Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Segunda-Feira 04/03/2013






Segunda-feira, 04 de março de 2013.
São Casimiro


“As pessoas boas merecem o nosso amor, as pessoas ruins precisam dele.” (Madre Tereza)



EVANGELHO DE HOJE
Lc 4,24-30


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Jesus, vindo a Nazaré, disse ao povo na sinagoga: 24“Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. 25De fato, eu vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. 26No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva em Sarepta, na Sidônia. 27E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio”.
28Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. 29Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até o alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício. 30Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.




MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Frei Alceu  disse algo interessante: “Pela oração vamos ao encontro de Deus e ao sermos expostos ao sofrimento, Deus vem a nosso encontro”. Sim! Deus bem sabe a quem envia os seus profetas, no entanto mesmo sendo Deus a enviá-los, nem sempre serão bem recebidos, ouvidos, (…).

Primeiro ponto…
Levar a palavra de Deus aos irmãos requer muita coragem nossa, pois essa mesma palavra que edifica, consola e renova a vida também exorta, chama a atenção, corrige. Falo isso, pois enquanto ouvirem palavras de edificação, consolo ou vida não terá problemas, mas todas as vezes que o profeta levantar sua voz para denunciar, causará a revolta daqueles que vivem nas sombras.
Anunciar a Palavra é “acostumar-se” com expressões “santo de casa não faz milagres”, “quem é você”, “quem você pensa que é”, entre outras. É acostumar ouvir criticas sem fundamento, apelidos pejorativos, ofensas, perseguições, deslocamentos e projeções. É “acostumar” com a idéia de isolamento social, fofocas, “disse-me-disse”, no entanto… VALE MUITO A PENA CONTINUAR…

Segundo ponto…
Deus nos manda, portanto devemos ir. Nunca disse que seria fácil. Nunca escondeu as perseguições e as dificuldades pelo caminho. Nunca disse que seria um mar de flores, (…), mas SEMPRE nos alertou. Alertou dos falsos profetas, das noites mal dormidas, das perseguições por causa do Seu nome. Ordenou que vigiássemos e orássemos; que não pulássemos do barco; que as inconstâncias seriam passageiras (…). Disse que pela fé caminharíamos sobre as águas, removeríamos montanhas, venceríamos o inimigo.
“(…) Vede, eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas”. (Mateus 10, 16)
Se tivermos que falar, falemos; denunciar, denunciaremos! Se pudéssemos buscar um culpado para a vida que o povo de Deus leva hoje em relação às diferenças sociais, pobres e ricos, assistidos e abandonados, teríamos muitos personagens. Mas se procurássemos cúmplices teríamos começar por nós.
A campanha da fraternidade desse ano expõe isso e deve ser então que muita gente corra de discuti-la, cantá-la, pregá-la. Tememos o envolvimento, não queremos nos indispor. Nosso povo é carente, pois em média, é um povo simples, pacifico e amoroso. Um povo bom, supersticioso, mas temente a Deus; que confia nas pessoas que não cansam de traí-las por dinheiro, poder e status. Um povo que vê seus profetas se omitir, se calar, se esconder…
Deus nos chama a ser sacerdote, rei e profeta. Para postos, cargos, lugares de destaque aparecem aos montes, mas o que nos falta são aqueles que desejam beber o mesmo cálice, ou seja, abraçar a comunidade, as pessoas, as pastorais, a família, a vida cristã. Tem gente que acha que ser pregador, intercessor, ministro, coordenador, chefe é status, engano, é serviço!
Ainda nos falta coragem pra assumir que DE FATO o REINO DE DEUS É POSSÍVEL.
Espelho em Dom Bosco que testava a batina dos seus seminaristas para ver se eram resistentes aos puxões das crianças; se eram próprias e fortes para a lida com os adolescentes.
Deseja o reino? Ponha-se a serviço! A começar em mim!
Isso me fez lembrar quando dois discípulos, através de sua mãe, foram citados para ocupar um lugar de destaque perante aos outros:
“(…) Jesus lhes disse: ‘Não sabeis o que estais pedindo. Podeis beber o cálice que eu vou beber? Ou ser batizados com o batismo com que eu vou ser batizado?’ Responderam: ‘Podemos’. Jesus então lhes disse: ‘Sim, do cálice que eu vou beber, bebereis, com o batismo com que eu vou ser batizado, sereis batizados. Mas o sentar-se à minha direita ou à minha esquerda não depende de mim; É PARA AQUELES PARA QUEM FOI PREPARADO”. (Marcos 10, 38-40)
Um imenso abraço fraterno!




MOTIVAÇÃO NO TRABALHO
Max Gehringer responde  

PALAVRA DA SEMANA: SARCASMO. Aquele tipo de humor mal resolvido, mais impertinente e incômodo que divertido e compartilhado, tem sua origem na palavra grega sarx, “carne”. O verbo sarkazein significava “retalhar a carne” e foi dele que derivou a palavra sarkasmos. Enquanto o bom humor pode ajudar a cicatrizar uma desavença, o sarcasmo faz o contrário: machuca ainda mais.

Tenho 47 anos e sou engenheiro de software. Por um ano e meio, enviei currículos para sites e anúncios de emprego. Não recebi uma só resposta. Decidi, então, me candidatar a vagas no exterior. Enviei seis currículos para vagas com meu perfil e recebi cinco respostas. Uma delas resultou em testes por e-mail e numa posterior bateria de entrevistas no exterior (com a empresa pagando passagem, hospedagem e aluguel de carro). Neste momento, estou finalizando minha documentação para mudar de país. O que acontece com as empresas brasileiras? – Luciano

Acontece que, no quesito “educação e cortesia para com quem envia um currículo”, a maioria das empresas brasileiras ainda está empacada nos primórdios do século passado. Como muitos leitores vão se interessar pela opção de enviar o currículo para o exterior, os sites acessados pelo Luciano foram www.monster.ca (Estados Unidos) e www.jobboom.com (Canadá). Vale enfatizar que ele tinha currículo e experiência suficiente para se candidatar às vagas.

Pedi demissão de meu último emprego por não concordar com algumas políticas administrativas da empresa e por não ver possibilidades de crescimento profissional. O que devo dizer em entrevistas, quando me for perguntado por que saí? – Líllian

Diga que você cometeu um tremendo erro ao pedir demissão. Que fez isso impensadamente, mas que já aprendeu a lição. Em relação às políticas da empresa, desde que não firam a ética, não cabe ao funcionário concordar ou discordar. Ele é contratado exatamente para executar essas políticas. Quanto às possibilidades de crescimento, permita-me repetir o que já disse outras vezes: procurar um emprego estando desempregado reduz consideravelmente as chances de consegui-lo em relação a quem está empregado.

Trabalho há cinco anos numa empresa de porte médio. Recebi uma proposta de uma empresa muito maior, mas com um salário 20% menor. O que devo avaliar para decidir? – Henrique

O futuro. Seu salário atual é uma situação de curto prazo. Se a nova empresa possui um Plano de Carreira, o que é bastante provável, você estará apostando no médio e longo prazo. Procure entender bem quais serão suas possibilidades de ascensão nos próximos três anos, tanto na empresa atual quanto na nova. Não se deixe levar apenas pelo nome da empresa maior.

Estou pensando em iniciar uma carreira de corretor imobiliário, porque o mercado de minha cidade está aquecido. Estou no 3º ano de Direito. Seria conveniente eu largar esse curso e fazer outro mais específico? – Leandro

Não, Leandro. É melhor você concluir seu curso de Direito. O setor imobiliário não requer uma formação específica. Você dependerá mais de habilidades que não se aprende em escolas, como carisma e pendor para a negociação. E é melhor você ter um curso superior, para o caso de sua incursão no ramo imobiliário não surtir os efeitos que você espera. Não é recomendável abandonar uma faculdade nos últimos dois anos.

Trabalhei quatro anos sem registro. Fui dispensada, e não recebi meus direitos. Estou pensando em mover uma ação trabalhista, mas tenho receio de que isso possa prejudicar meu futuro – Rose

Se você dispuser de provas suficientes, documentais e testemunhais, mova o processo sem receio. Em causas trabalhistas, existe uma audiência prévia, em que o juiz pergunta se as partes preferem fazer um acordo. Empresas que não registram funcionários (o que já é uma admissão de culpa) preferem o acordo.




MOMENTO DE REFLEXÃO                                                                          


Há uma parábola acerca de dois homens idosos tementes a Deus, / que plantaram oliveiras para que um dia pudessem ter azeitonas para comer, e suprimento de óleo.

Ao plantar sua árvore, o primeiro homem orou assim: “Senhor, a plantinha precisa de chuva para que suas raízes tenras possam alimentar-se e crescer. Por favor mande chuvas leves.”

E o Senhor enviou chuviscos. “Senhor”, orou ele outra vez, “minha árvore necessita de calor; por favor, mande o sol brilhante.” E o Senhor mandou o Sol brilhar.

“Agora, mande geada, Senhor, para tornar suas fibras resistentes.” E, eis que a pequena árvore lá estava de pé brilhando com a geada.

Mas, uma tarde, ela morreu. No dia seguinte ele foi visitar seu amigo e viu que a sua árvore estava bem desenvolvida.
— Eu orei por chuva, sol e geada — disse ele, e minha árvore morreu.

E seu amigo lhe disse:
— Deus a criou e sabe melhor do que eu aquilo de que ela necessita. Assim que não impus nenhuma condição, mas simplesmente orei: “Senhor, mande aquilo de que ela necessita: Tempestade ou sol, vento, chuva, ou geada, como o Senhor achar melhor”; e por isso, ela cresce bem.

Portanto, qualquer coisa que Deus permitir acontecer em sua vida, experiências boas ou más, alegria ou tristeza, esteja certo de que Deus o permite para que você cresça bem aos Seus olhos e aos olhos dos homens.


Extraído de Eric B. Hare, Começando Com Deus, Inspiração Juvenil de 1987.


Nenhum comentário:

Postar um comentário