Quinta-feira,
18 de maio de 2017
"Bom
mesmo é ir à luta com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder
com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.
E a vida é muito para ser insignificante." (Charles Chaplin)
EVANGELHO
DE HOJE
Jo 15,9-11
— O Senhor
esteja convosco.
— Ele está
no meio de nós.
—
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a
vós, Senhor!
Naquele
tempo, disse Jesus a seus discípulos: 9"Como meu Pai me amou, assim também
eu vos amei. Permanecei no meu amor. 10Se guardardes os meus mandamentos,
permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e
permaneço no seu amor. 11Eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em
vós e a vossa alegria seja plena".
www.paulinas.org.br/diafeliz
Palavra da
Salvação
Glória a vós
Senhor.
MEDITAÇÃO
DO EVANGELHO
Alexandre
Soledade
Bom
dia!
Um
ponto…
Ontem
quando divagávamos sobre a vida do cacto que vive em casa, nuns potinhos,
enfeitado as casas e apartamentos, dizíamos: “(…) Quem prefere esperar de si
sem Deus é o próprio cacto. Tem tudo ou quase tudo ao seu redor e a sua
disposição, mas prefere, contrariando as expectativas, a manter os espinhos.
Tem talentos, dons, mas os esconde ou só os revela as escondidas. Recebem todos
os dias as chuvas de bênçãos dedicadas aos filhos, mas ainda prefere ser
escravo”.
Quem
assim prefere viver priva-se de ver algo ainda mais grandioso e pleno em suas
vidas que é a alegria de viver o amor que vem da fraternidade aos irmãos. “(…)
Eu estou dizendo isso para que a minha alegria esteja em vocês, e a alegria de
vocês seja completa”
Outro
ponto…
Nossa
juventude hoje, em virtude da competitividade, cada vez mais, foca sua vida no
futuro. Quando não esta em regime de semi-internato imposto pelas grandes
escolas visando o vestibular ou ENEM, estão buscando exatamente o inverso, ou
seja, “quanto menos tempo na escola, melhor”.
Apesar
de contraditório alimentam a idéia de “futuro sem escola”, concepção esta
ligada ao precoce e desordenado “amadurecimento e emancipação” de nossos
jovens. Crêem eles, pais e filhos, que já vivem a fase adulta, (liberdade
sentimental, afetiva e sexual), portanto, vivem o presente como já se
estivessem no futuro. (hunf!)
Em
conseqüência… Essa razão “8 ou 80” também tem se estendido a fé, a participação
nos movimentos sociais, aos grupos de jovens, a participação nos sacramentos,
na presença das pessoas na missa dominical… Ou encontramos jovens bem dispostos
e engajados ou aqueles que nem só vão à igreja “amarrados”.
A
lei mandou tirar o crucifixo das escolas, remove a educação religiosa, apóia a
camisinha ao invés da educação e saúde (por ser mais barato), tenta legalizar o
aborto como “solução”, não revê suas obrigações e responsabilidades quanto ao
ECA (estatuto da criança e do adolescente), persegue a opinião das entidades
cristãs; tem o apoio da mídia, que dissemina suas idéias ditas “civilizadas”
sobre comportamento, moda, sexo, (…) até em aldeia de índio, mas quando o bicho
aperta diz que apóia a campanha da fraternidade, conversa com a CNBB, pedem
ajuda…
“(…)
Será que realmente fazeis justiça, ó poderosos do mundo? Será que julgais pelo
direito, ó filhos dos homens? Não, pois em vossos corações cometeis
iniqüidades, e vossas mãos distribuem injustiças sobre a terra. Desde o seio
materno se extraviaram os ímpios, desde o seu nascimento se desgarraram os
mentirosos. Semelhante ao das serpentes é o seu veneno, ao veneno da víbora
surda que fecha os ouvidos para não ouvir a voz dos fascinadores, do mágico que
enfeitiça habilmente“. (Salmo 57, 2-6)
Esse
é o mundo que criamos por termos calado e emancipado nossos jovens. Eles já são
velhos e não tem mais coragem para exigir seus direitos. Aprenderam com seus
pais, os mesmos que os lançam no mundo como batatas ao solo para que se criarem
sozinhos. Pais estes que dizem para os filhos “você pensa que tenho tempo de ir
a escola ouvir o ‘blá, blá, blá’ da professora?”.
