Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 14/05/2013




Terça-feira, 14 de maio de 2013.
São Matias Apóstolo


‎"O primeiro a pedir desculpas é o mais corajoso. O primeiro a perdoar é o mais forte e o primeiro a esquecer, é o mais feliz!"



EVANGELHO DE HOJE
Jo 15,9-17


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 9Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. 10Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor.
11E eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena. 12Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. 13Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos. 14Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. 15Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai.
16Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que então pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. 17Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.




MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Ano passado, quando refletíamos esse evangelho, trazíamos à tona a preocupação com o esfriamento dos movimentos e pastorais de nossas comunidades. Perguntávamos quais eram os motivos pelo esfriamento das pessoas. Hoje pergunto: Como estamos agora? O que mudou? O que continuou? O que persevera?
Os coordenadores do ano passado, muitos já não os são nesse ano. Muitos cumpriram seus mandatos e agora descansam; outros renovaram seus votos de compromisso; alguns tombaram; novos surgiram, mas o que mudou quanto à participação das pessoas?
Cada comunidade vive suas próprias necessidades e aqui também não é diferente. Moro em Cuiabá e estamos acostumados com o calor de janeiro a janeiro. Habituamos-nos com temperaturas acima de 40ºC. Nossa cidade não para de crescer e bairros cada vez mais longe do centro surgem. Temos uma paróquia com mais de trinta comunidades… Por que estou dizendo tudo isso? É apenas para enfatizar que o tempo não para!
A cidade cresce e nossas comunidades também. Hoje as pessoas são mais seletivas, criteriosas e às vezes até mais “chatas” que antigamente. Muitos vêem a igreja como uma loja, pois se vêem como consumidores e sob esse olhar escolhem aonde ir, exigem mais conforto, não desejam longas e vazias homilias, querem igrejas com estacionamento, ar condicionado, (…), mas e minha contrapartida? Como ouvintes da palavra só me dou direito a pedir e nada fazer? Estou disposto a ajudar na missa ou só exigir como um “bom” consumidor?
Outro ponto…
Sim! É muito bom e plausível investir em conforto e certa comodidade para as pessoas, mas devemos também investir mais NAS pessoas. Devemos rever nossas críticas, o peso do nosso braço, das nossas cobranças. Muitas pessoas não se motivam a se engajar ou participar dos nossos movimentos, pois paramos no tempo. Hoje temos recursos audiovisuais ainda melhores, mas tememos usá-los.
Fico muito feliz que na minha comunidade ainda temos equipe de liturgia que organiza antecipadamente a missa sendo que algumas comunidades as leituras são entregues aos primeiros que chegam à missa (hunf!). Esse é o zelo com o templo que temos?
Ao ver o desânimo das pessoas como não desanimar? Quantos não desanimaram assim?
“(…) e já esquecestes as palavras de encorajamento que vos foram dirigidas como a filhos: “Meu filho, não desprezes a correção do Senhor, não te desanimes quando ele te repreende; pois o Senhor corrige a quem ele ama e castiga a quem aceita como filho; (…) PORTANTO, FIRMAI AS MÃOS ENFRAQUECIDAS E OS JOELHOS VACILANTES; TORNAI RETAS AS TRILHAS PARA OS VOSSOS PÉS, PARA QUE NÃO SE DESTRONQUE O QUE É MANCO, MAS ANTES SEJA CURADO. Procurai a paz com todos e a santidade, sem a qual ninguém verá o Senhor. Cuidai para que ninguém fique privado da graça de Deus”. (Hebreus 12, 5-6; 12-15a)
Investimos muito nos coordenadores, mas precisamos formar novos líderes.
Precisamos de pessoas com olhar aberto a comunidade, que tenham ideias e um pouco de tempo. Precisamos de pessoas que não temam a modernidade, que saibam gerenciar pessoas, formar e capacitar novas lideranças, mas muitos deles se cansaram. Precisamos que os antigos voltem e que os novos não se afastem; precisamos de gente que ainda queira aprender e não mais os que “acham que já sabem de tudo” “(…). Ninguém tem mais amor pelos seus amigos do que aquele que dá a sua vida por eles. Vocês são meus amigos se fazem o que eu mando. Eu não chamo mais vocês de empregados, pois o empregado não sabe o que o seu patrão faz; mas chamo vocês de amigos, pois tenho dito a vocês tudo o que ouvi do meu Pai. Não foram vocês que me escolheram; pelo contrário, fui eu que os escolhi para que vão e deem fruto e que esse fruto não se perca”.
Todos! Desde padres àquele que só reclama são amigos. Temos obrigações a cumprir e se estivéssemos cumprindo não haveria tanta gente sobrecarregada.
Ano que vem conversaremos de novo e veremos o que mudou! Com fé em Deus, muita coisa terá mudado para melhor. Enquanto isso, fique de pé!
Um imenso abraço fraterno



VIDA SAUDÁVEL


DIETA DASH: Uma opção para combater a Hipertensão arterial


A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma doença caracterizada pelo aumento da pressão arterial. É uma das doenças crônicas não transmissíveis de maior prevalência no mundo e traz graves consequências a saúde da população.

Sua etiologia é multifatorial podendo ter como causa fatores genéticos, obesidade, sedentarismo, o estresse, o consumo de álcool e do tabaco. De grande relevância no desencadeamento desta doença são os maus hábitos alimentares podendo ser destacado o alto consumo de alimentos ricos em gordura saturada e sódio.

A dieta DASH (Dietary Aproaches to Stop Hipertension) é uma dieta que visa diminuir os níveis de pressão sanguínea e minimizar os efeitos que a HAS pode ter na saúde dos indivíduos. Seu padrão dietético já é recomendado pelas organizações nacionais e internacionais para o tratamento de pacientes portadores de hipertensão.

A dieta DASH é rica em frutas, hortaliças, fibras, minerais e laticínios com baixos teores de gordura. Um alto grau de adesão a este tipo de alimentação pela população está sendo responsável pela diminuição dos prevalências de hipertsão em alguns grupos estudados. Os benefícios sobre a Pressão Arterial (PA) têm sido associados ao alto consumo de fibras, potássio, magnésio e cálcio.

Para conseguir os benefícios deste plano alimentar, o indivíduo deve seguir algumas recomendações como por exemplo a diminuição do consumo de gorduras saturadas, colesterol e total de gorduras. Deve também optar por aumentar o consumo de frutas, legumes e verduras além de atentar ao consumo de leites e seus derivados com baixa quantidade de gorduras. Grãos e sementes devem fazer parte do cardápio semanalmente, além dos peixes e aves. Finalmente, deve-se reduzir o consumo de carnes vermelhas, doces, açúcar de adição e refrigerantes.
Juliana Bergamo Vega

Leia o guia completo da dieta DASH no ANEXO e nos links abaixo:
http://www.abeso.org.br/pagina/169/a-dieta-dash.shtml

Fonte:www.saúde.br




MOMENTO DE REFLEXÃO


Em 1755, a capital de Portugal, Lisboa, sofreu um grande terremoto, que devastou a cidade. O rei, Dom José I, ficou perdido, sem saber que atitude tomar. Pediu para chamar seu conselheiro, o Marquês de Alorna, a fim de que lhe apresentasse soluções para o grande problema.
O Marquês foi simples, objetivo e categórico. Ele disse: “Enterre os mortos e cuide dos vivos”. Em outras palavras: Em vez de maldizer a escuridão, acenda um fósforo.
Em nossa vida, terremotos acontecem. São crises, problemas de saúde, na família etc. A nossa pergunta é: O que Deus pede de mim agora, nesta nova situação? E olhar para frente, porque Deus não nos permite barreira sem brecha, nem problema sem solução.
O nosso foco não deve estar no problema, mas na solução. Não devemos focalizar o que passou, mas o presente, direcionando para o futuro. O importante é, a partir do que sobrou, reconstruir.
Após o pecado original, Deus foi objetivo e prático: “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te esmagará a cabeça” (Gn 3,15). Maria é inimiga do tentador, do qual seu Filho esmagou a cabeça.



Nenhum comentário:

Postar um comentário