Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 27/03/2012




Terça-feira, 27 de março de 2012

"Você quer ser feliz por um instante: vingue-se. Você quer ser feliz para sempre: perdoe."(Tertuliano)



EVANGELHO DE HOJE
Jo 8,21-30


Jesus disse outra vez: Eu vou embora, e vocês vão me procurar, porém morrerão sem o perdão dos seus pecados. Para onde eu vou vocês não podem ir. Os líderes judeus disseram: Ele diz que nós não podemos ir para onde ele vai! Será que ele vai se matar? Jesus continuou: Vocês são daqui debaixo, e eu sou lá de cima. Vocês são deste mundo, mas eu não sou deste mundo. Por isso eu disse que vocês vão morrer sem o perdão dos seus pecados. De fato, morrerão sem o perdão dos seus pecados se não crerem que "EU SOU QUEM SOU". Quem é você? Perguntaram a Jesus. Ele respondeu: Desde o começo eu disse quem sou. Existem muitas coisas a respeito de vocês das quais eu preciso falar e as quais eu preciso julgar. Porém quem me enviou é verdadeiro, e eu digo ao mundo somente o que ele me disse. Eles não entenderam que ele estava falando a respeito do Pai. Por isso Jesus disse: Quando vocês levantarem o Filho do Homem, saberão que "EU SOU QUEM SOU". E saberão também que não faço nada por minha conta, mas falo somente o que o meu Pai me ensinou. Quem me enviou está comigo e não me deixou sozinho, pois faço sempre o que lhe agrada. Quando Jesus disse isso, muitos creram nele.




