Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Domingo 11/03/2012




Domingo, 11 de março de 2012

“A saudade é a inconfortável esperança de um reencontro.”(Evandro Luiz)





EVANGELHO DE HOJE
Jo 2,13-25


Alguns dias antes da Páscoa dos judeus, Jesus foi até a cidade de Jerusalém. No pátio do Templo encontrou pessoas vendendo bois, ovelhas e pombas; e viu também os que, sentados às suas mesas, trocavam dinheiro para o povo. Então ele fez um chicote de cordas e expulsou toda aquela gente dali e também as ovelhas e os bois. Virou as mesas dos que trocavam dinheiro, e as moedas se espalharam pelo chão. E disse aos que vendiam pombas:
Tirem tudo isto daqui! Parem de fazer da casa do meu Pai um mercado! Então os discípulos dele lembraram das palavras das Escrituras Sagradas que dizem: "O meu amor pela tua casa, ó Deus, queima dentro de mim como fogo."
Aí os líderes judeus perguntaram: Que milagre você pode fazer para nos provar que tem autoridade para fazer isso?
Jesus respondeu: Derrubem este Templo, e eu o construirei de novo em três dias! Eles disseram:
A construção deste Templo levou quarenta e seis anos, e você diz que vai construí-lo de novo em três dias?
Porém o templo do qual Jesus estava falando era o seu próprio corpo. Quando Jesus foi ressuscitado, os seus discípulos lembraram que ele tinha dito isso e então creram nas Escrituras Sagradas e nas palavras dele.
Jesus sabe o que as pessoas pensam. Quando Jesus estava em Jerusalém, durante a Festa da Páscoa, muitos creram nele porque viram os milagres que ele fazia. Mas Jesus não confiava neles, pois os conhecia muito bem. E ninguém precisava falar com ele sobre qualquer pessoa, pois ele sabia o que cada pessoa pensava.






MEDITANDO O EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz

Destruí este templo, e em três dias eu o levantarei.
Este Evangelho narra a expulsão dos vendilhões do Templo. O gesto de Jesus, de expulsar aquele pessoal que estava transformando a casa de Deus em local de comércio, mostra o seu amor a Deus Pai e o zelo em proteger as coisas mais ligadas a ele. Daí a lembrança dos discípulos, da frase que está no Salmo 69,10: "O zelo por tua casa me consumirá". Jesus tomou uma atitude radical – pegar um chicote – que não era seu costume. Fez isso devido ao seu zelo pela casa de Deus.
Nós precisamos zelar pelo bom ambiente da nossa igreja ou capela. Que tudo favoreça a oração: o silêncio, a limpeza, boa ornamentação e decoração... Através desse zelo manifestamos o nosso amor a Deus.
“Estava próxima a Páscoa dos judeus.” É assim que o evangelista João começa a narrar a cena, para nos lembrar que a morte de Jesus aconteceria naquela Páscoa. Jesus foi corajoso; mesmo sabendo do perigo que corria, defendeu com energia a Casa de Deus.
O dinheiro quer dominar a nossa vida e toda a sociedade. É o deus dinheiro que milhões de pessoas adoram. Que isso não aconteça dentro da nossa igreja ou capela!
“Destruí este templo, e em três dias eu o levantarei... Jesus estava falando do Templo do seu corpo.” O novo Templo de Deus é Jesus, em seu corpo sagrado. A Igreja é o Corpo vivo de Cristo presente hoje na terra. O nosso corpo é também, a partir do nosso batismo, tornou-se templo de Deus: “Acaso não sabeis que sois templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá, pois o templo de Deus é santo, e esse templo sois vós” (1Cor 3,16-17). Muitos têm o belo costume de fazer o sinal da cruz quando passam na frente de uma igreja. Mas o corpo de uma pessoa batizada é um templo muito mais sagrado que a construção de tijolos e cimento. Já imaginou se fizéssemos o sinal da cruz cada vez que passamos na frente de uma pessoa batizada? Isso nem é possível. Mas respeitar o próprio corpo e o dos outros é possível.
Mas o pecado nos leva a não zelar da nossa igreja ou capela a não respeitar o corpo vivo de Cristo.
E mais na frente, S. Paulo fala: “Como o corpo é um, embora tenha muitos membros, e como todos os membros do corpo, embora sejam muitos, formam um só corpo, assim também acontece com Cristo. De tato, todos nós, judeus ou gregos, escravos ou livres, fomos batizados num só Espírito, para formarmos um só corpo... Vós todos sois o corpo de Cristo e, individualmente, sois membros desse corpo” (1Cor 12,12-13.27).
É importante zelar pela Igreja viva, que é a Comunidade cristã, porque ela é o referencial de caminho, verdade e vida para o povo, mesmo para os que não a freqüentam. “Se o sal perde seu sabor, com que se salgará?” (Mt 5,13).
Havia uma controvérsia: os samaritanos diziam que o lugar do verdadeiro culto a Deus era o monte Garizin, e os judeus diziam que era o templo de Jeruzalém. Na conversa com a samaritana, Jesus responde que não nem um nem outro: “Os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e verdade” (Jo 4,23). Deus, que é espírito e vida, quer um culto que seja adoração em espírito e verdade, sem vinculação a lugar ou espaço físico. Foi por isso que, quando Jesus morreu, o véu do Templo se rasgou (Cf Lc 23,45).
Os primeiros cristãos não tinham templos, porque estavam conscientes de que o verdadeiro templo é a Assembléia (Ekklesía em grego) dos cristãos reunidos. Mais tarde, os cristãos perceberam que é necessária uma casa de oração, mas sem esquecer que devemos transformar a vida em culto e o culto em vida.
Certa vez, uma catequista estava falando para as crianças sobre o céu. E perguntou para elas onde fica o céu. Um menino de nove anos disse: “Eu sei onde fica o céu”. Todos olharam para ele curiosos.
A catequista perguntou: “Onde fica?” O menino respondeu: “O céu fica numa casa amarela, que tem um portão de ferro e um jardim na frente”.
“Quem que mora nesta casa amarela?” indagou a catequista. O garotinho estranhou a pergunta e disse: “Ora! Eu, minha mãe, meu pai, meus irmãos, tem também um gato e um cachorrinho!”
“Por quê” – insistiu a catequista – “a sua casa é o céu?” O menino disse: “É porque eu sempre escuto a minha mãe falar: A nossa casa é um céu!”
Vamos fazer da nossa casa uma Igreja doméstica, um templo vivo de Deus. Assim ela será uma antecipação do céu.
A cor amarela representa o ouro. Maria Santíssima, na Ladainha, é chamada de Casa de Ouro, porque o seu seio abrigou o Rei do universo, que é representado pelo ouro, o rei dos metais. Que ela nos ajude a zelar pela nossa igreja ou capela.
Destruí este templo, e em três dias eu o levantarei.








VÍDEO DA SEMANA

A corrente do bem.
Um exemplo de como todos deveriam se comportar.








MUNDO ANIMAL



Veterinário ensina como dar banho em cães com segurança em casa



Você não consegue levar seu cachorro ao pet shop, seja por economia, seja por falta de tempo, seja por não ter como transportá-lo até lá? Não importa a razão, saiba que é possível deixar o bichinho tão cheiroso e limpinho dando banho em casa quanto ele ficaria se fosse cuidado por especialistas.
Mas tenha em mente que você precisará tomar certos cuidados para não colocar em risco a saúde do seu cão. Segundo o veterinário Marcelo Espinola, a tarefa pode ser fácil ou difícil – depende do temperamento da sua mascote e da sua paciência.
- Para alguns, a hora do banho em casa acaba até sendo uma diversão. Mas mesmo se o cachorro não ficar bonzinho durante a limpeza, é possível fazer um bom trabalho sem muita complicação.
Você vai precisar de uma toalha limpa, água quente, secador de cabelo e uma área compatível com o tamanho do animal para banhá-lo sem aperto. Pode ser no quintal, no tanque ou até mesmo dentro do banheiro.
- Além disso, usará algodão para tampar os ouvidos do cachorro e mantê-los secos e de produtos de higiene, como xampu. Hoje em dia, a variedade é grande. Há opções até para clarear os pelos branquinhos.
O primeiro passo, segundo Espinola, é tampar os ouvidos do bicho com chumaços de algodão.
- Dê uma torcidinha no algodão e coloque-o na entrada do condutor auditivo. Para cães que ficam muito agitados, a dica é dar um petisco enquanto se coloca o algodão para proteger os ouvidos.
Se não houver jeito, tente tampar as orelhas com as mãos na hora de molhar a cabeça.
- Cães de pelos longos devem ser escovados antes do banho.
Outro cuidado é com a temperatura da água. O veterinário explica que o ideal é deixá-la bem morninha, mesmo nos dias quentes de verão. Se for possível, use uma mangueira para molhar o bichinho – é mais fácil de controlar, ensina Espinola.
- Lave principalmente as regiões que ficam mais sujas, como ao redor da boca, as patas e o rabo. Dá até para usar a esponja de lavar louça [a parte mais macia] para esfregar.
Ao fim do banho, o ideal enxugar com a toalha e, depois, completar o trabalho usando o secador de cabelos.
- Se o cachorro for muito agitado e não aceitar o secador, pode se secar naturalmente. Mas não é o melhor a se fazer, pois, quando a pele fica úmida, há maior risco de contaminação por micoses ou dermatites.






MOMENTO DE REFLEXÃO

Senhor...
Vejo com alegria no horizonte o sol a derramar-se sobre a Terra, anunciando o raiar de um novo dia...
A natureza quieta aos poucos desperta para a vida e eu também me preparo para enfrentar mais um dia de rotina.
Respiro fundo o ar impregnado de perfumes balsâmicos da noite que se finda, e meus pulmões levam ao meu corpo energias alegres e revigorantes, dotando-me o organismo de força e disposição.
Alongo-me brevemente, permitindo que meu carro físico desperte com suavidade, qual máquina preciosa que inicia seu trabalho ao toque manso e inteligente do condutor, para que funcione com precisão durante o correr do dia.
Agora, Jesus amado, que estou desperto e disposto, quero elevar à Ti, antes de mais nada, o meu coração repleto de amor e reconhecimento pela nova oportunidade que me dás hoje, a de despertar no mundo para prosseguir na tarefa que cabe desempenhar e para a qual eu rogo a tua bênção e a tua proteção!
Devo a Ti o calor que me mantêm a vida e por ele eu te agradeço... Devo à Ti o dia, as pessoas, a família, os amigos e o trabalho que me sustenta e enobrece; devo a Ti todas as oportunidades de crescimento e sucesso e por tudo isso eu te agradeço!
Que a tua bênção mantenha ao largo qualquer dificuldade que hoje por ventura possa me assaltar, situando-me sempre na estrada da amizade, do respeito, da misericórdia e da compreensão!
Permita que os bons Espíritos estejam comigo no correr das horas, para que minha presença irradie interruptamente bem estar e confiança, e para que eu possa cumprir minhas obrigações com jovialidade e competência.
Abençoa meus familiares, a todos eles, os que estão comigo e os que já se foram, próximos ou não; abençoa meus vizinhos, que são quase parentela e aos quais devo bondade e consideração; abençoa os meus amigos, estejam onde estiverem; abençoa meus colegas de trabalho, meus chefes e meus subalternos e abençoa também aos meus inimigos ou adversários, pedindo desculpas de antemão por qualquer gesto meu que possa ter desencadeado a antipatia que hoje impede nossa amizade ou a convivência mais fraterna...
Derrama sobre todos nós, Senhor, a Tua imensa misericórdia, para que unidos numa mesma doce vibração, iniciemos este novo dia com otimismo, esperança, alegria e fé!
Assim seja!




Clique aqui para fazer seus comentários 
ou inscrever-se e receber nossos Diários 
em sua caixa de e-mail.


TAGS: EVANGELHO, LITURGIA DIÁRIA, COMENTÁRIO DO EVANGELHO DO DIA, REFLEXÕES DO EVANGELHO DO DIA, MOTIVAÇÃO NO TRABALHO, VIDA SAUDÁVEL, CURIOSIDADES, MEIO AMBIENTE, DICAS DE SAÚDE, CASA,LAR,FAMÍLIA, VÍDEOS, MUNDO ANIMAL.






Nenhum comentário:

Postar um comentário