Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 05/05/2017


Sexta-feira 05 de maio de 2017


“A simplicidade é o último grau da sofisticação.” (Leonardo da Vinci)



EVANGELHO DE HOJE
Jo 6,52-59


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“Ninguém pode vir a mim, se o pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no último dia. 45Está escrito nos Profetas: ‘Todos serão discípulos de Deus’. Ora, todo aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído, vem a mim. 46Não que alguém já tenha visto o Pai. Só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. 47Em verdade, em verdade vos digo, quem crê possui a vida eterna.
48Eu sou o pão da vida. 49Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. 50Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer, nunca morrerá. 51Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”.


www.paulinas.org.br/diafeliz
 


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
E ao longo de anos de caminhada dentro da comunidade ou da fé poderíamos um dia sentar e refletir se todo empenho foi em vão. Motivados pelas discussões e desentendimentos que sempre surgem quando vivemos em comunidade poderíamos ser tendenciosos na resposta e assim fugir. Mas todo esforço vale a pena? Vale a pena se desgastar por aqueles que zombam do Senhor e pelos outros que vivem em comunidade, mas que não vivem para os outros?
É claro que valer a pena ou não depende da avaliação individual de cada um, mas de certa forma, apesar de tantos desembaraços e desentendimentos, vale a pena sim!
Repare esse texto extraído do sínodo arquidiocesano de Cuiabá:
“(…) MAS, PARA O VERDADEIRO DISCÍPULO DE CRISTO É IMPOSSÍVEL ESCONDER A FÉ. Um cristão pode ser notado pela forma como ele pensa e como ele se comporta. É verdade, mas nem sempre é assim. Nós também somos fracos e muitas vezes a nossa vida é um contra-testemunho. Nem sempre as pessoas que nos conhecem notam que nós somos cristãos. A gente nem sempre nota a presença de cristãos no nosso dia-a-dia: educação, medicina, política, esporte, as­sociação de bairro, acolhida dos migrantes, meios de comunicação, sindicatos, cultura… tem coisa atrapalhando”! (Documento conclusivo do Sínodo Arquidiocesano de Cuiabá § 63)
José Prado Flores, um renomado leigo católico expõe num dos seus livros a possível reflexão de Paulo de Tarso na prisão de Éfeso, capital grega da beleza e da estética.
Narra um Paulo talvez pensativo, numa masmorra insalubre e sob a luz de velas, sujo e mal tratado, enquanto lá em cima as pessoas vivem a beleza, o bom e o conforto. Pensando nos longos vinte anos que já haviam se passado desde Damasco, do que abdicou, do status que possuía, da vida que lhe era planejada, de mesmo ainda não ser visto como apóstolo, (…) entre outras possíveis reflexões ele diz:
“(…) O MEU GRANDE DESEJO E A MINHA ESPERANÇA SÃO DE NUNCA FALHAR NO MEU DEVER, para que, sempre e agora ainda mais, eu tenha muita coragem. E assim, em tudo o que eu disser e fizer, tanto na vida como na morte, eu poderei levar outros a reconhecerem a grandeza, POIS PARA MIM VIVER É CRISTO, E MORRER É LUCRO. , mas se eu continuar vivendo, poderei ainda fazer algum trabalho útil. Então não sei o que devo escolher. Estou cercado pelos dois lados, pois quero muito deixar esta vida e estar com Cristo, o que é bem melhor. PORÉM, POR CAUSA DE VOCÊS, É MUITO MAIS NECESSÁRIO QUE EU CONTINUE A VIVER. E, como estou certo disso, sei que continuarei vivendo e FICAREI COM TODOS VOCÊS PARA AJUDÁ-LOS A PROGREDIREM E A TEREM A ALEGRIA QUE VEM DA FÉ”. (Filipenses 1, 20-25)
Sim! É duro, mas animador.
Ser cristão carece de vontade e destemor. Não existe ainda a possibilidade de viver a missão, como diriam os jovens, “de boa”. Ser cristão carece de permanecer firmes as pressões, principalmente da sociedade, hoje não mais de Éfeso, mas dela como todo. Sei que às vezes, mesmo fazendo o melhor e as coisas certas possíveis seremos volta e meia lançados numa masmorra de críticas, fofocas e ostracismo, mas mesmo á luz de uma única luz de fé, mantenhamos confiantes e fieis ao projeto de salvação, pois como disse Jesus: “(…) se vocês não comerem a carne do Filho do Homem e não beberem o seu sangue, vocês não terão vida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia”.
Sem ter por que lutar não temos vida! Arregacemos as mangas e continuemos.
Um imenso abraço fraterno!





CULINÁRIA


Frango Assado ao Leite
Receita diferente e fácil de fazer



INGREDIENTES

- 6 dentes de alho levemente amassados

- 20 pimentas-do-reino em grãos levemente amassadas

- ½ maço de sálvia

- 1 litro de leite

- 1 xícara (chá) de sal (100g)

- 1 frango inteiro

- 1 limão siciliano cortado em rodelas



 MODO DE PREPARO

1 – Em uma frigideira coloque 6 dentes de alho levemente amassados, 20 pimentas-do-reino em grãos levemente amassadas, ½ maço de sálvia e leve ao fogo médio para aquecer e liberar os aromas (cerca de 1 minuto).

2 - Transfira para uma tigela, adicione 1 litro de leite, 1 xícara (chá) de sal e misture até dissolver o sal. Coloque nesta marinada 1 frango inteiro com o peito para baixo e deixe na geladeira de um dia para o outro.

3 - Depois deste tempo retire o frango da marinada e peneire o leite. Coloque os temperos que ficaram na peneira e 1 limão siciliano cortado em rodelas dentro do frango. Com um papel absorvente seque a parte de fora do frango e em seguida amarre o buraco com um barbante.

4 - Coloque uma assadeira no forno a 220°C por mais ou menos15 minutos. Retire a assadeira do forno, regue 1 fio de azeite, coloque o frango com o peito para cima e volte novamente a assadeira ao forno por 40 minutos. Desligue o forno e sem abrir a porta deixe o frango por mais 40 minutos lá dentro. Abra o forno e transfira o liquido que se formou na assadeira para uma molheira, retirando o excesso de gordura. Sirva o frango em seguida com arroz.



Fraldinha na Tábua

INGREDIENTES

- Tomilho debulhado a gosto

- Alecrim debulhado a gosto

- ½ pimenta dedo-de-moça

- 2 dentes de alho com casca levemente amassados

- Azeite

- Sal e pimenta-do-reino moída a gosto

- 1 fraldinha limpa



 MODO DE PREPARO

1 - Em uma tábua para carne coloque tomilho debulhado a gosto, alecrim debulhado a gosto, ½ pimenta dedo-de-moça e pique bem. Acrescente 2 dentes de alho com casca levemente amassados, azeite, sal e pimenta-do-reino moída a gosto, misture tudo e reserve.

2 - Em uma frigideira com 1 fio de azeite coloque 1 fraldinha limpa e doure os dois lados (+/- 10 minutos). Retire do fogo, transfira a carne para a tábua, role a carne nos temperos picados da tábua e deixe descansar por 10 minutos.

3 - Corte a carne em fatias finas e sirva em seguida.







MOMENTO DE REFLEXÃO



Contei meus anos e descobri que terei menos tempo para viver daqui para frente do que já vivi até agora. Sinto-me como aquela menina que ganhou uma bacia de jabuticabas. As primeiras, ela chupou displicente, mas percebendo que faltam poucas, rói o caroço.
Já não tenho tempo para lidar com mediocridades. Não quero estar em reuniões onde desfilam egos inflados. Não tolero gabolices. Inquieto-me com invejosos tentando destruir quem eles admiram, cobiçando seus lugares, talentos e sorte.
Já não tenho tempo para projetos megalomaníacos. Não participarei de conferências que estabelecem prazos fixos para reverter a miséria do mundo. Não quero que me convidem para eventos de um fim de semana com a proposta de abalar o milênio.
Já não tenho tempo para reuniões intermináveis para discutir estatutos, normas, procedimentos e regimentos internos. Já não tenho tempo para administrar melindres de pessoas, que apesar da idade cronológica, são imaturos.

Não quero ver os ponteiros do relógio avançando em reuniões de "confrontação", onde "tiramos fatos a limpo". Detesto fazer acareação de desafetos que brigaram pelo majestoso cargo de secretário geral do coral.
Lembrei-me agora de Mário de Andrade que afirmou: "as pessoas não debatem conteúdos, apenas os rótulos". Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos, quero a essência, minha alma tem pressa...
Sem muitas jabuticabas na bacia, quero viver ao lado de gente humana, muito humana; que sabe rir de seus tropeços, não se encanta com triunfos, não se considera eleita antes da hora, não foge de sua mortalidade, defende a dignidade dos marginalizados, e deseja tão somente andar ao lado de Deus.
Caminhar perto de coisas e pessoas de verdade, desfrutar desse amor absolutamente sem fraudes, nunca será perda de tempo. O essencial faz a vida valer a pena.


Nenhum comentário:

Postar um comentário