Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quinta-feira 02/05/2013




Quinta-feira, 02 de maio de 2013.
Santo Atanásio


"Ninguém pode negar o fato de que Jesus existiu, nem que seus ensinamentos sejam belos. Ainda que alguns deles tenham sido proferidos antes, ninguém os expressou tão divinamente." (Albert Einstein)



EVANGELHO DE HOJE
Jo 15,9-11


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 9"Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. 10Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. 11Eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena".



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Um ponto…
Certa vez divagávamos sobre a vida do cacto ornamental que vive nuns potinhos enfeitando as casas e apartamentos, dizíamos sobre ele: “(…) Quem prefere esperar de si sem Deus é o próprio cacto. Tem tudo ou quase tudo ao seu redor e a sua disposição, mas prefere, contrariando as expectativas, a manter os espinhos. Tem talentos, dons, mas os esconde ou só os revela as escondidas. Recebem todos os dias as chuvas de bênçãos dedicadas aos filhos, mas ainda prefere ser escravo”.
Quem assim prefere viver priva-se de ver algo ainda mais grandioso e pleno em suas vidas que é a alegria de viver o amor que vem da fraternidade aos irmãos. “(…) Eu estou dizendo isso para que a minha alegria esteja em vocês, e a alegria de vocês seja completa”
Vamos dar um exemplo intrigante
Vemos duas juventudes nos dias de hoje. Uma, em virtude da competitividade, cada vez mais, foca no futuro. Quando não esta em regime de semi-internato imposto pelas grandes escolas visando o vestibular ou ENEM, e outra, buscando exatamente o inverso, ou seja, “quanto menos tempo na escola, melhor”.
O que esses pontos de vista têm haver com a reflexão de hoje? Repare que cada um dos mundos narrados, seja do cacto, do aluno aplicado ou do desinteressado procuram adaptar seu mundo à realidade que esperam e não a verdadeira a realidade.
Mesmo o aluno aplicado precisa abandonar o mundo real para poder tentar êxito. É comum vê-los longe de tudo e de todos em especial aqueles que sonham com as carreiras mais disputadas. Sua forma de falar muda, seus hábitos acompanham a necessidade [...]. É comum também vê-los afastados de Deus.
O aluno que pouco se importa com o estudo vê o presente como futuro, pois não alimenta expectativas. Cai na gandaia muito cedo, amadurece (ou seria apodrece) muito rápido, pois se o presente é o futuro é preciso viver o hoje o mais rápido que possível. Não tem coragem de exigir mais, pois não desejam que sejam cobrados também. É um mundo rápido demais, que “precisa ser vivido” a toda velocidade… Namoros rápidos, pouco amor, muita paixão… Deus também fica de fora, pois sabem que é preciso parar e silenciar para ouvi-lo.
E o cacto? Nossa! Essa é a plantinha que mais cresce em nossas comunidades.
São pessoas que talvez já tenham feito faculdade, já trabalham, talvez já chefiem suas famílias, mas que se acostumaram às facilidades (que são ótimas) ou não tiveram experiência com o compromisso social e comunitário. Ficam em casa, não ajudam, se negam a participar, convencer, dar exemplo… Apesar do conforto e da umidade, recusa perder os espinhos.
Já não são tão intempestivos ao tempo ou a velocidade ou tão pouco precisam sumir das pessoas por um objetivo maior, então, por que não ajudam? Quem são essas pessoas? Aqueles que vemos nas missas, encontros, grupos, que ouvem a Palavra, mas não se sentem tocados a mudar seu jeito de ser e viver.
Reparemos a reflexão proposta pela CNBB:
“(…) Os mandamentos que Deus nos deu na verdade constituem-se na grande manifestação do seu amor, POIS OS MANDAMENTOS DE DEUS NOS POSSIBILITAM A DESCOBERTA DOS VALORES QUE PODEM FAZER O HOMEM VERDADEIRAMENTE FELIZ. O cumprimento dos mandamentos tem dois significados: o primeiro é a correspondência ao amor de Deus que nos amou primeiro, e o segundo é trilhar os caminhos para a verdadeira felicidade, pois o amor faz com que permaneçamos unidos a Deus, que é a única fonte da verdadeira alegria, a alegria plena, que é a alegria da perfeita comunhão com aquele que nos ama com amor eterno”.
A verdadeira felicidade é descoberta quando buscamos Deus no outro, pois somente assim conseguiremos preencher um vazio que os lindos carrões, casas luxuosas, TVs de plasma não conseguem completar.
Não estou pedindo que ninguém abandone o que esta fazendo, ou dê uma guinda de 180 graus em sua rotina “(…) eu estou dizendo isso para que a minha alegria esteja em vocês, e a alegria de vocês seja completa”
Um imenso abraço fraterno




MEIO AMBIENTE

Fim do consumismo seria a única saída para o planeta


A edição de 2010 do renomado relatório “State Of The World” afirma que sem uma alteração nos hábitos comportamentais e de consumo de nada adiantarão políticas públicas e avanços tecnológicos no combate ao aquecimento global e a outros desafios contemporâneos.
As 500 milhões de pessoas mais ricas do mundo, cerca de 7% da população, são responsáveis por 50% das emissões de gases do efeito estufa, enquanto os três bilhões de pessoas mais pobres emitem apenas 6%. Com dados como esse, o relatório “State of the World 2010, Transforming Cultures: From Consumerism to Sustainability”, do Worldwatch Institute, publicado nesta terça-feira (12/1), traz como principal mensagem que sem uma mudança cultural que coloque valores sustentáveis acima do consumismo, não há milagre tecnológico ou política pública que resgatem a humanidade de graves problemas climáticos, sociais e ambientais.
O relatório chama de consumismo a orientação cultural que leva as pessoas a acharem contentamento, aceitação e significado para as suas vidas através do que possuem e utilizam. “Nós vimos alguns esforços encorajadores nos últimos anos no combate a crise climática. Porém fazer políticas ou mudanças tecnológicas enquanto a cultura segue centrada no consumismo e no crescimento não podem ir muito longe. Para que se consiga um avanço duradouro, é preciso que a sociedade mude sua cultura para que a sustentabilidade vire a norma e o consumo em excesso um tabu”, afirmou Erik Assadourian, diretor do projeto State of the World.
Em 2006, a humanidade consumiu US$ 30,5 trilhões em mercadorias e serviços, 28% a mais do que apenas 10 anos antes. O aumento do consumo resultou em um crescimento dramático da extração de recursos naturais. Os norte-americanos, por exemplo, consomem aproximadamente 88 quilos de recursos por dia. Se todos vivessem dessa maneira, a Terra sustentaria 1,4 bilhões de pessoas, apenas um quinto da atual população mundial.
“O padrão cultural é a raiz para a convergência sem precedentes de diversos problemas ecológicos e sociais; como as mudanças climáticas, epidemias de obesidade, declínio da biodiversidade, perda das terras cultiváveis e desperdícios de produção”, disse Assadourian.
Os 60 autores do relatório apresentam em 26 artigos algumas estratégias que já estão em funcionamento para a reorientação cultural. Algumas abrangem uma visão social do mercado, através da formação de cooperativas de agricultores, por exemplo. Outras avaliam modelos de planejamento familiar e esforços de marketing social. Há ainda a sugestão de que as escolas primárias sejam utilizadas na formação de uma nova cultura, com iniciativas simples como a alteração dos itens da merenda para uma alimentação mais saudável e baseada em produtos locais.
“Com o mundo lutando para se recuperar da mais séria crise econômica desde a grande depressão, nós temos uma oportunidade história para nos afastarmos do consumismo. No fim, o instinto de sobrevivência deve triunfar sobre a compulsão do consumo a qualquer custo”, concluiu Christopher Flavin, presidente do Worlwatch Institute.

Autor: Fabiano Ávila  - Fonte: CarbonoBrasil e Unisinos





MOMENTO DE REFLEXÃO

São Martinho nasceu em 1579, em Lima, capital do Peru. Era negro, filho de uma escrava. Um dia, ele queria ajudar um mendigo que pedia esmola, mas não tinha nada para lhe dar.
O que Martinho fez? Sentou-se na calçada, ao lado do mendigo, e pedia esmola junto com ele, para ajudá-lo.
A caridade, somada à humildade, leva os cristão a tomar atitudes inusitadas.
Ninguém é tão pobre que não tenha nada a dar.
Maria Santíssima foi a mulher solidária. Solidarizou-se com a prima Isabel, com os noivos em Caná, com o Filho na Cruz... e continua se solidarizando conosco pelos séculos afora. Mãe solícita, rogai por nós.




Nenhum comentário:

Postar um comentário