Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 16/03/2011



Quarta-feira, 16 de março de 2011


“Arrependo-me muitas vezes de ter falado; nunca de ter silenciado.” (Ciro)





EVANGELHO DO DIA

 

Lc 11,29-32

Acorrendo as multidões em grande número, Jesus começou a dizer: "Esta geração é uma geração perversa. Busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. De fato, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará juntamente com esta geração e a condenará, pois ela veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão, e aqui está quem é mais do que Salomão. No dia do juízo, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão; pois eles mostraram arrependimento com a pregação de Jonas, e aqui está quem é mais do que Jonas".






COMENTANDO O EVANGELHO (1)
Padre Antonio Queiroz

Os judeus pediam um sinal a Jesus, uma prova de que ele é mesmo o enviado de Deus. Jesus responde que não lhes será dado outro sinal, a não ser o sinal de Jonas.
Jonas, como sabemos, foi atirado no mar, em seguida uma baleia o engoliu e três dias depois o vomitou vivo na praia (Cf Jn 1,15.2,1-11).
Jesus se refere ao seu sepultamento, em que ficou também três dias debaixo da terra e depois ressuscitou vivo. Esta foi uma grande prova da sua divindade. Mas foi também uma prova da radicalização do pecado dos judeus: Mataram o Filho de Deus.
De fato, não tinha cabimento pedir sinal a Jesus, pois fazia milagres todos os dias. Só quem era cego não via.
Acontece que a nossa fé é proporcional à nossa obediência a Deus. Quem não segue os mandamentos, fica como que cego e não vê as passagens de Deus pela sua vida. Por isso acaba se desviando da fé verdadeira.
A nossa desobediência a Deus começa com pequenas falhas. Se não nos convertemos, elas vão aumentando aos poucos. De repente nós caímos num pecado grande, e levamos um susto. Esse susto é convite de Deus, sinal do amor dele a nós. Muitos tomam um copo de cerveja para esquecer o susto e continua a vida. Esses vão acabar fazendo pecados ainda maiores, como os judeus do tempo de Jesus, que o mataram.
“Quem acolhe e observa os meus mandamentos, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele” (Jo 14,21). Por outro lado, quem não obedece os mandamentos, acaba escondendo-se de Deus, como aconteceu com Adão e Eva.
“Assim como o corpo sem o espírito é morto, assim também a fé, sem a prática, é morta” (Tg 2,26).
No Evangelho, Jesus lembra também o exemplo bonito da Rainha de Sabá: Ao ficar sabendo da sabedoria de Salomão, veio de tão longe para ouvi-lo (Cf 1Rs 10,1-10). E Jesus, muito maior que Salomão, estava ali no meio daqueles chefes e eles não o ouviam.
Jesus chamou os judeus do seu tempo de geração má, quer dizer, uma geração que pratica obras más. As obras más endurecem o nosso coração para o amor a Deus e ao próximo e o fecham para a fé verdadeira. Quem pratica obras más torna-se presa fácil de seitas.
Nós buscamos instintivamente a coerência entre as várias dimensões da nossa pessoa. Se a nossa vida prática não segue o que acreditamos, passamos a acreditar naquilo que combina com a nossa vida prática.
“Josué disse ao povo: Não podeis servir ao Senhor, pois ele é um Deus santo, um Deus ciumento, que não suportará vossas transgressões e pecados” (Js 24,19).
Logo que Jesus morreu, o centurião disse: “Este era verdadeiramente Filho de Deus!” (Mt 27,54). Que nós não cheguemos a esse ponto, de só “acordar” depois que cometemos um pecado horrível. Para isso, precisamos ser menos críticos e mais dóceis diante da Palavra de Deus. Que o bom Deus tire o nosso coração de pedra e coloque no lugar um coração de carne, mais sensível aos sinais que ele nos manda.
Certa vez um rapaz procurou o padre, querendo resolver umas dúvidas de fé. O padre levou-o para a sala de atendimento, os dois se sentaram e o padre foi logo perguntando: “Quanto tempo faz que você não se confessa?” O rapaz respondeu: “Não é isso, padre, o meu problema são dúvidas de fé!” “Sim, respondeu o padre, mas eu gostaria que você antes se confessasse. Depois a gente conversa sobre a fé”. Depois de muita conversa, o padre, com sua bondade, conseguiu convencer o jovem a se confessar. Foi uma confissão longa e o jovem até se emocionou. Terminada, o padre lhe disse: “Agora vamos conversar sobre a fé. Pode apresentar as suas dúvidas. “Não tenho mais dúvidas, respondeu o moço. Muito obrigado, senhor padre!” E deu-lhe um abraço.
É sempre assim. A vida de pecado interfere na nossa fé. Existe uma relação: Vida de pecado = Dúvidas de fé. Prática das virtudes = Aumento de fé.
A nossa fé cresce junto com a nossa obediência a Deus.





MEDITANDO O EVANGELHO (2)
Alex Alves Rabelo

Para que o tempo da quaresma seja bem vivenciado e produza frutos é preciso se deixar conduzir pela Palavra de Deus revelada em Jesus Cristo. Em Jesus temos a salvação, afinal como bem nos recorda uma das músicas do Pe. Zezinho, scj “palavra de salvação somente o céu tem pra dar. Por isso meu coração se abre para escutar”. A nossa vida ganha sentido quando nos deixamos guiar pelas palavras do santo evangelho.
Muitas são as palavras e as vozes em nosso dia a dia, pois vivemos num tempo agitado e confuso. Porém, a Palavra que nos liberta e nos encoraja diante dos desafios a serem enfrentados nos vem de Jesus. Quem da ouvidos à sua Palavra vive num rumo certo: o rumo da vida em plenitude.
Pense um pouco amigo (a) internauta: se deixássemos de lado as orientações de Jesus em quem nos apoiaríamos e encontraríamos verdadeira esperança em nossa vida? É no Filho de Deus que temos a orientação certa para uma vida feliz.
A Virgem Maria prestou a devida atenção à Palavra de Deus. Ela é bendita diante de toda a humanidade. Que ela nos ajude a cada dia a nos aproximarmos cada vez mais de seu filho Jesus na escuta atenta de Sua Palavra que nos convida à conversão.

alex_cssr@yahoo.com.br


~



MEDITANDO O EVANGELHO (3)
Elian



Jesus, sinal do amor de Deus por nós
Na tentativa de descobrir a identidade de Jesus, os escribas, os fariseus e os chefes religiosos das sinagogas pedem a Jesus um sinal. Eles queriam confirmar a sua divindade. Queriam sinais grandiosos como os feitos de Moisés, que para intimidar o faraó ao lançar seu cajado no chão este se transformou em uma serpente, o mar vermelho que se abriu para passagem do povo hebreu e se fechou quando o exército egípcio passava, destruindo assim o inimigo. O povo agora também queria um sinal do céu, como uma confirmação de que Jesus era o Messias. Jesus se recusa a dar àquele povo um sinal sequer. As curas, os milagres que Jesus havia realizado entre eles não foram suficientes para satisfazê-los, para que eles acolhessem e acreditassem em Jesus, em sua missão. Tinham o coração endurecido, apesar de todas as graças recebidas. O povo deixou se contaminar pelo fermento dos fariseus, a hipocrisia  E Jesus diz às multidões que eles não receberiam um sinal, ao não ser o de Jonas que foi um sinal para os ninivitas, como Jesus era o sinal para aquela geração.
Muitos de nós em nossas orações, ao pedirmos do Senhor uma graça, não pedimos com humildade. Alguns rezam exigindo, que Deus atenda seu pedido, Deus tem que fazer isso, fazer aquilo, afinal de contas sou seu filho. Às vezes fico assustada, ao perceber alguém do meu lado, rezando, como se estivesse ordenando a Deus a fazer acontecer o que a ela deseja. No evangelho de ontem, Jesus nos ensina a rezar com humildade e por todos, o Pai-Nosso. Ao rezarmos pelos outros, pelo necessitados, já estamos recebendo graças. Que não sejamos cegos para o amor de Jesus, que nos leva a conversação, que dá vida e alegria a todos. Não tenhamos os corações endurecidos. Reconheçamos a presença de Deus, de Jesus em nossas vidas, na família, na igreja. Pratiquemos boas obras, para não sermos chamados de geração má.
Será que existe sinal maior do que Jesus crucificado? O que queremos que aconteça, para podermos dizer: "Verdadeiramente este homem era Filho de Deus", como confessou o centurião. Jesus deseja a nossa conversão, que tenhamos fé, que acreditemos e coloquemos em prática seus ensinamentos, a palavra de Deus, a partilha, a caridade.  A cruz é o sinal para nossa salvação. Não sejamos cegos. Escolhamos o caminho do bem, com objetivo de praticar o bem. Estamos na quaresma, somos chamados a nos converter, nos arrepender, ter uma vida nova, temos a possibilidade de escolher e fazer parte da boa geração, esquecendo nossos interesses, o nosso egoísmo, o próprio prazer, o poder. Sejamos sinais de amor para todos.
 Oração:
Espírito de prudência, faze-me acolher, sem demora, o convite de Jesus, de modo que eu não perca a chance de converter-me ao Evangelho da salvação.





CURIOSIDADES



Você sabia que...

1-Um vulcão entra em erupção da seguinte forma: A Terra é formada por placas endurecidas, que são a crosta terrestre, e por placas de rochas derretidas, o magma que fica no interior do planeta. Um vulcão entra em erupção quando as placas se movimentam e o magma é lançado para fora. Essa massa, conhecida como lava, é composta de metais, como magnésio e ferro, e atinge uma temperatura de 1.200 graus.

2-Nos primórdios da formação da Terra, houve um agrupamento dos corpos mais densos existentes (como ferro e níquel), formando rochas no núcleo do planeta. Daí em diante, a formação de rochas passou a ser uma atividade ininterrupta. Fábio Ramos de Andrade, professor de Mineralogia do Instituto de Geociências da USP, explica que há três grandes grupos de rochas, formados por diferentes processos. "As magmáticas provêm da cristalização de magmas (como larvas de vulcões). Existem também as sedimentares, que resultam da sedimentação de materiais erodidos e acumulados em beiras de rios, mares, lagos, dunas etc. Por fim, há as rochas metamórficas, que são minerais transformados pela ação de pressões e temperaturas elevadas, decorrentes de movimentos tectônicos", explica.

3-No passado, o ano era dividido em veris (bom tempo, estação da floração), e hiems (mau tempo, estação do frio). O Dicionário Etimológico de la Lengua Castellana, de Juan Corominas, diz que o sistema de quatro estações foi adotado a partir do século XVII. Derivados do latim, o nome das estações significam:
Primavera – de primo vere, quer dizer princípio da boa estação; Verão – de veranum tempus, significa
tempo da frutificação; Outono – de tempus autumnus, é o mesmo que tempo de ocaso; Inverno – de
tempus hibernus, quer dizer tempo de hibernar.


4- A meteorologista Nadja Batista, formada pela Universidade Federal do Pará, explica porque dizem que chove todo dia e na mesma hora em Belém do Pará. De acordo com ela, Belém é uma cidade caracterizada por temperaturas elevadas e alta umidade o ano todo. De novembro a fevereiro, as chuvas acontecem em vários momentos do dia. Porém, de junho a agosto, a cidade entra em seu período mais seco, no qual são comuns as rápidas pancadas de chuvas, sempre no período da tarde. “Elas acontecem diariamente em horários muito aproximados porque as precipitações sucedem o momento mais quente do dia”, explica a meteorologista.

5- Há 500 anos o mundo tinha 1/15 da população de hoje. Em 1500 havia 400 milhões de habitantes na Terra e hoje somamos mais de seis bilhões.






MOMENTO DE REFLEXÃO


Sinto saudades de tudo que marcou a minha vida.
Quando vejo retratos, quando sinto cheiros, quando escuto uma voz, quando me lembro do passado... Eu sinto saudades... Sinto saudades de amigos que nunca mais vi, de pessoas com quem não mais falei ou cruzei...
Sinto saudades da minha infância, do meu primeiro amor, do segundo, do terceiro, do penúltimo e daqueles que ainda vou ter, se Deus quiser... Sinto saudades do presente, que não aproveitei de todo, lembrando do passado e apostando no futuro... Sinto saudades do futuro, que se idealizado,  provavelmente não será do jeito que eu penso que vai ser... Sinto saudades de quem me deixou e de quem eu deixei!
De quem disse que viria e nem apareceu...De quem apareceu correndo, sem me conhecer direito... De quem nunca vou ter a oportunidade de conhecer. Sinto saudades dos que se foram e de quem não me despedi direito!
Daqueles que não tiveram como me dizer adeus... De gente que passou na calçada contrária da minha vida  e que só enxerguei de vislumbre! Sinto saudades de coisas que tive  e de outras que não tive mas quis muito ter!
Sinto saudades de coisas que nem sei se existiram.
Sinto saudades de coisas sérias, de coisas hilariantes, de casos, de experiências... Sinto saudades dos livros que li  e que me fizeram viajar! Sinto saudades dos discos que ouvi  e que me fizeram sonhar. Sinto saudades das coisas que vivi  e das que deixei passar... sem curtir na totalidade. Quantas vezes tenho vontade de encontrar não sei o que... não sei onde... para resgatar alguma coisa que não sei o que é  e nem sei onde perdi...
Vejo o mundo girando e penso que poderia estar  sentindo saudades em japonês, em russo, em italiano, em inglês... mas que minha saudade, por eu ter nascido no Brasil, só fala português, embora, lá no fundo, possa ser poliglota. Aliás, dizem que costuma-se usar sempre a língua pátria, espontaneamente Quando estamos desesperados... Para contar dinheiro... Fazer amor... Declarar sentimentos fortes...
Seja lá em que lugar do mundo estejamos. Eu acredito que um simples "I miss you"  ou seja lá como possamos traduzir SAUDADE em outra língua,  nunca terá a mesma força e significado da nossa palavrinha. Talvez não exprima corretamente a imensa falta que sentimos  de coisas ou pessoas queridas. E é por isso que eu tenho mais saudades...
Porque encontrei uma palavra para usar todas as vezes em que sinto este aperto no peito, meio nostálgico, meio gostoso,  mas que funciona melhor do que um sinal vital quando se quer falar  de vida e de sentimentos. Ela é a prova inequívoca de que somos sensíveis!
De que amamos muito o que tivemos...E lamentamos as coisas boas que perdemos ao longo da nossa existência...


Antonio Carlos Affonso dos Santos -




Clique aqui para fazer seus comentários 

ou inscrever-se e receber nossos Diários 

em sua caixa de e-mail.


tags:liturgia diária comentada, reflexões bíblicas, comentários bíblicos,  evangelho diário, evangelho do dia,motivação no trabalho,vida saudável,dicas de saúde, curiosidades,vídeos,meio ambiente,animal





Nenhum comentário:

Postar um comentário