Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quinta-feira 14/03/2013






Quinta-feira, 14 de março de 2013.

Santa Matilde

“Ser humilde com os superiores é obrigação, com os colegas é cortesia, com os inferiores é nobreza.”

 

EVANGELHO DE HOJE

Jo 5,31-47

 

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.

— Glória a vós, Senhor!

 

Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: 31“Se eu der testemunho de mim mesmo, meu testemunho não vale. 32Mas há um outro que dá testemunho de mim, e eu sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro.

33Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade. 34Eu, porém, não dependo¬ do testemunho de um ser humano. Mas falo assim para a vossa salvação. 35João era uma lâmpada que estava acesa e a brilhar, e vós com prazer vos alegrastes por um tempo com a sua luz.

36Mas eu tenho um testemunho maior que o de João; as obras que o Pai me concedeu realizar. As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou. 37E também o Pai que me enviou dá testemunho a meu favor. Vós nunca ouvistes sua voz, nem vistes sua face, 38e sua palavra não encontrou morada em vós, pois não acreditais naquele que ele enviou.

39Vós examinais as Escrituras, pensando que nelas possuís a vida eterna. No entanto, as Escrituras dão testemunho de mim, 40mas não quereis vir a mim para ter a vida eterna! 41Eu não recebo a glória que vem dos homens. 42Mas eu sei que não tendes em vós o amor de Deus. 43Eu vim em nome do meu Pai, e vós não me recebeis. Mas, se um outro viesse em seu próprio nome, a este vós o receberíeis.

44Como podereis acreditar, vós que recebeis glória uns dos outros e não buscais a glória que vem do único Deus? 45Não penseis que eu vos acusarei diante do Pai. Há alguém que vos acusa: Moisés, no qual colocais a vossa esperança. 46Se acreditásseis em Moisés, também acreditaríeis em mim, pois foi a respeito de mim que ele escreveu. 47Mas se não acreditais nos seus escritos, como acreditareis então nas minhas palavras?”

 

 
MEDITANDO O EVANGELHO

Alexandre Soledade

Bom dia!

“(…) Ninguém aceita gratuitamente algo como sendo verdadeiro. Só acreditamos que algo é verdadeiro quando temos um fundamento para isso. Assim as pessoas agem em relação a Jesus, exigem uma garantia de verdade a respeito de tudo o que ele fala para que creiam nela. Isso acontece em primeiro lugar porque não acreditam no amor e na ação do próprio Deus na vida das pessoas. Também acontece porque não são capazes de encontrar nas Sagradas Escrituras o testemunho de Jesus e de suas obras. SOMENTE QUEM SE ABRE A DEUS E À SUA REVELAÇÃO RECONHECE A VERDADE EM JESUS”. (Reflexão proposta pela CNBB)

Vejo nesse evangelho de hoje um alerta, de forma especial, a todos aqueles que já conhecem a palavra de Deus e de um jeito ou outro, tentam manter-se no caminho.

Toda grande empresa que deseja crescer e se manter no mercado investe em capacitação e avaliações periódicas. Avaliar não nos faz mal, mas há quanto tempo não nos reavaliamos?

Após longos anos de caminhada, acabamos nos deparando com palavras e meditações que se “repetem” (lembre-se: a mensagem é sempre nova); algumas passagens bíblicas passam a ser até mesmo gravadas e decoradas em nosso HD; conhecemos “décor” as passagens de alento e também as de exortação mais duras. Aos poucos, infelizmente, caminhamos para transformar nossa bíblia naquele livrinho “minutos de sabedoria”

Quem tem esse livrinho ou pelo menos o conhece, sabe que ele nos revela pensamentos positivos que surgem do acaso, ou seja, abre-se e a mensagem que sair é “para nós”. Quando não nos trás uma mensagem de conforto, geralmente o fechamos e tornamos a abri-lo até que saia a mensagem que nos agrade. Temos feito isso com a bíblia também! Por que nos enganamos assim? (…) Vocês estudam as Escrituras Sagradas porque pensam que vão encontrar nelas a vida eterna. E são elas mesmas que dão testemunho a meu favor. Mas vocês não querem vir para mim a fim de ter vida”.

Num processo de crescimento e amadurecimento não acontece por completo sem a auto-avaliação, o que aqui chamamos de abertura. Quem prega ou conduz a palavra de Deus, seja ele músico, intercessor, ministro, padre (…) devem de tempos em tempos também ser ouvinte da Palavra. A mensagem DEVE antes me mudar e MEXER comigo e não somente me usar como canal. Um cano de água aos poucos começa a acumular sujeira e cristais de calcário que levarão a diminuição da vazão. Continuará saindo água, mas em menor quantidade.

Qual foi a ultima vez que você permitiu uma abertura? Quem não se abre ou não permite SENTAR e OUVIR, passa aos poucos a ser O PAPAGAIO DO REALEJO, que precisa de corda (incentivo, elogios, tapinhas nas costas) e música para sortear uma palavra

“(…) Que todos prestem serviços uns aos outros com humildade, pois as Escrituras Sagradas dizem: Deus é contra os orgulhosos, mas é bondoso com os humildes! Portanto, sejam humildes debaixo da poderosa mão de Deus para que ele os honre no tempo certo. Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois ele cuida de vocês. Estejam alertas e fiquem vigiando porque o inimigo de vocês, o Diabo, anda por aí como um leão que ruge, procurando alguém para devorar”. (I Pedro 5, 5-8)

O papagaio do realejo não tem compromisso com a palavra que sorteia, por isso se torna apenas um personagem ou espectador da graça. Ele não muda; o tempo passa e não o vemos crescer; vive ou “sobrevive” de cargos e não de graças e competência.

Mas um alerta: mesmo repleto de unção não se esqueça de investir em CAPACITAÇÃO PESSOAL! Não estou dizendo apenas TEOLOGIA, FILOSOFIA, (…) essas faculdades não serão nada se por dentro eu não mudar. Quantas pessoas se declaram liturgistas e são as que mais ferem a liturgia chamada AMOR AO PRÓXIMO?

“(…) Quando a gente vai fazer uma construção, o arquiteto faz um projeto maravilhoso. E aí nós olhamos e queremos tirar uma pilastra, ter um telhado mais pobrezinho, simplificar o piso. Tem gente que leva a santidade do mesmo jeito. Querendo fazer “meia-água”. Deus quer ‘mansão’ na sua santidade! NÃO ECONOMIZE NO SEU PROCESSO HUMANO! Não é qualquer coisa o que Deus projetou pra você. Seus limites não podem ser impedimento para você chegar ao final dessa construção”. (Padre Fábio de Melo)

Um imenso abraço fraterno!

 

 

MEIO AMBIENTE

Empresas de São Paulo incentivam reciclagem


As descartáveis latas de alúminio e garrafas de plástico PET (Polietileno Tereflatalo) facilitaram muito a nossa vida, substituindo as nada práticas garrafas de vidro, não é verdade? Sim, mas como tudo nessa vida tem um preço, a falta de consciência e o descaso com a preservação do meio ambiente transformaram essas embalagens descartáveis num verdadeiro perigo: são uma grande fonte de poluição dos rios, lagos e oceanos.

O problema, que começou a crescer de uma forma impressionante, conseguiu atrair a atenção de algumas empresas e, em São Paulo, já existem dois bons exemplos:


Panamco Brasil:

A maior fabricante de Coca-Cola do país está ampliando o programa "Coca-Cola Reciclou, Ganhou!" e implantou em São Paulo dois postos fixos de compra de latas de alumínio e garrafas PET vazias: um na Vila Formosa e outro em Santo Amaro (Unidade Jurubatuba). O programa foi desenvolvido em conjunto com a Coca-Cola, Alcan, Amplitude e Plastipak. Veja como funciona: para cada quilo de alumínio (o equivalente a cerca de 67 latas), a empresa paga R$ 0,85 e para cada quilo de PET (cerca de 20 garrafas de 2 litros) são pagos R$ 0,14. O programa aceita qualquer quantidade de embalagens de todas as marcas e, ainda, retira em qualquer lugar de São Paulo uma quantidade mínima de 1 tonelada de latas ou meia tonelada de garrafas PET.

Anote os endereços dos Postos de Troca:

Jurubatuba - Av. Eng. Alberto de Zagottis, 614 - Santo Amaro - SP.

Vila Formosa - Av. Rio das Pedras, 729 - Vila Formosa - São Paulo SP.

Ambos funcionam de segunda a sábado das 9 às 13 horas. Para mais informações, a ligação é gratuita pelo 0800 111 000.


Hipermercado Extra

Uma máquina que "compra" latas e garrafas plásticas PET está em funcionamento no Hipermercado Extra de São Caetano do Sul (SP), desde o início do mês de fevereiro. A pessoa que "vende" as latas e garrafas ao equipamento, recebe em troca um tíquete com um bônus para gastar no próprio supermercado ou, então, recebe outro comprovante que poderá ser usado em doações para instituições de caridade.

Até o final deste ano, a empresa Red-line, que importa o equipamento dos Estados Unidos, pretende instalar 100 máquinas semelhantes a essa, no eixo Rio-São Paulo. Além do plástico e do alumínio, as máquinas também poderão reciclar o vidro.

 
Você sabia?

* A cada tonelada de alumínio reciclado, cinco toneladas de bauxita deixarão de ser extraídas da natureza. Além disso, na produção de uma lata com material reciclado se economiza 95% da energia elétrica que seria necessária para a fabricação de uma lata com material não reciclado.

* A reciclagem de uma tonelada de PET economiza 130 Kg de petróleo. As garrafas de PET usadas são reaproveitáveis especialmente como matéria-prima da indústria têxtil - cinco garrafas de PET de dois litros são suficientes para fabricar uma camiseta tamanho extra-grande ou 33 cm2 de carpete.

 

 

MOMENTO DE REFLEXÃO                                                                          

 

Esta é uma história contada em uma carta por Kyaw Balay, nosso ex-departamental de educação, na Birmânia.

Bem longe, no alto das montanhas de Chin, abriram uma escola numa certa vila. As crianças sentiam-se muito felizes por poderem vir às aulas, e logo estavam assistindo à Escola Sabatina e cantando pela vila afora, os hinos que ali aprenderam.

Entretanto, as pessoas mais velhas não gostaram daquilo. “Não queremos que nossas crianças se tornem adventistas”, diziam eles. E tiraram seus filhos da escola. Mas elas ainda vinham à Escola Sabatina. Os mais velhos estavam alarmados. Ameaçaram algumas, e bateram em outras, mas mesmo assim, ainda vinham à Escola Sabatina.

Então o líder dos que se opunham, o tio Tha Doo, ficou curioso e disse de si para si:

“O que será que faz com que estas crianças tenham tanta vontade de ir à Escola Sabatina?” Começou a perguntar; começou a escutar; começou a ler sua Bíblia. Recebeu estudos bíblicos do professor e foi batizado.

Então sua esposa, a tia Tha Doo, ficou muito zangada. Ofendeu-o com palavrões; passou a cozinhar apenas carnes imundas para ele; tio Tha Doo, porém, nunca se irritou. Foi sempre paciente e bondoso. Quando a mesa estava posta com carnes imundas, ele comia apenas arroz com sal; e quando o chamava de nomes feios, ele se limitava a sorrir e dizia:

— Por favor, leia sua Bíblia com cuidado, e verá que é verdade.

Logo tia Tha Doo ficou curiosa e disse de si para si: “O que está acontecendo com ele? O que o faz tão bondoso e paciente? Deve ser pelo que lê na Bíblia. Acho que vou ler um pouco e ver.” E agora ela é diferente!

Bondosa e paciente, ela está recebendo estudos bíblicos. E o povo da vila está ficando curioso. Estão só imaginando o que terá acontecido à tia Tha Doo.

E verdade. Quando o Espírito de Deus repousa sobre uma pessoa, ela se torna diferente, e todos notam. Está o Espírito de Deus repousando sobre você? Alguém já notou?

 

- Extraído de Eric B. Hare, Começando Com Deus, Inspiração Juvenil de 1987.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário