Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 13/03/2013



 
 
Quarta-feira, 13 de março de 2013.

São Rodrigo e São Eulógio
 

“Quanto maiores somos em humildade, tanto mais perto estamos da grandeza.”
(R. Tagore)
 

EVANGELHO DE HOJE

Jo 5,17-30

 
— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.

— Glória a vós, Senhor!
 

Naquele tempo, 17Jesus respondeu aos judeus: “Meu Pai trabalha sempre, portanto também eu trabalho”. 18Então, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque, além de violar o sábado, chamava Deus o seu Pai, fazendo-se, assim, igual a Deus.

19Tomando a palavra, Jesus disse aos judeus: “Em verdade, em verdade vos digo, o Filho não pode fazer nada por si mesmo; ele faz apenas o que vê o Pai fazer. O que o Pai faz, o Filho o faz também. 20O Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que ele mesmo faz. E lhe mostrará obras maiores ainda, de modo que ficareis admirados.

21Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho também dá a vida a quem ele quer. 22De fato, o Pai não julga ninguém, mas ele deu ao Filho o poder de julgar, 23para que todos honrem o Filho, assim como honram o Pai. Quem não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou.

24Em verdade, em verdade, eu vos digo, quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, possui a vida eterna. Não será condenado, pois já passou da morte para a vida. 25Em verdade, em verdade, eu vos digo: está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus e os que a ouvirem viverão. 26Porque, assim como o Pai possui a vida em si mesmo, do mesmo modo concedeu ao Filho possuir a vida em si mesmo. 27Além disso, deu-lhe o poder de julgar, pois ele é o Filho do Homem. 28Não fiqueis admirados com isso, porque vai chegar a hora em que todos os que estão nos túmulos ouvirão a voz do Filho e sairão: 29aqueles que fizeram o bem, ressuscitarão para a vida; e aqueles que praticaram o mal, para a condenação.

30Eu não posso fazer nada por mim mesmo. Eu julgo conforme o que escuto, e meu julgamento é justo, porque não procuro fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.

 

 
MEDITANDO O EVANGELHO

Alexandre Soledade

Bom dia!

Esse evangelho tem uma difícil reflexão, mas uma simples proposta: Acredite na Boa Nova!

Vejamos o que propõe o site da CNBB sobre esse conteúdo:

“(…) Jesus começa aos poucos a manifestar a sua origem e a sua natureza divina. Ele de fato é o Filho de Deus, que veio ao mundo para fazer a vontade do Pai e realizar a sua obra, que é a salvação de todas as pessoas, salvação que significa ressurreição e vida eterna, libertação do jugo do pecado e da morte. Mas esta obra é somente para quem crê que Jesus é o Filho de Deus, é para quem crê que ele veio ao mundo para fazer a vontade do Pai e vê na sua ação a ação divina em favor dos homens, de modo que a fé é essencial para a nossa salvação, para a nossa ressurreição e para que vivamos eternamente”.

A filosofia ou mensagem trazida por Jesus sempre foi muito clara e evidente por isso os fariseus precisavam descredenciá-lo. Mesmo que não fosse o filho de Deus, sua sabedoria e autoridade com que se expressava não podiam ser desmerecidas. Elas, a sabedoria e a autoridade, incomodavam e vistas por eles como inconveniente.

O clamor de Jesus era para que as pessoas mudassem de atitudes perante a vida insossa que levavam. Sua intenção maior era levar o pecador, o triste, o sozinho, o simples, (…) a ter uma vida abundante na graça e não refém de medos, tradições ou leis impossíveis de serem seguidas as quais os fariseus os submetiam. Ao sintetizar os mandamentos em dois apenas, mostrava ao povo amado de Deus que era sim possível, ser santo.

Os fariseus, presos a lei e suas tradições, sentavam em “seus rabos” para apenas apontar ou determinar o que era certo ou errado, mas muito maior que o apontamento dos defeitos era mostrar a vontade que Deus tinha em vê-los livres e era isso que Jesus se propunha a fazer.

“(…) Isto diz o Senhor: ‘Eu atendo teus pedidos com favores e te ajudo na obra de salvação; preservei-te para seres elo de aliança entre os povos, para restaurar a terra, para distribuir a herança dispersa; para dizer aos que estão presos: ‘Saí! ` e aos que estão nas trevas: ‘Mostrai-vos`. E todos se alimentam pelas estradas e até nas colinas estéreis se abastecem; 10não sentem fome nem sede, não os castiga nem o calor nem o sol, porque o seu protetor toma conta deles e os conduz às fontes d’água. Farei de todos os montes uma estrada e os meus caminhos serão nivelados. Eis que estão vindo de longe, uns chegam do Norte e do lado do mar, e outros, da terra de Sinim’. Louvai, ó céus, alegra-te, terra; montanhas, fazei ressoar o louvor, porque o Senhor consola o seu povo e se compadece dos pobres”. (Isaias 49, 8-13)

Uma pergunta me incomoda: Será que em algum momento os fariseus se perguntaram se de repente Jesus poderia estar falando a verdade? Será que nem mesmo no dialogo de hoje eles não pensaram duas vezes nessa possibilidade?

Estamos nos aproximando da semana santa o que me faz lembrar grandes arrependimentos que são narrados nos evangelhos. Como não lembrar da negação de Pedro ao deparar com os olhos de Jesus após o canto do galo? Como não lembrar que Judas se suicidou ao deparar talvez com a grande burrada que havia cometido? Qual foi o dialogo dos soldados após ver o manto se rasgar de alto a baixo? “(…) Não fiquem admirados por causa disso, pois está chegando a hora em que todos os mortos ouvirão a voz do Filho do Homem e sairão das suas sepulturas. Aqueles que fizeram o bem vão ressuscitar e viver, e aqueles que fizeram o mal vão ressuscitar e ser condenados”

Estou fazendo outra faculdade e ainda fico pasmo ao ouvir debates profundos e cheios de paixão ao falar ou debater sobre a igreja e seu passado na idade média. Tenho às vezes a impressão que as pessoas andam cada vez mais precisando descarregar suas insatisfações em alguém, sendo assim a igreja, os políticos, torcidas do time adversário, os pais, são as principais vítimas.

Sim, existiram diversos erros e estes nunca serão apagados da história ou da lembrança, mas são esses os motivos que ainda levam as pessoas a não crer ou não querer ter uma religião?

Ainda hoje Jesus incomoda e fatalmente seria morto novamente. Talvez não por fariseus, mas por fanáticos extremistas ou ateus ou até mesmo por “cristãos” que ainda dedicam a procurar defeitos ao invés do resgatar o que caiu.

O cristianismo é pautado em conversão, fé e amor ao próximo e todas as vezes que alguém se afasta disso esta fadado a mais uma vez crucificar Jesus na pessoa do irmão que sofre e mais precisa. Se me apego ao passado, aos erros, esqueço de dar uma nova chance.

Um imenso abraço fraterno!

 

CURIOSIDADES

10 aves curiosas


1. O albatroz passa a maior parte do tempo voando. Percorre milhares de quilômetros, durante meses, sem avistar terra. Desse modo, dorme em pleno voo, sustentado pelo vento do oceano.


2. Por uma curiosidade natural, o avestruz pode engolir um objeto brilhante. Mas essa voracidade sai caro: a ave quase sempre morre depois disso.


3. O beija-flor é a menor ave da natureza. Seus ovos não são maiores que uma ervilha de tamanho médio. Os filhotes, logo que nascem, são menores que um gafanhoto comum e uma ninhada cabe dentro de uma colher de chá. Seu coração bate mil vezes por minuto, enquanto o de uma baleia-azul e o de um elefante chegam a bater 25 vezes no mesmo período. Por causa de seu metabolismo acelerado, eles se alimentam durante o dia inteiro: chegam a ingerir uma quantidade de néctar 8 vezes mais pesada que seu próprio corpo. Um ser humano teria de comer 400 hambúrgueres por dia para igualar a façanha. Isso tudo porque eles precisam de muita energia para voar. Suas asas batem 200 vezes por segundo, o que permite que eles fiquem parados no ar e façam manobras de ré e cambalhotas.


4. As corujas dormem de dia porque são nictalopes, ou seja, seus olhos não enxergam direito com muita luz. Quando a noite chega, elas saem para caçar e enxergam melhor que nós em pleno dia.

5. Quando avista uma presa, o falcão se lança num voo tão rápido que chega a atingir uma velocidade de 350 quilômetros por hora.

6. O flamingo mede 1,30 metro e dorme em pé. Se ele se deitasse, não conseguiria mais levantar, porque suas patas são longas demais.

7. Provavelmente trouxeram o pardal de Portugal em 1908, pois nessa época havia uma epidemia de febre amarela no Brasil. Acreditava-se que essas aves comeriam os mosquitos transmissores da doença. Ainda não se sabia que eles comem apenas grãos e sementes. O pássaro se adaptou às cidades porque era onde havia mais comida.

8. Extremamente inteligentes, os corvos caçam em grupo, comunicam-se intensamente, mantêm uma complexa estrutura familiar e social e são capazes inclusive de fazer ferramentas.

9. O pica-pau é capaz de dar 100 bicadas por minuto numa árvore e a velocidade do impacto alcança até 21 quilômetros por hora. Ele coloca a língua no buraco aberto para apanhar larvas de insetos embaixo da casca da árvore. Como sua audição é muito apurada, na maior parte das vezes localiza as larvas pelo som, furando a árvore no ponto certo.

10. O pombo-correio pode voar 800 quilômetros num único dia e alcança velocidades entre 60 e 70 quilômetros por hora. Durante as guerras, os pombos-correios eram levados até um país inimigo. Ao serem soltos com uma mensagem, voltavam para seu país de origem. Isso acontece pois esses animais possuem um material magnético nos bicos, por isso sempre conseguem achar o caminho de casa. O bico funciona como uma bússola.

Fonte:- Guia dos Curiosos

 

MOMENTO DE REFLEXÃO                                                                          

Existe a história de um velho nobre, orgulhoso da sua riqueza, que vivia na Suécia, no tempo em que se viajava de diligência. Como você sabe, era costume parar de quando em vez numa estalagem, quando a viagem era muito longa. Bem, este homem rico e orgulhoso entrou na estalagem aos gritos de:

— Vamos estalajadeiro, arranje alguns cavalos imediatamente!

— Sinto muito senhor — disse o dono da estalagem — mas terá que esperar até que os cavalos descansem. Não tenho cavalos disponíveis.

Neste exato momento, dois belos animais foram trazidos do estábulo e atrelados a uma carruagem, na qual, em silêncio, estava sentado um cavaleiro de pequeno porte.

— Pensei que tivesse dito não possuir nenhum cavalo disponível — vociferou o homem egoísta.

— Estes foram encomendados por aquele cavalheiro antes que o senhor chegasse — disse o estalajadeiro calmamente.

Então, o homem egoísta, dirigindo-se ao senhor na carruagem disse:

— Diga-me uma coisa, moço, quer me deixar ficar com estes cavalos? pagarei bem por eles.

— Sinto muito — respondeu o modesto cavalheiro — preciso deles e estou pronto para partir.

— Talvez o senhor não saiba quem eu sou — replicou o homem egoísta — eu sou o Marechal de Campo Barão George Sparre, o último e único da minha estirpe.

— Isto é bom — disse o cavalheiro tranquilo — Seria terrível pensar que poderia haver mais alguém como você. — E se foi.

Então, o estalajadeiro, voltando-se para o homem orgulhoso, disse:

— Lá se vai o rei da Suécia.

E uma pena que a história termine aqui, pois eu gostaria de saber como aquele egoísta se sentiu depois daquilo! Mas não faz mal. Apenas cuide para não ser egoísta e orgulhoso como foi aquele homem.


- Extraído de Eric B. Hare, Começando Com Deus, Inspiração Juvenil de 1987.

Nenhum comentário:

Postar um comentário