Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 20/03/2013


 
Quarta-feira, 20 de março de 2013.
Santa Alexandra e Santo Ambrósio de Sena
 
"O maior perigo que enfrentamos não é o de que estabelecemos um alvo muito alto e não o alcançamos; o perigo está, isto sim, em estabelecermos um alvo muito baixo e o alcançarmos." (Michelangelo)
 
EVANGELHO DE HOJE
Jo 8,31-42
 
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, 31Jesus disse aos judeus que nele tinham acreditado: “Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, 32e co­nhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”.
33Responderam eles: “Somos descendentes de Abraão, e nunca fomos escravos de ninguém. Como podes dizer: ‘Vós vos tornareis livres’?”
34Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. 35O escravo não permanece para sempre numa família, mas o filho permanece nela para sempre. 36Se, pois, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres. 37Bem sei que sois descendentes de Abraão; no entanto, procurais matar-me, porque a minha palavra não é acolhida por vós. 38Eu falo o que vi junto do Pai; e vós fazeis o que ouvistes do vosso pai”.
39Eles responderam então: “Nosso pai é Abraão”. Disse-lhes Jesus: “Se sois filhos de Abraão, praticai as obras de Abraão! 40Mas agora, vós procurais matar-me, a mim, que vos falei a verdade que ouvi de Deus. Isto, Abraão não o fez. 41Vós fazeis as obras do vosso pai”.
Disseram-lhe, então: “Nós não nascemos do adultério, temos um só pai: Deus”. 42Respondeu-lhes Jesus: “Se Deus fosse vosso Pai, certamente me amaríeis, porque de Deus é que eu saí, e vim. Não vim por mim mesmo, mas foi ele que me enviou”.
 
 
MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade
Bom dia!
Repare que dentro desse evangelho esta um dos versículos mais conhecidos pelas pessoas: “(…) CONHECERÃO A VERDADE, E A VERDADE OS LIBERTARÁ.
Esse evangelho deixa evidente a convicção de Jesus em realizar até o fim sua missão. Mesmo já sabendo do plano dos fariseus em mate-lo não perde o foco. A VERDADE o motiva a continuar. Qual é a verdade que buscamos ou queremos ouvir?
Trazemos nesse trecho do evangelho a situação do imediatismo a qual estamos acostumados. Quantos de nós buscamos apenas a verdade quando a água bate nas canelas (canelas, foi legal!)? Buscamos geralmente a Deus quando temos em mão ou no pensamento um pedido urgente para “amanhã”. O pedido, a pressa, a urgência e a o hábito de pedir nos faz deixar de ler o que antecede o versículo: “(…) SE VOCÊS CONTINUAREM A OBEDECER AOS MEUS ENSINAMENTOS, serão, de fato, meus discípulos e conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”.
Deus nos atende pelo amor que tem a sua criatura e também pela misericórdia em relação as nossas falhas e fragilidades, mas não podemos omitir o fato O buscarmos quando a coisa aperta!
Como no exemplo citado também nos esquecemos de buscar os “porquês” que levaram ao fato acontecer e se voltarmos para “lê-los”, descobriremos que Deus provavelmente já havia nos alertado, seja por sinais, pessoas ou por anjos! Anjos?
Sim, talvez não como o narrado na primeira leitura ou como o próprio Jesus tentando alertar os fariseus da grande besteira que estavam pensando em fazer,. É um fato: nós dificilmente ouvimos a verdade quando estamos cegos ou surdos pelo pecado.
“(…) O Evangelho de hoje nos mostra que os judeus pensaram que eram livres e, no entanto, não eram, porque existem muitas formas sutis de escravidão, SENDO QUE AS PIORES SÃO AS NOSSAS TENDÊNCIAS AO MAL, AS NOSSAS IMATURIDADES E AS NOSSAS FRAQUEZAS, E SÃO PIORES PORQUE BROTAM NO NOSSO INTERIOR, NOS ENGANANDO, PORQUE PENSAMOS QUE ESTAMOS FAZENDO A NOSSA VONTADE QUANDO NA VERDADE ESTAMOS CEDENDO AOS NOSSOS DESEJOS, QUE NÃO NOS DEIXAM SER LIVRES. Somente permanecendo unidos a Cristo é que podemos vencer a nossa natureza e sermos verdadeiramente livres“ (Reflexão proposta do site da CNBB)
Será que quero ouvir essa verdade?
Volte um pouco no tempo… Qual foi a ultima vez que perdeu a cabeça ou realmente se arrependeu de algo que não deveria ter feito? Volte um pouco mais… Deus já havia alertado? Se hoje estou prestes a largar tudo, fugir, abandonar tudo que construí, (…), por que não ouvir a verdade que Deus sussurra no seu ouvido pedindo justamente ao contrario?
O vento sopra forte e Deus lhe pede uma brisa; o mundo lhe sugere a fuga, mas Deus torce para que tomemos o caminho mais correto… Não esmoreça ou fuja da verdade que Deus lhe quer apresentar. Resistir talvez seja mais nobre e difícil que acreditar. Saiba que, se ouço e fico de pé, outros ganham coragem em também ouvir e tentar.
“(…) Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos! SEJA CONHECIDA DE TODOS OS HOMENS A VOSSA BONDADE. O Senhor está próximo. Não vos inquieteis com nada! Em todas as circunstâncias apresentai a Deus as vossas preocupações, mediante a oração, as súplicas e a ação de graças. E a paz de Deus, que excede toda a inteligência, haverá de guardar vossos corações e vossos pensamentos, em Cristo Jesus. Além disso, irmãos, TUDO O QUE É VERDADEIRO, TUDO O QUE É NOBRE, TUDO O QUE É JUSTO, TUDO O QUE É PURO, TUDO O QUE É AMÁVEL, TUDO O QUE É DE BOA FAMA, TUDO O QUE É VIRTUOSO E LOUVÁVEL, EIS O QUE DEVE OCUPAR VOSSOS PENSAMENTOS. O que aprendestes, recebestes, ouvistes e observastes em mim, isto praticai, e o Deus da paz estará convosco”. (Filipenses 4, 4-9)
Talvez as frases “você não pode fazer nada”, “nada vai mudar”, “jogue a toalha”, “eu não agüento mais”, (…), tenham sido construídas por pessoas, filhos de Deus, que fecharam seus ouvidos e os olhos ao CONSELHO e desistido…
A verdade nos faz ser fortes e focados.
Mude esse paradigma! Acredite! Aceite! Procure! Mantenha o foco!
Um imenso abraço fraterno.
 
CURIOSIDADES
10 curiosidades sobre a cigarra
1. As cigarras são insetos que passam a maior parte da vida sob a terra. Suas formas jovens são chamadas de ninfas e assim que nascem - eclodindo de ovos postos em galhos de árvores - caem no solo e entram na terra.
 
2. No subsolo, buscam raízes de árvores, nas quais se fixam para sugar a seiva. Depois de passar cerca de um ano nestas condições, estes insetos amadurecem e deixam a terra para concluir seu ciclo vital.
 
3. Então, fixam-se em troncos de árvores, onde posteriormente deixam seu exoesqueleto - camada que envolve seu corpo - para entrar na fase adulta, que dura apenas alguns dias.
 
4. Quando se reproduzem, os machos atraem as fêmeas emitindo um som característico por meio de um órgão localizado no abdômen. Depois da cópula e da postura, esses insetos morrem, deixando para trás os ovos que darão origem a novas ninfas.
 
5. Os ouvidos das cigarras ficam no estômago.
 
6. A cigarra norte-americana passa 17 anos debaixo da terra antes de tornar adulta. Depois que vai para a superfície, ela dura no máximo 3 semanas.
 
7. É fácil descobrir se uma cigarra é macho ou fêmea. As fêmeas têm ovopositores laminados na parte interna do abdome. Os machos têm cordas vocais na lateral do abdome.
 
8. A cigarra macho é o inseto que produz o som mais alto na natureza. Ele pode ser ouvido a 500 metros de distância.
 
9. Uma cigarra fêmea põe de 400 a 600 ovos em sua curta vida.
 
10. Cigarras machos costumam copular com outros machos ou com cadáveres de fêmeas.
Fonte: Guia dos Curiosos
 
 
 
MOMENTO DE REFLEXÃO                                                                          
Ele quase não viu a senhora, com o carro parado no acostamento. Mas percebeu que ela precisava de ajuda. Parou e aproximou. O carro dela cheirava a tinta, de tão novo! 
Mesmo com o sorriso que ele estampava na face, ela ficou preocupada. Ninguém tinha parado para ajudar durante a última hora. Ele iria aprontar alguma? Parecia pobre e faminto.
Ele percebeu que ela estava com muito medo e disse:
- Eu estou aqui para ajudar, madame. Por que não espera no carro onde está quentinho? A propósito, meu nome é Pedro.
Bem, tudo que ela tinha era um pneu furado, mas para uma senhora era muito. Pedro abaixou-se, colocou o macaco e levantou o carro. Logo já estava trocando o pneu. Ele ficou um tanto sujo e ainda feriu uma das mãos. Enquanto ele apertava as porcas da roda ela abriu a janela e começou a conversar com ele. Contou que era de uma cidade grande e só estava de passagem por ali e que não sabia como agradecer pela preciosa ajuda. Pedro sorriu enquanto se levantava.
Ela perguntou quanto devia. Qualquer quantia teria sido muito pouco para ela, pois já tinha imaginado todos as terríveis coisas que poderiam ter acontecido se Pedro não tivesse parado.
Pedro não pensava em dinheiro. Aquilo não era seu trabalho, mas gostava de ajudar quando alguém necessitava. Este era seu modo de viver e nunca lhe ocorreu agir de outra maneira. Ele respondeu:
- Se realmente quiser me reembolsar, da próxima vez que encontrar alguém que precise de ajuda, dê para aquela pessoa a ajuda que ela precisar. E acrescentou: E pense em mim.
Ele esperou até que ela saísse com o carro e se foi. Tinha sido um dia frio e triste, mas ele se sentia bem.
Alguns quilômetros abaixo, a senhora parou num pequeno restaurante. Ela entrou para comer alguma coisa. Era um restaurante simples. A garçonete veio até ela e trouxe-lhe uma toalha limpa para que pudesse esfregar e secar o cabelo molhado de chuva, e lhe sorriu, um sorriso ameno, apesar do dia cansativo e da dor que sentia nos pés. A senhora notou que a garçonete estava em estado avançado de gravidez, e mesmo assim não demonstrava tensão nem deixou que as dores mudassem seu comportamento. A senhora ficou curiosa em saber como alguém que tinha tão pouco, podia tratar tão bem a uma estranha. E se lembrou de Pedro.
Depois que terminou a refeição, enquanto a garçonete buscava troco para a nota de cem, a senhora se retirou. Já tinha partido quando a garçonete voltou. A garçonete ainda pensava onde estaria a senhora, quando notou algo escrito no guardanapo, sob o qual tinha mais quatro notas de R$100,00:
"Você não precisa se preocupar com o troco, nem com o dinheiro que deixo. Alguém me ajudou uma vez e da mesma forma estou lhe ajudando. Se você realmente quiser me reembolsar não deixe este círculo de amor terminar com você". Lágrimas escorreram de seus olhos.
Aquela noite, quando foi para casa e deitou-se na cama, ficou pensando no dinheiro e no que a senhora deixou escrito. Como pôde aquela senhora saber o quanto ela e o marido precisavam daquele dinheiro? Com o bebê para o próximo mês,como estava difícil! Ela virou-se para o marido, que dormia ao lado, deu-lhe um beijo e sussurrou:
- Tudo ficará bem; eu te amo, Pedro.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário