Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 24/05/2017


Quarta-feira, 24 de maio de 2017


"Depois da liberdade desaparecer, resta um país, mas já não há pátria." (Chateaubriand)



EVANGELHO DE HOJE
Jo 16,12-15


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:
12“Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora.
13Quando, porém, vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à plena verdade. Pois ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido; e até as coisas futuras vos anunciará.
14Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e vo-lo anunciará. 15Tudo o que o Pai possui é meu. Por isso, disse que o que ele receberá e vos anunciará, é meu”.

www.paulinas.org.br/diafeliz
 


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Jesus descreve a dinâmica da onisciência de Deus quanto a nossa vida. É o próprio Espírito Santo que descreve nossas necessidades e as apresenta a Deus, bem como, age como canal aberto de relacionamento do amor Dele com sua criatura humana. “(…) Tudo o que o Pai tem é meu. POR ISSO EU DISSE QUE O ESPÍRITO VAI FICAR SABENDO O QUE EU LHE DISSER E VAI ANUNCIAR A VOCÊS”.
Deus sabe bem o que precisamos e, no momento mais oportuno, através do Espírito Santo, nos revela o que precisamos saber e ver.
Ele é a voz que insiste em nos orientar a fazer o certo; é a sensação estranha quando algo acontece; é a fortaleza que surge na hora da aflição; a força sobre-humana que levanta o escombro, mas como mencionamos ontem, o primeiro contato geralmente passa por despercebido. Em afirmação ao que refletíamos ontem: “(…) Esse primeiro contato com o consolador talvez tenha passado despercebido, pois vinha talvez apresentar primeiramente a eles a realidade que viviam, abrindo seus olhos para o projeto salvifico de Deus”.
Se então voltarmos ao evangelho de ontem, buscando subsídios para uma complementação de entendimento do de hoje, teremos uma possível síntese do parágrafo anterior nas palavras:
“(…) Quando o Auxiliador vier, ele convencerá as PESSOAS DO MUNDO DE QUE ELAS TÊM UMA IDÉIA ERRADA A RESPEITO DO PECADO E DO QUE É DIREITO E JUSTO e também do julgamento de Deus”. (João 16, 8-9)
O Espírito age muito em nosso meio, mas nem sempre o ouvimos. É uma voz presente em nossa reflexão diária. Uma resposta concreta na nossa oração diária; um clamor persistente e obediente a bondade, no entanto seus sussurros são abafados pelos gritos dos valores pregados por nossa sociedade. Seus murmúrios são calados pelos gritos ensurdecedores dos falsos profetas
O Espírito Santo não vem falar de tragédias ou do final dos tempos, pois mesmo que um dia isso venha acontecer, hoje não estaríamos ainda preparados para tal; Ele não anuncia catástrofes ou calamidades, pois sofreríamos muito por antecipação. O Espírito Santo se apresenta logo após a paz de Jesus. Seu vento impetuoso é repleto de verdade e vida e não de medo.
“(…) Importa, na catequese, revelar com toda clareza a alegria e as exigências do caminho de Cristo. A catequese da “vida nova” (Rm 6,4) em Cristo será: UMA CATEQUESE DO ESPÍRITO SANTO, Mestre interior da vida segundo Cristo, doce hóspede e AMIGO QUE INSPIRA, CONDUZ, RETIFICA E FORTIFICA ESTA VIDA; (Catecismo da Igreja Católica § 1697)
Sim! É preciso estar atento aos falsos sopros que mais afastam do que aproximam as pessoas e daqueles que aprisionam as pessoas pelo medo. Conheci uma pessoa que ficou uma semana em casa porque o pastor da sua igreja disse que o mundo ia acabar em virtude da gripe suína. (Hunf!)
Precisamos rever nossa sensibilidade quanto aos sussurros do Espírito Santo e também rever nossa postura cristã missionária. Cada vez mais vemos cristãos escondidos em seus cenáculos à espera que algo diferente, impetuoso, que encha novamente aquele lugar de alegria e fogo. Cada vez mais cresce o número de surdos na fé. Cada vez mais vemos falsos pastores, donos de pequenas igrejas e grandes negócios, comercializando “ações do Espírito Santo” pela TV.
Tudo a seu tempo. Fiquemos atentos. Paciência. Até mesmo no olho da tempestade “(…) ele ensinará toda a verdade a vocês”.
Um Imenso abraço fraterno  






