Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 02/03/2011



Quarta-feira, 02 de março de 2011


"Não é bastante ter ouvidos para ouvir o que é dito. É preciso também que haja silêncio dentro da alma. Daí a dificuldade..." (Rubem Alves)



EVANGELHO DE HOJE

 

Mc 10,32-45

Jesus e os discípulos iam pela estrada, subindo para Jerusalém. Ele caminhava na frente, e os discípulos, espantados, iam atrás dele; as outras pessoas que iam com eles estavam com medo. Então Jesus chamou outra vez os discípulos para um lado e começou a falar sobre o que ia acontecer com ele. Jesus disse:
- Escutem! Nós estamos indo para Jerusalém, onde o Filho do Homem será entregue aos chefes dos sacerdotes e aos mestres da Lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos não-judeus. Estes vão zombar dele, cuspir nele, bater nele e matá-lo; mas três dias depois ele ressuscitará.
Depois Tiago e João, filhos de Zebedeu, chegaram perto de Jesus e disseram:
- Mestre, queremos lhe pedir um favor.
- O que vocês querem que eu faça para vocês? - perguntou Jesus.
Eles responderam:
- Quando o senhor sentar-se no trono do seu Reino glorioso, deixe que um de nós se sente à sua direita, e o outro, à sua esquerda.
Jesus respondeu:
- Vocês não sabem o que estão pedindo. Por acaso vocês podem beber o cálice que eu vou beber e podem ser batizados como eu vou ser batizado?
Eles disseram:
- Podemos.
Então Jesus disse:
- De fato, vocês beberão o cálice que eu vou beber e receberão o batismo com que vou ser batizado. Mas eu não tenho o direito de escolher quem vai sentar à minha direita e à minha esquerda. Pois foi Deus quem preparou esses lugares e ele os dará a quem quiser.
Quando os outros dez discípulos ouviram isso, começaram a ficar zangados com Tiago e João. Então Jesus chamou todos para perto de si e disse:
- Como vocês sabem, os governadores dos povos pagãos têm autoridade sobre eles e mandam neles.






MEDITANDO O EVANGELHO (1)
Alex Alves Rabelo


Amigo (a) internauta você já notou que muitas das intrigas que acontecem encontra-se envolvido o fator da competição? A competição em si não é ruim, mas, quando se torna doentia a ponto de sempre querer estar em lugar privilegiado eis os desentendimentos no dia a dia.
A verdadeira sabedoria está em servir. E o próprio Jesus afirma isso no evangelho de hoje, pois, Ele mesmo não veio para ser servido, mas, para servir e dar a sua vida como resgate para muitos. Aqueles que trabalham nas comunidades cristãs devem ter em mente que a vida cristã não é para buscar status, mas, para servir. Enquanto não se compreender isso e não concretizar a atitude de servir muitas de nossas comunidades continuarão vivendo uma competição desenfreada bem distante do que nos pede Jesus. A sociedade atual não caminha tão bem pelo fato de não querer dar ouvidos à Palavra de Jesus.
Entretanto, nós cristãos queremos estar perto de Cristo. Se a atitude de servir apresenta-se como um desafio – diante de uma sociedade que espalha a ideia de que se tem que estar sempre num lugar de destaque – não nos esqueçamos da presença de Cristo. Nossa Senhora entregou-se inteiramente nas mãos de Deus colaborando assim com a obra da redenção. Que ela nos ajude a entender e a viver a proposta de servir para que assim tenhamos uma sociedade mais justa e fraterna.

alex_cssr@yahoo.com.br



MEDITANDO O EVANGELHO (2)
Pe. Antônio Queiroz CSsR

Quem quiser ser grande, seja o vosso servo. E quem quiser ser o primeiro, seja o escravo de todos.
Neste Evangelho, Jesus apresenta o seu sentido de dignidade e de honra, que é contrário ao do mundo.
Para o mundo, a honra está em ser servido; para Jesus está em servir. E se alguém quer ser o primeiro na sociedade, deve tornar-se o escravo de todos, isto é, entregar-se completamente a serviço.
Essa mensagem foi uma resposta ao pedido dos Apóstolos Tiago e João, de se sentarem ao lado de Jesus, quando ele estiver na sua glória. Eles pediram isso, pensando nas honras conforme o mundo pecador, que é estar por cima, mandar nas pessoas e ser servido por elas.
A indignação dos outros dez Apóstolos mostra que todos buscavam honras, não segundo o Evangelho, mas segundo o mundo. Seguiam Jesus com o corpo, mas a cabeça e o coração ainda estavam longe dele.
Eles caminhavam para Jerusalém “e aqueles que iam atrás estavam com medo”. É sempre assim, os medrosos e de fé mais fraca vão atrás, na Comunidade. O medo é sinal de falta de fé e de confiança em Deus.
Nem sempre nós entendemos tudo, mas a fé deve falar mais alto e nos levar a dar o passo, mesmo que seja rumo ao invisível, como fez Abraão, quando partiu de Ur, na Caldéia, sem nem saber para onde ia:
“Abraão, sai de tua terra, do meio de teus parentes, da casa de teu pai, e vai para a terra que eu te vou mostrar... Abraão partiu, como o Senhor lhe havia dito” (Gn 12,1.4).
Quem quiser ser grande, seja o vosso servo. E quem quiser ser o primeiro, seja o escravo de todos.
Jesus dá como exemplo a si mesmo, ao qual Deus Pai entregou todo o universo, e no entanto não buscava “ser servido, mas servir e deu a sua vida como resgate para muitos”.
“Irmãos, carregai os fardos uns dos outros e assim cumprireis a Lei de Cristo” (Cl 6,2).
“Filhinhos, não amemos só com palavras e de boca, mas com ações e de verdade! Aí está o critério para saber que somos da verdade; e com isto tranqüilizaremos na presença de Deus o nosso coração. Se o nosso coração, Deus é maior que o nosso coração e conhece todas as coisas” (1Jo 3,18-20).
Se amamos o próximo com ações e de verdade, podemos até tranqüilizar a nossa consciência, se ela nos acusa de pecado. Isso porque o amor cobre os pecados.
Havia, certa vez, um casal já bastante idoso. Um dia, ela falou para ele:
“Olhe, bem, você já não é mais criança e está com problemas cardíacos. Vou fazer-lhe um pedido: Não andar muito longe. Fique só aqui entre os nossos vizinhos”.
Ele respondeu: “Ótimo, querida. Mas eu peço a mesma coisa para você”. Ela concordou.
Num Domingo, na hora da Missa houve uma prece por uma pessoa que estava doente. Ele pensou: Amanhã cedo eu vou visitá-la. É longe, mas não conto para minha esposa. Ela pensou o mesmo, e não contou para ele.
Na segunda-feira de manhã, ele foi. Pensando que o marido estivesse ali pelos vizinhos, ela também foi.
Chegando à casa do doente, deram de cara um com o outro. Foi uma emoção, tanto para eles como para a família que os recebia. Afinal, não estavam cuidando bem da própria saúde física, mas a saúde espiritual ia muito bem, pois era concretizada no amor ao próximo.
Maria Santíssima gostava de servir. Foi ajudar a prima; ajudou na festa de casamento... Na anunciação preferiu chamar-se de escrava do Senhor. Que ela nos ajude a vencer a indiferença e a descobrir a felicidade de servir.
Quem quiser ser grande, seja o vosso servo. E quem quiser ser o primeiro, seja o escravo de todos.










CURIOSIDADES




1-Segundo a lenda, o coelho não bota ovo e mesmo assim é o símbolo da páscoa porque uma mulher teria pintado e escondido alguns ovos para que os filhos procurassem num domingo de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um coelho passou correndo por elas. Os meninos imaginaram que o animal trouxera o presente. No antigo Egito, o coelho era o símbolo da fertilidade. Mas por que presentear com ovos? O ovo significa renascimento e ressurreição. Simão, o cireneu que ajudou Cristo a carregar a cruz até o Calvário, era vendedor de ovos. Depois da crucificação os ovos teriam ficado coloridos.


2-Hussam Zaher, professor de Zoologia do Instituto de Biociências da USP, diz que na verdade o homem não evoluiu dos macacos atuais: "viemos de um grupo mais antigo, que hoje está de fato extinto".
Segundo ele, o homem, o gorila, o chimpanzé e o orangotango derivam do mesmo ancestral primata.


3-O eco acontece quando uma onda sonora encontra uma barreira, ela reflete-se, voltando para o local de onde veio. Dessa forma nasce o eco, límpido se o som emitido for breve e se as ondas sonoras, mais ou menos, a superfície refletora. As impressões sonoras persistem no ouvido durante um décimo de segundo. E só há eco quando a distância percorrida pelo som até o obstáculo é superior a 17 metros, sendo a velocidade do som no ar de 340 m/s.


4-O vento se movimenta quando o Sol aquece a Terra e nem todas as regiões são aquecidas de forma igual. Algumas partes do planeta ficam mais quentes, e outras partes, mais frias. O ar das regiões mais quentes se expande e se eleva. Quando isso acontece, o ar dos lugares mais frios toma esse espaço, fazendo com que o ar se movimente, criando o vento.



5- A água doce é bastante escassa nas extremidades do planeta. A terra fica sob grandes camadas de gelo e, conseqüentemente, não há lagos – apenas mar. Por isso, para beber água, os habitantes da região utilizam água salgada, que é submetida a técnicas de dessalinização.



6-A geada acontece da seguinte forma: Durante a noite, a temperatura diminui. No meses de outono e inverno, nas regiões frias, o vapor d'água ao nível do solo, transforma-se em finos cristais de gelo, que se agarram à relva ou à terra. A geada derrete quando a temperatura do ar aquece o suficiente para isso.









MOMENTO DE REFLEXÃO

As dores da alma não deixam recados, imprimem uma sentença que perdura pelos anos.
Um amor que acabou mal resolvido... Um emprego que se perdeu inexplicavelmente... Um casamento que mal começou e já terminou... Uma amizade que acabou com traição... Tudo vai deixando sinais, marcas profundas...
Precisamos trabalhar as dores da alma, para que sirvam apenas de aprendizado, extraindo delas a capacidade de nos fortalecermos... Aprendendo que o melhor de nós, ainda está em nós mesmos...
Que amando-nos incondicionalmente descobrimos a auto-estima... Que se deixarmos seguir o caminho da dor e da lamentação, iremos buraco abaixo no caminho da depressão.
As dores da alma não saem no jornal e não viram capa de revista... E só quem sente, Pode avaliar o estrago que elas causam.
O que vale é a PREVENÇÃO... Então...
Ame-se para amar E ser verdadeiramente amada.
Sorria para que o mundo seja mais gentil! Dedique-se para que as falhas sejam pequenas...
Não se compare, você é única!
Repare nas pequenas coisas, mas cuidado com as grandes que as vezes estão bem diante do nosso nariz e não a enxergamos...
Sonhe, pois o sonho é o combustível da realização. Tenha amigas e amigos e seja a melhor amiga de todas.
Sinta o seu cheiro e acredite em seu poder de sedução... Estimule-se, contagie o mundo com o seu melhor...
Creia em DEUS!!!
Pois sem ELE não há razão em nada!
E tenha sempre a absoluta certeza de que, depois da forte tempestade.,
O arco-íris vai surgir, o Sol vai brilhar ainda mais forte.
Por isso, amigo(a), curta bem o dia de hoje!!
O amanhã, com certeza...pertence a DEUS!




Clique aqui para fazer seus comentários 
ou inscrever-se e receber nossos Diários 

em sua caixa de e-mail.



Nenhum comentário:

Postar um comentário