Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Segunda-feira 14/03/2011



Segunda-feira, 14 de março de 2011


“Amor é quando as diferenças não são mais capazes de separar.”
(J. de Bourbon Busset)




EVANGELHO DE HOJE

 

Mt 25,31-46


"Quando o Filho do Homem vier em sua glória...: 'Vinde, benditos de meu Pai! Recebei em herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! Pois eu estava com fome, e me destes de comer; estava com sede, e me destes de beber; eu era forasteiro, e me recebestes em casa; estava nu e me vestistes; doente, e cuidastes de mim; na prisão, e fostes visitar-me'. Então os justos lhe perguntarão: 'Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede, e te demos de beber? Quando foi que te vimos como forasteiro, e te recebemos em casa, sem roupa, e te vestimos?...'. Então o Rei lhes responderá: 'Em verdade vos digo: todas as vezes que fizestes isso a um destes mais pequenos, que são meus irmãos, foi a mim que o fizestes!'. Depois, o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: 'Em verdade, vos digo, todas as vezes que não fizestes isso a um desses mais pequenos, foi a mim que o deixastes de fazer!'. E estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna."






MEDITANDO O EVANGELHO (1)
Padre Antonio Queiroz


Jesus assentar-se-á em seu trono glorioso, e separará uns dos outros.

A palavra rei vem de reunir. O rei justo é o centro de unidade do povo do seu reino. Como um bom pastor, ele reúne as ovelhas dispersas e cuida das que estão doentes (primeira leitura).
Às vezes, dá impressão que Jesus é um rei fraco. Mas é justamente o contrário. Ele é tão poderoso que não precisa ficar mostrando a sua força a cada momento; mostra-a na hora certa. Ele deixa o joio crescer no meio do trigo, porque sabe o que fazer mais tarde, sem que os bons se percam e a justiça seja feita.
Jesus é o Rei do Universo. Não existe nada e ninguém mais forte nem mais inteligente do que ele. Nada é capaz de barrar o avanço do Reino de Deus no mundo.
Como nosso rei, Jesus prestou-nos o melhor serviço do mundo: tirou-nos do poder das trevas e nos deu a vida eterna. É o que diz a segunda leitura da Missa de hoje (1Cor 15,20-26).
E o Evangelho de hoje é a descrição do juízo final. Jesus, o Rei, vai dizer aos que cuidaram dos necessitados: “Vinde, benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino...” Depois dirá aos egoístas, que foram insensíveis diante do sofrimento do próximo: “Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno...”
Os condenados tentarão se defender, mas o Rei será inflexível: o que fizeram ao próximo, fizeram ao próprio Jesus.
Na quinta-feira santa, ao lavar os pés dos discípulos, Jesus nos mostrou como Deus quer que exerçamos a autoridade: é cuidando dos súditos e servindo a eles. Ser chefe é cuidar das pessoas a ele confiadas, fazendo justiça com as que são injustiçadas. É para isso que a autoridade tem poder.
E deixar alguém, ao nosso lado, passar fome, ou andar nu ou doente, e não fazer nada por ele, é uma injustiça. Jesus vai cobrar de quem podia ajudar e não o fez.
“Se alguém quiser ser o primeiro, seja o último de todos, aquele que serve a todos!”(Mc 9,35).
Jesus é nosso Rei, total único. Para a administração política, ou para qualquer cargo de poder e autoridade, escolhemos apenas representantes de Jesus.
Certa vez, o grupo de jovens de uma Comunidade resolveu, num domingo à tarde, visitar o hospital. Eram jovens novinhos, alguns ainda adolescentes.
Visitando as enfermarias, viram um senhor coberto com um lençol, com apenas a cabeça de fora. Ficaram em volta da cama e começaram a rezar, pedindo a saúde para ele. Os jovens diziam: “Senhor, cure este doente! Que ele possa levantar-se desta cama e andar!”
Estava também na enfermaria um senhor visitando outro doente. Ele falou para os jovens: “Não adianta, ele não vai se levantar nem andar!”
Os jovens não deram ouvidos e continuaram rezando. No fim, ao se despedirem, disseram ao doente: “Deus vai ajudar e o senhor vai se levantar desta cama e andar!”
Novamente o homem disse: “Ele não vai andar!!!” Aproximou-se, puxou o lençol e mostrou para os jovens que o doente não tinha as duas pernas. E disse mais uma vez: “Eu não estou falando? Ele não vai andar. Olhem aí!”
Mas o mais interessante aconteceu depois: os jovens contaram para seus pais o acontecido. Um senhor rico da cidade ficou sabendo, foi ao hospital, pegou aquele doente, que era pobre e o levou para um hospital ortopédico especializado em próteses. Colocaram próteses nas duas pernas do homem e ele realmente se levantou e andou!
Jesus é o Rei do universo. Quando ele disse: “Pedi e recebereis”, empenhou nessa frase o seu nome e o seu poder divino. E Deus, como sabemos, pode tudo. Para ele nada é impossível. Inclusive fazer uma pessoa sem pernas andar.
Todo reino tem sua rainha; é a esposa do rei ou, se ele é solteiro, a sua mãe. Maria Santíssima é a nossa Rainha. Que ela interceda por nós junto ao Rei, seu Filho, a fim de que sejamos bons cidadãos do seu Reino.
Jesus assentar-se-á em seu trono glorioso, e separará uns dos outros.







