Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quinta-feira 25/05/2017


Quinta-feira, 25 de maio de 2017


"Eu não me envergonho de corrigir meus erros e mudar as opiniões, porque não me envergonho de raciocinar e aprender." (Alexandre Herculano )




EVANGELHO DE HOJE
Jo 16,16-20


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16“Pouco tempo ainda, e já não me vereis. E outra vez pouco tempo, e me vereis de novo”. 17Alguns dos seus discípulos disseram então entre si: “O que significa o que ele nos está dizendo: ‘Pouco tempo, e não me vereis, e outra vez pouco tempo, e me vereis de novo’, e: ‘Eu vou para junto do Pai?’”.
18Diziam, pois: “O que significa este pouco tempo? Não entendemos o que ele quer dizer”. 19Jesus compreendeu que eles queriam interrogá-lo; então disse-lhes: ‘Estais discutindo entre vós porque eu disse: ‘Pouco tempo e já não me vereis, e outra vez pouco tempo e me vereis?’
20Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria”.

www.paulinas.org.br/diafeliz
 


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Certa vez, num pedaço de grama do jardim, um grupo de formigas resolveu fazer sua morada. Pragmáticas, construíram sua morada como aprenderam das suas antecessoras e das gerações e gerações de formigas que viveram por ali.
Era um jardim novinho, não havia nenhuma outra equipe de formigas por ali, pensaram então ser o lugar ideal para se instalar. Eles o chamaram de CENÁCULO
Durante três anos levantaram seus sonhos naquele jardim e ali também edificaram seus sonhos, colocaram seus ovos, procriaram, viram crescer inúmeras tocas.
Naquele formigueiro aconteciam coisas estranhas. Formigas machucadas voltavam a andar; cegas voltavam a enxergar e afirmam as saúvas mais velhas que viram formigas mortas ressuscitarem.
Formigas de outros formigueiros começaram a procurar aquele local em busca desse entendimento. Sua fama correu por locais inimagináveis.
No entanto, algo começou a perturbar aquela paz…
Pequenas crianças, jovens e adultos humanos que moravam por ali, sem motivo algum, começaram a “brincar” com suas tocas. Destruíam suas construções e com elas os seus sonhos. A brincadeira humana amedrontou muitos daqueles que vieram buscar a paz naquele local que então preferiram fugir, se esconder, correr…
Com a terra toda mexida e agora vulneráveis, temiam as chuvas que poderiam ser devastadoras para sua comunidade. Antes mesmo que pudessem reconstruir o previsível aconteceu – as chuvas vieram…
Pingos de chuva começaram a cair e o medo a cercar todo o formigueiro. A medida que a enxurrada aumentava viam seus móveis, alimentos e sonhos sendo levados para outros lugares. O cenáculo resistia a chuva, mas formigas temiam não agüentar…
A água em uma forte torrente arrastou todo o cenáculo para um canto do jardim.
A chuva parou e as crianças também voltaram. Pensaram que agora seria seu fim. “(…) vocês vão chorar e ficar tristes, mas as pessoas do mundo ficarão alegres. Vocês ficarão tristes, mas essa tristeza virará alegria”.
Estranhamente as crianças não vinham para destruir suas tocas como outrora. Criaram coragem, saíram da toca e viram que seu formigueiro estava alojado perto de um ninho de gansos. Barulhentos e corajosos não permitiam que as traquinagens das crianças destruíssem seu ninho e por conseqüência o das formigas.
As formigas festejavam e motivadas pela presença do GANSO voltaram a construir, pois agora só corriam risco quando formigas impetuosas mordiam os gansos e como consequência afastavam seu ninho da toca.
Uma formiga chamada “pedrisco” foi lá fora e gritou:
“(…) Então Pedro se levantou, junto com os outros onze apóstolos, e em voz bem alta começou a dizer à multidão: Meus amigos judeus e todos vocês que moram em Jerusalém, prestem atenção e escutem o que eu vou dizer! Estas pessoas não estão bêbadas, como vocês estão pensando, pois são apenas nove horas da manhã. O que, de fato, está acontecendo é o que o profeta Joel disse:. É isto o que eu vou fazer nos últimos dias? diz Deus?: Derramarei o meu Espírito sobre todas as pessoas. Os filhos e as filhas de vocês anunciarão a minha mensagem; os moços terão visões, e os velhos sonharão. Sim, eu derramarei o meu Espírito sobre os meus servos e as minhas servas, e naqueles dias eles também anunciarão a minha mensagem. Em cima, no céu, farei com que apareçam coisas espantosas; e embaixo, na terra, farei milagres. Haverá sangue, e fogo, e nuvens de fumaça; o sol ficará escuro, e a lua se tornará cor de sangue, antes que chegue o grande e glorioso Dia do Senhor Então todos os que pedirem a ajuda do Senhor serão salvos “. (Atos 2, 14-21)
Aquelas crianças malvadas agora de longe viam o formigueiro crescer sem nada poder fazer. Apelidaram o ganso que fez seu ninho onde as formigas pararam de ESPÍRITO SANTO e o seu bando de DONS.
No dia treze de maio, um povo se libertou de suas correntes. Negros que construíram uma grande parcela do que somos hoje. Pessoas que por vezes ainda não são devidamente reconhecidas apesar de anos e anos de escravidão.
Hoje, embaladas pela coragem das formigas, nos apeguemos ainda mais a presença do GANSO. Não há diferenças para Ele. TODOS estão próximos ao seu ninho.
Catequistas! Usem e abusem dessa estorinha de hoje! Foi inspiração de uma pequena formiga.
Um Imenso abraço fraterno.







MUNDO ANIMAL


Maneiras fofas que o seu cachorro diz que lhe ama
Que o cachorro é o melhor amigo do homem, todo mundo sabe. Mas, você sabe como os cachorros demonstram o amor que têm pelos seus donos?
Antonio Carlos Soares Lima


Que o cachorro é o melhor amigo do homem, todo mundo sabe. Mas, você sabe como os cachorros demonstram o amor que têm pelos seus donos? Embora cada raça demonstre de um modo próprio o carinho que sente, há algumas atitudes que são comuns a praticamente todas as raças. Quando seu cachorro fizer qualquer uma destas coisas, saiba que ele está lhe dizendo "Eu gosto muito de você!" Então, retribua todo esse carinho e atenção.

1. Abanar o rabo

O cachorro pode expressar diversos sentimentos quando abana o rabo: felicidade, tensão e medo são alguns destes sentimentos. Observe a velocidade com que ele mexe o rabo. Isso pode mostrar o que ele está sentindo. Se o cachorro move o rabo de modo tranquilo, relaxado, significa que está tudo calmo para ele, mas se ele movimenta o rabo rapidamente, pode estar tenso. Ou feliz! É movendo o rabo apressadamente que ele demonstra esse sentimento!

2. Seguir você

Seu cachorro se comporta como se fosse a sua sombra? Ele segue você por todos os cômodos da casa? Que bom! Essa é a maneira dele de mostrar que está por ali para proteger você, e de se socializar.

3. Lamber o seu rosto ou os seus pés

Quando seu cachorro lambe o seu rosto, isso é sinal de ele realmente gosta de você. Quanto mais frequentemente ele fizer isso, maior é o amor e o carinho que ele tem por você. Quando ele lambe seus pés, é sinal de submissão, de reconhecimento de que você é o líder.

4. Pular muito

Quem tem cachorro, sabe: basta chegar em casa depois de algumas horas distante e o animalzinho faz uma festa tremenda, pulando muito e tentando lamber o dono. Essa é uma forma comum que os cachorros usam para demonstrarem seu amor pelos donos. Ao pular, eles querem na verdade alcançar seu rosto para lamber, em sinal de carinho. Toda aquela euforia deles vale por um "Eu estava com saudades de você!"

5. Dormir junto de você

Como o seu cachorro é o seu melhor amigo, naturalmente ele quer dormir próximo a você, pois assim ele pretende lhe proteger e ao mesmo tempo sentir-se próximo a você.

6. Preocupar-se com seu estado emocional

Os cachorros possuem o instinto de proteção e cuidado com os seus companheiros. Por isso, sempre que você estiver triste, aborrecido ou doente, seu cachorro fica ao seu lado, demonstrando apoio e carinho. Ele sabe que você não está bem e quer deixá-lo mais animado, mais feliz.

7. Encostar-se em você

Você já notou como os gatos gostam de apoiar-se nas pernas dos seus donos? Pois é, essa atitude não é diferente com os cachorros. Encostar-se nas pernas do dono é uma demonstração de afeição. Geralmente eles fazem isso quando você está prestes a sair de casa. Outro momento em que eles procuram encostar-se é quando você se senta e ele logo vem para ficar ao seu lado. Nesse momento ele só quer carinho.

8. Sorrir

Não é só o Roberto Carlos que tem um cachorro que sorri latindo, não! Se você já teve a impressão de que seu cachorro estava sorrindo, pode ficar tranquilo, pois eles sorriem, sim! Esta é uma forma de demonstrarem sua felicidade.








MOMENTO DE REFLEXÃO


Era uma vez um cocheiro que dirigia uma carroça cheia de abóboras.
A cada solavanco da carroça, ele olhava para trás e via que as abóboras estavam todas desarrumadas.
Então ele parava, descia e colocava-as novamente no lugar. Mal reiniciava sua viagem, vinha outro solavanco e… tudo se desarrumava de novo.
Então ele começou a ficar desanimado e pensou: “jamais vou conseguir terminar minha viagem!”
É impossível dirigir nesta estrada de terra, conservando as abóboras arrumadas!”.
Quando estava assim pensando, passou à sua frente outra carroça cheia de abóboras e ele observou que o cocheiro seguia em frente e nem olhava para trás: as abóboras que estavam desarrumadas organizavam-se sozinhas no próximo solavanco.
Foi quando ele compreendeu que, se colocasse a carroça em movimento na direção do local onde queria chegar, os próprios solavancos da carroça fariam com que as abóboras se acomodassem em seus devidos lugares.
Assim também é a nossa vida: quando paramos demais para olhar os problemas, perdemos tempo e nos distanciamos das nossas metas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário