Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Segunda-feira 27/08/2012





Segunda-feira, 27 de agosto de 2012

"A natureza só permite aos gênios uma filha: sua obra." (Monteiro Lobato)




EVANGELHO DE HOJE
Mt 23,13-22


- Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês fecham a porta do Reino do Céu para os outros, mas vocês mesmos não entram, nem deixam que entrem os que estão querendo entrar.
- Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês exploram as viúvas e roubam os seus bens e, para disfarçarem, fazem longas orações! Por isso o castigo de vocês será pior!]
- Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês atravessam os mares e viajam por todas as terras a fim de procurar converter uma pessoa para a sua religião. E, quando conseguem, tornam essa pessoa duas vezes mais merecedora do inferno do que vocês mesmos.
- Ai de vocês, guias cegos! Pois vocês ensinam assim: "Se alguém jurar pelo Templo, não é obrigado a cumprir o juramento. Mas, se alguém jurar pelo ouro do Templo, então é obrigado a cumprir o que jurou." Tolos e cegos! Qual é mais importante: o ouro ou o Templo que santifica o ouro? Vocês também ensinam isto: "Se alguém jurar pelo altar, não é obrigado a cumprir o juramento. Mas, se jurar pela oferta que está no altar, então é obrigado a cumprir o que jurou." Cegos! Qual é mais importante: a oferta ou o altar que santifica a oferta? Por isso, quando alguém jura pelo altar, está jurando pelo altar e por todas as ofertas que estão em cima dele. Quando alguém jura pelo Templo, está jurando pelo Templo e por Deus, que mora ali.




MEDITANDO O EVANGELHO
Jailson Ferreira


E se Jesus nascesse nos dias de hoje?
No Evangelho de hoje, Jesus é bastante direto e contundente. Ele falava com conhecimento de causa, ou seja, Ele conhecia os fariseus e as pessoas que estes fariseus "convertiam". A cidade onde Jesus nasceu e viveu boa parte da sua vida, Nazaré, era um lugar por onde circulavam povos de vários lugares do mundo, sem contar que Jesus deve ter viajado bastante durante toda a sua vida.
Nesta reflexão de hoje, fico pensando: se Jesus nascesse nos dias de hoje, será que Ele ficaria feliz em ver a situação como se encontram os templos, as religiões, os pregadores da Sua palavra? Ou será que Ele ficaria triste? Encontraria hipócritas que pregam uma coisa e fazem outra... Que fecham (ao invés de abrirem) as portas do Reino para as pessoas a quem supostamente convertem... Que se acham os donos do Reino e da Verdade e excluem aqueles que não aceitam sua forma de entender as sagradas escrituras... Que criam e impõem regras sem sentido... Que ensinam a seus "convertidos" que eles são melhores que os demais, e têm a preferência de Deus.
Será que Jesus gostaria quando visse que a sua própria Palavra se transformou em motivo de divisão entre os próprios seguidores desta mesma Palavra? Os livros da Bíblia foram escritos durante aproximadamente dois mil anos, por povos de culturas diferentes em épocas diferentes, em línguas que foram sendo modificadas ou extintas ao longo dos anos. Tudo isso dá margem a diferentes interpretações. No entanto, a essência é a mesma. Tudo o que Jesus quer, se resume em AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS, E AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO.
Eu já vi muitas pessoas ficarem tristes com a "conversão" de alguém próximo, para outra religião cristã, pois isso é sinal de que aquela pessoa vai se afastar. Que seus pensamentos ficarão tão diferentes, que vai tornar difícil uma convivência fraterna. Existe contradição maior? O mesmo Deus, o mesmo Jesus, o mesmo ensinamento de amar ao próximo...
A grande maioria dos que trocam de religião é por questão de ACOLHIMENTO. Eles ficariam em qualquer igreja que desse uma boa acolhida. Quantos amigos eu tenho, que sentem falta de algo para completar suas vidas, e que estão esperando que eu as convide para apresentar esse algo novo? Algo que possa ajudar a superar as dificuldades com mais tranqüilidade... Quantos estão à deriva, esperando que alguém ofereça a oportunidade de FAZER PARTE de um grupo de amigos que saiam juntos, se divirtam juntos, e quando encontram essa oportunidade com um grupo diferente do que consideramos como certo, nós ficamos tristes... Os grupos se fortalecem a medida que seus integrantes SE SENTEM PARTE dele e compartilham suas alegrias e angústias, até que se sintam à vontade para trazer novas pessoas a fazerem parte também... Quando uma igreja enche ou se esvazia, é por isso: ACOLHIMENTO. Todos precisam disso para se sentir bem em qualquer lugar.
A mensagem de hoje é para que abramos nossos olhos ao que está claro: não há salvação para quem exclui as pessoas... Portanto, quem quer construir o Reino dos Céus aqui na terra precisa saber acolher, e fazer as pessoas se sentirem parte do grupo. E a melhor forma de fazer isso é incentivando cada um a desenvolver suas potencialidades, e parabenizando todo e qualquer avanço, por mínimo que seja...

jailsonfisio@hotmail.com




MOTIVAÇÃO NO TRABALHO

Max Gehringer responde


PALAVRA DA SEMANA: METICULOSO. Alguém cuidadoso, detalhista, minucioso. E por que tanto zelo assim? Porque “meticulosidade” derivou do latim metus, “medo”. Outro sinônimo de “meticuloso” é “tímido”, cuja origem está no verbo latino timere, “ter medo”.

A empresa em que trabalho dá preferência à contratação de mulheres. E elas já ocupam a maioria dos cargos gerenciais. O que devo fazer, mudar de sexo? - M.L.

Desde 1952, quando Christine (ex-George) Jorgensen passou pela pioneira operação de mudança de sexo, muitos georges se bandearam para a ala das christines, e até hoje nenhum(a) apareceu para reclamar da troca. Portanto, essa pode ser uma opção também para nosso leitor M. (que aí adotaria a inicial F.). Incrível, também, é que a lei que proíbe a discriminação por sexo no trabalho tenha sido escrita pensando na proteção às mulheres e agora possa estar afetando os homens. Mas há um porém. Eu também já ouvi várias vezes a frase “Preferimos contratar mulheres”, ponto. Mas, se a frase continuasse, a seqüência não seria “porque elas são mulheres”, e sim “porque elas são mais eficientes”. Sempre entendi essa preferência de algumas empresas não como uma discriminação prévia em relação ao sexo, mas como uma decisão com base na competência demonstrada. Essa é uma nova realidade. A concorrência feminina não apenas aumentou de tamanho nos últimos anos, como também melhorou muito.

Num processo seletivo de que participei, um dos testes foi de grafologia. Sempre pensei que isso fosse diversão, e não ciência. – J.S.T.

Na verdade, a avaliação psicológica de uma pessoa através da maneira como ela desenha letras nunca foi uma diversão. Mas ainda não ganhou o status de ciência. As opiniões sobre a eficácia da análise grafológica divergem bastante, mas é bem maior o número de profissionais que duvidam de sua real utilidade. De modo geral, as empresas que usam o método em processos seletivos não o consideram eliminatório, preferindo tratá-lo como uma ferramenta analítica adicional. A dica para quem deparar com um teste assim é: escreva como sempre. Se você não sabe o que está sendo avaliado, não adianta mudar a letra.

Sou proprietária de uma loja de vestuário. Sou cuidadosa na seleção dos vendedores, mas o tempo que eles ficam no emprego é de 18 meses, se tanto. Ouço elogios a nosso bom ambiente, mas não consigo reter os funcionários. O que posso fazer? – J.P.

Uma pesquisa. Se você conversar com donos de lojas semelhantes à sua, verá que a situação é igual. Há três motivos para essa alta rotatividade. (1) Salário. Como não há grandes diferenças entre trabalhar numa loja e em outra, uma proposta para ganhar 5% a mais já é atrativa. (2) Pacote de remuneração. Uma empresa pode oferecer mais benefícios do que você, como assistência médica e odontológica. Seriam custos altos demais para seu negócio, mas que não arranham os balanços das empresas. E (3) carreira. Você não tem como acenar com oportunidades de longo prazo para seus vendedores, principalmente aqueles com melhor formação. Tudo isso cria a modalidade do emprego “por enquanto”. Não que isso vá deixá-la feliz da vida, mas os 18 meses que você mencionou se devem ao bom ambiente. Nas lojas que conheço, a média é bem menor.

O pior da crise já passou? – R.G.

Quem dera. Para entender a extensão da crise, é importante prestar atenção ao que nossos governantes dizem. E eles disseram, em ordem cronológica: (a) o Brasil está blindado; (b) pode ser que sejamos levemente afetados; (c) de fato, a crise é mundial e ninguém está livre dela. Nesse ritmo, lá pela letra (f), o discurso ficará indigesto. Se você está empregado, mostre resultados práticos. Seja o melhor entre seus pares. Não é uma garantia de que você manterá o emprego, mas reduz as chances de vir a ser um dos primeiros a perdê-lo se a crise insistir em ficar.




MOMENTO DE REFLEXÃO
 
Conta-se que, quando Maria de Magdala deixou-se penetrar pela mensagem do Suave Rabi da Galiléia, uma onda de questionamentos lhe invadiu a alma.

Ela, a grande pecadora, que buscava o amor de forma equivocada na tentativa de preencher o vazio da alma, diante da proposta de amor que aquele Homem singular lhe apresentava, pôs-se a meditar e sentiu-se uma mulher em escombros.
Num lindo dia, daqueles em que a brisa da primavera traz consigo o perfume das flores para suavizar os caminhos dos que se debatem pelas estradas terrenas, ela travou um diálogo singular com o Messias de Nazaré.
Abriu seu coração ao Amigo, dizendo que era um trapo de mulher e que seria difícil ser aceita , já que cometera tantos desatinos.
Por onde começar, ou recomeçar?
O Mestre, com o olhar sempre compassivo, apontou pela janela um determinado quadro e lhe perguntou: o que vês lá minha filha?
Ela observou o quadro e respondeu: vejo uma casa em ruínas, Senhor.
E então, não vês que ela está recoberta com lindos ramos e flores?
Se Deus lança sobre os escombros de uma casa em ruínas  as formosas buganvilles, o que não lançará sobre um de seus filhos que queira renovar a paisagem íntima?
Naquele instante os olhos de Maria se encheram de lágrimas, sinceramente brotadas das profundezas da alma.
Uma onda diferente lhe invadia a alma agora. Era como se um suave perfume penetrasse sua intimidade abrindo um horizonte novo: a esperança nascia.
Revitalizada pelas palavras do profeta  Nazaré, Maria de Magdala logo deu início à obra de redenção particular.
Entendia agora o que Jesus quis dizer com as flores recobrindo a casa em ruínas. Sentia que era a oportunidade bendita que a misericórdia divina lhe oferecia para refazer os caminhos equivocados.
Passou a atender os sofredores, os desalentados, os mortos-vivos corroídos pela lepra.
Nesse ministério, na medida em que aliviava o sofrimento alheio, deus lhe supria as forças e lhe iluminava a alma ensombrecida.
Foi assim que a mulher equivocada conseguiu superar as dificuldades do caminho, superando-se a si mesma.
Foi assim que Maria de Magdala conseguiu perdoar-se.
Conseguiu empreender a caminhada para a felicidade que Jesus afirmou ser possível a todos, com as palavras: "quem quiser vir após mim, tome a sua cruz, negue-se a si mesmo e siga-me".
Ela negou-se a si mesma, esqueceu as carências e apostou tudo na felicidade que haveria de vir logo mais. E conseguiu seu intento.


Se às vezes você se sentir como se estivesse em escombros, lembre-se da afirmativa de Jesus:
Se Deus recobre com flores perfumadas uma casa em ruínas, o que não lançará sobre um de seus filhos que queira mudar a paisagem íntima?
Deus nos oferece sempre uma nova chance de acerto. Enfeita a nossa vida com as belezas naturais. Permite o perfume das flores, o canto dos pássaros, a amizade sincera, a companhia dos afetos.
A nós só resta a decisão firme de mudar a nossa paisagem interior.
Assim sendo, roguemos a deus que nos sustente as forças e comecemos, sem demora, essa nobre empreitada.




Nenhum comentário:

Postar um comentário