Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quinta-feira 23/05/2013




Quinta-feira, 23 de maio de 2013



“O dinheiro não muda uma pessoa, ele mostra realmente quem ela é!”
(Ramires)



EVANGELHO DE HOJE
Mc 9,41-50

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 41disse Jesus aos seus discípulos: “Quem vos der a beber um copo de água, porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa. 42E se alguém escandalizar um desses pequeninos que crêem, melhor seria que fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço.
43Se tua mão te leva a pecar, corta-a! 44É melhor entrar na Vida sem uma das mãos, do que, tendo as duas, ir para o inferno, para o fogo que nunca se apaga. 45Se teu pé te leva a pecar, corta-o! 46É melhor entrar na Vida sem um dos pés, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno. 47Se teu olho te leva a pecar, arranca-o! É melhor entrar no Reino de Deus com um olho só, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno, 48‘onde o verme deles não morre, e o fogo não se apaga’. 49Pois todos hão de ser salgados pelo fogo. 50Coisa boa é o sal. Mas se o sal se tornar insosso, com que lhe restituireis o tempero? Tende, pois, sal em vós mesmos e vivei em paz uns com os outros.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.







MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Certa vez conversando com uma amiga sobre os motivos que levam alguém a cometer algo errado chegamos a conclusão que dentre as várias razões estão A PRÓPRIA VONTADE DE FAZÊ-LO E A CERTEZA DA IMPUNIDADE.
Caminhamos para viver os quarenta dias da quaresma e nela, um novo debate social proposto pela CNBB, este ano, a Fraternidade e a Vida no Planeta.
Nesse contexto tão amplo chamado meio ambiente, o que me vem ao pensamento? Árvores, animais, florestas, mares? E seu meu pensamento for mais apocalíptico, o que pensaria? Tufões, maremotos, tsunamis, furações, vulcões, efeito estufa? Uma coisa é certa: nosso meio ambiente esta aos poucos respondendo a ganância do homem.
Uma ganância que se apega a impunidade, às conseqüências a longo prazo, a corrupção e ao modelo de economia baseado no uso irracional dos meios naturais.
Nosso país não sofre com os grandes flagelos como tremores, tsunamis e furacões, mas vemos o aumento das áreas desérticas, as chuvas torrenciais levando cidades e sonhos embora e a floresta aos poucos acabar. Vemos cidades grandes sem rios de água potável, acúmulo de lixo e contaminação do solo… E o que será que o agressor pensa disso? Esta impune? Não estará mais vivo quando tudo ficar ao avesso? Tem dinheiro para comprar água mineral?
A primeira leitura vem nos dar uma dica:
“(…) Não confies nas tuas riquezas e não digas: ‘Basta-me viver!’ Não deixes que tua força te leve a seguir as paixões do coração. Não digas: ‘Quem terá poder sobre mim?’ ou: ‘Quem me fará prestar contas das minhas ações?’, pois o Senhor, com certeza, te castigará. Não digas: ‘Pequei, e que de mal me aconteceu?’, pois o Altíssimo é paciente. Não percas o temor por causa do perdão, cometendo pecado sobre pecado. Não digas: ‘A misericórdia do Senhor é grande, ele me perdoará a multidão dos meus pecados!’, pois dele procedem misericórdia e cólera, e sua ira se abate sobre os pecadores”. (Eclesiástico 5, 1-7)
Sim! É preciso mudar ou cortar essa mão que esta matando nosso planeta. Uma mão perversa que usa pretextos e justificativas que convencem para continuar a degradar o que levou anos para se criar. Não falo do agricultor que nos alimenta ou do fazendeiro, seu gado, seu povo… Falo do homem que destrói pensando apenas no dinheiro que ira ganhar!
A campanha da fraternidade vem apontar para um fato que ainda temos tempo de corrigi-lo, que é obrigação de todos zelarmos e denunciarmos, pois o animal que mais sofrerá com nossa omissão é o próprio homem.
Agarremos ao que o salmo de hoje nos apresenta e estripemos esse mal que nos assola e nos dará dor de cabeça no futuro, caso não mudemos nosso pensamento.
“(…) Feliz é todo aquele que não anda conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados, nem junto aos zombadores vai sentar-se; mas encontra seu prazer na lei de Deus e a medita, dia e noite, sem cessar“. (Salmo 1, 1-2)
Um imenso abraço fraterno!





MEIO AMBIENTE


Relacionamento entre casal de pinguins já dura 16 anos
Por Mariana Montenegro


Existe coisa mais bonita do que um amor que dura anos e anos mesmo à distância? Pois esse romântico casal de pinguins se reencontra há 16 anos na costa argentina da Patagônia. Cada um deles percorre cerca de 16 mil quilômetros para ver o outro uma vez por ano.
Conhecidos como os pinguins de Magalhães, quando encontram um par, ficam juntos por 10 anos em média. Só procuram outro parceiro, se o anterior morrer ou com o nascimento de um filhote.
O cientista Pablo Garcia Borboroglu estuda a colônia desses pinguins há décadas e garante que o casal tem uma ligação muito especial.
Os dois são forçados a migrar no inverno e voltar apenas no verão para ficarem juntos novamente, durante a época de acasalamento. A incrível história de amor fará parte do livro “Penguins: Natural History and Conservation”, prometido para 2013.


*Informações Daily Mirror, GreenSavers e O Globo





MOMENTO DE REFLEXÃO


Certa vez, um célebre senhor foi convidado a participar de um jantar festivo. Era uma festa de gala. Foi preparado um lugar próprio para ele, como convidado especial.
Um pouco antes do jantar, ele chegou, trazendo também a sua mãe. O porteiro não quis deixá-la entrar, dizendo-lhe que o convite era só para o seu filho.
O filho sentiu-se ofendido e disse ao porteiro: “Se minha mãe não pode entrar, eu também não entro”. Virou as costas e foi-se embora, junto com sua mãe.

Nós queremos levar Maria conosco, em todas as festas, refeições, encontros e passeios. E se alguém não aceitá-la, nós também não entramos.
Já pensou se os noivos das Bodas de Caná tivesse convidado apenas Jesus e não a sua Mãe? Não teria acontecido o milagre da transformação da água em vinho.

Por isso, cuidado! Ao convidar Jesus para entrar na nossa casa, estenda o convite também à sua Mãe, senão é perigoso ele não entrar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário