Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sábado 03/03/2012




Sábado, 03 de março de 2012


“Só uma pessoa no mundo deseja sentir saudade: aquela que nunca amou.”




EVANGELHO DE HOJE
Mt 5,43-48


Vocês ouviram o que foi dito: "Ame os seus amigos e odeie os seus inimigos." Mas eu lhes digo: amem os seus inimigos e orem pelos que perseguem vocês, para que vocês se tornem filhos do Pai de vocês, que está no céu. Porque ele faz com que o sol brilhe sobre os bons e sobre os maus e dá chuvas tanto para os que fazem o bem como para os que fazem o mal. Se vocês amam somente aqueles que os amam, por que esperam que Deus lhes dê alguma recompensa? Até os cobradores de impostos amam as pessoas que os amam! Se vocês falam somente com os seus amigos, o que é que estão fazendo de mais? Até os pagãos fazem isso! Portanto, sejam perfeitos, assim como é perfeito o Pai de vocês, que está no céu.






MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade

Bom dia!
A mensagem do monte teria um tremendo impacto se fosse aplicada em nosso meio. O que seria o mundo se Israel parasse de atacar a faixa de Gaza ou se os Talibãs esquecessem a guerra religiosa contra o ocidente?
Pensamos muito no MACRO, mas o que ela (a palavra) pode fazer num MICRO mundo chamado PESSOA? O que aconteceria se cada um se empenhasse de todo coração de toda sua alma como foi sugerido por Jesus em outro momento? Creio eu que o mundo mudaria.
“(…) Respondeu Jesus: Amarás o Senhor teu Deus de todo teu coração, de toda tua alma e de todo teu espírito (Dt 6,5)”. (Mateus 22, 37)
Uma questão: Será que fazer o bem, sem nada querer em troca, passou a ser uma virtude de poucos abnegados que o mundo prefere chamar de TOLOS?
Certa vez um grande homem chamado Ghandi deparou-se com algo extraordinário. Conheceu a história, e bem mais que isso, os ensinamentos de um Jovem Galileu que propunha uma mudança radical no paradigma de como viver e de viver numa determinada época. Ouviu que o mundo mudaria através da transformação, chamada conversão, de única pessoa. Talvez o franzino homem indú tenha dado mais valor a mensagem do monte que nós mesmos.
Se eu mudar hoje talvez o mundo não mude de imediato, mas a conseqüência da minha transformação será análoga a ação de uma pequena pedra no lago, que ao produzir impacto, transforma o seu redor em ondas que poderão fazer mover quem vive a vida pairando na superfície, ou seria melhor dizer, já resignado com que vê, ouve e constata.
Minha ação será pequena se eu pensar no MACRO? Ao lembrar agora de uma antiga fábula ou conto de sabedoria, me fez meditar: a estrelinha do mar que voltou para o oceano, lançada por aquele que a escolheu entre tantas outras, mudará o mundo?
“(…) Todas essas coisas se regozijam com as ordens do Senhor, e mantêm-se prontas sobre a terra para servir oportunamente, e, chegando o tempo, não omitirão uma só de suas palavras. Por isso, desde o princípio estou firme em minhas idéias; refleti e as escrevi. Todas as obras do Senhor são boas; ele põe cada coisa em prática quando chega o tempo. NÃO HÁ RAZÃO PARA DIZER: ISTO É PIOR DO QUE AQUILO, PORQUE TODAS AS COISAS SERÃO ACHADAS BOAS A SEU TEMPO” (Salmo 39, 37-40)
Num contexto sócio-político, o que esperar de alguém que não mede esforços para se eleger num cargo eletivo? Como não se lembrar das pessoas que após eleitas tomam conta apenas dos seus (e principalmente dos SEUS interesses) amigos? Como deitam na suas camas ao saber que milhões ficaram sem merenda porque não votei a favor de uma emenda que não foi proposta por meu partido?
Creio eu que se votássemos num candidato que não me oferecesse nada em troca (um favor, um cargo, uma ajuda) e sim propostas, trabalho e honestidade teríamos mais chance de ver menos gente nas ruas ou morando em favelas. Agora de repente entendo o porquê uma atitude MICRO pode mudar o paradigma de uma MACRO.
Pensando somente nos MEUS não mudamos a vida dos SEUS e tão pouca a DELES.
“(…) Portanto, sejam perfeitos, assim como é perfeito o Pai de vocês, que está no céu”.
Um imenso abraço fraterno!







CASA, LAR E FAMÍLIA

Dicas econômicas: controle suas contas
Por Mário Sérgio Fernandez Sallorenzo  

1- Controle suas contas.
Controle os pequenos gastos, também.

2- Use o cartão de crédito apenas como cartão de compra.
Pague a fatura integralmente na data do vencimento (ponha em débito automático para não esquecer).
Não se financie com o cartão. Os juros são os mais elevados. Talvez percam para os dos agiotas (pessoas físicas).

3- Não se financie com o cheque especial.
Se for preciso (inevitável) usar o cheque especial, procure cobrir o saldo negativo o mais rápido possível. Depois dos juros do cartão, são os mais elevados.

4- Não pegue dinheiro em financeiras de "ponta de rua". Os juros são extorsivos.
Não permita que seja feito desconto em sua folha de pagamento por essas financeiras.

5- Quanto mais facilmente você pega um empréstimo ou compra a prazo, maior o risco do emprestador e, daí, os juros.
Os juros podem ficar elevados quando a demanda por crédito for muito elevada.

6- Se você já está endividado em cartão de crédito e cheque especial:
a) Procure a instituição financeira e procure negociar o valor do débito e o prazo para sua quitação. É possível alguma negociação, porque quem cobra juros elevados já está esperando a inadimplência.
b) Se possível, peça ao banco pelo qual você recebe seus vencimentos (salários, soldos, etc) um empréstimo em consignação.
c) Talvez seja necessário vencer um bem para pagar as dívidas mais caras (cartão, cheque especial, financiamentos de "ponta de rua"/agiotagem). Recompre o bem quando as coisas melhorarem. Sua tranqüilidade e sua saúde valem mais que tudo.

7- Se você é comprador compulsivo, procure ajuda de um terapeuta competente.
Compulsão de comprar pode ser sintoma de desvio de comportamento que deve ser analisado e controlado (assim como se deve controlar as ânsias por beber ou comer em excesso).

8- Se você tem algum dinheiro de sobra, mas não muito, e/ou não sabe quando precisará lançar mão dele, deposite numa caderneta de poupança.
Aplicações em Bolsa de Valores podem ser muito atrativas e podem também causar grandes prejuízos. Não devem ser feitas a não ser por especialistas (mesmo assim há risco).

9- Se você está realizando esforço para formar uma poupança a médio ou longo prazo, fale com o gerente do banco ou procure um grupo de "investidores" em bolsa.

As taxas de rendimento dos diversos tipos de aplicações financeiras variam de banco para banco e, num mesmo banco, de tempo para tempo.
Quanto maior o rendimento prometido, maior o risco.

10- Se for possível, faça antes a poupança, depois compre. Quem tem dinheiro na mão compra melhor e mais barato.


Conselho Federal de Economia
Fonte:http://www.cofecon.org.br/index.php?Itemid=99&id=1277&option=com_content&task=view





MOMENTO DE REFLEXÃO

Um homem rico estava muito mal, agonizando. Pediu papel e caneta. Escreveu assim:
Deixo meus bens a minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do padeiro nada dou aos pobres.
Morreu antes de fazer a pontuação. A quem deixava a fortuna? Eram quatro concorrentes.
1) A irmã fez a seguinte pontuação: Deixo meus bens à minha irmã. Não a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.

2) O sobrinho chegou em seguida. Pontuou assim o escrito: Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres

3) O padeiro pediu cópia do original. Puxou a brasa pra sardinha dele: Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.

4) Aí, chegaram os descamisados da cidade. Um deles, sabido, fez esta interpretação: Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro? Nada! Dou aos pobres.

Moral da história:
'A vida pode ser interpretada e vivida de diversas maneiras. Somos nós que fazemos sua pontuação. E isso faz toda a diferença.                  




Clique aqui para fazer seus comentários 
ou inscrever-se e receber nossos Diários 
em sua caixa de e-mail.


TAGS: EVANGELHO, LITURGIA DIÁRIA, COMENTÁRIO DO EVANGELHO DO DIA, REFLEXÕES DO EVANGELHO DO DIA, MOTIVAÇÃO NO TRABALHO, VIDA SAUDÁVEL, CURIOSIDADES, MEIO AMBIENTE, DICAS DE SAÚDE, CASA,LAR,FAMÍLIA, VÍDEOS, MUNDO ANIMAL.




                                                                                                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário