Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Domingo 25/03/2012




Domingo, 25 de março de 2012

“A felicidade é um estado de ânimo; não somos felizes até que decidamos sê-lo.”




EVANGELHO DE HOJE
Jo 12,20-33

Entre o povo que tinha ido a Jerusalém para tomar parte na festa, estavam alguns não-judeus. Eles foram falar com Filipe, que era da cidade de Betsaida, na Galiléia, e pediram: Senhor, queremos ver Jesus. Filipe foi dizer isso a André, e os dois foram falar com Jesus. Então ele respondeu: Chegou a hora de ser revelada a natureza divina do Filho do Homem. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se um grão de trigo não for jogado na terra e não morrer, ele continuará a ser apenas um grão. Mas, se morrer, dará muito trigo. Quem ama a sua vida não terá a vida verdadeira; mas quem não se apega à sua vida, neste mundo, ganhará para sempre a vida verdadeira.Quem quiser me servir siga-me; e, onde eu estiver, ali também estará esse meu servo. E o meu Pai honrará todos os que me servem. Jesus continuou: Agora estou sentindo uma grande aflição. O que é que vou dizer? Será que vou dizer: Pai, livra-me desta hora de sofrimento? Não! Pois foi para passar por esta hora que eu vim. Pai, revela a tua presença gloriosa!
Então do céu veio uma voz, que dizia: Eu já a revelei e a revelarei de novo. A multidão que estava ali ouviu a voz e dizia que era um trovão. Outros afirmavam que um anjo tinha falado com Jesus. Mas ele disse: Não foi por minha causa que veio esta voz, mas por causa de vocês. Chegou a hora de este mundo ser julgado, e aquele que manda nele será expulso. E, quando eu for levantado da terra, atrairei todas as pessoas para mim. Ele dizia isso para indicar de que maneira ia morrer.




MEDITANDO O EVANGELHO
Padre Queiroz

Se o grão de trigo cair na terra e morrer, produzirá muito fruto.
Este Evangelho narra que, durante a festa em Jerusalém, um grupo de peregrinos gregos aproximou-se de Filipe e disse que queriam ver Jesus. Quando recebeu o recado, Jesus fez esta bela comparação do grão de trigo. Foi justamente durante esta festa que ele foi condenado e morreu.
O sentido é claro: quem quer, de coração aberto, aproximar-se de Jesus, vai se tornar como o grão de trigo, isto é, como qualquer semente: a exemplo de Jesus, vai morrer para produzir muitos frutos.
Foi uma forma de preparar os peregrinos para o que ia acontecer no final da novena: a morte de Jesus. Preparar não só os peregrinos, mas a nós que acreditamos em Jesus. Logo após a comparação, Jesus disse a mesma coisa, sem nenhuma parábola: “Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo, conservá-la-á para a vida eterna”. O cristianismo não é água com açúcar, mas uma religião radical, até paradoxal: só vive quem topa morrer.
O caminho de Jesus é o nosso caminho. A sorte de Jesus é a nossa sorte. E não há outro jeito de chegar ao Céu nem de colaborar na construção do Reino de Deus.
“Se alguém me segue, onde eu estou ele estará também... E meu Pai o honrará”. O Pai vai honrar o discípulo de Jesus com a ressurreição e fazendo-o dar muito fruto.
“Sinto-me angustiado. E que direi? Pai, livra-me desta hora? Mas foi precisamente para esta hora que eu vim!” Dias depois, no Jardim das Oliveiras, tocado pela iminência das torturas e da morte, Jesus dirá: “Meu Pai, se possível, que este cálice passe de mim. Contudo, não seja feito como eu quero, mas como tu queres” (Mt 26,39). Aqui a angústia chegou ao extremo, ou melhor, chegará ao extremo na cruz, quando ele dirá: “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?” (Mt 27,46; Mc 15,34). A cruz é cruz mesmo! Ninguém escolhe o tipo de cruz que vai carregar, nem Jesus escolheu. Mas atrás dela brilham raios de luz, que é a ressurreição.
Nenhum cristão quer sofrer ou procura sofrimento. O que queremos é amar, e amar sempre, a Deus e ao próximo. Por isso que passamos pela cruz. Aí está resumido o mistério da vida cristã: pela dor chega à alegria, pela humilhação chega à glória, pela morte chega à ressurreição. Tudo por causa do amor assumido e vivido, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na morte e na vida.
É bom lembrar que foram as palavras desses peregrinos gregos que a Igreja no Brasil tomou como lema do projeto de evangelização dos anos 2004 a 2007. O lema era: “Queremos ver Jesus, caminho, verdade e vida”.
Santo Atanásio viveu no séc. IV e foi bispo de Alexandria, no Egito. Surgiu na época uma seita religiosa chamada arianismo. Os arianos diziam que Jesus não era Deus, mas apenas filho de Deus. A seita cresceu tanto, que o Papa convocou o Concílio de Nicéia, que elaborou o nosso Credo Niceno-constantinopolitano, no qual afirmamos que Jesus é “Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado não criado, consubstancial ao Pai”.
Como Atanásio teve grande influência no Concílio, os arianos declararam guerra contra ele. E, para complicar, a heresia contava com o apoio do poder político, econômico e militar de Alexandria. A perseguição ia desde baixas calúnias até ameaças de morte.
Cinco vezes, Dom Atanásio teve de fugir para o deserto, onde passava meses escondido.
Nos seus últimos cinco anos de vida, ele passava o dia escondido dentro de um túmulo do cemitério, e à noite governava a diocese.
Com Santo Atanásio aconteceu um fato curioso. Como ele foi sepultado na catedral, quando morreu, saiu do cemitério!
Nós admiramos Santo Atanásio e até hoje veneramos a sua memória. Com ele aconteceu exatamente o que disse Jesus: Se o grão de trigo cair na terra e morrer, produzirá muito fruto.
Quem perseverar e passar pela crise do grão de trigo jogado na terra úmida, dará muitos frutos, como deu Jesus, Maria e Atanásio.
Se o grão de trigo cair na terra e morrer, produzirá muito fruto.




MUNDO ANIMAL

Como criar um canário feliz e saudável


Por volta de 1700, uma ave verde-acinzentada foi capturada e levada das Ilhas Canárias, na costa africana, para a Europa. As mutações nas linhagens seguintes resultaram na grande variação de canários hoje existente. Para quem pretende ter um mascote como esse na família, vai a dica: a Federação Ornitológica do Brasil, a FOB, que orienta a criação e a reprodução aviárias aqui no país, disponibiliza um guia com as principais dicas para garantir uma vida tranquila a esses cantores da natureza. Os cuidados são bem diferentes dos dispensados a outros pets. “As idas ao veterinário, por exemplo, só são necessárias se houver algum problema com a ave”, explica Guido Nardi Neto.

1. Na hora de escolher o canário
Preste atenção se sua barriga não tem manchas e se ele está cantando, no caso dos machos, ou comendo bem, no caso das fêmeas. Esses sinais indicam que o bicho é mesmo saudável.

2. Quando for comprar a gaiola
Procure as de arame galvanizado, material protegido contra corrosão. Use papel absorvente para forrá-la, como folhas de jornal, e troque em dias alternados.

3. Acessórios ideais para a ave
Leve em conta a praticidade. Comedouros e bebedouros de plásticos em meia-lua, que ficam no exterior da gaiola, dão conta do recado e são fáceis de ser higienizados.

4. Onde deixá-lo em casa
Prefira um cômodo amplo e com janelas voltadas para o sol nascente. Uma fresta é suficiente para garantir a circulação de ar e prevenir problemas respiratórios.

5. Ao preparar as suas refeições
Aposte na farinhada com ovo cozido e em verduras como almeirão, chicória e couve. Além disso, coloque no cardápio sementes como o alpiste, a aveia sem casca e o níger.

A ficha do pássaro

Veja as informações básicas sobre esse pequeno que adora cantarolar:
Idade: pode viver até 15 anos
Tamanho: entre 10,5 e 23 centímetros
Raças: as autoridades brasileiras liberam a criação de todas as espécies
Preço: por volta de R$50


Fonte: MdeMulher - Autor: Caroline Randmer





MOMENTO DE REFLEXÃO

Conta-se que um monge havia ficado em reclusão durante 20 anos em mosteiro na Índia, vivendo apenas para meditar, trabalhar, ler escrituras sagradas com o intuito de alcançar a iluminação.
Após completar 20 anos de reclusão, o monge achou que havia atingido a iluminação e saiu dizendo a todas as pessoas que encontrava pelo caminho que Deus estava em tudo, nas árvores, nos animais, na terra, no céu, nas pessoas.
O monge em estado de êxtase, foi em direção à cidade com intenção de falar para o maior número de pessoas que Deus estava em tudo.
Ao se encaminhar para o mercado, surge de repente, um enorme elefante desgovernado correndo em sua direção, mas o monge ficou parado afirmando para as pessoas que Deus estava em tudo e também estava elefante, por isso ele não lhe faria nenhum mal.
As pessoas que estavam no Mercado gritavam para que ele saísse do caminho do elefante, mas ele permaneceu indiferente, dizendo que Deus estava no elefante por isso não corria nenhum perigo.
O dono do elefante, que estava em cima do animal desgovernado, também gritava para que o monge saísse do caminho, mas o monge não deu ouvidos e permaneceu parado.
Nesse instante o animal que vinha em grande velocidade atropelou-o e deixou-o todo machucado.
O monge foi levado ao médico e após voltar a si começou a se lamentar com a enfermeira:

- Puxa que lástima, acabei de perder 20 anos da minha vida.
Passei 20 anos estudando, trabalhando, lendo escrituras sagradas com intenção de alcançar a iluminação e quando achei que havia compreendido que Deus estava em todas as coisas um acidente horrível aconteceu comigo.
Eu achava que Deus estava em tudo, principalmente naquele elefante, mas veja só o que ele me fez.
Estou desiludido, pois perdi 20 anos da minha vida ao acreditar que Deus estava em todas as coisas.
A enfermeira que ouvia tudo atentamente o interrompeu e disse.:
 - Eu até que entendo sua dor, pois sei do fato ocorrido, mas se você parar para pensar um pouco vai chegar a conclusão de que a situação é um pouco diferente do que você está dizendo.
O monge intrigado perguntou a enfermeira:
- Mas como?
Essa eu não entendi, me explique melhor o que está querendo dizer.
A enfermeira continuou:
- Se você colocar a mão na consciência vai acabar percebendo que Deus está em tudo você é que não soube perceber esse fato no momento em que o incidente ocorreu.
O monge ainda intrigado perguntou:
- Mas como?
Isso que você está dizendo é um absurdo!
A enfermeira calmamente disse:
- Deus estava presente naquelas pessoas que estavam no mercado e gritavam para que você saísse do caminho;
Deus também estava presente no dono do Elefante que dizia para você sair da frente.
Deus estava presente dizendo para você sair do caminho do elefante naquele momento, mas você não soube escutá-lo.
Nesse momento o monge compreendeu que Deus realmente estava em tudo e alcançou a iluminação.

http://www.metaforas.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário