Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 21/03/2012





Quarta-feira, 21 de março de 2012


“Viver é enfrentar um problema atrás do outro. O modo como você o encara é que faz a diferença.”





EVANGELHO DE HOJE
Jo 5,17-30


Então Jesus disse a eles: O meu Pai trabalha até agora, e eu também trabalho. E, porque ele disse isso, os líderes judeus ficaram ainda com mais vontade de matá-lo. Pois, além de não obedecer à lei do sábado, ele afirmava que Deus era o seu próprio Pai, fazendo-se assim igual a Deus.Então Jesus disse a eles: Eu afirmo a vocês que isto é verdade: o Filho não pode fazer nada por sua própria conta, pois ele só faz o que vê o Pai fazer. Tudo o que o Pai faz o Filho faz também, pois o Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que está fazendo. E vai mostrar a ele coisas ainda maiores do que essas, e vocês vão ficar admirados. Porque, assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá vida, assim também o Filho dá vida aos que ele quer. O Pai não julga ninguém, mas deu ao Filho todo o poder para julgar a fim de que todos respeitem o Filho, assim como respeitam o Pai. Quem não respeita o Filho também não respeita o Pai, que o enviou. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem ouve as minhas palavras e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não será julgado, mas já passou da morte para a vida. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: vem a hora, e ela já chegou, em que os mortos vão ouvir a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão. Assim como o Pai é a fonte da vida, assim também fez o Filho ser a fonte da vida. E ele deu ao Filho autoridade para julgar, pois ele é o Filho do Homem. Não fiquem admirados por causa disso, pois está chegando a hora em que todos os mortos ouvirão a voz do Filho do Homem e sairão das suas sepulturas. Aqueles que fizeram o bem vão ressuscitar e viver, e aqueles que fizeram o mal vão ressuscitar e ser.




MEDITANDO O EVANGELHO
Pe. Antônio Queiroz CSsR


Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho também o faz.
Neste Evangelho, Jesus responde aos que o criticavam porque, segundo eles, violara o sábado curando o paralítico da piscina de Betesda. Na resposta, Jesus acrescenta mais um motivo ao escândalo, chamando a Deus de seu Pai e fazendo-se igual a Deus: “Meu Pai trabalha sempre e eu também trabalho... O que faz o Pai, o Filho faz igualmente, pois o Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que faz”. O Evangelho é um ótimo tratado sobre a união hipostática, isto é, sobre a união, na pessoa de Jesus, da natureza divina com a humana.
Segundo o Gênesis, Deus descansou ao sétimo dia, depois de completar a criação. Daí a instituição judaica do sabbat, que significa descanso. Mas o seu repouso não foi inatividade, mas manutenção da vida de tudo o que criou. Do mesmo modo, Jesus dá saúde e vida, inclusive ao sábado, porque ele é o senhor do sábado, que foi instituído para o homem, e não o homem para o sábado.
A obra principal de Jesus é revelar o amor que Deus tem ao homem e transmitir-lhe a vida divina. E ele a faz porque tem poder para isso. Esse amor de Deus cria vida, transforma e regenera. Experimenta-lo é passar da morte para a vida, isto é, a vida eterna. Por isso que Jesus disse: “Quem ouve a minha palavra e acredita naquele que me enviou, possui a vida eterna e não será condenado, porque passou da morte para a vida”.
Deus se comunica com o homem, como faz todo mundo, através da linguagem. E a Palavra de Deus é Cristo. Aí está o motivo da Encarnação. Em Cristo, Deus Pai mostrou-nos o seu rosto. Assim, Jesus salva a humanidade a partir de dentro dela, como homem que é.
O principal anúncio de Jesus como Palavra de Deus foi a Boa Notícia da salvação. Através de parábolas, ele nos falou do Reino de Deus, que é o caminho para a salvação.
Deus continua transmitindo a sua Palavra hoje, através da Igreja, una, santa, católica e apostólica. É a Encarnação da Palavra de Deus estendida a todos os tempos e lugares.
Deus sempre procurou dar-nos a vida, e o fez principalmente através da ressurreição. Ressuscitar, para os que crêem, é levantar-se para começar uma vida nova. A ressurreição parte do poder e do amor do Pai e do Filho, no Espírito Santo.
O principal trabalho de Deus no mundo é zelar pela vida humana. Foi para isso que ele fez, para o homem morar, uma casa, a terra, e o jardim o universo.
“Não podeis servir a Deus e ao dinheiro”. Nós não podemos agradar a dois senhores, nem ficar em cima do muro. A exemplo de Jesus, o nosso compromisso é com a vida.
Certa vez, na Europa, na noite do Natal, aconteceu o seguinte fato: Estava muito frio e caía muita neve, junto com rajadas de vento. De repente, o dono da casa ouviu um barulho no vidro da janela. Era um passarinho que tentava entrar a fim de não morrer no frio, já que a casa estava aquecida. Várias vezes ele voou, bateu no vidro e caiu no chão. O homem ficou com dó. Abriu a janela, mas ao ver o homem o pássaro não entrou. O senhor foi lá fora, tentou pegá-lo, mas ele fugia. Tinha medo.
Naquele momento lhe veio um enorme desejo de se tornar um pássaro. Assim, não só aquele, mas todas as aves que estavam por ali, não teriam medo dele e seriam protegidas da tempestade. Nesse momento, tocou o sino da igreja convidando todos para Missa do Galo. Ó noite feliz, noite abençoada!
O que aquele homem não conseguiu, Deus o fez: tornou-se um de nós para nos proteger da grande tempestade em que a humanidade havia mergulhado.
Moisés sentiu medo de Deus, o que não aconteceu com os Apóstolos que conviveram com Jesus. Isso por causa da Encarnação.
Agradecemos a Maria Santíssima ter sido o grande instrumento de Deus para que acontecesse a Encarnação. Que ela nos ajude a entender quem é Jesus e a amá-lo, do jeito que ela o amou.
Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho também o faz.






