Frank Pourcel







Clique aqui para fazer seus comentários 

ou inscrever-se e receber nossos Diários 
em sua caixa de e-mail.

tags:liturgia diária comentada, reflexões bíblicas, comentários bíblicos,  evangelho di

rio, evangelho do dia,motivação no trabalho,vida saudável,dicas de saúde, curiosidades,vídeos,meio ambiente,animal









Nenhum comentário:

Postar um comentário