Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 23/03/2012




Sexta-feira, 23 de março de 2012

“Apesar de todas as dificuldades da vida, meu chão eu fiz de mola. Posso cair todos os dias, o resultado da minha queda é o impulso!”




EVANGELHO DE HOJE
Jo 7,1-2.10.25-30

Depois disso, Jesus começou a andar pela Galiléia; ele não queria andar pela Judéia, pois os líderes judeus dali estavam querendo matá-lo. Aconteceu que a festa dos judeus chamada Festa das Barracas estava perto. Depois que os seus irmãos foram à festa, Jesus também foi, mas fez isso em segredo e não publicamente. Algumas pessoas que moravam em Jerusalém perguntavam: Não é este o homem que estão querendo matar? Vejam! Ele está falando em público, e ninguém diz nada contra ele! Será que as autoridades sabem mesmo que ele é o Messias? No entanto, quando o Messias vier, ninguém saberá de onde ele é; e nós sabemos de onde este homem vem. Quando estava ensinando no pátio do Templo, Jesus disse bem alto: Será que vocês me conhecem mesmo e sabem de onde eu sou? Eu não vim por minha própria conta. Aquele que me enviou é verdadeiro, porém vocês não o conhecem. Mas eu o conheço porque venho dele e fui mandado por ele.Então quiseram prender Jesus, mas ninguém fez isso porque a sua hora ainda não tinha chegado.





MEDITANDO O EVANGELHO
José Machado Filho


Você reconhece Jesus quando encontra com Ele?
O evangelista nos mostra a dificuldade que o ser humano tem para reconhecer Jesus em sua vida, em sua comunidade, em seus semelhantes pobres e sofridos: "mas este, nós sabemos donde é. O Cristo, quando vier, ninguém saberá donde é".
Nossa expectativa é por uma presença marcante e majestosa, quando na realidade Ele está operando em nosso cotidiano, nos pequenos atos que praticamos, nos acontecimentos quase que insignificantes aos nossos olhos. Aguardamos intervenções rápidas e radicais em nossas vidas, quando sua ação é lenta e consistente, conforme nosso acolhimento e fidelidade aos seus ensinamentos. Não valorizamos e manifestamos gratidão a graças rotineiras como nossa saúde física, a oportunidade de trabalho que temos, a harmonia em nossa família, ao dom da vida que é renovada e sustentada em nosso dia a dia. Só damos importância a esses fatores quando enfrentamos alguma dificuldade.
Outra mensagem que o evangelista nos passa é a misericórdia e proteção que Deus garante aos seus filhos "mas ninguém pôs a mão nele, porque ainda não tinha chegado sua hora". Nas horas mais difíceis e angustiosas por que passamos, quando somos fiéis a Deus, não devemos nunca perder a esperança e a certeza da proteção divina que sempre estará presente.

jose.machado@t-systems.com.br






DICAS DE SAÚDE
Ressaltamos que as Dicas de Saúde enviadas por este Diário, não equivalem a uma receita médica; são apenas "dicas". Os exames preventivos são sempre indispensáveis! Para mais informações consulte o seu médico.


Quando os gases se tornam um problema


Arrotar (eructar) é a liberação, em geral ruidosa, do ar contido no esôfago e estômago. Em geral ocorre logo após as refeições, quando o estômago está mais cheio e a transição do esôfago para o estômago está mais relaxada. A flatulência é a liberação, voluntária ou não, de ar contido na porção final do intestino.
 O arroto é um reflexo natural da liberação de gases, quando a pressão no estômago é demasiada. As pessoas podem engolir ar em excesso durante as refeições, ao mascarem chicletes, fumarem, falarem com a boca seca ou em dinâmicas inadequadas de fala x respiração; ao terem o nariz entupido, dormirem com a boca aberta, ao sofrerem de azia, de dificuldade para respirar, de excessiva ansiedade e outras condições. A deglutição excessiva de ar resulta não só em eructação excessiva, como também em distensão e desconforto abdominais, além de flatulência. Calcula-se que um adulto em geral libere de 0,5 a 1,5 litros de gases/dia.
Esse ar provém do que foi engolido e não eructado e, em menor proporção, da natural fermentação das bactérias da flora intestinal do intestino grosso. Mas, falhas alimentares, como consumo excessivo de carne, açúcar, fritura, alimentos muito industrializados e refinados, associadas ao baixo consumo de fibras, alimentos crus e água, irão aumentar vertiginosamente esta produção de gases no intestino grosso. Esta alimentação intoxicante irá desencadear retenção prolongada das fezes, menor volume e fluidez fecal, portanto uma peristalse - os movimentos de mistura e propulsão dos alimentos e das fezes - cada vez mais difícil e lenta. Estudos recentes têm mostrado que alterações do peristaltismo levam a uma deficiente mistura intestinal dos sólidos, líquidos e gases e, assim, os gases separam-se e aparecem como flatulência. Raramente o arroto e a flatulência, isoladamente, sinalizam alguma doença. Casos de eructação associada à dificuldade para engolir, azia, vômitos ou perda de peso devem ser investigados para procura de alterações no esôfago ou estômago. É difícil quantificar o gás eliminado por uma pessoa, portanto, é mais difícil ainda afirmar seu excesso. Certos casos de flatulência excessiva, geralmente acompanhados de diarréia, ocorrem junto com intolerância alimentar, sendo a mais freqüente delas, a intolerância à lactose (do leite animal e seus derivados). Quando a flatulência parecer anormal, em particular quando associada às fezes persistentemente amolecidas ou líquidas, o médico poderá pesquisar e tratar alguma dificuldade de absorção, por exemplo, a do glúten (componente do trigo e alguns outros cereais), conhecida como Doença Celíaca. Entretanto, pessoas com intestinos por demais preso, ou constipadas, também irão apresentar sérias dificuldades para eliminar este excesso de formação de gases.
A dificuldade desta eliminação poderá desencadear inúmeras perturbações não só orgânicas, como também sistêmicas.


O QUE FAZER? Inicialmente deve-se considerar a possibilidade de que os gases estejam sendo causados por ingestão excessiva de ar. Para tanto, deve-se evitar comer muito rápido ou conversando, mascar chiclete, tomar bebidas com gás, fumar e beber com canudo. Por outro lado, a digestão de alguns alimentos pelas bactérias do intestino pode levar a uma maior produção de gás do que outros. A fermentação excessiva no intestino pode ser a partir da lactose (contida no leite e derivados), carnes, excesso de açúcar (mesmo o das frutas) e de feijões (leguminosas). Geralmente o gás derivado da fermentação de vegetais tende a ser inodoro, enquanto aquele resultante da digestão de carnes e laticínios é mal cheiroso.


COMO AJUDAR O ORGANISMO A ELIMINAR OS GASES? A Alimentação Desintoxicante cumpre exatamente o papel de passar novas diretrizes quanto aos hábitos saudáveis que reduzem não só os níveis de intoxicação diária, como também aqueles que elevam a capacidade do organismo para eliminar, com plenitude, todos os seus excretos, entre eles os na forma gasosa. Mas, falando especificamente de gases, podemos abrir um espaço de destaque para 02 alimentos de propriedades carminativas e depurativas, que são o Dente de Leão e o Limão. Também conhecido como amor-dos-homens, taraxaco e alface-de-cão, o dente de leão é uma planta originária da Europa, principalmente de Portugal, mas que se distribui hoje por quase todo o planeta. Dotada de grande rusticidade e vitalidade, é considerada no Brasil uma planta “invasora” de hortas e jardins, pois se adapta bem a vários climas e solos.
Dente de Leão e Limão são plantas usadas desde a antiguidade nas doenças do fígado e rins, excelentes depurativos do sangue e intestinos. Combatem eficientemente os gases intestinais e a prisão de ventre:
1. Carminativos – Eliminam gases
2. Depurativos – Laxativos e Desintoxicantes
3. Antiinflamatórios
4. Alcalinizantes do sangue
5. Diuréticos
6. Hepáticos
7. Anti-hemorrágicos


