Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 29/05/2013




Quarta-feira, 29 de maio de 2013


“Fisicamente, habitamos um espaço, mas, sentimentalmente, somos habitados por uma memória.” (José Saramago)




EVANGELHO DE HOJE
Mc 10,32-45



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 32os discípulos estavam a caminho, subindo para Jerusalém. Jesus ia na frente. Os discípulos estavam espantados, e aqueles que iam atrás estavam com medo. Jesus chamou de novo os Doze à parte e começou a dizer-lhes o que estava para acontecer com ele: 33“Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem vai ser entregue aos sumos sacerdotes e aos doutores da Lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos pagãos. 34Vão zombar dele, cuspir nele, vão torturá-lo e matá-lo. E depois de três dias ele ressuscitará”. 35Tiago e João, filhos de Zebedeu, foram a Jesus e lhe disseram: “Mestre, queremos que faças por nós o que vamos pedir”. 36Ele perguntou: “Que quereis que eu vos faça?” 37Eles responderam: “Deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda, quando estiveres na tua glória!”
38Jesus então lhes disse: “Vós não sabeis o que pedis. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber? Podeis ser batizados com o batismo com que vou ser batizado?” 39Eles responderam: “Podemos”. E ele lhes disse: “Vós be­bereis o cálice que eu devo beber e sereis batizados com o batismo com que eu devo ser batizado. 40Mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. É para aqueles a quem foi reservado”.
41Quando os outros dez discípulos ouviram isso, indignaram-se com Tiago e João. 42Jesus os chamou e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações as oprimem e os grandes as tiranizam. 43Mas, entre vós, não deve ser assim: quem quiser ser grande seja vosso servo; 44e quem quiser ser o primeiro seja o escravo de todos. 45Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos.”



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.







MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Notamos no evangelho de ontem que tanto os discípulos quanto nós precisamos nos policiar no que se diz a verdadeira face de ser cristão. Ontem notamos que o desapego é um passo importante na construção de pessoas melhores… E hoje?
Sim! É natural e humano que precisamos de elogios e reforços positivos para continuar a caminhar. Sabemos que não é o certo, mas nossa motivação e alegria são bem atreladas aos “tapinhas nas costas” que recebemos. Seria hipócrita se dissesse que isso não existe, mas o que tenho a dizer é que para isso também é preciso disciplina e sobriedade.
Quanto à disciplina…
É importante saber que nem tudo que queremos, teremos, mas que tudo que pedimos, Deus sempre nos ouve. Os apóstolos pediam muito mais do que haviam ganho o direito de ter ou lutado para conseguir. Jesus narrava sua sina e sua morte, no entanto havia apenas a preocupação com que seriam, que posto teriam ou ocupariam no céu.
Jesus sondava seus pensamentos; mexia com seus paradigmas; fazia vibrar os conceitos. Ele já havia exortado que o menor seria o maior, que aquele (a) que fosse, por amor a mensagem de vida, humilhado, seria no fim exaltado, mas como nós, os discípulos estavam presos a uma cadeia, denominada por Augusto Cury como cárcere intelectual.
“(…) Um dos maiores problemas enfrentados por Cristo era o CÁRCERE INTELECTUAL em que as pessoas viviam, ou seja, a RIGIDEZ INTELECTUAL com que elas pensavam e compreendiam a si mesmas e ao mundo que as envolviam. Por isso, apesar de falar da fé como ausência da dúvida, ele também era um mestre sofisticado no uso da arte da dúvida. Ele a usava para abrir as janelas da inteligência das pessoas que o circundavam”. (Augusto Cury – Mestre dos mestres)
A disciplina esta em não se render as pequenas coisas, que aos nossos olhos parecem valiosas.
Quanto à sobriedade…
Estar sóbrio é estar centrado, lúcido, apto a entender e responder pelo que esta acontecendo. O que Deus faz em nós e através de nós deve ser dado os créditos a Ele, portanto nenhum de nós deve “se achar” por ter feito o seu trabalho bem feito. Deus tanto age no “Chico” quanto no “Francisco” e os milagres não acontecem somente pelas mãos desse ou daquele padre famoso, mas pelo filho de Deus que consegue tocar o Senhor.
Quarta feira passada o evangelho narrava o pedido do Senhor para que não segregássemos aqueles que fazem e trabalham em Seu nome, mas algo é preciso ser dito diante desse fato: nossa maldade tem impedido que se cumpra.
Quantas pessoas talentosas existem em nossas comunidades, mas não são treinadas, ouvidas, levadas em consideração? Quantos “Davis” se escondem em meio a irmãos imaturos prontos para conduzir nosso povo, nossos grupos, pastorais, mas que não recebem a devida chance, por não fazerem parte de uma panela, de um grupinho? Quantas comunidades sofrem pelo fato de pessoas assumirem permanentemente coordenações de movimentos, EACs e CPCs como se fossem “donos”?
Sofremos em nossas comunidades, pois nossas lideranças não sabem educar, temem dizer “não”, são relutantes ao novo; nossos grupos sofrem pois ensinaram sobre os milagres que aconteciam a dois mil anos, esquecendo de mostrar que existe um milagre a cada manhã que temos a graça de levantar. Muita gente perdeu a fé, pois espera muito mais do que realmente trabalha para obter.
Observemos a primeira leitura:
“(…) Dai a recompensa àqueles que esperam em vós, mostrai que os vossos profetas tinham razão. Escutai, Senhor, a oração dos vossos servos, pela benevolência que tendes para com vosso povo, conduzi-nos no caminho da justiça, e que o mundo inteiro reconheça que vós sois o Senhor, o Deus de todos os tempos”. (Eclesiástico 36, 18-19)
Lembremo-nos do evangelho : Buscai primeiro o reino de Deus e tudo mais nos será dado por acréscimo e não Buscai primeiro “tudo mais” e Deus será lhe dado por acréscimo.
Busquemos a disciplina e a sobriedade! Elogios e prodígios nos movem, mas é a fé, o amor e a caridade que nos sustentam.
Um imenso abraço fraterno.





CURIOSIDADES



A curiosa força de uma formiga


Muitos insetos carregam objetos mais pesados que seu próprio corpo, pois precisam de força para transportar alimentos ou para sair de baixo das folhas, galhos, terra...
Eles contam com um esqueleto externo resistente e leve com seis pernas, o que distribui o peso em diferentes pontos de apoio.
O peso que a formiga aguenta é variável de acordo com sua espécie. Destacando a Formiga Saúva que suporta até 15 vezes seu peso.
O bicho mais forte do mundo é o besouro-rinoceronte, suportando até 850 vezes seu peso, se comparássemos o ser humano, seria como um home de 70kg conseguisse levantar 60 toneladas.


40 anos já se passaram desde a primeira ligação de celular


A primeira chamada de telefone móvel foi feita há 40 anos, no dia 3 de abril de 1973. O feito que marcou a história das telecomunicações aconteceu nos Estados Unidos.
Um empregado da empresa Motorola, chamado Martin Cooper, utilizou o protótipo do que viria a ser o Motorola DynaTAC 8000X, o primeiro telefone celular comercial do mundo.
Cooper ficou perto de uma estação base de 900 MHz que estava instalada na Sexta Avenida, entre as ruas 53 e 54, em Nova York, e fez uma chamada para a sede da Bell Labs, no Estado de Nova Jersey.
O assunto da chamada é desconhecido, mas provavelmente não se compara com o primeiro telegrama do mundo, que tratava do tema: "O que Deus tem feito". Também não deve ser o mesmo da primeira ligação telefônica, de telefone doméstico, que foi feita para dizer: "Sr. Watson, venha aqui, eu quero vê-lo"; tampouco deve se comparar a primeira mensagem de texto do mundo, que dizia: "Feliz Natal".
A conversa inaugural dos celulares pode ter tido como tema a seguinte afirmação de Cooper: "Eu estou te ligando só para ver se a minha ligação soa bem ai do seu lado”.
Independentemente disso, a chamada foi um passo importante no desenvolvimento da tecnologia móvel, que levaria mais uma década para se tornar o DynaTAC, que chegou aos consumidores mais de duas décadas depois como telefone celular.
Hoje, os celulares ultrapassam as linhas terrestres de todo o mundo. Assim, em nossos dias, "telefone" é sinônimo de "telefone móvel".

Fonte: Site de Curiosidades





MOMENTO DE REFLEXÃO



Certa vez, um senhor estava em um bar. Apareceu alguém e lhe disse, apavorado: “Ô João! Um caminhão desgovernado entrou na sua casa, em (falou o nome da cidade vizinha). Sua esposa morreu e seus filhos estão muito feridos!”
O homem deixou na mesa a cerveja e saiu correndo imediatamente. Parou o primeiro taxi que viu, entrou e disse apavorado ao taxista: “Por favor, me leve urgente a tal cidade!” O taxista saiu com toda a velocidade.
Quando já estavam na estrada, a 120 km por hora, de repente ‘caiu a ficha’ e o homem pensou: “Mas... eu não me chamo João, não moro nesta cidade para onde estamos indo, não sou casado, não tenho esposa nem filhos...” Pediu então ao taxista que parasse e voltasse para trás.
Não podemos ficar correndo na vida, atrás de ilusões, ou apenas porque outros disseram. É importante lembrar que temos uma origem certa: Viemos de Deus. Temos um destino certo: O Céu. E temos um caminho para chegar lá: Jesus Cristo..
Um dia estaremos diante do tribunal de Deus, e ali seremos julgados pelos atos que fizemos, bons ou maus. E Cristo nos julgará exatamente como julgamos os outros.
A mãe não costuma guardar rancor nem se vingar, porque ela é símbolo do amor de Deus. Que Maria Santíssima, a Mãe das mães, nos ajude a caminhar, não ao acaso, mas na direção da Vida.

Di




Nenhum comentário:

Postar um comentário