MOTIVAÇÃO NO TRABALHO

Como controlar os rumores na empresa
POR MAX GEHRINGER




Intriga. do latim intricare, “enredar”. Portanto, a expressão “rede de intrigas” é um pleonasmo – do grego pleonasmos, derivado de pleion, “mais”, com o sentido de “supérfluo” – do latim superfluus, “fluxo além do necessário”. Ou seja, 70% deste parágrafo, cujo propósito era, apenas, o de definir “intriga”.

Faz tempo que minha empresa vem tentando controlar o clima de rumores e fofocas. E não consegue. Qualquer boato se espalha à velocidade do som. Conclusão: todos nós trabalhamos tensos, imaginando que alguma mentira a nosso respeito possa estar começando a circular. Há remédio para isso? Karla

Primeiro, Karla, saber da vida dos outros é um esporte nacional. Segundo, quando pessoas estão estressadas ou insatisfeitas, a necessidade de desabafar aumenta. Terceiro, os boatos só florescem num solo fértil, o da falta de informações. Considerando que todos vocês têm um nível de curiosidade normal, duas coisas devem estar acontecendo. Vocês devem estar trabalhando sob tensão – serviços para ontem e cobranças exageradas – e sua empresa não tem um bom sistema de comunicação, falada ou escrita. E, quando não há notícia, o povo inventa. O remédio, sem contra-indicações, seria todo mundo fechar a boca. Como isso não vai acontecer, sua empresa só vai controlar os rumores quando implantar dois tipos de programa: um para aliviar pressões e outro para espalhar verdades. Enquanto não fizer isso, ela ficará tentando, de modo reativo e sem sucesso, abafar inverdades.

Numa entrevista, quando é pedido: “Fale sobre você”, o que o entrevistador espera ouvir?  Rubens

Bem pouco. E nada que esteja em seu currículo, porque aí seria repetir o que o entrevistador já leu (ou deveria ter lido) e que será discutido em detalhes durante a entrevista. “Fale sobre você” é uma frase para iniciar a conversa, e não para esgotar o assunto. Na primeira entrevista importante que fiz, eu respondi: “Estou muito nervoso. Faz oito anos que estou me preparando para este momento, porque acredito que ele pode mudar a minha vida”. Funcionou.
A fofoca surge se a empresa não tem uma boa comunicação. Quando não há notícia, o povo inventa.


Há cinco anos sou analista de sistemas. Meu gerente me disse que nunca fui promovido porque sou meio narcisista. Em minha opinião, o narcisista é ele. Welber

Todos somos um pouco narcisistas, Welber. O que varia é o grau. Quando há o exagero, o que é normal vira disfunção. Essas são algumas características do narcisista. Ele se imagina grandioso (e age como se fosse). Reage com exagerada sensibilidade quando é avaliado. Espera sempre um tratamento favorável. Exige constante atenção e admiração. Numa empresa, um narcisista não consegue trabalhar em grupo, vive se queixando que os outros não o entendem e acha que os colegas têm inveja dele. Se você não for assim, seu gerente está enganado. Se for, como bom narcisista você dificilmente concordará que é.

Formei-me em Economia. Antes de me aventurar no mercado de trabalho, quero expandir meus horizontes. O que seria melhor, MBA em Gestão Estratégica de Negócios ou pós em Ciência da Informação?  Lauro

Caro Lauro, o renomado compositor Lúcio Cardim (1932-1982) é autor de uma música que diz “Não sei se caso ou se compro um frango” e que recebeu uma irretocável interpretação do artista baiano Odair Cabeça de Poeta. Eu sugiro que você arrume um emprego, rapidinho, e depois expanda seus horizontes. Se você ficar pensando muito, poderá acabar concluindo – como fez o Lúcio Cardim – que o melhor seria casar com o frango.

Fonte: Revista Época






MOMENTO DE REFLEXÃO


- Bom dia, como tá a alegria?, diz Dona Francisca, minha faxineira, rezadeira, que acaba de chegar.
- Antes de dar uma benzida na casa, deixa eu te dar um abraço que preste! e ela me apertou.
Na matemática de dona Francisca, "quatro abraços por dia dão para sobreviver; oito ajudam a nos manter vivos; 12 fazem a vida prosperar".
Falando nisso, "vida nenhuma prospera se estiver pesada e intoxicada".
Já ouviu falar em toxinas da casa? Pois são:
- objetos que você não usa;
- roupas que você não gosta ou não usa há um ano;
- coisas feias;
- coisas quebradas, lascadas ou rachadas;
- velhas cartas, bilhetes;
- plantas mortas ou doentes;
- recibos/jornais/revistas, antigos;
- remédios vencidos;
- meias velhas, furadas; sapatos estragados...
Ufa, que peso! "O que está fora está dentro e isso afeta a saúde", aprendi com dona Francisca.
- Saúde é o que interessa. O resto não tem pressa!, ela diz, enquanto me ajuda a “destralhar”, ou liberar as tralhas da casa...
O 'destralhamento' é a forma mais rápida de transformar a vida e ajuda as outras eventuais terapias.
Com o destralhamento:
- A saúde melhora;
- A criatividade cresce;
- Os relacionamentos se aprimoram...
É comum se sentir:
- cansado, deprimido,
- desanimado, em um ambiente cheio de entulho, pois "existem fios
invisíveis que nos ligam a tudo aquilo que possuímos".
Outros possíveis efeitos do "acúmulo e da bagunça":
- sentir-se desorganizado;
- fracassado;
- limitado;
- aumento de peso;
- apegado ao passado...
No porão e no sótão, as tralhas viram sobrecarga;
Na entrada, restringem o fluxo da vida;
Empilhadas no chão, nos puxam para baixo;
Acima de nós, são dores de cabeça;
Sob a cama, poluem o sono.
Perguntinhas úteis na hora de destralhar-se:
- Por que estou guardando isso?
- Será que tem a ver comigo hoje?
- O que vou sentir ao liberar isto?

...e vá fazendo pilhas separadas...
- Para doar!
- Para jogar fora!

 Para destralhar mais:
- livre-se de barulhos,
- das luzes fortes,
e também...
- libere mágoas,
- pare de fumar,
- diminua o uso da carne,
- termine projetos inacabados.
"Se deixas sair o que está em ti, o que deixas sair te salvará...
Se não deixas sair o que está em ti, o que não deixas sair te destruirá",
"Acumular nos dá a sensação de permanência, apesar de a vida ser impermanente", diz a sabedoria oriental.
O Ocidente resiste a essa idéia e, assim, perde contato com o sagrado
instante presente.
Dona Francisca me conta que: "as frutas nascem azedas e no pé, vão
ficando docinhas com o tempo"... a gente deveria ser assim, ela diz.
- Destralhar ajuda a adocicar.
Se os sábios concordam, quem sou eu para discordar...

Texto: Carlos Solano




Clique aqui para fazer seus comentários 

ou inscrever-se e receber nossos Diários 

em sua caixa de e-mail.





tags:liturgia diária comentada, reflexões bíblicas, comentários bíblicos,  evangelho diário, evangelho do dia,motivação no trabalho,vida saudável,dicas de saúde, curiosidades,vídeos,meio ambiente,animal




Nenhum comentário:

Postar um comentário