USO INTERNO . Em saladas com salsa, alho, cenoura, nabo e limão; . Suco verde e desintoxicante: 1 colher de sopa de suco fresco do Dente de Leão diluído em meio copo de água. Tomar durante 4 semanas diariamente em jejum; .
Chá de Dente de Leão (1 colher sopa da erva seca ou 2 colheres de sopa da erva fresca) preparado por infusão em 1 litro de água. Tomar 1 xícara morna logo após as refeições principais; . Para quem tem muitos problemas com gases e constipação pode-se pensar no consumo de 2-3 colheres de café do suco fresco do Dente de Leão diluído com o suco de 1 limão e meio copo de água, logo após as refeições principais. Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para a alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citada a autora e a fonte.
Recomenda-se a leitura na íntegra do livro Alimentação Desintoxicante - editora Alaúde, o que possibilitará a prática desta filosofia de vida com consciência e responsabilidade.

Fonte: www.docelimao.com.br






MOMENTO DE REFLEXÃO

Aqui estão alguns conselhos que Bill Gates recentemente ditou em uma conferência em uma escola secundária sobre 11 coisas que estudantes não Aprenderiam na escola.
Ele fala sobre como a “ política educacional de vida fácil para as crianças”; tem criado uma geração sem conceito da realidade , e como esta política tem levado as Pessoas a falharem em suas vidas posteriores à escola.
Muito conciso, todos esperavam que ele fosse fazer Um Discurso de uma hora ou mais, ele falou por Menos de 5 minutos, foi aplaudido por mais de 10 minutos sem parar, agradeceu e foi embora em seu helicóptero a jato ...

Regra 1- A vida não é fácil acostume-se com isso .

Regra 2- O mundo não está preocupado com a sua auto-estima. O mundo espera que você faça alguma coisa útil por ele ANTES de sentir-se bem com você mesmo.

Regra 3- Você não ganhará R$ 20.000 por mês assim que sair da escola.  Você não será vice-presidente de uma empresa com carro e telefone à disposição, antes que você tenha conseguido comprar seu próprio carro e telefone.

Regra 4- Se você acha seu professor rude, espere até ter um Chefe.  Ele não terá pena de você.

Regra 5- Vender jornal velho ou trabalhar durante as férias não está abaixo da sua posição social.  Seus avós têm uma palavra diferente para isso: eles chamam de oportunidade.

Regra 6- Se você fracassar, não é culpa de seus pais. Então não lamente seus erros, aprenda com eles.

Regra 7- Antes de você nascer, seus pais não eram tão críticos como agora. Eles só ficaram assim por pagar as suas contas, lavar suas roupas e ouvir você dizer que eles são “ridículos".  Então antes de salvar o planeta para a próxima geração querendo consertar os erros da geração dos seus pais, tente limpar seu próprio quarto.

Regra 8- Sua escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim. Em algumas escolas você não repete Mais de ano e tem quantas chances precisar até acertar. Isto não se parece com absolutamente NADA na vida real. Se pisar na bola, está despedido, RUA !!! Faça certo da primeira vez.

Regra 9 -A vida não é dividida em semestres. Você não terá sempre os verões livres e é pouco provável que outros empregados o ajudem a cumprir suas tarefas no fim de cada período.

Regra 10 -Televisão NÃO é vida real. Na vida real, as pessoas têm que deixar o barzinho ou a boate e ir trabalhar .

Regra 11- Seja legal com os CDFs (aqueles estudantes que os demais julgam que são uns babacas). Existe uma grande probabilidade de você vir a trabalhar PARA um deles.

Dono da maior fortuna pessoal do mundo, e da Microsoft, a única empresa que enfrentou e venceu a Big Blue (IBM) desde  a sua fundação em meados de 1900 ... A empresa que construiu o primeiro Cérebro Eletrônico (computador) do mundo: Bill Gates.




Nenhum comentário:

Postar um comentário