Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-Feira 06/03/2013





Quarta-feira, 06 de março de 2013.
Santa Rosa de Viterbo


“Devemos navegar algumas vezes a favor do vento e outras contra ele – mas temos de navegar sempre, e não nos deixar levar pelo vento, nem jogar a âncora”. Oliver W. Holmes



EVANGELHO DE HOJE
Mt 5,17-19

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 17“Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas”. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. 18Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da lei, sem que tudo se cumpra.
19Portanto, quem desobedecer a um só desses mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.




MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade

Bom dia!
O povo, por longo período de anos, não teve a preocupação de documentar ou guardar sua história em manuscritos ou outra forma concreta de arquivo ao não ser o que era passado de boca a boca, de pai para filho. Apenas após a passagem de Josias e Esdras, ouve uma preocupação em se compilar as tradições judaicas, mas mesmo tendo sua história e normas guardadas no que chamaram de TORAH, a tradição cultural continuava sendo passada de pessoa a pessoa.
Muitas leis eram locais ou de interpretação conforme a localidade, realidade e situação do povo, é o que popularmente chamamos de “cada caso tem um caso”. Por vezes, as leis eram mais culturais do que escritas por Deus. Jesus aparece e mostra que a lei continua correta, mas propõe que haja um NORTE na sua interpretação, para que ela não fosse tendenciosa e usada de forma a oprimir, ao invés de libertar e corrigir o seu povo. “(…) Não pensem que eu vim para acabar com a Lei de Moisés ou com os ensinamentos dos Profetas. Não vim para acabar com eles, MAS PARA DAR O SEU SENTIDO COMPLETO”.
Esse sentido completo esta na presença de Jesus no meio deles. Se buscarmos a passagem que diz que a fé sem obras é morta, Deus nos ensina e demonstra através da vinda de Jesus que Ele é um Deus que vai além dos ensinamentos ou das tábuas da lei, Ele é presente e sua presença é que torna completa a lei
“(…) Pois, qual é a grande nação cujos deuses lhe são tão próximos como o Senhor nosso Deus, sempre que o invocamos? E que nação haverá tão grande que tenha leis e decretos tão justos, como esta lei que hoje vos ponho diante dos olhos? Mas toma cuidado! Procura com grande zelo não te esqueceres de tudo o que viste com os próprios olhos, e nada deixes escapar do teu coração por todos os dias de tua vida (Deuteronômio 4, 7-9a)
A presença de Deus é que torna nossa pregação forte e ungida; Sua presença é que dará sucesso às nossas obras inclusive em nossas pastorais. Não conseguirei tocar o coração de ninguém com palavras lindas se não forem inspiradas por Deus e aí que esta o grande diferencial do cristão e aquele que decora a passagem.
Deus não habita no coração demagogo e prepotente e tão pouco naquele que usa da palavra para promoção pessoal e receber “tapinhas nas costas”; Deus fica ofuscado quando tentamos “aparecer” mais que sua presença ou quando fazemos a superprodução esquecendo-nos da humildade que ainda encanta… Baseando-se nesse meu breve argumento, será que é correto usar Deus nos discursos políticos ou na justificação dos nossos erros?
Quantas pessoas conhecemos que sua cristandade não vai além do belo discurso?
Uma ação, uma mensagem, uma palavra se não tem a essência de Deus, não convence, não exorta, não corrige, não alimenta… Qualquer ação cristã precisa ter sentido completo. Se vamos trabalhar pra Deus, que seja mergulhando de cabeça; se vamos falar em Seu nome, que seja de toda alma, de todo coração e com todas as nossas forças.
Nosso Deus é muito próximo. Tudo o que fazemos em Seu nome e por Ele, será abençoado.
Um imenso abraço fraterno!




CURIOSIDADES


10 recordes do Oscar


1. Os filmes recordistas em Oscars são "Ben Hur" (1960), "Titanic" (1998) e "O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei" (2004). Cada um levou 11 troféus. A superprodução "Ben Hur" consumiu 280 horas de negativos para chegar à duração de 211 minutos.


2. As obras com mais indicações da história foram "A Malvada" (1950) e "Titanic" (1997), com 14 cada. "A Malvada" levou 6 troféus.


3. "Momento de Decisão" (1978) e "A Cor Púpura" (1986) foram indicados a 11 prêmios, mas não levaram nenhum. É o recorde de indicações para filmes que saíram de mãos abanando.


4. Walt Disney detém o recorde de maior número de prêmios da Academia: ele venceu 22 das 59 vezes em que foi indicado.


5. O filme "A Noite dos Desesperados" (1969) recebeu 9 indicações, incluindo "Melhor Diretor" para Sydney Pollack e "Melhor Atriz" para Jane Fonda. É o maior número de indicações que um filme já recebeu sem estar concorrendo ao maior prêmio da noite, o de "Melhor Filme".


6. Fran Walsh foi a única mulher a ganhar 3 estatuetas diferentes na mesma edição do Oscar. Em 2004, ela recebeu os prêmios de Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Canção Original por "O Senhor dos Anéis — O Retorno do Rei".


7. O filme produzido fora dos Estados Unidos ou Inglaterra mais bem sucedido da história do Oscar é "O Último Imperador" (1987), do italiano Bernardo Bertolucci. A produção ganhou todos os 9 troféus a que foi indicada.


8. Um único filme levou os cinco principais prêmios da noite três vezes na história do Oscar. "Aconteceu Naquela Noite" (1934), "Um Estranho no Ninho" (1975) e "O Silêncio dos Inocentes" (1991) ganharam os prêmios de "Melhor Filme", "Melhor Diretor", "Melhor Ator", "Melhor Atriz" e "Melhor Roteiro".


9. O filme "Cabaret" roubou a noite do Oscar de 1973 levando para casa 8 troféus. Perdeu o prêmio de "Melhor Filme", no entanto, para "O Poderoso Chefão". Foi o filme que faturou mais Oscars na história sem ter levado o prêmio principal.


10. Warren Beaty é a única pessoa na história que já foi nomeada ao Oscar como produtor, diretor, roteirista e ator por um único filme. Como se não bastasse, ele conseguiu a façanha duas vezes: por "O Céu Pode Esperar" (1978) e "Reds" (1981).




MOMENTO DE REFLEXÃO                                                                          


Na Review and Herald [Revista Adventista americana] do dia 12 de março de 1959, o Pastor R. S. Watts nos conta de outro milagre que o Deus vivo operou através de animal irracional, desta vez com um búfalo!

Certo fazendeiro passou o dia plantando arroz em um campo preparado na Ilha de Lubang, nas Filipinas. Quando estava já pronto para voltar a sua casa, três búfalos víeram vaguear em sua plantação. Ele tentou enxotá-los dali.

Dois deles se foram, mas um recusou-se a sair. Virando-se em direção ao fazendeiro, abriu a boca, e falou: “Prepare-se para encontrar-se com Deus. Ele em breve retornará. Você deve guardar o sábado para estar pronto.”

Logo em seguida, o búfalo foi embora e o fazendeiro, maravilhado, correu de volta à sua vila e empolgado, contou à sua família e seus vizinhos a respeito da estranha experiência com um búfalo falante.

Logo após esta experiência, um parente do fazendeiro, irmão Faustino Tardeu, que era adventista do sétimo dia, veio àquela vila para passar férias, pois ali tinha sido seu primeiro lar. E logo estava dando estudos bíblicos, e quando estudaram sobre o sábado, o fazendeiro repetiu aquela experiência com o búfalo falante, que lhe dissera ter ele de guardar o sábado para se preparar para a breve volta de Cristo.

Foi realmente uma impressionante coincidência que os levou a acreditar que a mão de Deus estava em tudo isto, e o fazendeiro com um bom número de vizinhos começaram a guardar o sábado. E o Presidente da Missão naquele distrito, o Pastor P. C. Banaag, diz que agora há um bom número de pessoas estudando a Verdade. Não é de admirar que Isaías diz que o nome de Deus é “Maravilhoso”.

Paulo declara que este maravilhoso Deus “... escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar as sábias, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são” (I Coríntios 1:27 e 28).

Este Deus — o seu Deus — pode fazer coisas maravilhosas por você ou pelos seus amigos, para trazê-los ao conhecimento da Verdade.

- Extraído de Eric B. Hare, Começando Com Deus, Inspiração Juvenil de 1987.


Nenhum comentário:

Postar um comentário