Engraçado
que para o mundo, Jesus parece andar na CONTRAMÃO a esse processo. Contramão
essa que na verdade deveria ser SENTIDO OBRIGATÓRIO nosso. “(…), portanto,
continuem unidos comigo por meio do meu amor por vocês. Se obedecerem aos meus
mandamentos, eu continuarei amando vocês, assim como eu obedeço aos mandamentos
do meu Pai e ele continua a me amar“.
Observemos
mais os sinais! Busquemos a CONVERSÃO. RETORNEMOS a Deus!
Um
imenso abraço fraterno
MUNDO
ANIMAL
Cinco dicas
para lidar com cães que não assimilam os ensinamentos
Ensinar
o pet a realizar comandos ou a fazer xixi no lugar correto, por exemplo, pode
ser um verdadeiro desafio para alguns tutores. Isso só piora quando o cachorro
faz o tipo “teimoso”: não importa quantas vezes você tente, o pet parece não
assimilar nada do que é ensinado.
“Alguns
animais têm certa dificuldade para aprender determinados comandos ou mudar
certos comportamentos”, explica o adestrador da equipe Cão Cidadão, David
Skowrenek. Isso não acontece porque o pet é “teimoso” ou porque ele
simplesmente não consegue aprender, mas sim pelo fato de que não há uma linha
de comunicação clara entre o cachorro e seu tutor.
“Muitos
fatores influenciam para que o cão tenha dificuldade ou não entenda o que está
sendo ensinado”, reforça o adestrador. “Essa falta de interesse para aprender
pode estar associada a uma série de detalhes. Cada caso é um caso, por isso,
devemos encontrar a causa e, assim, elaborar um plano de ação para resolver o
problema”, completa.
Confira
as dicas do adestrador para resolver o problema:
1.
Antes de mais nada, é muito importante fazer visitas regulares ao veterinário.
Esse tipo de comportamento pode ser influenciado por problemas de saúde e,
antes de procurar a ajuda de um adestrador, você deve ter certeza de que a
saúde do seu cachorro está em dia.
2.
Seja claro e consistente! Quanto mais simples os ensinamentos forem, mais fácil
será para o pet entender o que você espera dele. Realize treinos diários e
tenha paciência com o seu cãozinho – ele não nasceu sabendo, mas, com muito
amor, dedicação e persistência, vocês chegarão lá!
3.
Procure a ajuda de um adestrador! Esse profissional pode ajudá-lo a identificar
os fatores do dia a dia que estão impedindo o seu cachorro de assimilar os
ensinamentos da forma correta. Além disso, o adestramento contribui para
melhorar a comunicação entre tutor e bicho de estimação, fazendo com que o
aprendizado seja muito mais estimulante e fácil para ambos.
4.
Utilize brinquedos interessantes e saia da mesmice. Incrementá-los com petiscos
e pedacinhos de ração pode ser interessante para estimular o pet a assimilar os
seus ensinamentos. Elogios e carinho também são indispensáveis para que o
bichinho saiba que está agindo da forma correta!
5.
Além do exercício psicológico que o adestramento oferece, o animal também
precisa de atividades físicas. Esses estímulos o ajudam a gastar a energia
acumulada, o que faz com que ele se concentre mais facilmente em seus
ensinamentos. “Faça uma caminhada mais ritmada e, durante o passeio, peça para que
o cão realize comandos como o senta, deita, pare, vem espera, junto e etc”,
incentiva David.“Além de tudo isso, brinque muito, passeie muito, ame muito e
cuide muito bem do seu pet. Ele merece”, finaliza.
MOMENTO
DE REFLEXÃO
Um
carpinteiro e seus auxiliares viajavam pela província de Qi, em busca de
material para construções. Viram uma árvore gigantesca; cinco homens de mãos
dadas não conseguiam abraça-la; e seu topo era tão alto que quase tocava as
nuvens.
-
Não vamos perder nosso tempo com esta árvore - disse o mestre carpinteiro. -
Para corta-la, demoraremos muito. Se quisermos fazer um barco, ele afundará -
de tão pesado. Se resolvermos usa-la para a estrutura de um teto, as paredes
terão que ser exageradamente resistentes.
O
grupo seguiu adiante. Um dos aprendizes comentou:
-
É uma árvore tão grande e não serve para nada!
-
Você está enganado – disse o mestre carpinteiro. Ela apenas seguiu seu destino
a sua maneira. Se fosse igual as outras, nós já a teríamos cortado.
Mas
porque teve coragem de ser diferente, permanecerá viva e forte por muito tempo.
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