Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 10/08/2012





Sexta-feira, 10 de agosto de 2012

“Sempre imaginei que o paraíso será uma espécie de biblioteca.” (Jorge Luis Borges)




EVANGELHO DE HOJE
Jo 12,24-26


Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se um grão de trigo não for jogado na terra e não morrer, ele continuará a ser apenas um grão. Mas, se morrer, dará muito trigo. Quem ama a sua vida não terá a vida verdadeira; mas quem não se apega à sua vida, neste mundo, ganhará para sempre a vida verdadeira. Quem quiser me servir siga-me; e, onde eu estiver, ali também estará esse meu servo. E o meu Pai honrará todos os que me servem.





MEDITANDO O EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


Se alguém me serve, meu Pai o honrará.
Hoje nós celebramos a festa de S. Lourenço mártir. Ele viveu em Roma, no Séc. III, tempo do imperador Valeriano, um dos mais cruéis perseguidores dos cristãos. Lourenço era diácono e coordenava a assistência aos pobres da diocese de Roma.
O imperador prendeu o papa, Sixto II. Alguns dias após a prisão, o Diácono Lourenço foi visitar o papa. Prevendo seu martírio e coisas piores para a Igreja de Roma, o papa pediu a Lourenço que vendesse todos os cálices e utensílios sagrados, para que não fossem profanados pelos pagãos, e desse o dinheiro aos pobres. Assim fez Lourenço. Dias depois, Sixto II foi decapitado.
Logo em seguida, o imperador ordenou a Lourenço que reunisse todos os tesouros da Igreja e depois o avisasse, para ele fosse pessoalmente buscá-los.
O que Lourenço fez. Reuniu na casa do papa os pobres que a Igreja atendia, e avisou o imperador de que os tesouros da Igreja já estavam reunidos. Sem saber, o imperador veio com suas carruagem, pensando encontrar uma grande fortuna.
Lourenço o recebeu do lado da casa, depois abriu a porta, apontou para os pobres e disse: “Majestade, aqui estão os tesouros da Igreja. Pode levá-los. Aliás, Vossa Majestade os encontra em todas as ruas de Roma, deitados nas calçadas”.
Diante do acinte, o imperador ficou furioso e mandou prender Lourenço. Logo depois foi condenado à morte, e executado com o suplício mais cruel: queimado vivo.
Os soldados fizeram uma grande grelha, tipo churrasqueira, deitaram Lourenço em cima e puseram fogo na lenha.
Lourenço era muito alegre e brincalhão. Movido por uma força especial de Deus, ele disse ao carrasco: “Pode virar-me, deste lado já está assado!” Isso aconteceu dia dez de agosto de ano 258.
Na verdade, quando chamou os pobres de tesouro da Igreja, Lourenço não quis provocar o imperador, mas dizer a verdade. O grande tesouro da Igreja são os pobres. Eles são a maior riqueza das nossas Comunidades, e ao mesmo tempo a sua grande preocupação.
No Evangelho, Jesus nos apresenta a bela comparação do grão de trigo: “Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas se morre, então produz muito fruto”. E ele mesmo explica a comparação: “Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo, conservá-la-á para a vida eterna”.
A nossa vida assemelha-se à semente: para produzir frutos, ela precisa morrer na terra úmida. O cristianismo é uma opção radical por Deus e pelo Evangelho, sacrificando até a própria vida, se necessário for, sabendo que ganharemos outra vida melhor, após a nossa ressurreição. Esta era a fé de S. Vicente, diácono.
Precisamos amar a Deus sobre todas as coisas, inclusive sobre a nossa vida terrena.
Nós pedimos a Maria Santíssima e a S. Vicente que nos ajudem a seguir Jesus, como bons discípulos e discípulas.
Se alguém me serve, meu Pai o honrará.





DICAS DE SAÚDE
Ressaltamos que as Dicas de Saúde enviadas por este Diário, não equivalem a uma receita médica; são apenas "dicas". Os exames preventivos são sempre indispensáveis! Para mais informações consulte o seu médico. 



Como age a acupuntura


Quando a energia está em desequilíbrio, havendo excesso, bloqueio ou insuficiência, não sendo tratada, pode levar à doença clínica. Para a Medicina Chinesa, o desequilíbrio energético ainda não manifestado fisicamente, mas percebido pelos métodos de exame desta Medicina (visando descobrir alterações no fluxo energético) já é considerado doença. É por isto que age também de forma preventiva. Trata o indivíduo como um todo indissolúvel, corpo e mente. A acupuntura é realizada através de finas agulhas, inseridas na pele, que buscam equilibrar o fluxo energético.
 As técnicas de inserção são praticamente indolores. Os chineses há milênios a desenvolvem através de experimentação prática. A ciência ocidental ainda não consegue compreendê-la completamente mas já se sabe que a introdução das agulhas produz liberação de endorfinas. As agulhas são descartáveis? Podem ser individuais ou descartáveis. No primeiro caso, podem ficar na Clínica ou o paciente pode levá-la consigo se o desejar.
O que a acupuntura pode tratar?
Ela não trata doenças e sim doentes. Ë preventiva e curativa. Na China, é utilizada nos hospitais, para tratar inúmeras patologias, em vários ramos da Medicina. Qual o profissional habilitado a praticá-la? Por ser uma ciência milenar, com seus próprios princípios, totalmente distintos da ciência ocidental, a sua prática legal pelos profissionais da saúde, é diferente de um país para o outro. Nos EUA, por exemplo, não é exclusividade da classe médica. No Brasil, por enquanto, é reconhecida como especialidade pelo Conselho de Fisioterapia (CREFITO) e pelo Conselho de Medicina.(CRM).






MOMENTO DE REFLEXÃO


Nossos olhos são seletivos, nós enxergamos o que queremos ver e deixamos de ver o restante, também chamado de ponto cego.
Escolha focalizar o lado melhor, mais bonito, mais vibrante das coisas, assim como um girassol escolhe sempre estar voltado para o sol.
Muitas pessoas vivem se queixando e facilitam a chegada da depressão e é muito fácil encontrar motivos para lamentos.
"Estou de baixo astral porque está chovendo, porque tenho uma conta para pagar, porque não tenho exatamente o dinheiro ou aparência que eu gostaria de ter, porque ainda não fui valorizado, porque ainda não encontrei o amor da minha vida, porque a pessoa que quero não me quer, porque..."
É fácil, muito fácil, pois é só querermos e termos ali, bem pertinho, motivos de sobra para nos agarrarmos e justificarmos a situação.
É claro que existem momentos em que a gente não está bem. Faz parte da vida. Mas, mesmos nesses momentos, devemos buscar, de forma contínua, ter atitudes e iniciativas que possam ir de encontro às coisas boas.
Na natureza, existe uma flor que age dessa forma. O girassol.
O girassol se volta para o sol onde ele estiver. Mesmo que o sol esteja escondido pelas nuvens, lá está o girassol dando costas à obscuridade das sombras e buscando, convicto e decidido, estar sempre de frente para o sol. É esse exemplo que precisamos perseguir, aprendendo a realçar e valorizar tudo de bom que recebemos da vida. Aprender a engrandecer pequenos gestos, positivos, e transformá-los em grandes acontecimentos.
Quando fazemos algo de bom, mesmo que seja a simplicidade de uma pequena ajuda ou de um elogio, coisas que nada custam, mas que geram felicidade para outra pessoas, são momentos de raro proveito que ficam gravados no coração.
O ser humano precisa de beleza. Não da beleza física, mas das coisas belas como um todo. E principalmente da beleza que reside no âmago dos gestos, das pessoas e que são captadas através dos nossos olhos.
Se tivermos a beleza dentro dos nossos corações, ficará muito mais fácil reconhecê-la nos lugares, nas pessoas e nas coisas.
Ela é para nós, uma referência, da mesma forma que sabemos distinguir o bem pela referência que temos do mal.
Para reconhecer a beleza, portanto, é preciso carregar um pouco dela consigo, dentro dos olhos, dentro do coração. Devemos ser como o girassol, que busca o sol, a vitalidade, a força e a beleza.
O cotidiano nos reserva diversos momentos de beleza, e é importante refletir sobre isso. Precisamos enxergá-los com os olhos do coração, para apreciá-los na plenitude.
Apreciar o amor profundo que alguém, em um determinado momento, dirige a você. Apreciar o sorriso luminoso de alegria. Apreciar uma palavra amiga, que vem soar reconfortante, reanimadora. Apreciar a festa dos animais, a alegria e o riso das crianças.
E quando ameaçarmos ficar de novo mal humorados, tristonhos, desanimados, revoltados, que a força do coração nos faça lembrar dos girassóis.
Que nos desvie do caminho equivocado, pois é um verdadeiro equívoco passar os dias sem ver a beleza da vida.

Do livro: Códigos da Vida



Nenhum comentário:

Postar um comentário