Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Domingo 11/05/2013




Sábado, 11 de maio de 2013.


"Costumo voltar atrás sim. Não tenho compromisso com o erro." (Juscelino Kubitschek)



EVANGELHO DE HOJE
Jo 16,23b-28

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 23b“Em verdade, em verdade vos digo: se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vo-la dará. 24Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis; para que a vossa alegria seja completa.
25Disse-vos estas coisas em linguagem figurativa. Vem a hora em que não vos falarei mais em figuras, mas claramente vos falarei do Pai. 26Naquele dia pedireis em meu nome, e não vos digo que vou pedir ao Pai por vós, 27pois o próprio Pai vos ama, porque vós me amastes e acreditastes que eu vim da parte de Deus. 28Eu saí do Pai e vim ao mundo; e novamente parto do mundo e vou para o Pai”.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.



MEDITANDO O EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


O Pai vos ama, porque vós me amastes e acreditastes.
Neste Evangelho, Jesus expõe as consequências da sua união com o Deus Pai: Há um círculo de amor que se estabelece entre o Pai, Jesus, o Espírito Santo, os discípulos, e estes si. Essa intimidade e essa comunhão tem duas consequências práticas: a nossa oração é ouvida e o nosso conhecimento de Deus aumenta. São privilégios que o discípulo fiel de Jesus desfruta.
“Se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vo-la dará... Pedi, e recebereis, para que a vossa alegria seja completa.” Através do Espírito Santo, nós estamos incorporados em Cristo, que é um com o Pai. Portanto, a nossa prece tem a força de Cristo.
Os discípulos não podiam alcançar essa união profunda com Cristo enquanto não recebessem o dom do Espírito Santo, que Jesus lhes enviou depois de sua subida ao céu. Por isso que Jesus fala: “Até agora nada pedistes em meu nome”.
“Para que a vossa alegria seja completa.” Alegria completa nós só teremos no céu. Portanto, a nossa oração está voltada principalmente para a nossa salvação e a de nossos irmãos e irmãs.
A eficácia da oração do cristão depende da sua união com Cristo. “Se alguém me ama, guardará a minha palavra; meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. Quem não me ama, não guarda as minhas palavras” (Jo 14,23-24).
O Pai vos ama, porque vós me amastes e acreditastes. A nossa união com Jesus, faz com que o Pai nos ame com o amor que tem a Jesus. Por isso ele nos atende, mesmo se lhe pedirmos diretamente, sem a mediação de Jesus. E a oração dos discípulos de Cristo é também a própria oração de Cristo, que com eles está intimamente unido. Por isso que na Missa nós rezamos: “Por Cristo, com Cristo e em Cristo, a vós, Deus Pai todo poderoso, na unidade com o Espírito Santo, toda honra e toda glória, agora e para sempre”.
“Vem a hora em que não vos falarei mais em figuras, mas claramente vos falarei do Pai.” Essa comunicação clara de Jesus aos discípulos começou no dia de Pentecostes e terá a sua plenitude no céu. É a consequência do dom da filiação divina, que Cristo nos deu. Entre pai e filho a conversa é franca, aberta e natural. “Agora nós vemos num espelho, confusamente; mas, então, veremos face a face. Agora, conheço apenas em parte; mas, então, conhecerei completamente” (1Cor 13,12).
Certa vez, uma família resolveu fazer uma festa para celebrar as bodas de prata do casal. Primeiro participaram da Santa Missa e depois ofereceram um churrasco para os parentes, amigos e vizinhos. Quando a carne estava pronta, o filho mais velho desligou o som e convidou todos a uma oração. Mas um rapaz, filho de uma família vizinha, não rezou. Não só não rezou, mas resolveu debochar. Depois que terminou a reza, ele disse: “Acho que eu fui o único que não rezei”. Uma velhinha que estava perto ouviu e não deixou por menos. Ela falou: “Não! Não foi só você que não rezou!” E, apontando para dois gatos e um cachorro, disse: “Eles também não rezaram”.
O rapaz quis dar uma de bonito e saiu-se mal. “Pedi, e recebereis”. A festa do amor que circula entre Deus Pai, Cristo, o Espírito Santo, nós e os nossos irmãos e irmãs, é maior e mais bonita que qualquer festa terrena. Mas essa festa só é possível se rezarmos, e muito. Que o nosso bom Deus nos ilumine e dê forças para, como esta senhora, enfrentar as ondas do mal, de forma criativa e certeira.
Em todos nós esse conhecimento das coisas divinas é, em parte, antecipado, a partir do nosso batismo. Em Maria, essa antecipação foi tão generosa da parte de Deus, que ela foi em corpo e alma para a visão beatífica.
O Pai vos ama, porque vós me amastes e acreditastes.




CASA, LAR E FAMÍLIA


Dicas que vão facilitar sua vida


Como organizar uma geladeira

Organizar a geladeira de forma prática, evita perdas desnecessárias e a formação de odores desagradáveis devido à má conservação dos alimentos. Portanto, fique atenta às dicas a seguir:

- Guarde os alimentos em recipientes quadrados e com tampas. Assim, podem ser colocados um em cima do outro, ocupando bem menos espaço.

- Os alimentos que serão consumidos primeiro devem ser colocados na parte da frente para evitar a mudança de lugar várias vezes, diminuindo o tempo em que a porta fica aberta.

- Os alimentos prontos devem ser mantidos congelados e consumidos, de preferência, em até 24 horas após o descongelamento.

- Os ovos podem ser guardados em sua prateleira própria por até uma semana. Após esse período, guarde em um recipiente sem tampa no interior da geladeira.
- A geladeira deve ser limpa a cada 15 dias e o freezer a cada dois meses ou quando estiver com muito gelo.

- Para evitar mau cheiro, guarde os alimentos em recipientes hermeticamente fechados.

- Você pode também eliminar o cheiro ruim com limão. Corte-o ao meio e coloque em um pires dentro da geladeira. Troque o limão a cada semana.

- Vinagre também tira cheiros ruins. Outra possibilidade é colocar bicarbonato de sódio.

- Na primeira prateleira fica tudo que é consumido durante o café da manhã. Na segunda, as guloseimas e na terceira, as sobras de alimento.

- Frutas e verduras ficam na gaveta.

- Na porta também não devem ficar catchup, mostarda, maionese, molho inglês, entre outros. A refrigeração na porta, principalmente em modelos antigos, é menor, o que pode diminuir a validade dos alimentos.

- O pó de café fica na geladeira - isso acentua o sabor.

- Não mantenha mais de 5 quilos na porta.




MOMENTO DE REFLEXÃO


No final do Séc. XIX vivia no interior do Brasil um padre que tinha fama de santo. Seu nome era Pe. Gregório.
Quando ele começou a ficar mais idoso, a cozinheira da casa paroquial ficava preocupada, porque o Pe. Gregório nunca chegava para jantar, após o seu plantão de confissões na igreja.
Ele fechava todas as portas da igreja e ficava lá dentro. Os líderes da paróquia ficaram curiosos para saber por que o padre fazia aquilo.
Um dia, alguém descobriu: Ele cumpria parte das penitências que queria dar aos penitentes. Por exemplo: Quando uma pessoa se confessava e ele achava que devia pedir vinte Pai Nossos, pedia só dez e ele mesmo rezava os outros dez. E fazia isso depois que atendia o último penitente.
Pe. Gregório agia assim porque ficava com dó das pessoas terem de cumprir penitências longas. Acontecia, às vezes, de ele ficar até altas horas da noite na igreja, de joelhos, rezando.
O Pe. Gregório era um pastor que amava muito as suas ovelhas, e não queria que nenhuma se perdesse.
Maria Santíssima é a Mãe de todos nós. Como boa Mãe, ela também sente dó dos seus filhos e filhas e não quer que nenhum se perca. Mãe da Igreja, rogai por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário