Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Segunda-feira 27/05/2013



 
 



Segunda-feira, 27 de maio de 2013


“ILUSÃO: Um lugar de areia movediça pra alma, onde a gente pisa jurando que é jardim!” (Ana Jácomo)





EVANGELHO DE HOJE
Mc 10,17-27


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 17quando Jesus saiu a caminhar, veio alguém correndo, ajoelhou-se diante dele, e perguntou: “Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?” 18Jesus disse: “Por que me chamas de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém. 19Tu conheces os mandamentos: não matarás; não cometerás adultério; não roubarás; não levantarás falso testemunho; não prejudicarás ninguém; honra teu pai e tua mãe!”
20Ele respondeu: “Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude”. 21Jesus olhou para ele com amor, e disse: “Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!” 22Mas quando ele ouviu isso, ficou abatido e foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico. 23Jesus então olhou ao redor e disse aos discípulos: “Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus!” 24Os discípulos se admiravam com estas palavras, mas ele disse de novo: “Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! 25É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus!” 26Eles ficaram muito espantados ao ouvirem isso, e perguntavam uns aos outros: “Então, quem pode ser salvo?” 27Jesus olhou para eles e disse: “Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível”.



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.







MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade

Bom dia!
Esse evangelho trás uma grande lição para os que estão na caminhada: A auto-análise.
Todos têm altos e baixos durante a caminhada. Às vezes passamos longos períodos na penumbra da fé. Vivemos por vezes, períodos consideráveis de aridez, conhecemos de perto a preguiça espiritual chamada de tibieza. Todos já passaram por ela. É a vontade de largar tudo, ficar em casa, descansar, repousar, dar um tempo, fugir, se refugiar, esconder-se, (…). E cada um tem sua forma peculiar de voltar para o Senhor após cada solavanco que somos acometidos. Mas hoje não falarei dela e sim da “arrogância espiritual”.
Buscar a santidade é como escalar degraus de uma pirâmide íngreme sendo mais fáceis os estágios inferiores do que os superiores, portanto quem esta num estágio mais alto, é preciso que busque o EQUILÍBRIO como grande aliado.
O que isso tem haver com evangelho de hoje?
Jesus tinha um olhar extremamente doce. Ele, por meio do seu olhar, conseguia (e ainda consegue) ver através das máscaras que costumamos colocar para nos proteger. Por vezes nos fingimos de fortes quanto à fé, mas é justamente nessa hora que demonstramos o quanto somos frágeis. Diz a química que um copo de vidro muito quente ao ser resfriado muito rapidamente, trinca e quebra. Talvez o segredo é não perder a quentura ou talvez tentar evitar se expor ao frio.
Nos olhos de Pedro Jesus viu se concretizar a tríplice negação. O evangelho narra que Pedro chorou profundamente após o olhar de Jesus. Ele hoje olha nos olhos do jovem rico e defere uma das colocações mais profundas e diretas que temos no evangelho de Marcos: “(…) Falta mais uma coisa para você fazer”.
O que seria isso que “falta”? Reflitamos a mensagem da primeira leitura:
“(…) Aos arrependidos Deus concede o caminho de regresso, e conforta aqueles que perderam a esperança, e lhes dá a alegria da verdade. Volta ao Senhor e DEIXA OS TEUS PECADOS, suplica em sua presença e diminui as tuas ofensas. Volta ao Altíssimo, desvia-te da injustiça e detesta firmemente a iniquidade”. (Eclesiástico 17, 20-23)
O orgulho daquele jovem não o permitiu que continuasse a crescer. Talvez não aceitasse que ainda tinha algo por deixar. Quantas vezes também nos comportamos assim? Dominados de tamanha prepotência nos achamos a “última bolachinha do pacote”? É triste, mas vi muitos sucumbirem assim, inclusive padres, pregadores, animadores e coordenadores: congelados pelo frio estremo da prepotência!
Precisamos colaborar também. Precisamos parar de idolatrar personalidades, em especial as que levam a palavra de Deus, pois são humanas, erram, são frágeis e que também podem a qualquer momento ser tentadas a errar. Precisamos mudar nosso foco. Parar de convidar as pessoas porque a missa será com “padre tal”, pois o padre tal NÃO É MAIS IMPORTANTE que Jesus que se faz alimento na celebração. Não é o pregador fulano de tal que opera milagres e sim o Espírito Santo que se manifesta por sua fidelidade e pura graça de Deus. “(…) PARA OS SERES HUMANOS ISSO NÃO É POSSÍVEL; mas, para Deus, é. Pois, para Deus, tudo é possível”.
Essas pessoas que estão degraus acima de nós devem vigiar cada vez mais, pois nunca se viu tamanha caça aos seus erros pelos meios de comunicação, professores universitários, ateus, … Precisamos entender que sempre falta alguma coisa e só seremos completos em Deus.
E quanto a nós, o que falta ainda além da busca pelo EQUILÍBRIO?
“(…) Em seguida, convocando a multidão juntamente com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém me quer seguir, renuncie-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Porque o que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas o que perder a sua vida por amor de mim e do Evangelho, salvá-la-á. Pois que aproveitará ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder a sua vida?” (Marcos 8, 34-36)
Na verdade os santos de nossa igreja não foram santos por terem escalados sozinhos os degraus da santidade e sim por quererem incansavelmente ver você também subir.
Quem caiu, levante! Ninguém disse que ao subir não teriam arranhões. Abandone os excessos, pois favorecerá o equilíbrio.
Um imenso abraço fraterno.





MOTIVAÇÃO NO TRABALHO

Max Gehringer responde


Palavra da semana: PRÓDIGO. Embora atualmente essa palavra tenha também um sentido positivo, de fertilidade ou abundância, em latim prodigus significava “esbanjador”. A parábola bíblica do filho pródigo fala de um jovem que retornou à casa paterna depois de torrar todo o dinheiro que tinha.

Minha empresa valoriza pessoas com curso superior, desconsiderando nas promoções a experiência e a fidelidade dos mais antigos. Como não tenho condições de cursar uma faculdade, estou estagnada. O que faço? – Sonia

Ao transformar o curso superior num pré-requisito para promoções, sua empresa está informando que essa é a regra do jogo. Você tem três opções. A primeira é se adaptar à situação, porque a empresa não vai mudar o procedimento. A segunda é você, com calma, procurar oportunidades em outras empresas, que dêem mais peso à experiência prática que aos diplomas. A terceira é cursar uma faculdade (há financiamentos com juros camaradas, se seu problema for financeiro). Esta é a mais indicada.

Qual é a importância de se vestir bem para ter sucesso? – Fernando

Depende da profissão. Advogados, por exemplo, não devem se parecer com seus clientes. Entrar num escritório de advocacia espartano e ver um advogado mal-ajambrado dá a sensação de que a causa já está perdida. Já corretores de imóveis devem se vestir com simplicidade, para não passar a impressão de que estão exagerando no preço. Em empresas, é recomendável não extrapolar na sofisticação do vestuário, porque isso causa mais isolamento que admiração.

Perdi uma ótima oportunidade de emprego porque minha empresa não me liberou do aviso prévio. – Luciano

Você poderia ter saído no dia seguinte, Luciano. Em um pedido de demissão, o aviso prévio de 30 dias pode ser trabalhado ou indenizado, e essa decisão cabe ao empregado, não ao empregador. Há casos em que a urgência da empresa contratante é tamanha que ela concorda em reembolsar ao recém-contratado o valor do aviso prévio.



Descobri que uma colega está tendo um caso com nosso gerente, que é casado. Que atitude eu deveria tomar? – Vander

Você só deve revelar o caso se: (1) sua empresa incentiva esse tipo de denúncia e existem canais internos para levar fatos dessa natureza ao conhecimento da diretoria; (2) seu trabalho está sendo diretamente prejudicado pela relação e você possui dados concretos para comprovar isso.


Estou desempregado faz 19 meses. Durante esse período, só tive propostas abaixo do nível salarial ou funcional que eu já havia atingido. Agora, estou disposto a recomeçar num nível mais baixo, mas surgiu outro problema: estou tendo dificuldade para responder à pergunta “Por que você ficou tanto tempo parado?”. – Leandro


A sinceridade sempre agrada aos entrevistadores, Leandro. Esta seria uma resposta sincera: “O mercado de trabalho mudou, e hoje as empresas têm mais e melhores opções de contratação do que tinham há dez anos. Por autoconfiança, ou orgulho, demorei a perceber essa mudança. Mas estou disposto a mostrar que posso chegar aonde já cheguei, não importa o degrau em que eu recomece”.


Num processo de seleção, pedi determinado salário. Passei para a fase seguinte, mas acho que pedi pouco. Ainda posso renegociar? – Mariana

Os riscos de você ouvir um “não” ou de, simplesmente, ser eliminada do processo são enormes. Se você está disposta a correr esse risco, use a tática inversa. Diga que você está se retirando do processo. A empresa se mostrará mais disposta a ouvir suas razões.

Fonte: Revista Época





MOMENTO DE REFLEXÃO


Certa vez, um menino, com uma caixa de engraxate nas costas, apertou a campainha da casa paroquial. O padre veio e ele disse:
- “O senhor tem sapatos para engraxar?”
- “Não, filho, sou eu mesmo que engraxo os meus sapatos”.
E o padre começou a conversar com o garoto:
- “Onde você mora?” Era no bairro mais pobre da cidade.
- “Em que série você está, na escola?”
- “Eu não estou na escola, pois preciso ajudar em casa. O meu trabalho de engraxate é para isso”.
- “Você já foi à escola?
- “Nunca”.
- “Sabe ler e escrever?”
- “Não”.
Então o padre trouxe um par de sapatos para ele engraxar. Enquanto isso, a conversa continuava. No fim, o menino disse:
- “O senhor me dá uma Bíblia?”
- “Você quer Bíblia para quê, se não sabe ler?”
- “Mas padre, a Palavra de Deus não está na Bíblia? Eu não sei ler, mas abro a Bíblia, olho para ela com fé, e a Palavra de Deus entra pelos meus olhos e toma conta de mim”.
O padre trouxe uma Bíblia, deu ao garoto e disse, emocionado: “Muito obrigado, filho!”
“A Palavra de Deus é viva e eficaz. É mais cortante que uma espada de dois gumes” (Hb 4,12).



Nenhum comentário:

Postar um comentário