Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Segunda-Feira 25/03/2013



Segunda-feira, 25 de março de 2013.

Anunciação do Senhor



"Amar é ensinar o ouro a caminhar. Nunca carregue no colo quem sabe caminhar." (Padre Léo)


EVANGELHO DE HOJE

Jo 12,1-11


— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.

— Glória a vós, Senhor!

1Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi a Betânia, onde morava Lázaro, que ele havia ressuscitado dos mortos. 2Ali ofereceram a Jesus um jantar; Marta servia e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. 3Maria, tomando quase meio litro de perfume de nardo puro e muito caro, ungiu os pés de Jesus e enxugou-os com seus cabelos. A casa inteira ficou cheia do perfume do bálsamo.

4Então, falou Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, aquele que o havia de entregar: 5“Por que não se vendeu este perfume por trezentas moedas de prata, para dá-las aos pobres?” 6Judas falou assim, não porque se preocupasse com os pobres, mas porque era ladrão; ele tomava conta da bolsa comum e roubava o que se depositava nela.

7Jesus, porém, disse: “Deixa-a; ela fez isto em vista do dia da minha sepultura. 8Pobres, sempre os tereis convosco, enquanto a mim, nem sempre me tereis”.

9Muitos judeus, tendo sabido que Jesus estava em Betânia, foram para lá, não só por causa de Jesus, mas também para verem Lázaro, que Jesus ressuscitara dos mortos. 10Então, os sumos sacerdotes decidiram matar também Lázaro, 11porque por causa dele, muitos deixavam os judeus e acreditavam em Jesus.

Palavra da Salvação

Glória a vós Senhor



MEDITANDO O EVANGELHO

Alexandre Soledade

Bom dia!

Antes de tudo reflita essa frase. Pode até parecer um grande jargão, mas O MUNDO AO NOSSO REDOR MUDA QUANDO RESOLVEMOS, DE FATO, MUDAR TAMBÉM.

Voltando… Esse evangelho nos apresenta diversas possibilidades de reflexão entre elas: ATITUDE, DEDICAÇÃO E O VALOR REAL E APARENTE DAS COISAS.

(…) Atitude: “Então Maria pegou um frasco cheio de um perfume muito caro, feito de nardo puro. Ela derramou o perfume nos pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos”

Quando realizamos ou desempenhamos uma função seja ela no trabalho, em casa, na igreja, (…) temos que ter a idéia se isso vale a pena, pois se tivermos a convicção que isso tem um grande valor teremos mais motivação para dar o máximo para que este se concretize. Ninguém joga um jogo (nem palitinho) pensando e perder. Quem entra num jogo sem vontade de dar o seu máximo, não conseguirá motivar ninguém a jogar com você novamente. Nossas pastorais carecem de gente de atitude e motivada.

Note que a vontade de Maria era agradar seu ilustre hóspede, por isso não mediu esforços para que isso acontecesse. Não estou falando do valor do frasco de perfume, mas na atitude de ter oferecido o seu melhor para agradar. E nós? Ofertamos o nosso melhor no que fazemos?

(…) Dedicação: “E toda a casa ficou perfumada”.

Quando de fato nos entregamos a algo de todo coração, não há como, o que esta a nosso redor também não se “contaminar”. Fazer algo com prazer e focado nas pessoas nos gratifica ao ponto de vermos a graça de Deus pairando sobre o que estamos fazendo. Isso não se estende somente a igreja, a um grupo, a uma comunidade. Esse gesto intenso de amor tem grandes frutos nos ambientes de trabalho e de convívio social.

(…) valor real e valor aparente: “Este perfume vale mais de trezentas moedas de prata. Por que não foi vendido, e o dinheiro, dado aos pobres”?

Boa parte das grandes idéias e ações não sai do papel ou no primeiro ano de aplicação por falta de convencimento pessoal ou de fé em si mesmo. Pergunte-se: O que faz ou esta fazendo atualmente lhe agrada? Consegue ver os frutos do seu trabalho nascer? Esta convencido que não esta sozinho ou que o pensamento ou idéia não é só seu? Consegue manter um projeto, ideal ou sonho sozinho? Todo esforço já empenhado valeu a pena?

Conheço pessoas que tem a sensação que carregam suas comunidades nas costas. E assim também são no trabalho, em casa, na rua, (…). O que procuram? Refletem sobre isso?

O zelo pode também esconder a necessidade que temos de valorização. Ninguém conseguirá, sem conhecer bem sobre o assunto, apresentar o devido valor a algo ou a alguém. Para um simples leigo um quadro de Van Gogh não deixará de ser uma tela qualquer ou um emaranhado de tintas, mas aos olhos de que de fato nos conhece, sabe o que fazemos e como estamos fazendo.

Maria, do evangelho de hoje, soube através da simplicidade, a quem deveria agradar. Não podemos esperar de quem não conhece ou ama, o devido valor pelas coisas que fazemos. Não fazemos e nem podemos fazer algo apenas por A ou B, pois a essência do nosso trabalho deve perfumar a casa toda onde todos habitam.

Um canto não pode agradar apenas minha pastoral; minhas decisões não podem ser tão individualistas que neguem a entrada dos irmãos. A idéia pode ser minha, mas a obra é de Deus e por Ele que nos empenhamos.

“(…) Pois toda casa tem seu construtor, mas o construtor de todas as coisas é Deus. Moisés foi fiel em toda a sua casa, como servo e testemunha das palavras de Deus. Cristo, porém, o foi como Filho à frente de sua própria casa. E sua casa somos nós, contanto que permaneçamos firmes, até o fim, professando intrepidamente a nossa fé e ufanos da esperança que nos pertence”. (Hebreus 3, 3-6)

O que faço vale muito! Derrame-se por completo!

Um imenso abraço fraterno.




MOTIVAÇÃO NO TRABALHO

PALAVRA DA SEMANA: CATÁSTROFE. As peças do antigo teatro grego tinham quatro atos. O último deles era chamado de katastrophe, “reviravolta” em grego. O desfecho tanto podia ser engraçado, no caso de uma comédia, como trágico, no de um drama. Mas, com o tempo, a graça desapareceu e catástrofe acabou se tornando apenas sinônimo de “acontecimento inesperado e desastroso”.

 
Você poderia avaliar meu currículo? – Muitos leitores


Infelizmente, não me é mais possível, devido ao grande número de solicitações. Por isso, estou colocando no site de ÉPOCA um modelo básico, para que cada leitor possa fazer, em seu próprio currículo, as modificações que julgar apropriadas. O modelo pode ser acessado pelo link www.epoca.com.br/maxcurrículo.


Sempre fui de fazer muito e falar pouco. Porém, parece que o fato de eu ser lacônico começou a me prejudicar, já que não consigo dar as respostas que os entrevistadores esperam ouvir. Isso é realmente um problema? – Walter

De fato, é. Saber se vender numa entrevista é algo que ganhou importância nos últimos anos, porque sempre surgem vários candidatos com qualificações técnicas semelhantes. No fim, o desempate acaba se dando por outras razões, e a eloqüência bem administrada é uma delas. Sugiro que você faça um curso de oratória. Não é demorado, não é caro, e vai lhe ser muito útil pelo resto de sua vida profissional.

Ministro aulas no ensino médio, em uma instituição particular. Recebo R$ 10 por hora-aula e pergunto se só eu ganho mal, ou se essa é a situação do ensino no Brasil. – Cássia


Seu salário, Cássia, é cerca de 20% maior que o de um professor do ensino fundamental da rede pública. Mas é baixo para a importância do trabalho de um docente e mesmo em relação ao que o docente poderia ganhar em outra carreira. A cada semana, recebo pelo menos meia dúzia de mensagens de professores que desejam migrar para empresas. Não me recordo de ter recebido nenhuma de alguém querendo fazer o caminho inverso.


Como o mercado vê profissionais que ambicionam mudar de área de atuação, sem ter experiência prévia na área desejada? – Paula


Certamente, não é o que você gostaria de ouvir, Paula, mas dois fatores são levados em conta num processo seletivo: escolaridade e experiência anterior na função. Como sempre vão aparecer candidatos aptos a preencher os dois pré-requisitos, quem possui apenas um deles acaba sendo preterido. Há duas soluções. Conseguir uma transferência de área dentro da própria empresa ou ser indicado diretamente para uma vaga por alguém com poder para fazer essa indicação. Por meio do envio de currículos, as chances são praticamente nulas.


O que é mais importante, a teoria ou a prática? – Mari


Ou, em outras palavras, o que é mais importante, o que eu já tenho, ou o que ainda me falta? Pensando em futuras vagas ou promoções, o que lhe falta é mais importante.

Fui admitido por uma empresa familiar que estava em má situação. Coloquei a área financeira em ordem em dez meses. Quando eu esperava uma gratificação, fui dispensado sem maiores explicações. – Lopes

Lamento, Lopes. As explicações são: (1) você desagradou a alguém da família, mesmo sem intenção ou sem perceber; (2) seu salário era alto e só compensava mantê-lo até você colocar a casa em ordem; (3) mesmo sendo tecnicamente ótimo, seu relacionamento com os colegas não era bom; (4) nenhuma das anteriores, o que é altamente improvável.


MOMENTO DE REFLEXÃO       
                                                                   


Desejo que neste dia, em que nós cristãos, comemoramos renascimento de Jesus para a vida eterna, possamos renascer também em nossos corações.

Que neste momento tão especial de reflexão possamos lembrar daqueles que estão aflitos e sem esperanças.

Possamos fazer uma prece por aqueles que já não o fazem mais, porque perderam a fé em um novo recomeçar, pois esqueceram que a vida é um eterno ressurgir.

Não nos deixe esquecer que mesmo nos momentos mais difíceis do nosso caminho, tu estás conosco em nossos corações, porque mesmo que já tenhamos esquecido de ti, você jamais o faz.

Pois, padeceste o martírio da cruz em nome do Pai e pela humanidade, que muitas e muitas vezes esquece disso.

Esquecem de ti e do teu sacrifício

Quando agridem seu irmão,

Quando ignoram aqueles que passam fome,

Quando ignoram os que sofrem a dor da perda e da separação,

Quando usam a força do poder para dominar e maltratar o próximo,

Quando não lembram que uma palavra de carinho, um sorriso, um afago, um gesto podem fazer o mundo melhor.

Jesus…

Conceda-me a graça de ser menos egoísta, e mais solidário para com aqueles que precisam.

Que jamais esqueça de ti e de que sempre estarás comigo não importa quão difícil seja meu caminhar.

Obrigado Senhor,

Pelo muito que tenho e pelo pouco que possa vir a ter.

Por minha vida e por minha alma imortal.

Obrigado Senhor!


Irmã Cecília



Nenhum comentário:

Postar um comentário