Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sábado 24/03/2012




Sábado, 24 de março de 2012


Os filhos são educados como se fossem ficar toda a vida filhos, sem nunca se pensar que eles se tornarão pais (August Strindberg)



EVANGELHO DE HOJE
Jo 7,40-53

Muitas pessoas que ouviram essas palavras afirmavam: De fato, este homem é o Profeta! Outros diziam: Ele é o Messias! E ainda outras pessoas perguntavam: Mas será que o Messias virá da Galiléia? As Escrituras Sagradas dizem que o Messias será descendente de Davi e vai nascer em Belém, onde Davi morou. Então o povo se dividiu por causa dele. Alguns queriam prender Jesus, mas ninguém fez isso. Os guardas voltaram para o lugar onde estavam os chefes dos sacerdotes e os fariseus, e eles perguntaram: Por que vocês não trouxeram aquele homem? Eles responderam: Nunca ninguém falou como ele! Então os fariseus disseram aos guardas: Será que vocês também foram enganados? Por acaso alguma autoridade ou algum fariseu creu nele? Essa gente que não conhece a Lei está amaldiçoada por Deus. Mas Nicodemos, que era um deles e que certa ocasião havia falado com Jesus, disse: De acordo com a nossa Lei não podemos condenar um homem sem ouvi-lo primeiro e descobrir o que ele fez. Por acaso você também é da Galiléia? perguntaram eles. Estude as Escrituras Sagradas e verá que da Galiléia nunca surgiu nenhum profeta.




MEDITANDO O EVANGELHO
Padre Queiroz

Porventura o Messias virá da Galiléia?
Este Evangelho mostra que o povo estava dividido a respeito de Jesus: uns achavam que ele era um profeta, ou até o Messias, e outros objetavam, pelo fato de ele ser galileu. Também a cidade dele era vista com preconceito: “De Nazaré pode sair algo de bom?” (Jo 1,46).
Preconceito, como a própria palavra diz, é um conceito formado antecipadamente, sem maior ponderação ou conhecimento da pessoa, baseado em fatores externos a ela. É um prejulgamento. A pessoa preconceituosa baseia-se nas aparências, e faz já o seu julgamento sobre a pessoa.
Entre nós, há preconceito entre Estados, entre cidades, entre pessoas que têm a pele de outra cor, entre os que têm estudo e os que não têm, até entre os que moram na cidade e os que moram na roça. Quanta gente sofre por causa do preconceito!
Nós cristãos não devíamos ter preconceito de ninguém, pois o batismo nos igualou a todos. “Vós todos sois filhos de Deus... Vós todos que fostes batizados em Cristo, vos revestistes de Cristo... Não há mais judeu ou grego, escravo ou livre, homem ou mulher, pois todos vós sois um só, em Cristo Jesus” (Gl 3,26-28).
O preconceito é um tabu difícil de combater, porque ele cega a pessoa. Veja a resposta que deram a Nicodemos, que tentou combater o preconceito contra Jesus. Nicodemos acabou sendo também atacado: “Também tu és galileu, porventura? Vai estudar...”
O encontro do humano com o divino, na pessoa de Jesus, é paradoxal. É o encontro do relativo com o absoluto, do imperfeito com o perfeito, do limitado com o sem limites. A humanidade nunca entendeu nem entenderá o mistério de Cristo, no qual aconteceu o encontro da humanidade com a divindade. Houve épocas na história em que divinizavam tanto Jesus que sacrificavam a sua humanidade, e houve épocas contrárias, em que humanizavam tanto Jesus que sacrificavam a sua divindade.
Também a Igreja carrega em si esse paradoxo, pois ela é, ao mesmo tempo, humana e divina, santa e pecadora. Há pessoas que querem fazer da Igreja um grande movimento social agindo no mundo. Outro, ao contrário, a espiritualizam demais, distanciando-a da vida humana e do dia a dia das pessoas. Inclusive os que estão à frente da Igreja – bispos, padres, religiosos, lideres leigos – são sempre objeto de críticas: uns querem que eles sejam mais inseridos na sociedade, outros querem que sejam mais separados; uns querem que eles vivam na sacristia, outros querem que eles vivam na rua.
O princípio que obriga a quem usa, pagar, não pode ser lido ao contrário: “quem não paga, não usa”, ou ainda, “quem não pode pagar, não pode usar”. Precisamos criar condições para que os que não têm dinheiro possam também viver dignamente. Economia e vida.
Certa vez, um menino de uns sete anos estava na igreja matriz. Era uma tarde ensolarada. O garotinho ficava na frente dos vitrais, na direção do sol, para ver os santos dos vitrais refletidos na sua roupa. Uma senhora que estava por ali achou a cena engraçada e perguntou ao menino: “O que você está fazendo?” Ele respondeu: “Estou vendo o santo refletido na minha roupa”. A mulher então perguntou: “O que é santo?” Ele disse, apontando para o vitral: “É aquele ali, que deixa a luz do sol passar”.
Ser santo não é ser diferente dos outros. É viver na graça de Deus e deixar que ela ilumine os que estão ao nosso redor. Ser santo é deixar a luz do Sol, que é Deus, passar através de nós e refletir no mundo.
Maria Santíssima viveu numa sociedade que tinha vários preconceitos. Por exemplo, contra a mulher, a qual tinha de ser caseira e não podia nem falar em público. Ela, porém, passou por cima de todos os preconceitos. Que Maria nos ajude a vencer os preconceitos e a entender o seu Filho como ele realmente é: verdadeiro Deus e verdadeiro homem.
Porventura o Messias virá da Galiléia?





CASA, LAR E FAMÍLIA

Dicas que vão facilitar sua vida

1-    Elimine a baba quiabo lavando-o ainda inteiro, seque e adicione um pouco de suco de limão, deixando repousar por 15 minutos. Depois é só cozinhar.
2-    Procure sempre abastecer o carro quando o marcador de combustível acusar, no mínimo, ¼ de tanque. Pode parecer besteira, mas o simples fato de não deixar o tanque secar evita que a sujeira se desprenda das paredes internas do reservatório e acabe indo parar nos bicos injetores. Recomenda-se também retirar o tanque e lavá-lo uma vez ao ano.
3-    Para que o creme chantilly fique mais leve, bata uma clara de ovo com o creme de leite, renderá mais e ficará muito mais leve.
4-    Para retirar adesivos dos vidros dos automóveis jogue com cuidado um pouco de água quente. Puxe o adesivo pelas pontas com o auxílio das unhas ou utensílio para limpeza de panelas de teflon, não utilize facas ou chaves de fenda e objetos metálicos que possam riscar os vidros.
5-    Para apertar corretamente as rodas de seu carro comece a operação não apertando os parafusos de uma só vez. Aperte-os com as mãos, e só depois com a chave de roda.
6-    Rale legumes e frutas sem sujar o ralador cobrindo- o com filme plástico e ralando normalmente.









MOMENTO DE REFLEXÃO

Você pode curtir ser quem você é, do jeito que você for, ou viver infeliz por não ser quem você gostaria.
Você pode assumir sua individualidade, ou reprimir seus talentos e sonhos, tentando ser o que os outros gostariam que você fosse.
Você pode produzir-se e ir se divertir, brincar, cantar e dançar, ou dizer em tom amargo que já passou da idade ou que essas coisas são fúteis, não sérias e bem situadas como você.
Você pode olhar com ternura e respeito para si próprio e para as outras pessoas, ou com aquele olhar de censura, que poda, pune, fere e mata, sem nenhuma consideração para com os desejos, limites e dificuldades de cada um, inclusive os seus.
Você pode amar e deixar-se amar de maneira incondicional, ou ficar se lamentando pela falta de gente à sua volta.
Você pode ouvir o seu coração e viver apaixonadamente ou agir de acordo com o figurino da cabeça, tentando analisar e explicar a vida antes de vivê-la.
Você pode deixá-la como está para ver como é que fica ou com paciência e trabalho conseguir realizar as mudanças necessárias na sua vida e no mundo à sua volta.
Você pode deixar que o medo de perder paralise seus planos ou
partir para a ação com o pouco que tem e muita vontade de ganhar.
Você pode amaldiçoar sua sorte, ou encarar a situação como uma grande oportunidade de crescimento que a Vida lhe oferece.
Você pode mentir para si mesmo, achando desculpas e culpados para todas as suas insatisfações, ou encarar a verdade de que, no fim das contas, sempre você é quem decide o tipo de vida que quer levar.
Você pode escolher o seu destino e, através de ações concretas, caminhar firme em direção a ele, com marchas e contra-marchas, avanços e retrocessos, ou continuar acreditando que ele já estava escrito nas estrelas e nada mais lhe resta a fazer senão sofrer.
Você pode viver o presente que a Vida lhe dá, ou ficar preso a um passado que já acabou-e portanto não há mais nada a fazer, ou a um futuro que ainda não veio –e que portanto não lhe permite fazer nada.
Você pode ficar numa boa, desfrutando o máximo de coisas que você é e possui, ou se acabar de tanta ansiedade e desgosto por não ser ou não possuir tudo o que você gostaria.
Você pode engajar-se no mundo, melhorando a si próprio e, por consequência, melhorando tudo que está à sua volta, ou esperar que o mundo melhore para que então você possa melhorar.
Você pode continuar escravo da preguiça, ou comprometer-se com você mesmo e tomar atitudes necessárias para concretizar o seu Plano de Vida.
Você pode aprender o que ainda não sabe, ou fingir que já sabe tudo e não precisa aprender nada mais.
Você pode ser feliz com a vida como ela é, ou passar todo o seu tempo se lamentando pelo que ela não é.
A escolha é sua.
E o importante, é que você sempre tem escolha.
Pondere bastante ao se decidir, pois é você quem vai carregar - sozinho e sempre –o peso das escolhas que fizer.


Luis Borges


Nenhum comentário:

Postar um comentário