CURIOSIDADES


Por que as chamas têm cores diferentes?

As chamas adquirem cores de acordo com a sua temperatura. O poder calórico (PC) do material queimado é que determina a temperatura da chama. As chamas azuis são as mais quentes e as amarelas são as mais frias.


Por que colocamos a mesma quantidade de ar, em libras, em um pneu de automóvel e de bicicleta se o tamanho deles é tão diferente?

Em primeiro lugar, é importante deixar claro que os pneus de carros e bicicletas não recebem a mesma quantidade de ar. Alguns modelos poderiam, sim, receber a mesma pressão em libras, mas em diferentes quantidades de ar (proporcionais a seu tamanho e a seu volume). Os carros precisam de cerca de 26 libras nos pneus, ao passo que existem modelos de bicicleta (como algumas mountain bikes) que precisam de até 60 libras na calibragem.


Por que o choque de dois corpos provoca som?

O músico e engenheiro eletrônico Fernando Fioravanti explica que o choque entre dois corpos quaisquer provoca sempre uma vibração e que, de acordo com sua frequência, essa vibração gera ondas sonoras. "Ao atingir os tímpanos, estas ondas provocam uma vibração na mesma frequência, fazendo com que escutemos algo", detalha. Fioravante conclui que o som nada mais é do que um deslocamento de ar provocado por vibrações.


Por que o leite, ao ferver, se expande e sobe, e a água não?

Na realidade, o leite não se expande. O aquecimento faz com que a água contida nele ferva e evapore.
"Quando isso acontece, ela leva consigo proteínas do leite que possuem baixo peso molecular e estão na camada mais superficial do líquido - assim, elas acabam transbordando", explica Itajar Lamego, técnico da Parmalat.


Por que o líquido dentro de um copo não derrama quando uma aeronave se inclina?

Em uma manobra bem feita, ocorre um equilíbrio entre a velocidade do avião, a gravidade e a força centrífuga (que impele as asas para dentro ou para fora da curva). Nestas condições, poderia até ser feito um looping (giro de 360 graus) sem o líquido cair do copo. O princípio é o mesmo que mantém uma pessoa segura em uma montanha-russa, mesmo virando de cabeça para baixo.


Por que o sal some na água?

O sal não some na água, mas se dissolve, passando a compor uma solução aquosa ionizada, capaz de conduzir corrente elétrica. “Se a água evaporar, passamos a ter novamente os cristais de sal”, explica a professora de química Chamssi Hinniger, do Colégio Assumpção.





MOMENTO DE REFLEXÃO


É melhor o imperfeito feito, que o perfeito não feito.
Se os únicos aviões que pudessem voar fossem aqueles capazes de fazer um voo perfeito, nenhum veículo aéreo jamais sairia do solo.
Todo avião sai da rota e tem que ser corrigido, o tempo todo.
O voo perfeito não existe nem nos melhores simuladores.
Se os únicos bebês que pudessem nascer fossem aqueles geneticamente perfeitos, morreríamos todos em poucos segundos.
A civilização humana seria varrida da Terra; somos altamente adaptáveis, mas não perfeitos.
Se apenas os computadores perfeitos pudessem ser vendidos, ainda estaríamos usando ábacos ou pedrinhas na areia, para fazer contas.
E você não estaria lendo esse meu texto, em seu computador imperfeito.
A perfeição, portanto, é um conceito abstrato totalmente inatingível por qualquer criatura viva.
Qualquer pessoa que tenha absoluta certeza de ter feito algo perfeito, provavelmente tem uma capacidade de avaliação crítica muito imperfeita, pois acredita que o que realizou não pode ser melhorado por outros.
Tudo o que nós fazemos pode ser melhorado.
Sempre.
Pessoas que querem fazer só aquilo que for perfeito, não fazem coisa alguma.
Claro que devemos tentar atingir a perfeição, desde que tenhamos na mente que ela é inatingível.
É como a frase que diz: "aponte para as estrelas... e você poderá atingir a lua".
Temos que mirar alto, mas aceitar que a mira é menos importante do que o alvo real.
E o alvo real tem que ser terminar o que você começou.
O alvo real é produzir o que você se propôs a produzir.
O alvo real é realizar a ideia, o conceito, o projeto.
Milhões de pessoas perdem tempo inestimável de vida, "dourando o ouro e polindo a prata", isto é, pensando tanto em como seu projeto, proposta, ideia, invenção, casamento, filhos, pais, países, escolas, amigos, livros, casas... tem que ser perfeitos que, no final, o projeto não sai perfeito, nem imperfeito.
Simplesmente, não sai.
É melhor o imperfeito feito que o perfeito não feito.
Sempre. Porque quando você faz algo imperfeito, você já sabe qual ponto deve ser corrigido e melhorado, da próxima vez.
É MELHOR O IMPERFEITO FEITO, QUE O PERFEITO NÃO FEITO.
Assim, você vai indo em direção à perfeição usando a técnica das aproximações sucessivas.
O velho sistema de erro-e-acerto.
Mas, você só pode melhorar aquilo que já existe.
Por isso, primeiro faça a coisa existir, depois você fica livre para pegar aquilo que já existe, e melhorar.
Não caia no conto da perfeição.
Apenas faça agora aquilo que tem que ser feito.
Mesmo que o resultado seja imperfeito. Porque, como eu sempre digo, é melhor o imperfeito feito que o perfeito não feito.

A. Novak.


MENTÁRIO DO EVANGELHO DO DIA, REFLEXÕES DO EVANGELHO DO DIA, MOTIVAÇÃO NO TRABALHO, VIDA SAUDÁVEL, CURIOSIDADES, MEIO AMBIENTE, DICAS DE SAÚDE, CASA,LAR,FAMÍLIA, VÍDEOS, MUNDO ANIMAL.




Nenhum comentário:

Postar um comentário