CURIOSIDADES


Fatos que você desconhecia


1-As pessoas, literalmente, ficam mais bonitas quando falam sobre algo que amam e têm paixão nos seus olhos.


2- O anel de casamento fica no dedo anelar da mão esquerda porque é o único dedo com uma veia que vai direto ao coração.


3- 70% das pessoas afirmou que odeia falar no celular em frente às pessoas.


4- Singapura, na Ásia, é a cidade mais cara do mundo para se viver. O lugar acabou ultrapassando Paris e Londres pelo terceiro ano consecutivo.


5- Segundo o “Livro dos Recordes”, os carros da série F da Ford foram os mais produzidos da história. Ao todo, a produção foi de 29 milhões de pickups.


6- Durante 1 ano, você respira todo o oxigênio liberado por 7 ou 8 árvores.


7- Dubai será a primeira cidade no mundo a ter “táxis voadores”. Uma companhia chinesa fabricou drones gigantes que levarão as pessoas para onde quiserem.


8- O cantor coreano Psy, criador do hit “Gangnam Style”, sofre de alcoolismo e já afirmou que a vodca é a sua “melhor amiga”.


9- Craig Cobb, um líder neonazista que gostaria de transformar a Dakota do Norte (EUA) em um estado completamente branco, descobriu ao vivo em um programa de televisão que era 14% negro.


10- Em Vênus, a chuva é feita de ácido sulfídrico e a neve é de metal.







MOMENTO DE REFLEXÃO


O ruído da maçaneta
"Gióia Júnior"


O ruído da maçaneta
Não há mais bela música
que o ruído da maçaneta da porta,
quando meu filho volta para casa.

Volta da rua, da vasta noite,
da madrugada de estranhas vozes,
e o ruído da maçaneta,e o gemer do trinco,
o bater da porta que, novamente, se fecha,
o tilintar inconfundível  do molho de chaves,
são um doce acalanto, uma suave cantiga de ninar.

Só assim fecho os olhos,
posso, afinal, dormir e descansar.
Oh! a longa espera, a negra ausência,
as histórias de acidentes e assaltos,
que só a noite, como ninguém, sabe contar!

Oh! os presságios e os pesadelos,
o eco dos passos nas calçadas,
a voz dos bêbados na rua,
e o longo apito do guarda, medindo a madrugada,
e os cães uivando na distância,
e o grito lancinante da ambulância!
E o coração, descompassado,
a pressentir e a martelar,
na aritimia do relógio do meu quarto,
esquadrinhando a noite e seus mistérios.

Nisso, na sala que se cala,
estala a gargalhada jovem da maçaneta
que canta a festiva cantiga do retorno.
E sua voz engole a noite imensa,
com todos os ruídos secundários.

Oh! Os símbolos do trinco
e os clarins da porta que se escancarava,
e os guizos das muitas chaves que se abraçam
e o festival dos passos que ganham a escada!

Nem as vozes da osquestra, e o tilintar de copos,
e a mansa canção da chuva no telhado,
podem, sequer, se comparar
ao som da maçaneta que sorri, quando meu filho volta.
Que ele retorne sempre, são e salvo,
marinheiro depois da tempestade, a sorrir e a cantar.
E que, na porta, a maçaneta cante
a festiva canção do seu retorno,
que soa, para mim, como suave cantiga de ninar.

Só assim, só assim, meu coração se aquieta,
posso, afinal, dormir e descansar



Nenhum comentário:

Postar um comentário