Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quinta-feira 15/03/2012




Quinta-feira, 15 de março de 2012


“A fé que move montanhas, começou carregando pequenas pedras.”




EVANGELHO DE HOJE
Lc 11,14-23

Jesus estava expulsando de certo homem um demônio que não o deixava falar. Quando o demônio saiu, o homem começou a falar. A multidão ficou admirada, mas alguns disseram: É Belzebu, o chefe dos demônios, que dá poder a este homem para expulsar demônios. Outros, querendo conseguir alguma prova contra Jesus, pediam que ele fizesse um milagre para mostrar que o seu poder vinha de Deus. Mas Jesus, conhecendo os pensamentos deles, disse: O país que se divide em grupos que lutam entre si certamente será destruído; a família que se divide em grupos que lutam entre si também será destruída. Se o reino de Satanás tem grupos que lutam entre si, como continuará a existir? Vocês dizem que é Belzebu que me dá poder para expulsar demônios. Mas, se é assim, quem dá aos seguidores de vocês o poder para expulsar demônios? Assim, os seus próprios seguidores provam que vocês estão completamente enganados. Na verdade é pelo poder de Deus que eu expulso demônios, e isso prova que o Reino de Deus já chegou até vocês. Quando um homem forte e bem armado guarda a sua própria casa, tudo o que ele tem está seguro. Mas, quando um homem mais forte o ataca e vence, leva todas as armas em que o outro confiava e reparte tudo o que tomou dele. Quem não é a meu favor é contra mim; e quem não me ajuda a ajuntar está espalhando.







MEDITANDO O EVANGELHO
Pe. Antônio Queiroz CSsR


Quem não está comigo, está contra mim.
Este Evangelho começa dizendo que Jesus expulsou um demônio que torna a pessoa muda. Há duas espécies de mudez: A física e a espiritual. Mudez espiritual é não falar o que deve. É a alienação.
Quando este “demônio” toma conta de uma pessoa, ela não fala, não toma posição, não anuncia a verdade nem denuncia a mentira, não testemunha a favor do bem nem denuncia o mal, não se posiciona do lado da justiça nem contra a injustiça. Não é contra nem a favor, muito pelo contrário. É desses que o capeta gosta. Expulsar esse demônio foi e continua sendo uma grande obra, para que o Reino de Deus seja construído.
Mas outros “possessos”, as autoridades daquele tempo, reagiram, dizendo que Jesus agia pela força de Belzebu, o príncipe dos demônios. Belzebu era o nome de um ídolo antigo. Era tão maldoso que o povo o considerava o chefe dos demônios. Ligar Jesus com os demônios era um jeito fácil de levar o povo a desacreditar nele. Isso acontece muito hoje, especialmente no tempo de campanha eleitoral: Um candidato faz uma obra boa, seu adversário diz que foi por interesses pessoais ou por outros motivos pecaminosos, sendo que muitas vezes ele fez a obra com a melhor das intenções.
O povo estava cada vez mais acreditando em Jesus e deixando de obedecer aos fariseus. Estes queriam desacreditar Jesus, dizendo que Deus não estava com ele. Mas e aqueles milagres que só eram possíveis com uma força sobre natural? O jeito foi atribuí-las aos demônios. Mas e quando Jesus expulsava demônios? Foi diante deste impasse que criaram essa saída maldosa: é pelo chefe dos demônios que ele expulsa demônio. Mas Jesus desmascara a falsidade, mostrando que é impossível o chefe dos demônios expulsar um colega demônio. Assim o reino deles estaria dividido internamente e não sobreviveria. De fato, a mentira não “cola”, pois demônio não expulsa demônio. Um reino, divido contra si mesmo, logo acaba. Também uma família, se é dividida internamente, ela se acaba.
E Jesus apresenta o motivo verdadeiro por que ele expulsa demônios: “Quando um homem forte e bem armado guarda a sua casa, seus bens estão seguros. Mas quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o”. Esse homem mais forte é Jesus. Portanto, Jesus é mais forte que todos os demônios, inclusive Belzebu.
“Mas se é pelo dedo de Deus que eu expulso demônios, então chegou para vós o Reino de Deus”. Jesus está dizendo isso a nós, cristãos e cristãs de hoje. Se acreditamos nele, vamos acreditar também no Reino de Deus por ele fundado e nos comprometer com esse Reino.
Somente optando por Cristo, que é o mais forte e venceu o mal, será possível também a nossa vitória sobre o pecado que tenta tomar conta de nós. Assim, evitamos a surdez diante dos apelos amorosos que Deus nos envia todos os dias.
E Jesus termina dizendo: “Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo, dispersa”. Em outras palavras, ninguém fica neutro diante de Jesus e de sua Igreja. Ou é a favor e assume a mesma causa, ou é contra e procura destruir. Está aí uma concretização da profecia de Simeão: ele será um sinal de contradição e uma pedra de tropeço. Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações (Lc 2,34-35).
Jesus usa a comparação de uma colheita de grãos: Diante dele e de sua Igreja, ninguém fica parado: ou recolhe os grãos, ou espalha-os dificultando o trabalhos dos que recolhem. Está aí uma interrogação para nós: Estou recolhendo ou espalhando, colaborando ou prejudicando Cristo e a sua Igreja? Diante de Cristo e da sua Igreja, não há outra opção válida a não ser a obediência à Palavra de Deus, porque este é o único caminho que conduz à vida.
A economia deve estar a serviço da vida e não o contrário. “A riqueza de uma nação não se mede por critérios quantitativos mas pelo bem-estar do seu povo” (Pio XII).
Certa vez, pelas seis horas da manhã, um garotinho de uns oito anos ouviu, de sua cama, o pai e a mãe discutindo lá na cozinha. O menino se esforçava para entender o motivo da briga, mas não ouvia direito as palavras que os dois falavam. De repente, ele ouviu bem nítido o pai dizer: “Eu vou procurar outra mais bonita!”. A mãe respondeu: “Pode ir, eu acho bom mesmo!”.
A criança ficou preocupada. Levantou-se depressa e, de pijama mesmo, saiu correndo atrás do pai, que já estava saindo na rua. A mãe viu, segurou-o pela mão e perguntou: “O que é isso, filho?” Ele destampou a chorar e disse: “Mamãe, o papai vai procurar outra mulher mais bonita que a senhora?” “Não, filhinho!” – explicou a mãe, abraçando-o – “Foi esta cortina da janela da sala, que papai comprou e eu não gostei!”
Quantos casais brigam, e até se separam, sem nem ligar para o que isso representa para os filhos! A tentação nos chega de muitas formas. Que Deus, pela intercessão de Maria Santíssima, abençoe as nossas famílias e as faça cada vez mais unidas!
Maria Santíssima teve seu coração transpassado por uma espada de dor. Ela lutava pelo bem e se posicionava sempre a favor do Reino de Deus. Que ela nos ajude a celebrar a quaresma, escolhendo a vida.
Quem não está comigo, está contra mim.








MEIO AMBIENTE

Ranking divulga países mais sustentáveis do ano


Universidades americanas avaliaram as regiões que se preocupam com a preservação do meio ambiente por meio de diferentes iniciativas e elencou uma lista com os melhores entre 132 países. O ranking, intitulado Environmental Performance Index, divulga estes que são considerados os países mais sustentáveis do mundo no ano de 2012.
Entre os critérios utilizados foram avaliados a poluição do ar, a biodiversidade, os recursos naturais e saúde ambiental. A maior parte dos colocados tem boa saúde ambiental como vantagem. Veja os cinco primeiros aqui, com base em reportagem do Planeta Sustentável:
1 – Suíça
A Suíça foi destacada pelo esforço em melhorar a qualidade do ar e aplicação sustentável na política. Ela está à frente porque tem um número considerável de usinas geotérmicas, que reduzem consideravelmente a dependência de combustíveis fósseis.

2 – Letônia
Investe principalmente em diminuição de produtos químicos e poluição do ar. O ambiente é um grande atrativo para turistas, por ser muito bem preservado. A preocupação com a agricultura sustentável é exemplar: a maior parte das fazendas utiliza apenas compostos naturais no lugar dos agrotóxicos.
3 – Noruega
A paisagem natural nos países donos da segunda e terceira posições explana visualmente o cuidado com o meio ambiente de seus habitantes. Mais ambiciosa, a Noruega busca vencer os combustíveis fósseis e foi a primeira nação a instalar postos de abastecimento a hidrogênio.

4 – Luxemburgo
O pequeno país se empenha no cumprimento das práticas verdes e entrou para a lista em função do incentivo à população. Entre as metas do programa, estão a compra de carros ecológicos e aparelhos domésticos sustentáveis, o que gera pontos ao país em saúde ambiental.
5 – Costa Rica
Forte dependente de produção e exportação de eletrônicos, a Costa Rica é evoluída em diversos aspectos, mas tem grande preocupação em manter sua beleza natural. Já replantou milhões de árvores, depois de ser castigada durante anos com o desmatamento, e protege as regiões verdes quase intactas. Além disso, investe em energias alternativas.
E para você, é surpresa não ver o Brasil entre os cinco países mais sustentáveis de 2012?

http://style.greenvana.com








MOMENTO DE REFLEXÃO

Quando um sonho se torna realidade, a gente nem acredita.
Não sabe se chora, se ri ou se grita.
Se belisca.
Abre e fecha os olhos.
Apalpa.
Talvez esteja dentro da nossa natureza não acreditar na realização dos próprios sonhos.
Uma natureza pessimista.
A gente espera, certo, mas no fundo não acredita.
Olhamos para eles como olhamos para o arco-íris e as estrelas: lindos, encantadores, maravilhosos e inatingíveis.
Mas gostamos de olhar, mesmo cientes de que nunca poderemos tocá-los.
O fato de existirem já é um encanto e um milagre Divino.
Nos satisfazemos.
E justamente por que não acreditamos, não corremos atrás, não construímos, não tentamos.
Olhamos para o que outros conseguem e nos dizemos que eles têm muita sorte.
Não nos incluímos nessa categoria.
Mas se um dia resolvemos pegar as sete cores do arco-íris e trazer pra realidade das nossas vidas, veremos que nós também temos muita sorte, que nós também podemos.
Se aproveitamos o brilho das estrelas para iluminar nosso caminho e não nos cegar, veremos que teremos uma caminhada mais nítida.
Só vivemos de cinza por opção, pois a vida é colorida, é intensa.
Vamos olhá-la com olhos nus.
Tocá-la.
Vivê-la.
Amá-la.
Correr atrás do que desejamos e esticar os braços até alcançarmos.
Subir escadas, transpor barreiras.
Lutar pelo que nos realizará.
Brigar, se for preciso.
Chorar, mas de pé.
Talvez assim a gente não se surpreenda tanto quando nossa mão atingir, mesmo se timidamente, uma das cores do arco-íris  ou a ponta de uma estrela.
Talvez outros se surpreendam.
Mas nós não.
Por que acreditamos.
Por que bem nos nosso íntimo sabíamos que o caminho poderia ser longo, mas que um dia chegaríamos lá.

(Letícia Thompson)




Clique aqui para fazer seus comentários 
ou inscrever-se e receber nossos Diários 
em sua caixa de e-mail.


TAGS: EVANGELHO, LITURGIA DIÁRIA, COMENTÁRIO DO EVANGELHO DO DIA, REFLEXÕES DO EVANGELHO DO DIA, MOTIVAÇÃO NO TRABALHO, VIDA SAUDÁVEL, CURIOSIDADES, MEIO AMBIENTE, DICAS DE SAÚDE, CASA,LAR,FAMÍLIA, VÍDEOS, MUNDO ANIMAL.




Nenhum comentário:

Postar um comentário