Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 24/08/2012





Sexta-feira, 24 de agosto de 2012

“As portas irão se abrir quando você estiver preparado para passar por elas.”




EVANGELHO DE HOJE
Jo 1,45-51


Filipe foi procurar Natanael e disse:
- Achamos aquele a respeito de quem Moisés escreveu no Livro da Lei e sobre quem os profetas também escreveram. É Jesus, filho de José, da cidade de Nazaré.
Natanael perguntou:
- E será que pode sair alguma coisa boa de Nazaré?
- Venha ver! - respondeu Filipe.
Quando Jesus viu Natanael chegando, disse a respeito dele:
- Aí está um verdadeiro israelita, um homem realmente sincero.
Então Natanael perguntou a Jesus:
- De onde o senhor me conhece?
Jesus respondeu:
- Antes que Filipe chamasse você, eu já tinha visto você sentado debaixo daquela figueira.
Então Natanael exclamou:
- Mestre, o senhor é o Filho de Deus! O senhor é o Rei de Israel!
Jesus respondeu:
- Você crê em mim só porque eu disse que tinha visto você debaixo da figueira? Pois você verá coisas maiores do que esta. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem.





MEDITANDO O EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade.
Este Evangelho narra a vocação de Natanael, que é o Apóstolo Bartolomeu. Filipe é um verdadeiro Apóstolo. Logo após ser chamado por Cristo, já o anuncia ao colega.
Ao saber que Jesus era de Nazaré, e por esta cidade ser pequena, do interior e mal afamada, Natanael duvida se Jesus é mesmo o Messias. Os judeus esperavam que o Messias viesse de uma cidade melhor. Diante disso, Filipe toma a melhor atitude: Leva-o até Jesus. Quando o evangelizador não dá conta, joga a pessoas perto de Cristo, que ele faz o resto.
Que bom quando alguém está mal informado, está “picado” pelo preconceito da sociedade, mas não é fingido, como Natanael! Só assim a graça pode entrar e transformar.
A primeira coisa que Jesus fez em sua vida pública foi chamar companheiros para trabalhar com ele. Filipe também fez isso. É como alguém que assiste a um teatro bom e divulga para que seus amigos também aproveitem.
Jesus, primeiro elogia Natanael, chamando-o de israelita de verdade, homem sem fingimento. “De onde me conhecer?” Apesar de ser um elogio, Natanael quer saber se tem fundamente, ou é apenas bajulação.
Jesus então quebra a segurança de Natanael, mostrando que ele não está falando com um homem comum: “Enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. O prodígio derruba Natanael, que fica pequenino, lá no chão, diante de Jesus, aberto portanto, para a sua mensagem, para a conversão, para atender ao chamado. O nosso testemunho é o maior prodígio, que derruba as falsas seguranças das pessoas e as abre à conversão.
“Tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel!” A fé nos leva a nos humilharmos e nos curvarmos diante de Deus, de Cristo e da sua Igreja, mesmo que ela venha de Nazaré, isto é, esteja cheia de falhas e é vítima de preconceitos. Não compensa passar para uma seita quando descobrimos falhas na Igreja!
“Coisas maiores que esta verás!... Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”. Trata-se do sonho de Jacó (Gn 28,12). Jacó viu uma escada que ia da terra até o céu e os anjos subindo e descendo por ela. Essa escada é Jesus, que religou o céu com a terra. Natanael vai ver a maravilha da redenção sendo realizada por Jesus. Não só vai ver, mas vai colaborar e dar a vida pela redenção.
Para nós, hoje, esse “homem que veio de Nazaré” é a Igreja que, como Jesus, é humana e divina, cheia de limitações, mas una, santa, católica e apostólica. Se nós a acolhemos, mesmo sendo “de Nazaré”, isto é, fraca e limitada, um dia a veremos, no céu, bela e transformada. “Vem! Vou mostrar-te a noiva, a esposa do cordeiro... Seu brilho é como uma pedra preciosa, como o jaspe” (Ap 21,9-12).
A nossa Comunidade cristã é para nós a Igreja de Jesus. Diante dela, não sejamos como foi Natanael diante de Jesus, destacando suas limitações, mas pelo contrário, procuremos salientar as suas qualidades e virtudes, e torná-la ainda mais virtuosa. Quando uma pessoa se santifica, o mundo fica mais santo; quando uma pessoa cai no pecado, o mundo todo cai um pouquinho e fica mais pecador.
S. Bartolomeu Natanael nasceu em Caná, a cidade onde Jesus fez o milagre da transformação da água em vinho, numa festa de casamento. Conforme antiga tradição, depois que Jesus foi para o céu, ele pregou o Evangelho na Índia e na Síria, onde sofreu o martírio. Os sírios tinham uma forma terrível de tortura: Esfolar, isto é, tirar a pele da pessoa. Conforme uma tradição, Bartolomeu foi esfolado e, em seguida, degolado. Em Roma, na Igreja de Santa Maria Maior, existe uma estátua de S. Bartolomeu, em que ele está segurando um pedaço de sua pele.
Certa vez uma moça estava andando numa estrada e viu uma rosa. Apanhou-a e levou para casa.
Dias depois, outra moça estava andando naquela estrada e viu outra rosa. Achou-a muito bonita. Contemplou-a e a deixou lá, para que outros também a vissem. Aconteceu que o sol estava muito quente e, sem água, a rosa murchou.
Uma terceira moça passava dias depois por aquela estrada e viu também uma rosa. Ficou encantada. Que beleza! Buscou água e a regou.
Estão aí os três tipos de pessoas: Os egoístas e que não pensam nos outros e destroem tudo. Outros não destroem nem constroem. Não fazem o mal nem o bem, não estragam nem consertam nada. Nós sabemos que na verdade essa neutralidade não existe. “Quem não está comigo, é contra mim; e quem não recolhe comigo, espalha” (Mt 12,30). E há os que constroem, melhoram o mundo, protegendo-o e o ajudando a ficar mais bonito.
A exemplo desta terceira moça e do Apóstolo S. Bartolomeu, queremos aproveitar a nossa vida para fazer o bem, e nunca o mal.
Que Maria Santíssima, a Mãe da Igreja, nos ajude.
Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade.






DICAS DE SAÚDE
Ressaltamos que as Dicas de Saúde enviadas por este Diário, não equivalem a uma receita médica; são apenas "dicas". Os exames preventivos são sempre indispensáveis! Para mais informações consulte o seu médico. 



Mitos e verdades sobre acne

A especialista Letícia Secco, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da American Academy of Dermatology e da European Academy of Dermatology and Venereology, esclarece os mitos e equívocos envolvendo o tema e dá algumas dicas para manter a pele bonita e longe das espinhas.

Descubra como prevenir, tratar e curar a doença
Comer muito chocolate, exagerar na maquiagem, ter o intestino preso e usar anticoncepcionais podem provocar o aparecimento ou agravamento da acne? Essas são apenas algumas das muitas dúvidas que jovens e adultos brasileiros gostariam de esclarecer sobre este importante problema dermatológico que acomete mais de 18 milhões de pessoas entre 13 e 18 anos, quase 80% da população jovem brasileira. Por ser uma doença que afeta a auto-estima e a autoconfiança, a acne pode causar traumas e uma série de consequências físicas e psicológicas.
A doença pode se manifestar em vários graus, com intensidade variável. A face é geralmente o principal alvo. A oscilação hormonal e o aumento na produção de sebo, associado à obstrução dos poros, é a principal razão para o surgimento dos incômodos cravos e espinhas. Embora tenha um alto índice de incidência, ainda existem diversos mitos e equívocos envolvendo o tema. Letícia Secco, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da American Academy of Dermatology e da European Academy of Dermatology and Venereology esclarece as verdades e mentiras sobre esse assunto e dá algumas dicas para manter a pele bonita e longe das espinhas.

VERDADES

Ansiedade e estresse pioram a acne
A ansiedade e principalmente o estresse podem sim agravar a inflamação e as espinhas.

Cosméticos em excesso podem prejudicar a pele e causar espinhas
Para manter uma pele saudável é fundamental mantê-la limpa e hidratada. Cosméticos muito gordurosos ou do tipo “pancake” podem piorar o aspecto da acne, principalmente em peles do tipo oleosa. Produtos com rótulos “oil free” ou “não comedogênicos“ são os mais indicados neste caso.

O clima interfere na qualidade da pele
O suor no verão, associado ao uso de filtros solares gordurosos, podem piorar a oleosidade da pele.

Existem medicamentos que desencadeiam o processo acneico
Há medicamentos que podem induzir quadros de acne, conhecidos como erupções acneiformes. Entre eles é possível citar os corticóides, vitaminas do complexo B, lítio, isoniazida, entre outros.


A acne é hereditária
Existe uma predisposição genética para o aparecimento da acne. Portanto se seus pais tiveram espinhas na adolescência, é provável que você também vá ter o problema.

Exercício ajuda a melhorar a acne
Praticar exercícios físicos faz muito bem para a saúde, pois melhora a circulação sanguínea e oxigena melhor os órgãos do corpo, inclusive a pele.

Existe algum medicamento capaz de curar a acne
Atualmente, a isotretinoína oral, uma substância derivada da vitamina A, é o tratamento mais eficaz para acne, principalmente nos graus III e IV. Ela reduz o tamanho das glândulas sebáceas e ainda normaliza a queratina na abertura do folículo piloso. A isotretinoína consegue eliminar ainda as condições que propiciam o desenvolvimento de bactérias e a inflamação. Apesar de ser um dos tratamentos mais eficazes no caso da acne, o medicamento só deve ser indicado por um médico especialista.

MITOS

Chocolate provoca espinhas
Não há estudos científicos que comprovem que qualquer alimento específico, inclusive o chocolate tenha relação com a acne.

A acne só atinge os adolescentes e depois desaparece na fase adulta.
Normalmente a acne aparece durante a adolescência, já que é nesta época da vida que os hormônios estão em profunda ebulição. Mas isso não significa que adultos não têm acne. O quadro pode durar da adolescência até a fase adulta ou aparecer mais tarde. É necessário tratar a doença logo no início, para que a acne não provoque cicatrizes e se transforme em um problema crônico.

Intestino preso e acne têm relação
A função intestinal irregular não tem nenhuma relação com a acne.

O sol ajuda no combate à acne
Pode ocorrer uma melhora inicial nas lesões inflamatórias, mas não há evidência científica direta de que o sol melhore as espinhas.

A poluição das cidades aumenta a probabilidade se desenvolver acne
A coloração preta dos comedões abertos, ou pontos pretos, está relacionado à oxidação da gordura e não à presença de sujeira na pele ou nos poros.

Existe algum anticoncepcional que provoque acne
Na verdade, existem alguns anticoncepcionais orais que melhoram a acne, pois diminuem a captação do hormônio testosterona periférico, junto aos receptores da glândula sebácea.

Creme dental diminui a espinha
A pasta de dente não contém substâncias efetivas para o tratamento do problema. A longo prazo, pode inclusive ocorrer uma piora da condição, pois, além de contaminar o local, o uso desse tipo de produto dificulta a eliminação da secreção sebácea, que está diretamente ligada à formação de cravos e espinhas.

Dicas da especialista:

Procure um dermatologista nas primeiras manifestações de cravos e espinhas.
Não faça tratamentos sem a indicação de um médico, pois pode prolongar e piorar o problema.
Leve o tratamento a sério.
Tenha uma alimentação saudável.
Beba de 1 a 2 litros de água por dia
Não esprema os cravos e as espinhas.
Procure mais informações sobre a doença e as formas de tratamento.







MOMENTO DE REFLEXÃO
 
Havia mais terrenos baldios. E menos canais de televisão.
E mais cachorros vadios. E menos carros na rua.
Havia carroças na rua. E carroceiros fazendo o pregão dos legumes.
E mascates batendo de porta em porta.
E mendigos pedindo pão velho. Por que os mendigos não pedem mais pão velho?
 A Velha do Saco assustava as crianças. O saco era de estopa.
Não havia sacos plásticos, levávamos sacolas de palha para o supermercado.
E cascos vazios para trocar por garrafas cheias.
Refrigerante era caro. Só tomávamos no fim de semana.
As latas de cerveja eram de lata mesmo, não eram de alumínio.
Leite vinha num saco. Ou então o leiteiro entregava em casa, em garrafas de vidro.
Cozinhava-se com banha de porco. Toda dona-de-casa tinha uma lata de banha debaixo da pia.
  O barbeador era de metal, e a lâmina era trocada de vez em quando. Mas só a lâmina.
As camas tinham suporte para mosquiteiro.
As casas tinham quintais. Os quintais tinham sempre uma laranjeira, ou uma pereira, ou um pessegueiro.
Comíamos fruta no pé.
Minha vó tinha fogão a lenha. E compotas caseiras abarrotando a despensa.
E chimia de abóbora, e uvada, e pão de casa.
  Meu pai tinha um amigo que fumava palheiro.
Era comum fumar palheiro na cidade; tinha-se mais tempo para picar fumo.
Fumo vinha em rolo e cheirava bem.
O café passava pelo coador de pano. As ruas cheiravam a café. Chaleira apitava.
O que há com as chaleiras de hoje que não apitam?
As lojas de discos vendiam long plays e fitas K7.
Supimpa era ter um três-em-um: toca-disco, toca-fita e rádio AM (não havia FM).
Dizia-se 'supimpa', que significa 'bacana'. Pois é, dizia-se 'bacana', saca?
Os telefones tinham disco. Discava-se para alguém. Depois, punha-se o aparelho no gancho.
Telefone tinha gancho. E fio.
Se o seu filho estivesse no quarto dele e você no seu escritório, você dava um berro pra chamar o guri, em vez de mandar um e-mail ou um recado pelo MSN.
Estou falando de outro milênio, é verdade.
Mas o século passado foi ontem! Isso tudo acontecia há apenas 20 ou 25 anos, não mais do que o espaço de uma geração.
A vida ficou muito melhor.
Tudo era mais demorado, mais difícil, mais trabalhoso.
Então por que engolimos o almoço? Então por que estamos sempre atrasados?
Então por que ninguém mais bota cadeiras na calçada?
Alguém pode me explicar onde foi parar o tempo que ganhamos?

Marcelo Canellas



Nenhum comentário:

Postar um comentário