MEDITANDO O EVANGELHO
Pe. Antônio Queiroz CSsR

Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que eu sou.
Este Evangelho mostra como que o preconceito obscurece a inteligência. Os fariseus não entendiam nada que Jesus falava, ou entendiam errado, sempre contra Jesus. Pensaram até que ele deu a entender que ia se matar! Esse pecado da incredulidade radical vai levá-los ao crime mais cruel: matar o Filho de Deus!
Entretanto, Jesus chama a sua crucifixão de elevação. “Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que eu sou”. Ele será elevado em dois sentidos: na cruz, ficando a um metro e meio do chão, e justamente naquele momento ele será elevado a Rei do Universo, realeza que conquistou com o seu sangue.
Jesus foi-se revelando aos poucos. Primeiro se revelou como água viva e como luz do mundo. Aqui ele diz: “Vós sois daqui de baixo, eu sou do alto”; e revela claramente a sua divindade.
Só neste Evangelho de hoje Jesus usa duas vezes a expressão “eu sou”. Quando Moisés perguntou a Deus qual é o seu nome, Deus respondeu que seu nome é “Eu Sou”. Por isso que os hebreus chamavam a Deus de “Aquele que é”, em hebraico: Javé. Vejamos a pergunta de Moisés:
“Moisés disse a Deus: ‘Mas, se eu for aos israelitas e lhes disser: ‘O Deus de vossos pais enviou-me a vós’, e eles me perguntarem: ‘Qual é o seu nome?’, o que devo responder? Deus disse a Moisés: ‘Eu sou aquele que sou’. E acrescentou: ‘Assim responderás aos israelitas: ‘Eu sou’ envia-me a vós” (Ex 3,13-14). Vemos, então, que, ao se chamar de “eu sou”, Jesus está declarando que é Deus, junto com o Pai e o Espírito Santo.
Jesus “É”, assim como Deus Pai “É”, mas não se confunde com Deus Pai, pois ele disse: “O Pai me enviou”. E fala também: “O testemunho de duas pessoas é digno de fé”.
“Se não acreditais que eu sou, morrereis nos vossos pecados.” Para nós, o pecado não está somente em fazer algo errado. É também pecado quando nos fechamos em nossos critérios humanos e não nos abrimos a outros horizontes, à sabedoria infinita que é Deus.
É aqui que os homens se dividem entre “aqueles que são lá de cima” e “aqueles que são aqui de baixo”. Não há linguagem comum entre eles, e Jesus perderia o tempo em ficar discutindo com eles. A sabedoria divina se manifestará melhor do que com palavras, quando ele morrer na cruz. “Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que eu sou”.
O mesmo acontece com a santa Igreja, em relação àqueles que a caluniam: quando ela se identifica com essa parte da humanidade que é perseguida e marginalizada, então o seu testemunho causa impacto na humanidade, e a salva.
“Enquanto Jesus assim falava, muitos acreditaram nele.” São os que procuravam a verdade. Outros, porém, permaneciam cegos diante dos sinais da identidade messiânica de Jesus. Ele é sinal de contradição; diante de Jesus, os homens têm de se decidir por ele ou contra ele. Essa decisão compromete definitivamente o destino da pessoa. Neste dia da quaresma, Deus nos convida à conversão, antes que seja demasiado tarde.
“Digo-vos com lágrimas: há muitos que andam como inimigos da cruz de Cristo. O seu fim é a perdição; o seu deus é o ventre; as suas glórias, as suas vergonhas. Só aspiram a coisas terrenas” (Fl 3,18s). Por outro lado, quem olha a cruz com fé e com espírito de conversão, como os hebreus olhavam para a serpente de bronze, fica curado do veneno da serpente, alcança a salvação e têm a vida eterna.
Certa vez, um senhor idoso que morava na roça estava indo para a cidade. Ele em cima de um burro e o netinho na frente, puxando o animal.
Passaram dois homens e comentaram entre si: “Um marmanjo desse em cima do burro e a pobre criança a pé!”
O velho escutou. Quando os homens desapareceram na curva, ele disse ao menino: “Filho, venha você aqui e eu vou a pé”.
Logo passaram dois e comentaram: “Engraçado: o velho doente a pé e o moleque a cavalo!”
Quando viravam a curva, o velho falou: “Filho, vamos nós dois em cima do burro”. E assim fizeram.
Dois homens cruzaram com eles e comentaram entre si: “Dois marmanjos nesse burrinho. Como não têm dó do pobre animal!
Quando se distanciaram, o homem disse ao neto: “Filho, vamos nós dois a pé”. Logo passaram uns viajantes e comentaram: “Aqueles dois não são muito certinhos da cabeça. Onde já se viu caminhar a pé, puxando um burro, sem ninguém em cima!”
Quando desapareceram, o homem disse ao neto: “Filho, vamos levar este burro nas costas”. Passaram dois e comentaram: “Olhe lá três burros; dois carregando um!”
Quando estavam sós, os dois largaram o animal e o homem disse ao neto: “Filho, não se importe com o que os outros disserem. Siga a sua opinião”.
A nossa conversão é algo pessoal, entre nós e Deus, e ninguém tem de por o bico. Vivemos numa sociedade eclética, mas para Deus a verdade é uma só, e para nós também.
Graças à Encarnação, o Filho de Deus nos tornou também filhos de Deus e até participantes da natureza divina: “Quando se completou o tempo previsto, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sujeito à Lei, para resgatar os que eram sujeitos à Lei, e todos recebermos a dignidade de filhos. E a prova de que sois filhos é que Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho, que clama: ‘Abbá, Pai!’ Portanto, já não és mais escravo, mas filho. E, se és filho, és também herdeiro. Tudo isso, por graça de Deus” (Gl 4,4-7). Nós agradecemos isso a Deus Pai, a Jesus e a Maria Santíssima que colaborou muito de perto nesta nossa elevação.
Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que eu sou.




VIDA SAUDÁVEL

Site lista 15 dicas de personal trainers de celebridades


Modelos e atrizes têm corpos invejáveis, na maioria das vezes. Elas podem ser chamadas para vestir todos os tipos de roupas a qualquer momento, por isso, precisam estar em forma. As pessoas comuns continuam a desejar rapidamente a forma das estrelas, mas, por vezes, obtêm resultados dramáticos. O site Allure conversou com treinadores das celebridades e separou 15 dicas para alcançar o corpo ideal.

Exercite-se de manhã
"Você aumenta o seu metabolismo para o dia todo", disse Teddy Bass, personal trainner de Cameron Diaz, Christina Applegate e Lucy Liu.

Exercícios aeróbicos por pelo menos 40 minutos
"Uma explosão de 15 minutos é melhor do que nada, mas demora 35 minutos para queimar o açúcar no sangue, antes de o corpo começar a metabolização da gordura", explicou Andie Hecker, personal trainner de Ginnifer Goodwin, Natalie Portman e Kristen Bell.

Não fique obsessiva com o peso
"Você precisa de uma forma para controlar o peso, mas as roupas são os melhores indicadores. Toda semana, prove a mesma calça jeans", aconselhou Ramona Braganza, treinadora de Jessica Alba, Anne Hathaway e Kate Beckinsale.

Não assista TV na esteira ou elíptico
"Você não funciona tão intensamente, o que significa que você queima muito menos calorias", disse Tracy Anderson, personal de Gwyneth Paltrow, Madonna, Jessica Simpson, Jennifer Lopez e Nicole Richie.

Exercite-se todos os dias
"Fazer um pouco de exercício sempre é muito melhor do que fazer um monte de vez em quando", alertou Gunnar Peterson, quem atende Halle Berry, Kim Kardashian e Sofia Vergara.

Reduza o prato
"Eu não gosto de proibir um alimento, porque isso deixa a pessoa com mais vontade dele, só reduz o consumo", disse Teddy Bass.

Trabalhe o seu corpo por completo
"Você queima mais calorias quando trabalha a parte superior e inferior do corpo, ao mesmo tempo. Pular em uma mini cama elástica e mexer os braços, pular corda, e nadar são boas opções", sugeriu Andie Hecker.

Alimente-se
"Abasteça-se 20 minutos antes de um treino com uma barra de proteína. Mas não com uma bebida esportiva ou água de coco depois, pois você estará ingerindo calorias, quando beber água já seria ótimo", disse Tracy Anderson.

Aumente a intensidade
"Você não pode continuar fazendo a mesma série de exercícios ou spinning de 20 minutos e esperar resultados", alertou Teddy Bass.

Evite a dieta líquida
"Não faça sucos diuréticos pois eles não são eficazes, sustentáveis ​​ou saudáveis", disse Harley Pasternak, treinador de Jennifer Hudson, Lady Gaga, Megan Fox e Katy Perry.

Reveja seus objetivos
"Em vez de pular corda por dez minutos, pule cem vezes. Se você medir realização pelo tempo, não há incentivo para aumentar a dificuldade", disse Gunnar Peterson.

Faça uma pausa
"Trabalhar fora cinco dias por semana é ótimo, seis ou sete não é tão bom. Seus músculos realmente reagem melhor quando têm tempo de descanso para se recuperar", afirmou Ramona Braganza.

Caminhe enquanto você fala
"Você está mais propenso a comer quando está sentado do que quando está em movimento", indicou Harley Pasternak.

Mude o treino
"Músculos ficam melhores e fortes mais rapidamente, se você mudar a rotina cada dez dias. O treino demora a fazer efeito no corpo, mas ficar muito tempo sem mudanças o deixa ainda menos eficaz", explicou Tracy Anderson.

Seja ativa o dia inteiro
"Não é somente o que você faz na academia, mas também as demais 23 horas do dia que contam. Suba escadas, estacione longe do destino ou saia para uma caminhada", sugeriu Harley Pasternak.





MOMENTO DE REFLEXÃO

Na busca de motivos para algo que deu errado, nós somos campeões em apontar culpados.
Pena que não paramos para refletir sobre os fatos.
Na maioria das vezes, temos medo de chegar até o verdadeiro culpado, pois quase sempre, o único culpado, somos nós mesmos.
Nós somos responsáveis pelo que plantamos, mas quase sempre, na hora da colheita, queremos "terceirizar o serviço", arrumar uma "besta de carga" que carregue os fardos, que deveriam ir no nosso lombo.
Se a colheita for de bons frutos, fazemos questão de levar os mais doces, se vier com elogios, ainda que falsos, amamos e sorrimos...
Mas, venham com críticas para ver!!!
Viramos bicho, ou nos escondemos, ficamos de mal, juramos até vingança...
Crianças, eternas crianças, que a dor precisa polir e remendar várias vezes, para que a lição seja aprendida de fato.
Não quer mais sofrer?
Então, acostume-se a levar todos os frutos da sua vida, os bons e os maus,  os perfumados e os fedidos, todos no mesmo balaio até a porta da sua casa.
Lá chegando, separe o que presta e o que não presta, examine-se!
Veja o que fez de errado, onde faltou adubo, atenção, dedicação, carinho, amor...
Jogue então na lixeira do tempo o que não serve, entre na sua casa sem este peso, apenas com a experiência de quem aprendeu.
Assim, toda a dor, todos os espinhos, serão suportáveis, passaram mais rápido, e os momentos felizes, serão cada vez mais frequentes.
Esta é uma receita de vida, seu resultado poderá variar de pessoa a pessoa, mas o resultado, quase sempre será um belo bolo.
Eu acredito em você

Paulo Roberto Gaefke  




Nenhum comentário:

Postar um comentário