Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 15/05/2013





Quarta-feira, 15 de maio de 2013.


"Por mais que na batalha se vença a um ou mais inimigos, a vitória sobre a si mesmo é a maior de todas as vitórias."



EVANGELHO DE HOJE
Jo 17,11b-19

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos para o céu e rezou, dizendo: 11b“Pai santo, guarda-os em teu nome, o nome que me deste, para que eles sejam um assim como nós somos um. 12Quando eu estava com eles, guardava-os em teu nome, o nome que me deste. Eu os guardei e nenhum deles se perdeu, a não ser o filho da perdição, para se cumprir a Escritura.
13Agora, eu vou para junto de ti, e digo estas coisas, estando ainda no mundo, para que eles tenham em si a minha alegria plenamente realizada. 14Eu lhes dei a tua palavra, mas o mundo os rejeitou, porque não são do mundo, como eu não sou do mundo. 15Não te peço que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno. 16Eles não são do mundo, como eu não sou do mundo.
17Consagra-os na verdade; a tua palavra é verdade. 18Como tu me enviaste ao mundo, assim também eu os enviei ao mundo. 19Eu me consagro por eles, a fim de que eles também sejam consagrados na verdade”.



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.




MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Algum dia já se perguntou por que não faltam debates ofensivos e às vezes agressivos quando o assunto é religião? Já notou que até com certa insistência, programas, novelas, mini séries, (…) que abordam temas “polêmicos” se limitam apenas a mostrar um ponto de vista? Que mal as pessoas, ou melhor, um pequeno grupo de pessoas vê em se ter uma religião? Será que o que é abordado nesses noticiários é a religião ou erros que qualquer um pode ter independente de sua religião ou falta de religião podem cometer? (…) Eu lhes dei a tua mensagem, mas o mundo ficou com ódio deles porque eles não são do mundo, como eu também não sou.
Quantas novelas já nos apresentaram caricaturas de pessoas tão devotas que beiravam o fanatismo (ou seria loucura)? Tão “devotas”, ou melhor, loucas, que em nome de Deus tomavam, nas tramas, o direito de julgar, difamar e até mesmo condenar as pessoas? Quem não recorda da personagem Perpétua na novela Tieta?
Nos dramas e nos filmes são aumentados fatos e características pessoais, ou seja, o mocinho não é só bonzinho, ele é o mais bonzinho de toda novela; e o vilão é aquele que não tem nenhuma qualidade. Quem não recorda o personagem FLORA, interpretado por patrícia Pillar?. Mesmo assim, reconhecemos que realmente existe gente bem próximo aquilo que vemos, mas os erros que vemos não são de sua religião ou do que creem, mas sim do livre arbítrio sem regras de quem as pratica.
Esse dom dado a nós, chamado de livre arbítrio, nos permite fazermos aquilo que nos convém, fazer ou não fazer; falar ou não falar e inclusive, crer ou não crer, talvez isso explique “Estar no mundo, mas não ser do mundo”.
“(…) ‘Tudo é permitido’, mas nem tudo convém. “Tudo é permitido”, mas nem tudo edifica. Ninguém busque o seu próprio interesse, mas o do outro”. (I Coríntios 10, 23-24)
É notável e também é interessante o tamanho incômodo que ficam algumas pessoas (fato que independe que religião), por ver a dedicação religiosa dos outros. São brincadeiras, chacotas, apelidos, risos, gozações que de forma alguma devem desmotivar a nossa fé. Essa “vergonha” ou “sentimento que somos ETs” não deve nos desmotivar ou nos fazer esconder dos que realmente precisam de ajuda.
Essa perseguição acaba gerando reflexos em nossas vidas. Quando esta com outras pessoas ao seu redor, ao passar em frente a uma igreja, você faz o sinal da cruz sem se esconder para isso? A pressão exercida pelos meios de comunicação gerou num determinado público a vergonha de dizer que tem fé. Apesar disso, não podemos nos desistir de andar.
“Estamos no mundo, mas não sejamos do mundo”! Sendo assim não podemos cair na tentação de viver a responder as ofensas ou aos questionamentos (como alguns andam fazendo) com fugas ou agressividade. Somos convidados, como pessoas diferentes, a responder com sabedoria, sorrisos, bênçãos e no último caso com silêncios para que nenhum deles se perca. (…) Tomei conta deles; e nenhum se perdeu. Pois não é nada cristão ofender quem bate a sua porta oferecendo um livro, uma palavra pelo simples fato dele (a) não pertencer a sua identidade ou crença. Diga bom dia! Responda “Vá com Deus!”
“(…) Uma resposta calma aplaca a ira, a palavra dura atiça o furor” (Provérbios 15,1)
Esse é o mundo que infelizmente construímos e que temos a missão de refazê-lo. Como posso ter medo de anunciar a palavra, mas temos destemor de sobra para gestos como fofocas, correções infundadas, especulações, disputas, inveja, (…)? Por que é que sobra-nos tempo para coisas que não levam a nada, mas não temos tempo para estender a mão a quem precisa de ajuda, de um consolo, de uma oração? E isso deve começar em mim!
Jesus nos confiou à missão de tentar mudar o que ele mais prezava nesse mundo. Algo que valeu a pena o seu sacrifício – Nós!
Ele roga que sejamos um! Unidos a ele como ele é ao Pai!
Um Imenso abraço fraterno.



CURIOSIDADES

10 maneiras de ficar mais inteligente

10. Coma peixe

Peixes oleosos são ricos em DHA, um ácido graxo Omega-3 responsável por 40% da formação das membranas celulares e podem melhorar a neurotransmissão. O DHA é necessário para o desenvolvimento do cérebro do feto e vários estudos ligaram dietas com bastante peixe à redução do declínio mental com a idade avançada. Mas antes que você morda a isca saiba que estes estudos se basearam no que as pessoas lembravam sobra as suas dietas, uma tarefa que cheia a peixe. Testes com Omega-3 em ratos não mostraram melhora nas habilidades cognitivas.


9. Beba chá

A cafeína do chá verde e preto faz o corpo pegar no tranco e afia a mente. Não é bom beber café e energéticos. Para um ganho cerebral excelente faça pausas regulares para beber chá. Doses pequenas durante o dia são melhores do que tomar uma única grande dose.


8. Sem pânico

Enquanto um leve nervosismo pode melhorar o desempenho cognitivo, períodos de estresse intenso nos transformam em neandertais. Tente controlar a sua respiração.


7. Mais devagar

Não existe o fenômeno anunciado por aí chamado de “leitura dinâmica”. Ao menos se o seu conceito de “leitura” significa compreender o texto. Estudos mostram que os leitores rápidos vão muito pior quando questionados sobre o texto. A resposta motora da retina, e o tempo que a imagem leva para ir da mácula para o tálamo e em seguida ao córtex visual para processamento, limita os olhos para cerca de 500 palavras por minuto, em eficiência máxima. O estudante universitário comum alcança,cerca da metade disto.


6. Mantenha-se afiado

Pesquisadores italianos descobriram que pessoas que tem mais de 65 anos que andam cerca de 9 km por semana em passo moderado tem 27% menos chance de desenvolver demência do que adultos sedentários. Os pesquisadores pensam que exercícios possam melhorar o fluxo sanguíneo no cérebro.


5. Pratique

Pratique os tipos de questões que aparecem nos testes de inteligência. Ao se preparar para problemas verbais, numéricos e espaciais, típicos dos exames psicrométricos, você pode melhorar o seu escore.


4. Zzzzzz

Tirar uma soneca rápida no escritório pode deixar seu chefe irritado? Informe-o que você, na verdade, merece uma promoção de acordo com os últimos resultados dos estudos sobre o sono. Um breve cochilo pode melhorar a sua memória, mesmo que dure apenas seis minutos.


3. Jogue videogame

Todo mundo que implorou por um videogame agora vai conhecer o melhor argumento para conseguir um: “Você não quer que eu tenha uma coordenação visual e motora inferior, quer?” Agora você pode falar que alguns jogos o tornam mais inteligente assim como o Brain Age, da Nintendo. Depois de esforços cuidadosos os jogadores “sentem seus cérebros rejuvenescerem”.


2. Exercícios

Estudos mostram que estudantes que praticam exercícios aeróbicos regulares ajudam a construir matéria cinza e branca no cérebros de adultos mais velhos. Em crianças o ponto alto foi o de levar a melhores performances em exames cognitivos.


1. Descubra

Aprender novas coisas pode reforçar o cérebro, especialmente se você acredita que pode aprender novas coisas. É um círculo vicioso: Quando você pensa que está tornando-se mais inteligente, você estuda mais, criando mais conexões entre os neurônios.

Fonte: http://www.nytimes.com/2008/05/10/business/10offline.html





MOMENTO DE REFLEXÃO


Certa vez, numa região rural, um homem afastou-se da Comunidade. Todos sentiram a sua ausência.
Como ele era amigo do coordenador da Comunidade, numa noite, foi passear na casa dele. O líder aproveitou para lhe dar uma bela e amiga lição.
Como fazia frio, os dois estavam sentados à beira do fogão de lenha, enquanto a mulher preparava o café.
No meio da conversa, o dono da casa puxou um tição do fogo, deixando-o fora. Logo, o tição se apagou. A mulher o colocou de novo. Entretanto, minutos depois, o marido repetiu o gesto, e novamente o tição se apagou.
E a cena foi-se repetindo, até que o visitante se inquietou e disse: “Por que você faz isso, compadre?” O coordenador explicou: “Nós somos como este tição. A
Comunidade é o fogo e nós o tição. Fora dela, nós nos apagamos na fé!”
O outro abaixou a cabeça e disse: “Muito obrigado pela lição, compadre!” Daí para frente, ele voltou a participar assiduamente da Comunidade.
Ovelha separada do rebanho, o lobo pega. Esse coordenador agiu exatamente como Jesus, ao ir atrás dos dois discípulos de Emaús.
“A Comunidade é força de Deus. Lugar abençoado onde moram os filhos seus”.
Maria Santíssimo nunca se afastou da Comunidade. Pelo contrário, ela sempre apoiava a Igreja nascente, como vemos em At 1,14. Mãe Educadora da fé, rogai por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário