Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 01/03/2013





Sexta-feira, 01 de março de 2013.
Santo Albino


"Temo o dia em que a tecnologia se sobreponha à humanidade. Então o mundo terá uma geração de idiotas." (Albert Einstein:)



EVANGELHO DE HOJE
Mt 21,33-46

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


 Naquele tempo, dirigindo-se Jesus aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo, disse-lhes: 33“Escutai esta outra parábola: Certo proprietário plantou uma vinha, pôs uma cerca em volta, fez nela um lagar para esmagar as uvas e construiu uma torre de guarda. Depois arrendou-a a vinhateiros, e viajou para o estrangeiro. 34Quando chegou o tempo da colheita, o proprietário mandou seus empregados aos vinhateiros para receber seus frutos.
35Os vinhateiros, porém, agarraram os empregados, espancaram a um, mataram a outro, e ao terceiro apedrejaram. 36O pro­prietário mandou de novo outros empregados, em maior número do que os primeiros. Mas eles os trataram da mesma forma. 37Finalmente, o proprietário, enviou-lhes o seu filho, pensando: ‘Ao meu filho eles vão respeitar’.
38Os vinhateiros, porém, ao verem o filho, disseram entre si: ‘Este é o herdeiro. Vinde, vamos matá-lo e tomar posse da sua herança!’ 39Então agarraram o filho, jogaram-no para fora da vinha e o mataram. 40Pois bem, quando o dono da vinha voltar, que fará com esses vinhateiros?”
41Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: “Com certeza mandará matar de modo violento esses perversos e arrendará a vinha a outros vinha­teiros, que lhe entregarão os frutos no tempo certo”.
42Então Jesus lhes disse: “Vós nunca lestes nas Escrituras: ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; isto foi feito pelo Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos?” 43Por isso eu vos digo: o Reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que produzirá frutos.
45Os sumos sacerdotes e fariseus ouviram as parábolas de Jesus, e compreenderam que estava falando deles. 46Procuraram prendê-lo, mas ficaram com medo das multidões, pois elas consideravam Jesus um profeta.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.



MEDITANDO O EVANGELHO
Rosa Camila

Precisamos produzir frutos de Deus!!!
 No evangelho de hoje Jesus conta uma parábola às autoridades do seu tempo com a intenção de alertá-los sobre a responsabilidade de estar à frente de um povo, de ser líder desse povo, pois através da parábola dos vinhateiros aonde a vinha é usada para simbolizar o povo de Deus, Jesus revela que o povo pertence a Deus e que o Seu povo colherá bons frutos se Sua vinha for confiada a bons agricultores.
No caso dessa parábola é notório que o dono daquela vinha não a confiou a bons agricultores, uma vez que, na hora da colheita eles se tornaram tão gananciosos a ponto de matar todos os enviados do seu dono inclusive o seu filho para poder ficar com todos os frutos daquela vinha. Então, meus amados, eis um ótimo evangelho para nós num dia como o de hoje (dia de escolher os nossos representantes na política) de rever se as nossas escolhas estão sendo coerentes com a vontade de Deus; se estamos escolhendo líderes responsáveis e preocupados com o bem do povo, honestos e tementes a Deus ou se estamos esquecendo que somos co-responsáveis com Deus na criação do Seu reino aqui na terra.
A construção do Reino de Deus aqui na terra depende da liderança de homens em todos os níveis, seja religioso ou político. Deus espera desses líderes políticos e religiosos e de todos nós servos Seus, frutos de justiça e amor. Portanto, todos nós, cristãos batizados precisamos refletir hoje se estamos conseguindo ser, cada um à sua medida, agricultores fiéis à missão de produzir os frutos da justiça que Deus espera.
Como disse Pe. Paulo Bazzaglia na sua reflexão sobre o evangelho de hoje: "Cada um de nós deve ser sujeito ativo na transformação do mundo, no cultivo da vinha e no florescimento da justiça".  Que Deus possa abençoar todos os políticos e de forma especial os prefeitos e vereadores escolhidos hoje para ser os nossos representantes na câmara municipal, para que eles possam produzir frutos de Deus, de justiça, de honestidade, de responsabilidade, de amor ao próximo e não deixe que eles venham a se corromper pelo dinheiro, posição social, interesses políticos, bem comum, ambição, status, vaidade, dentre outros pecados capitais.
Deus abençoe ricamente todos vocês!!!!




DICAS DE SAÚDE
Ressaltamos que as Dicas de Saúde enviadas por este Diário, não equivalem a uma receita médica; são apenas "dicas". Os exames preventivos são sempre indispensáveis! Para mais informações consulte o seu médico. 

Dor de cabeça


Dor de cabeça, ou cefaleia, é uma condição frequente, de intensidade variável e características distintas. Ela pode ser classificada, segundo suas causas determinantes, em cefaleias primárias e cefaleias secundárias. Ao primeiro grupo pertencem as dores de cabeça que indicam, ao mesmo tempo, a enfermidade e o sintoma. Ao segundo, aquelas que estão correlacionadas com outras doenças. Por exemplo: infecções bacterianas e virais (sinusite, meningite, encefalite, gripes e resfriados, entre outras) fibromialgia, aneurismas, tumores cerebrais, avc, hipóxia cerebral, lesões cranianas, distúrbios oftalmológicos e do ouvido, etc. Há casos, porém, em que não é possível definir a causa da dor de cabeça.
Dores de cabeça podem ocorrer em pessoas de todas as idades, desde o nascimento até a velhice. Essa queixa também comum na infância pode estar relacionada com um distúrbio físico, emocional ou psicológico, ou ainda ser efeito colateral de algum medicamento.

Tipos e sintomas

Existem inúmeros tipos de cefaleias primárias. Os mais frequentes são a cefaleia tensional, a cefaleia em salvas e a enxaqueca.
A cefaleia tensional costuma ser a mais prevalente e pode ser aguda ou crônica. Como o nome diz, resulta da tensão prolongada da musculatura cervical (ao redor do pescoço) e da musculatura ao redor do crânio. Em geral, é uma dor em peso ou aperto, bilateral, de intensidade leve ou moderada, que se manifesta na testa, na nuca ou na parte de cima da cabeça.  A duração da crise varia bastante. No entanto, em geral não impede que a pessoa exerça suas atividades rotineiras.
Na cefaleia em salvas (cluster headache), a dor é pulsátil, muito forte, de um lado só, na região têmporo-frontal, na face e na órbita ou no fundo de um dos olhos. Queda da pálpebra, congestão ocular (o olho fica vermelho e lacrimejante), obstrução nasal e coriza são outros sintomas que se manifestam também no lado afetado pela dor. As crises vêm agrupadas, são diárias (de uma a oito por dia), muitas vezes ocorrem durante a noite, e podem repetir-se por dias ou meses. Assim como desaparecem de uma hora para outra (remissão espontânea), podem voltar de repente.
Acredita-se que a cefaleia em salvas tenha origem no hipotálamo, uma estrutura cerebral ligada aos ciclos sono-vigília, e que haja alguma correlação entre essa dor e a apneia do sono. O distúrbio se manifesta mais nos homens do que nas mulheres, durante a segunda e terceira décadas da vida.
A enxaqueca, ao contrário, afeta mais as mulheres. Também chamada de migrânea, é um distúrbio neurovascular crônico, multifatorial e incapacitante. As crises podem surgir em qualquer idade, mas é mais comum terem início na adolescência.
O sintoma característico é a dor de cabeça unilateral e latejante, de intensidade média ou forte, que pode ser precedida por uma aura premonitória (embaçamento da visão ou aparecimento de pontos luminosos, manchas ou linhas em zigue-zague).  Outros sintomas são náuseas, vômitos, sensibilidade à luz (fotofobia), aos sons (fonofobia), aos movimentos e irritabilidade.

Diagnóstico

O diagnóstico dos diferentes tipos de cefaleia começa pelo levantamento da história do paciente e pelo exame clínico e neurológico com o objetivo de determinar as causas e as características da dor. Alguns exames de sangue e de imagem, como ressonância magnética, tomografia de crânio e eletroencefalograma podem ser necessários para estabelecer o diagnóstico diferencial.

Tratamento

Nos casos de cefaleias secundárias, o tratamento se voltará para o controle das enfermidades de base. Quanto às cefaleias primárias, ele varia de acordo com o tipo da doença. Crises esporádicas de cefaleia tensional costumam responder bem ao uso de analgésicos comuns. Nos quadros crônicos, medicamentos antidepressivos têm-se mostrado eficazes. Mudanças no estilo de vida que ajudem a controlar a tensão e o estresse, assim como a prática de exercícios físicos e de relaxamento são medidas importantes tanto para a prevenção quanto para o alívio da dor.
O tratamento das cefaleias em salvas tem basicamente dois objetivos: prevenir novas crises e cortar a dor tão logo tenha se manifestado. Na verdade, esse tipo de cefaleia só responde a medicamentos que agem diretamente sobre os receptores da serotonina. O efeito é bastante rápido se forem injetados por via subcutânea no início da crise. A inalação de oxigênio é outro recurso terapêutico útil para controle da dor. Quanto ao tratamento preventivo, existem vários medicamentos que apresentam bons resultados, mas só devem ser utilizados com indicação médica.
Muitas vezes, os episódios de enxaqueca podem ser controlados com analgésicos comuns. Quando isso não acontece, existe uma classe de drogas chamada triptanos, que apresenta bons resultados no controle da dor e baixa incidência de efeitos colaterais. A resposta ao tratamento é mais eficaz, quando iniciado logo que surgem os primeiros sintomas.

Recomendações

 * Esteja atento: deve ser encaminhada para assistência médica imediata a pessoa com dor de cabeça forte, que surge de repente, ou persiste por dias, não cede com o uso de analgésicos comuns e está associada a sintomas como confusão mental, sonolência, febre alta, desmaios, convulsões, rigidez da nuca ou alterações motoras.
Dr. Drauzio Varella

Fonte: http://drauziovarella.com.br



MOMENTO DE REFLEXÃO                                                                          

Na metade do século XVII David Brainerd ouviu a respeito de uma tribo de índios selvagens que viviam nas florestas de Nova Jersey.
Ele sentiu que Deus o estava chamando para ir e pregar-lhes de Cristo. Quanto mais orava a respeito, mais ardia em seu coração a convicção de que Deus realmente o chamava. Fez todos os planos e iniciou a jornada através do deserto, até encontrar-se nas proximidades da aldeia indígena.
Ali acampou por algum tempo para descansar e orar, a fim de que os anjos o protegessem naquela perigosa aventura. Quando finalmente chegou às suas palhoças, ele ficou maravilhado ao ver que toda a tribo safra para encontrá-lo, como se ele fosse um amigo há muito esperado. Ele pensara encontrar inimigos hostis, mas dirigidos pelo chefe, ele foi saudado e reverenciado como se fosse um profeta.
Permaneceu entre eles e pregou, logo construindo uma igreja cristã de 70 a 80 membros. Muitos anos mais tarde foi que descobriu o segredo da recepção amigável de então. Os vigias indígenas o haviam descoberto quando ele viajava ao encontro deles e decidiram matá-lo assim que se recolhesse à sua tenda.
Espreitando entre as dobras da tenda, eles o viram ajoelhado em oração. Observando mais, viram uma cascavel enrolada a seus pés, permanecendo quieta por um pouco, rastejou para fora da tenda em direção ao outro lado.
Os vigias correram de volta à sua vila e contaram com grande excitamento que um homem sob a proteção do Grande Espírito estava vindo até eles.

Extraído de Eric B. Hare, Começando Com Deus, Inspiração Juvenil de 1987.






Nenhum comentário:

Postar um comentário